Acalmando a Tempestade

Em nossa trilha no Evangelho de Marcos, chegamos agora no capitulo 4, versículos 35 a 41.

Lembre-se de que o propósito de Marcos ao escrever o Evangelho é declarado no capítulo 1, versículo 1: “O princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus.” Marcos, como todos os outros escritores – Mateus, Lucas e João – tem como objetivo claro proclamar que Jesus é Deus.

Ele é homem, mas também é Deus. o Deus-homem. Isso será demonstrado magnificamente nesta passagem que veremos agora, onde temos um belo retrato de Sua humanidade e uma demonstração impressionante de Sua divindade.

Marcos 4
35 Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem.
36 E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam.
37 Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água.
38 E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?
39 E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Aquiete-se! Acalme-se! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.
40 Então, lhes disse: Por que vocês estão com tanto medo?! Como é que não tendes fé?
41 E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?

Bem, a resposta simples para essa pergunta é: Ele é Deus, porque somente Deus tem tal poder sobre o vento e as ondas. Não devemos nos surpreender com isso, visto que ouvimos o testemunho de João:

João 1
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

Cristo, o Verbo, é o Criador de tudo o que existe. Se Ele tem o poder de criar, tem o poder de controlar Sua criação. Hebreus 1:2 diz que Deus constituiu Jesus “herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo”. O verso 3 diz que Jesus “é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder”. Na carta aos Colossenses, Paulo declara:

Colossenses 1
15 [Jesus] é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.

Ele é o Criador do Universo, todas as coisas existem porque Ele as fez, e todas as coisas são sustentadas porque Ele as sustenta. O poder criativo de Jesus foi demonstrado em cada milagre de cura. Ele mostrou Seu poder sobre os demônios. Ele pode controlar o mundo espiritual.

Mas, em Marcos 4:35-41, Ele demonstra Seu poder sobre o mundo inanimado, o vento e as ondas. Ele tem poder sobre a criação natural. Essa demonstração é realmente única no Novo Testamento. Existem alguns outros milagres físicos, como a alimentação de cinco mil e a alimentação de quatro mil, onde Ele criou comida virtualmente do nada, demonstrando Seu poder criador. Mas, Sua autoridade sobre o vento e o mar tem um impacto de maior escala.

Aquele lago é o conhecido Mar da Galileia. Naquele dia, Jesus passou todo o tempo naquela área, à beira do mar, conforme vemos desde Marcos 4:1. A multidão era tão grande, que O pressionara até à beira da água, obrigando-O a conversar com as pessoas a partir de um barco.

  • O Mar da Galileia não é realmente um mar, mas é um extenso lago de água doce alimentado principalmente pelo rio Jordão, que flui do monte Hermon.
  • É também chamado de  mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré.
  • Tem comprimento máximo de 19 Km e largura máxima de cerca de 13 km.
  • É o lago de água doce mais baixo do planeta (cerca de 200 metros abaixo do nível do mar).
  • É rico na produção de peixes.
  • É cercado de montanhas de até 450 metros de altura.
  • Até hoje, cerca de 50% da água consumida por Israel vem dele.

Por causa de sua localização em torno de 50 km do Mar Mediterrâneo, estar 200 metros abaixo do nível do mar e rodeado de montanhas, o Mar da Galileia é sujeito a ventos muito fortes durante todo o ano, podendo suscitar grandes ondas repentinamente. Ele pode se tornar um lugar muito problemático se você estiver lá na hora errada, principalmente entre novembro e abril, época mais perigosa e traiçoeira.

Esse foi um excelente lugar para o Senhor demonstrar Seu poder sobre a natureza. Vamos ver a calmaria antes, durante e depois da tempestade.

A Calmaria antes da Tempestade

Marcos 4:35 diz: “Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem”. Esse dia começou no versículo 1 de Marcos 4, que diz:

Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia (Marcos 4:1).

Então, Jesus falou das parábolas dos solos, do homem que lançou semente na terra e do grão de mostarda. Falou também da candeia que deve brilhar no velador e não escondida. Tudo isso vai até o versículo 34. Podemos presumir que ali Ele também operou milagres. Foi um dia tipicamente exaustivo para o Senhor. Tudo isso em algum lugar da margem noroeste do Mar da Galileia, perto da cidade de Cafarnaum.

