O Poder Absoluto de Jesus – 1

Em nossa trilha no Evangelho de Marcos, veremos agora, e na próxima vez, os versículos de 1-20 do capítulo 5. Aqui temos um dos incidentes mais interessantes em todo o ministério terrestre de Jesus Cristo.

Marcos 5
1 E chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos.
2 Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo,
3 o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo;
4 porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo.
5 Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras.
6 Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou,
7 exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes!
8 Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem!
9 E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
10 rogou-lhe encarecidamente que os não mandasse para fora do país.
11 Ora, pastava ali pelo monte uma grande manada de porcos.
12 E os espíritos imundos rogaram a Jesus, dizendo: Manda-nos para os porcos, para que entremos neles.
13 Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram.
14 Os porqueiros fugiram e o anunciaram na cidade e pelos campos. Então, saiu o povo para ver o que sucedera.
15 Indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram.
16 Os que haviam presenciado os fatos contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado e acerca dos porcos.
17 E entraram a rogar-lhe que se retirasse da terra deles.
18 Ao entrar Jesus no barco, suplicava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele.
19 Jesus, porém, não lhe permitiu, mas ordenou-lhe: Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti.
20 Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam.

O espanto final estaria relacionado ao fato do motivo pelo qual alguém faria algum bem a um homem feroz como aquele?

Essa é a mais forte demonstração do poder de Jesus sobre os demônios durante seu ministério terrestre. Esse tipo de poder sobre o reino das trevas só é possível quando Deus o exerce. Quer seja na expulsão dos anjos rebeldes do céu, amarrando Satanás no futuro reino milenar ou lançando-os no lago de fogo no final do milênio, ou aqui, expulsando milhares deles de um homem. Esse é o poder de Deus em exibição.

Durante Seu ministério terrestre, Jesus demonstrou cabalmente Sua total autoridade sobre o reino das trevas. Mas aqui foi a maior exibição de todas, provando mais uma vez que Ele é, de fato, o Messias, o Salvador, o Filho de Deus, o Deus Eterno em carne humana que exerce poder absoluto e ilimitado sobre as forças do inferno.

E tanto Marcos, como Mateus, Lucas e João, escreveram seus Evangelhos para dizer que Jesus é Deus. Por isso Marcos inicia seu Evangelho dizendo: “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” (Marcos 1:1). O apóstolo João disse que os atos de Jesus “foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20:31).

Como Messias e Senhor do céu, Ele teria que demonstrar Seu poder para estabelecer um reino eterno. E assim, deveria ter poder absoluto sobre o mundo espiritual e natural. Vimos nos sermões anteriores essa demonstração convincente.

Sabemos que no Reino Milenar Ele restaurará a criação e aprisionará Satanás. E no final do Milênio, lançará no lago de fogo a morte, Satanás e todos os que não foram encontrados no Livro da Vida, bem como dissolverá o Universo e criará novo céu e nova terra, onde os redimidos estarão com Ele eternamente (Ap. 20:14-15 e 21:1-3)

Ele tem todo o poder necessário para estabelecer um Reino eterno. E como parte disso, Ele demonstrou o poder sobre Satanás e todas as suas hostes. Em Marcos 5:1-20, Jesus demonstra isso de forma cabal. Seu poder divino derrota, por uma única ordem, milhares de demônios. Gênesis 3:15 diz que o Messias esmagaria a cabeça da serpente, portanto, Ele deveria exercer um grande poder sobre Satanás e suas hostes, e aqui Ele o faz novamente.

I João 3:8 diz: “Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo”, uma declaração de cumprimento de Gênesis 3:15, onde diz que a descendência da mulher (Eva) viria esmagar a cabeça da serpente. Em João 12:31-32 Jesus diz: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso”. E assim, Ele demonstrou todo Seu poder sobre as hostes malignas. Em Lucas 11:20-21 Jesus diz:

Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós. Quando o valente, bem-armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens. Sobrevindo, porém, um mais valente do que ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos.

