Basta ao Dia Seu Próprio Mal

Vivemos em um mundo onde as pessoas têm medo do futuro. Muitos vivem aterrorizados e angustiados sobre um possível colapso econômico mundial, guerras etc. 

Muitos se preocupam com sua própria situação econômica, temem a perda de seus empregos e vivem apavorados por recear que não sejam capazes de sustentar suas famílias no futuro. Outros estão com medo de um colapso da previdência social capaz de aniquilar suas aposentadorias etc.

Há diversos tipos de medo e não faltam vozes alarmando possíveis problemas todos os dias. Como devemos enfrentar tudo isso? Somos martelados por todos os tipos de medos que nos assustam. Como podemos entender tudo isso?

Para responder a essa pergunta, o sermão da montanha (Mateus 5,6 e 7) é uma das partes apropriadas das escrituras. E uma das questões que Jesus aborda é a ansiedade pelo amanhã.

Em Mateus 6: 19-21 Jesus ensina que devemos acumular tesouros perenes no céu e não tesouros frágeis e passageiros na terra. Em Mateus 6:24 Jesus exorta que não podemos servir a Deus e ao dinheiro. Logo depois, Ele ensina:

Mateus 6
25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai Celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.
29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?
31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

Por 3 vezes Jesus diz “não andeis ansiosos” ou “não vos inquieteis” (vs. 25,31 e 34). A chave para toda a passagem, então, é não ficar ansioso ou inquieto. Ele Define a atitude adequada com a qual seus discípulos devem viver suas vidas neste mundo.

No verso 25 ele diz: “Não andeis ansiosos pela vossa vida”. Ele está se referindo a vida física. Isso é o que significa: não fique ansioso com a vida física. A palavra “ansioso” significa preocupar-se excessivamente, no grego é usado para se referir a preocupação e ansiedade. É a mesma palavra usada em Lucas 10:41, onde o Senhor diz a Marta: “andas inquieta e te preocupas com muitas coisas”.

O tempo do verbo é importante. Jesus está dizendo algo como parar de se preocupar ou se você ainda não tem esse mau hábito, não o comece. Ele enfatiza que não há necessidade de se preocupar com coisas físicas.

Você diz: “Bem, temos que comer, temos que beber e temos que nos vestir. Essas não são grandes preocupações?” Sim, são grandes preocupações, são as necessidades da vida. Aqui o Senhor meio que resume as necessidades da vida: comida, água e roupas.

Naquela época as coisas eram muito mais difíceis que hoje, ainda mais porque Israel faz parte de uma região semiárida. Água era um problema, geralmente as pessoas tinham que fazer suas próprias roupas e muitas vezes cultivar seus alimentos. Se houvesse uma seca, a escassez de alimentos e água era um grande desafio.

E como a maioria das pessoas em Israel era pobre, a luta diária das pessoas era para sobreviver. No verão quente havia escassez de água, muitos tinham dificuldades de repor suas roupas, e para completar, o inverno poderia ser frio e até nevar.

Pense nesse contexto as palavras de Jesus: “Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?”.

E Jesus deu três razões para essa preocupação ser uma tolice: Por causa de seu Pai; por causa de sua fé e por causa de seu futuro

1) A preocupação com as coisas materiais é desnecessária por causa de seu Pai.

Jesus usou três ilustrações: uma se relaciona com a comida, outra com a saúde e outra com a vestimenta.

a) Preocupação com a comida

Mateus 6
26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai Celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?

Ele estava parado na montanha, ao norte do Mar da Galileia, naquela encosta inclinada, Ele pode ter apontado para cima quando um bando de pássaros passou voando. Israel está numa região cheia de pássaros, é uma zona de migração de aves.

Talvez Jesus tenha olhado para cima, viu um bando de pássaros e disse:

Olhe; eles não semeiam, não colhem e não fazem celeiros, mas o Pai celestial os alimenta. Vocês não valem muito mais do que eles? Eles não vivem preocupados e ansiosos, não voam com uma maleta cheia de comida extra, não estão preocupados com o futuro ou com algum evento imprevisível.

O rabino judeu Simeon ficou fascinado com a maneira como os animais vivem e disse:

Em minha vida, nunca vi um cervo como secador de figos, ou um leão como carregador, ou uma raposa como comerciante, mas todos são alimentados sem preocupação. Se aqueles que foram criados para me servir são alimentados sem preocupação, quanto mais devo eu, que fui criado para servir ao meu criador, ser alimentado sem preocupação. Mas eu corrompi meus caminhos e, portanto, prejudiquei minha substância.

Há diversos exemplos na escritura sobre isso, tais como:

Quem prepara aos corvos o seu alimento, quando os seus pintainhos gritam a Deus e andam vagueando, por não terem que comer? (Jó 38:41)

Em ti esperam os olhos de todos, e tu, a seu tempo, lhes dás o alimento. (Salmos 145:15)

[Nosso Deus] que cobre de nuvens os céus, prepara a chuva para a terra, faz brotar nos montes a erva e dá o alimento aos animais e aos filhos dos corvos, quando clamam. (Salmos 147:8,9)

Eles são providos por Deus sem preocupação, sem ansiedade. Não é desculpa para ociosidade. Os pássaros, embora alimentados por Deus, não se sentam em algum galho, esperando que a comida caia em seu bico, a menos que sejam filhotes sendo servidos por seus pais.