Mas a noite chegou, as pessoas se dissiparam para suas casas. E então, Ele diz: “Vamos para o outro lado do mar da Galileia” (ou mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré). Poderíamos pensar que Ele queria apenas descansar, pois não havia grandes cidades na costa leste. Mas não é isso que aconteceu, conforme o relato do capítulo 5 de Marcos. Ao tocar na terra dos gerasenos, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem feroz, possesso de demônios.

Marcos 4:36 diz: “E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam”. Ele estava em um barco, ensinando a multidão, e dali mesmo partiu. Outros barcos O acompanharam.

A palavra traduzida como “barco” não diz nada sobre o tamanho do barco, mas sabemos que era um barco de pesca relativamente pequeno, comum naquela área. Como não seria possível levar todos que estavam com Ele, outros barcos foram também.

A tradução de Lucas 8:23 diz que “eles estavam navegando”. Lucas usa um verbo muito específico que significa exatamente “navegar”. Só se rema quando não há vento, quando há vento, navega-se. Então, a água estava calma e eles navegavam com alguma brisa suave, pois o barco tinha mastro e vela, empurrando-o em direção à costa oriental. E assim, lá foram eles.

Lucas 8:23 diz: “Enquanto navegavam, Jesus adormeceu”. Marcos 4:38 diz: “E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro”. Trata-se de algum tipo de travesseiro que os marinheiros usavam quando precisavam deitar-se e descansar um pouco.

Essa é uma bela imagem do Jesus verdadeiramente humano, que está exausto. Ele é quem criou a água, o céu e a madeira de que o barco era feito. Ele até criou o sono. E agora, Ele emprega essas coisas para Seu próprio benefício e vai dormir no barco. Atrás desse barco estão todos aqueles que eram Seus seguidores, muitos dos quais falsos seguidores. Então, temos aqui uma bela imagem de Cristo, totalmente exausto e dormindo em um lugar confortável.

A Calmaria Antes da Tempestade Leva à Calmaria Durante a Tempestade

Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro (Marcos 4:37,38)

Um vendaval violento com ventos muito fortes que pode ser classificado como um furacão. Lucas 8:23 diz que “Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo”.

É um fenômeno comum naquela área, ocorre em função dos ventos frios que descem as encostas e colidem com o ar quente no lago que fica a 200 metros abaixo do nível do mar, gerando profunda turbulência.

Eles estavam familiarizados com as tempestades no lago. E Aqui estava uma tempestade ordenada por Deus. Poderíamos supor que esses ventos foram escolhidos especialmente para realizar esse milagre, para colocar nosso Senhor em posição de demonstrar que Ele é. De fato, Ele é aquele que controla Sua criação.

É um momento para se ensinar uma profunda lição de fé. O Senhor deseja ensinar a Seus discípulos que Ele é confiável nas mais ameaçadoras circunstâncias. A situação era muito desafiadora, conforme os relatos dos evangelhos:

Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. (Marcos 4:37).

E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas… (Mateus 8:24)

Já era noite, o barco estava coberto pelas ondas e sendo inundado. Porém Jesus continuava dormindo. O que demonstra quão cansado Ele estava. Vemos a verdade de Sua humanidade. Eu chamo isso de calma durante a tempestade.

Ninguém mais estava calmo. Marcos 4:38 diz: “Eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?”. Em outras palavras: “o Senhor não se importa que estejamos morrendo?”. Eles sabiam da gravidade da situação. Eles entraram em pânico.

Eles sabiam que Jesus tinha poder sobre os demônios, sobre as doenças, sobre o mundo natural e sobre o mundo sobrenatural. Mas Ele poderia livrá-los de uma tempestade? Acho que não passou pela mente deles que Jesus poderia parar a tempestade, mas eles esperavam de Jesus alguma saída que lhes poupassem da morte. Mateus 8:26 diz que eles clamavam: “Senhor, salva-nos! Perecemos!”.