Assim, podemos entender que o incidente relatado em Marcos 5:1-20 é muito importante. Começaremos a examinar essa porção das Escrituras agora e continuaremos na próxima vez. Há três demonstrações de poder.

O poder devastador e destrutivo dos demônios

No sermão anterior, vimos o poder soberano de Jesus sobre o vento e a água (Marcos 4:35-41). Apavorados com a tempestade e a iminência da morte, os discípulos foram surpreendidos com a autoridade de Jesus sobre o mundo natural. Foi uma cena marcante para eles.

Logo que chegaram ao outro lado do Mar da Galileia, eles viram o poder devastador e destrutivo dos demônios sobre um homem cativo, bem como contemplaram Jesus subjugando as forças das trevas.

Marcos 5:1 diz que eles “chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos”, tal como Lucas 8:26 diz. Mas Mateus 8:28 diz que eles chegaram na “terra dos gadarenos”. Os evangelistas estão se referindo à mesma localidade, pois Gerasa era uma pequena vila próxima a uma cidade maior chamada Gadera.

Era uma área gentia e muito rural. Eles estavam longe dos judeus. Talvez os discípulos tenham imaginado que Jesus descansaria um pouco. Mas, não era isso que estava planejado, e o Senhor sabia disso.

Marcos 5:2 diz que “ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo”. Era um homem dos túmulos, que desceu correndo a encosta até à beira do lago, para encontrar Jesus. Mateus 8:28 diz que foram 2 homens, mas ficou claro que um prevalecia sobre o outro, tanto que Marcos e Lucas registram apenas o que aconteceu com um deles.

Diz que ele veio dos sepulcros, provavelmente era um gentio, pois os judeus não se aproximavam de um túmulo. Marcos 5:3 diz que ele “vivia nos sepulcros”. Era um um habitante das tumbas, preferia estar entre os mortos. Marcos 5:2 diz que ele era possesso de espírito imundo, referindo-se a demônios.

Lucas 8:27 acrescenta que ele andava nu, demonstrando sua perversão sexual. A Bíblia relaciona nudez com depravação (Levítico 18), seu ensino é que devemos andar vestidos com em “traje honesto, com pudor e modéstia” (I Tim. 2:9). Ele era um ser humano bizarro e miserável, e Marcos 5:3-5 acrescenta outra informação terrível:

E nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo; porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo. Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras.

Ele era agressivo, assustador, perigoso e incontrolável. Era uma ameaça horrível, pois tinha uma força incrível. Ele não dormia, vivia vagando entre os túmulos e montanhas. Vivia em um tormento radical, ao ponto de se ferir com as pedras para ceifar sua própria vida. Mateus 8:28 relata que “ninguém podia passar por aquele caminho” por medo daquele homem feroz.

O homem possesso registrado em Marcos 5:1-20 era alguém furioso, violento, mortal, sobrenaturalmente forte e pervertido. Não há ninguém como ele nas Escrituras. Mas, Satanás não costuma operar dessa maneira, ele prefere se disfarçar de anjo de luz e muitos de seus serviçais fingem que são servos da justiça (II Cor. 11: 14-15). Ele prefere ser clandestino, traiçoeiro e enganador, apenas ocasionalmente ele age como no caso desse homem possuído por demônios.

Então, ele avistou Jesus chegando com Seus discípulos e desceu colina abaixo gritando e pronto para atacar, matar e mutilar. Mas Marcos 5:6 diz que “quando ele viu Jesus de longe, correu e o adorou”. Lucas 8:28 diz que “quando ele viu Jesus, prostou-se diante dele”.

Os demônios que estavam naquele homem viram alguém que eles conheciam há milhares de anos. Eles se curvaram diante de Jesus, não em atitude de adoração, mas porque estavam subjugados e aterrorizados. Aquele homem sequer sabia o que estava acontecendo.

A palavra grega traduzida em Marcos 5:6 como “adorar” significa demonstrar submissão, mostrar respeito por alguém superior. Ninguém poderia dominar aqueles demônios e fazer eles se curvarem, mas a presença do Senhor Jesus os deixa de joelhos. Eles reconhecem Jesus como o Filho de Deus, Senhor de todos os principados, potestades, governantes deste mundo e de todas as forças das trevas.