Eles procuram o alimento e o encontram. Eles preparam seus ninhos, cuidam de seus filhotes e os ensinam a voar e buscarem sua  comida. Eles migram para o local onde há mais alimento e conforto. Eles fazem tudo isso por instinto porque foram dotados por seu Criador com esse instinto, é a maneira de Deus cuidar deles.

O argumento de nosso Senhor é:

Se os pássaros, que não podem planejar com antecedência, não têm motivos para se preocupar, então certamente vocês, meus discípulos, dotados de razão para planejar o futuro com sabedoria, não devem se encher de pensamentos de medo, preocupação e ansiedade. Especialmente se é o seu Pai celestial quem alimenta os pássaros. Pode ter certeza de que Ele vai alimentá-lo. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Vocês não acham que Ele alimentará aqueles que foram criados à Sua imagem e que agora estão em Seu reino, unidos a Ele por meio da obra de Seu amado Filho?

O argumento é poderoso. A vida é um dom de Deus. Enquanto Ele planejou dar, Ele irá sustentá-la. Ele faz isso com o mundo animal e fará isso com você.

Se Deus lhe deu um dom maior, você não acha que Ele lhe dará o dom menor do sustento? Se Ele o fez Seu, se Ele o trouxe para Seu reino, se Ele proveu todas as suas necessidades espirituais, se Ele está preocupado que você viva para Sua glória, você não acha que Ele proverá as necessidades físicas necessárias?

Se Deus lhe deu o dom da vida, Ele a sustentará. Se Ele lhe deu o dom da vida física e o chamou para servi-Lo neste mundo, Ele lhe dará o alimento necessário para sustentar esse chamado. Essa é uma verdade tão básica e simples.

b) Preocupação com a saúde

Mateus 6
27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?

Embora alguma traduções trazem a ideia de que o homem, por sua vontade, não pode aumentar sua estatura, a melhor tradução é de que Jesus está falando que não temos capacidade de aumentar nosso tempo de vida.

O ser humano vive com medo da morte e de doenças. E por trás de muitos cuidados normais com a saúde pode estar a preocupação e ansiedade sobre a finitude da vida. E, por sinal, essa ansiedade pode se tornar causa de doenças e de morte. Ou seja, a preocupação acaba tendo efeito contrário, encurtando a vida.

Por que você pensaria que Deus de alguma forma não forneceria a plenitude da vida para se adequar à plenitude de Seu chamado nessa vida? Deus nos deu a vida, e nessa vida o ministério espiritual. Ele sabe o que deseja realizar por meio de uma vida projetada soberanamente.

Não quero viver mais e nem menos do que o Senhor quer que eu viva. Eu só quero viver exatamente o tempo que Ele quer que eu viva, para cumprir exatamente o que Ele quer que eu cumpra. Não posso prolongar minha vida com preocupação e ansiedade, o efeito pode ser contrário.

Posso encurtá-la, talvez, pelo pecado. E um desses pecados é a preocupação. Você não faz nada para ajudar a si mesmo vivendo ansioso sobre sua comida ou sua saúde.

c) Preocupação com a vestimenta

Mateus 6
28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.
29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?

Ou seja, se Deus cuida da erva do campo e dos lírios, Ele não vai cuidar de você? Por que você está tão ansioso? Ele não está falando aqui sobre o pecado da vaidade ao se vestir, mas sobre o medo de não ter as roupas necessárias, de não ficar protegido no inverno etc.

Ele diz que os lírios no campo não trabalham e nem fiam, mas nem mesmo Salomão, em toda sua glória, se vestiu como um deles.

O que são os lírios do campo? Provavelmente a melhor tradução seria “flores silvestres”. As flores exibem uma delicada textura, forma, aroma, substância e cor, que o homem, com toda sua engenhosidade jamais poderá imitar. As flores artificiais é uma boa tentativa, mas são comparáveis a beleza e exuberância das flores reais.

Então, Jesus disse: “Por que vocês se preocupam? Olhe para as flores silvestres. Nem os reis se vestem com elas”. E Jesus completa dizendo: “se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?” (Mateus 6:30).

E muitas flores em Israel floresciam às vezes por um ou poucos dias, mas estavam vestidas com uma beleza que superava as vestes reais. E depois morriam e secavam. E Jesus quis dizer:

Um Deus que dispõe tanta beleza em uma flor que dura um ou poucos dias, Ele se esquecerá de seu povo? Que os homens do mundo se preocupem, mas vocês não. Se o Criador cuida de Suas criaturas, o Pai cuida se Seus filhos.