Eles foram criados no Antigo Testamento, muito familiarizados com os Salmos. Então, eles deveriam saber coisas assim:

Por tua força consolidas os montes, cingido de poder; que aplacas o rugir dos mares, o ruído das suas ondas e o tumulto das gentes. (Salmos 65:6-7)

Oh Senhor, Deus dos Exércitos, quem é poderoso como tu és, Senhor, com a tua fidelidade ao redor de ti?! Dominas a fúria do mar; quando as suas ondas se levantam, tu as amainas. (Salmos 89:8-9)

Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações. Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram. Então, se alegraram com a bonança; e, assim, os levou ao desejado porto. (Salmos 107:28-30)

Não sabemos o que eles estavam pensando, eles sabiam que não havia solução humana, mas sabiam que Jesus tinha acesso ao poder divino. De todos os milagres que eles presenciaram Jesus fazer, nenhum havia sido para livrá-los do perigo e da morte. Para onde mais eles iriam? Alguns deles sabiam que Jesus era Deus, e apelaram por suas próprias vidas. E Marcos 4:39 diz:

E Jesus, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.

Eles interromperam o sono de Jesus. E o Senhor ouviu seus gritos desesperados, Ele se levantou, repreendeu o vento, e então disse ao mar: “Cala-te, fica quieto”. Sem teatro. Sem esforço. Ele falou com o vento e a água, e eles pararam imediatamente. A água e o vento reconheceram a voz de seu Criador. Assim como Ele mandou a morte libertar Lázaro, Ele mandou o vento e as ondas obedecerem à Sua vontade.

A Calmaria após a tempestade

A água e os vento se aquietaram imediatamente e tudo ficou perfeitamente calmo. O original grego dá a ideia de que o mar ficou calmo como um lago, não houve movimentos residuais das águas. Eles viram a violência do vento e da água se tornar instantaneamente em calmaria suprema e perfeita.

E o que Marcos está nos dizendo com isso? Que Jesus é o Criador, o Filho de Deus provado por Seu nascimento, Sua vitória sobre Satanás, por Seu ensino, por Seu poder milagroso e por Seu tremendo controle da criação.

Ele tem total poder sobre a natureza e a controla. Ele a criou, Ele a sustenta e Ele a recriará no Reino Milenar no futuro. E um dia, Ele destruirá todo o Universo, que se derreterá e será substituído por um novo céu e uma nova terra.

Muitos pensam absurdamente que podem controlar o futuro do planeta, mas eles não estão no comando do planeta, nenhum deles. E eles não vão fazer este planeta durar uma fração de segundo a mais do que o Criador planejou para durar. Eles não têm nada a ver com isso. E pensar que podem fazer algo é também um absurdo, cientificamente falando.

O Criador é o sustentador e o consumador de Sua criação. Em Marcos 4:40, Jesus diz: “Por que vocês estão com medo?! Como é que vocês não têm fé?”. Em Mateus 8:26 Jesus diz: “Por que vocês estão com medo, homens de pequena fé”. Em outras palavras: “Vocês não têm fé suficiente para crer que eu posso cuidar de vocês. Vocês não precisavam entrar em pânico e ficarem apavorados”.

Bem, seria normal pensar que a fé deles ganharia um impulso naquele momento, e que eles diriam que aprenderam a lição e de que nunca mais ficariam atemorizados na presença de Jesus. Porém não foi isso que aconteceu. Marcos 4:41 diz:

E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?

Eles continuaram com muito medo. Por quê? Pior do que ter uma tempestade fora do seu barco, é ter Deus em seu barco. Isso é o suficiente para entrar em pânico. Eles sabiam com o que estavam lidando. O Deus vivo estava em seu barco, o Criador, o controlador de Sua criação. O terror e o pânico se instalaram entre eles.

Um pânico semelhante ao que se instalou em Pedro, quando percebeu que estava diante de Deus, na pesca milagrosa. Na ocasião, ele disse a Jesus: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador” (Lucas 5:8).