Eles sabem que Jesus é o soberano, tem autoridade para controlá-los, sentenciá-los, executá-los e encarcerá-los eternamente no lago de fogo. A teologia demoníaca é ortodoxa, embora eles tenham desenvolvido a teologia liberal para conduzir a humanidade ao erro e heresia, eles próprios são ortodoxos. Eles bem sabem qual a verdade sobre Deus, Cristo, o Espírito Santo e a salvação.

Eles são ortodoxos, sabem a verdade e a odeiam. Por isso, Marcos 5:7 diz que um dos demônios, representando a legião que estava naquele homem, gritou em alta voz: “Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo”. Eles sabem exatamente quem é Jesus. E muitas vezes durante o ministério de Jesus os demônios O declararam como o Filho de Deus.

  • Marcos 3:11 diz: “Os espíritos imundos, quando o viam, prostravam-se diante dele e exclamavam: Tu és o Filho de Deus!”.
  • Marcos 1:23-24 diz: “Não tardou que aparecesse na sinagoga um homem possesso de espírito imundo, o qual bradou: Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus!”.

E, a propósito, na primeira parte de Marcos, até chegarmos ao meio do Evangelho de Marcos, os demônios são os únicos seres que reconhecem quem é Jesus. Eles são os únicos que dizem: “Você é o Filho do Deus Altíssimo. Você é o Filho de Deus.” A primeira vez que um ser humano fala isso é no final do livro. Na metade do livro, pelo menos os discípulos confessam que Ele é o Cristo.

O que eles querem dizer com “que temos nós contigo?”, em outras palavras: “Que negócio nós temos contigo?”.

  • Eles sabem que existe um plano soberano para enviá-los para o lago de fogo.
  • Eles sabem que Jesus será seu juiz.
  • Eles sabem que Jesus tem o poder de amarrá-los e enviá-los para o lago de fogo para sempre.
  • Eles sabem que Jesus irá mandá-los para o encarceramento onde estão os demônios que passaram dos seus limites em Gênesis 6, conforme I Pedro 3:19-20, II Pedro 2:4 e Judas 6-7.
  • Eles sabem que serão acorrentados durante o Milênio e no final serão lançados no lago de fogo eterno.

Eles sabem bem tudo isso. Era como se aqueles demônios dissessem: “Ninguém nunca fez isso conosco antes”. A escatologia deles é tão boa, que eles sabem que o julgamento dos demônios não está relacionado à primeira vinda de Jesus, mas à Sua segunda vinda. E então, eles estão dizendo: “O que está acontecendo aqui? Que negócio temos contigo agora?”

A teologia deles é tão ortodoxa, que exclamam: “Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?” (Mateus 8:29). Como se eles estivessem lembrando a Jesus: “Olha, ainda não é a hora, isso é para Sua segunda vinda, não pode ser agora”.

Eles sabiam que não era o momento. Aquela era a hora da morte do Messias e de Sua ressurreição, conforme as profecias. Não era ainda o tempo do Reino e de seu julgamento. Eles identificam corretamente o tempo de seu julgamento final e, em segundo lugar, identificam corretamente Jesus como o Filho do Deus Altíssimo.

Deus Altíssimo é “El Elyon”, o Deus Soberano. O Altíssimo significa soberano, acima de todos os outros, mais alto do que todos os outros. E o reconhecimento desse demônio é que “Tu és o Filho do Deus Altíssimo”. É exatamente o que disse o anjo Gabriel a Maria em Lucas 1:31-33

Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.

Então, os demônios estão questionando: “O que você está fazendo agora? Não é seu tempo, não temos nada contigo agora”. Em Marcos 5:7, um demônio diz: “Rogo-te por Deus que não me atormentes!”. Essa palavra grega traduzida como “atormentes” tem o significado de “tortura”. Ou seja, ele está dizendo: “Não me mande para o abismo, não me prenda onde já estão os outros amarrados”.