Bem, que tipo de reação é essa? Essa é a reação de alguém que sabe que o Criador controla tudo. Um homem que contempla a glória de Deus, instantaneamente percebe a sua própria miséria e pecado.

  • Manoá, o pai de Sansão, quando percebeu que havia conversado com o Anjo do Senhor, disse para sua esposa: “Sem dúvida vamos morrer, pois vimos a Deus!” (Juízes 13:22)
  • Isaías, ao perceber que viu a glória do Senhor, bradou: “Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos” (Isaías 6:5).
  • O Apóstolo João, ao contemplar o Cristo glorificado, disse: “Sua face era como o sol quando brilha em todo o seu fulgor. Quando o vi, caí aos seus pés como morto” (Apocalipse 1:16-17).

Não havia outra explicação, eles sabiam que havia ocorrido uma intervenção sobrenatural sobre o mar e o vento. Eles exclamaram: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4:41). Eles sabiam que estavam falando sobre alguém que veio do céu.

Em outra ocasião, quando Jesus andava sobre as águas, Pedro pediu para ir ao seu encontro. Mas Pedro temeu e começou a afundar. Mateus 14:31 diz “E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?”. A cena foi tão espantosa, que eles disseram: “Verdadeiramente és Filho de Deus!” (Mateus 14:33).

Quando eles dizem: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4:41), certamente não havia dúvidas entre eles sobre a divindade de Jesus. Ele exerceu Seu poder naquele momento para a proteção de Seus próprios discípulos e apóstolos. Eles precisavam saber que o Senhor não apenas é Deus, mas que o Senhor é seu protetor.

  • O Salmo 55:22 diz: “Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá”.
  • I Pedro 5:7 diz: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”.

O Senhor está comunicando duas coisas aqui: Sua divindade, na expressão de poder, e Sua simpatia, compaixão e cuidado pelos seus, protegendo-os da morte prematura. Isso significa que os cristãos não morrem? Não, mas não morrerão até que chegue a hora, e até essa hora, o Senhor os protegerá, cuidará e preservará, como fez aqui.

Essa é uma história que não tem explicação, a não ser a divindade de Jesus Cristo. Não há explicação, humanamente falando, para isso. “O vento e o mar lhe obedecem”, significa que a parada do vento e da água estava diretamente ligada às Suas palavras.

Bem, foi uma viagem interessante chegar ao outro lado, e foi igualmente interessante quando eles chegaram, como veremos na próxima vez. Vamos orar.

Tua Palavra é sempre tão tremenda para nós, Senhor, e tão encorajadora e convidativa, e isso porque ela Te apresenta em toda a Tua majestade e glória. E particularmente, quando olhamos para os incidentes relacionados à vida de Cristo, e a majestade de Sua pessoa, a maravilha de quem Ele é, tanto como homem quanto como Deus, vemos isso reunido de uma maneira tão bela aqui. Tão cansado que pode dormir em uma tempestade, tão poderoso que pode parar a tempestade em seu caminho. Esse é o nosso Cristo, totalmente Deus e totalmente homem, para que Ele possa prover o sacrifício infinito pelo pecado e morrer no lugar do homem.

Obrigado novamente, Senhor, por Tua Palavra. Sempre nos enriquecemos com ela; estamos sempre entusiasmados com sua gloriosa verdade e consistência. E pode ser que tenhamos vindo a conhecer este Cristo no verdadeiro sentido, além daqueles de pouca ou nenhuma fé, além daqueles que ainda estão fazendo perguntas sobre quem Ele é. Traga-nos à plena convicção de que Jesus é o Deus-homem, o Cristo, Seu Filho, o Messias e o Salvador, e que Ele se torne o objeto de nossa fé, uma fé verdadeira e salvadora, oramos por Tua glória, e por nossa própria bênção eterna. Amém.


Esta é uma série de  sermões de John MacArthur sobre o Evangelho de Marcos.

Clique aqui e veja o índice com os links dos sermões traduzidos já publicados desta série.


Este texto é uma síntese do sermão “Calming the Storm”, de John MacArthur em 27/12/2009.

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

https://www.gty.org/library/sermons-library/41-21/calming-the-storm

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno


 

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.