Apocalipse diz que haverá, durante o tempo da Tribulação, demônios liberados daquele lugar. Então, há alguns que foram colocados lá que serão liberados para aumentar a força do poder demoníaco durante o tempo da Tribulação.

Mas esse grupo de demônios, por meio de seu porta-voz, implorou a Jesus que não os mandasse para o abismo. Eles queriam continuar a causar estragos naquela área cheia de ídolos e religiões falsas.

Vemos aqui o poder devastador e destrutivo dos demônios. Não se iluda com Satanás. Nem sempre ele é evidente ou perceptível. Mas sempre aparecem pessoas que deixam evidentes a monstruosidade das hostes malignas. Embora não seja a regra geral, há pessoas que são possessas por demônios.

Mas normalmente, Satanás prefere se camuflar para executar seus intentos malignos. Ele gosta de se esconder atrás de clérigos, mestres e líderes religiosos devotados. Mas, seu poder é igualmente feroz, mortal, destrutivo e danoso.

Portanto, a cena de abertura é a do poder dos demônios; vamos chamá-la de “poder destrutivo devastador dos demônios”. Porém, no versículo 8, fazemos uma transição para outro tipo de poder, o “poder libertador da divindade”. O Filho de Deus exerce Seu poder soberano. I João 4:4 diz que “maior é o que está em nós do que o que está no mundo”.

E eles sabiam que Jesus veio para destruir as obras do diabo, esmagar a cabeça de Satanás e sentenciar todos eles ao lago de fogo eterno. Restou a eles clamarem para que Jesus não os mandasse para o abismo, para a prisão. Imploraram por uma espécie de misericórdia.

O mundo não seria um lugar melhor se alguns milhares de demônios não estivessem aqui? Eles não são realmente os demônios do diabo. Lutero disse que Satanás é o diabo de Deus. Eles funcionam dentro dos propósitos e parâmetros do projeto de Deus. Veremos isso na próxima vez, quando olharmos para o poder de libertação da divindade. Vamos orar.

Obrigado, Senhor, por um momento maravilhoso de adoração esta manhã. Como nossos corações foram elevados na beleza da música, e que contraste ser mergulhado em um encontro com este homem. Que contraste gritante com a doçura da comunhão cristã, com a alegria da vida no Espírito, vivendo no poder e na presença do bendito Espírito Santo, onde há paz, alegria, amor, sanidade e calma, em comparação com isso; que contraste em dois mundos.

E que contraste entre o homem frenético e o majestoso Jesus, entre toda a feiúra, e horror, e violência, e terror, e a calma perfeita na presença dominante do Filho de Deus. Agradecemos, Senhor, por termos todos sido libertos do poder de Satanás. Fomos entregues ao poder de Cristo e não vivemos por nossa própria força, mas por Teu poder. Podemos dizer como Paulo: “Eu vivo, mas não eu, mas Cristo vive em mim”.

Agradecemos pelo que o Senhor nos trouxe de paz, alegria, amor, sanidade, doce comunhão e adoração abençoada, que este querido homem da história pôde experimentar, por Tua graça. Obrigado por essa graça que alcança qualquer pecador, não importa o quão miserável seja esse pecador. Somente Cristo desejaria salvar uma pessoa tão horrenda, e isso deve ser uma expressão quase sem paralelo da graça da salvação, que enquanto ele era um pecador, ele foi amado e transformado.

Agradecemos, Senhor, por esta transformação, que ocorreu em nossas vidas, que nos libertou. Que possamos nos alegrar em Tua obra poderosa e dar-Te todo o louvor, em nome de Cristo. Amém.


Esta é um série de dois sermões:


Esta é uma série de  sermões de John MacArthur sobre o Evangelho de Marcos.

Clique aqui e veja o índice com os links dos sermões traduzidos já publicados desta série.


Este texto é uma síntese do sermão “Dominating Powers, Part  1”, de John MacArthur em 03/01/2010.

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

https://www.gty.org/library/sermons-library/41-22/dominating-powers-part-1

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno


 

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.