Essa é a questão. E Ele conclui dizendo: “Homens de pouca fé!”. Ou seja: “Quando você anda ansioso com essas coisas, você demonstra falta de fé. Onde está sua fé?”.

Quando a tempestade sacudia o barco no Mar da Galileia, os discípulos, desesperados, acordaram Jesus e disseram: “Mestre, não te importa que pereçamos?” (Marcos 4:38). Após acalmar o vento e o mar, Jesus lhes respondeu: “Por que vocês são tão medrosos? Como é que ainda não têm fé? (Marcos 4:40). Lucas 8:25 registra: “Onde está a vossa fé?.

Ouça, temos um Pai celestial que cuida de nós. Não temos nada a temer, aconteça o que acontecer. Não importa se toda a economia quebrar, não importa se todos os bancos perdem nosso dinheiro, temos um Pai que cuida de nós. Eu não tenho nenhum medo. Não tenho nenhuma ansiedade, desde que saiba que meu Pai se importa comigo. A minha tranquilidade é por causa de meu Pai celestial.

2) A preocupação com as coisas materiais é desnecessária por causa de nossa fé

Mateus 6
31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;

Ele introduz a segunda seção com outra declaração: “Não andeis ansiosos”. Ansiosos com o que? Comida, bebida e vestimenta. São as mesmas questões do verso 25: Necessidades básicas da vida.

Jesus diz para eles não andarem ansiosos por isso. Não há nenhuma promessa de que Deus vai torná-lo rico e nem lhe dar mais do que você precisa. Mas Deus cuidará de suas necessidades.

E Jesus disse que essa preocupação e ansiedade é incompatível com a fé verdadeira. Ele diz: “Porque os gentios é que procuram todas estas coisas”. Ou seja, essa preocupação pertence às pessoas que não têm Deus como seu Pai.

Os ímpios não são filhos do Pai amoroso, não têm direito à provisão de Deus, são totalmente ignorantes do suprimento de Deus. Então eles andam preocupados e ansiosos. Isso não é um pecado trivial, é algo que atinge o próprio caráter e a promessa de Deus.

Os ímpios estão em completa escuridão espiritual. Assim, eles possuem uma ideia errônea de Deus e do governo divino. Eles não podem entender como Deus está envolvido na vida de seu povo. Então, eles agem como o homem rico que vivia com os celeiros cheios para garantia de comer, beber e se divertir até morrer (Lucas 12: 18-19).

O texto de Mateus 6:32 traduzido como “Porque os gentios é que procuram todas estas coisas”, no grego, tem o sentido de: “os gentios buscam com todas as suas forças”.

Pessoas não regeneradas são totalmente consumidas pela busca de coisas materiais. Eles não podem descansar em Deus, tudo depende deles. Quão diferentes os cristãos devem ser!

O biógrafo de William Carey diz que ele foi para uma parte muito remota da Índia com sua esposa e seus filhos, sem comida, abrigo e sem dinheiro para comprar alguma coisa. Mas nunca vacilou em sua fé, Ele apenas observou Deus suprir suas necessidades.

Primeiro foi um pequeno barraco para morar. Muito desconfortável e muito difícil para sua amada esposa e seus filhos. Foi uma viagem de cerca de cinco meses em um navio para chegar lá.

Eles começaram a cultivar o solo para produzir comida. Ele era tão bom na agricultura que aldeias começaram a surgir ao redor de sua pequena fazenda em ambos os lados do rio onde Ele estava.

E então, na maravilhosa misericórdia de Deus, ofereceram-lhe um cargo de importância com um salário bem alto. E Ele aceitou isso como a providência de Deus. Ele havia sobrevivido ao teste dos tempos difíceis, e agora Deus proveu o suficiente para sua família, para o seu ministério e para traduzir a Palavra de Deus em 11 idiomas.

Há algo maravilhoso em estar nessa posição de total dependência para que você possa ver a mão fiel de Deus. Aquele missionário seguiu investindo em tesouros celestiais e esperou, até certo ponto, na provisão que vem de Deus. Os ímpios não podem fazer isso.

Em Mateus 6:32 Jesus diz: “Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas ela”. Aqui está uma questão de fé.

Você acha que Deus sabe do que você precisa? Você confia em Sua bondade? Você confia em Sua promessa? Os filhos do Rei não se comportam como mendigos. Você encara a vida como um pagão ou como um filho de Deus?

Você enfrenta a vida como o filho de um Rei que tudo possui ou como um mendigo do Diabo? A verdadeira questão é se minha fé afeta minha visão da vida e controla minha visão da vida em tudo.

Nada vai escapar da atenção de Deus. Toda preocupação ansiosa é resultado de você assumir que Deus não se importa, ou que Deus não sabe, ou que Deus não tem os recursos para supri-lo. Livrar-se desse tipo de inquietação é uma questão de fé. Realmente é uma questão de fé.

3) A preocupação com as coisas materiais é desnecessária por causa de nosso futuro.

Vimos que não é preciso se inquietar por causa do nosso Pai e por causa da nossa fé. E em terceiro lugar: por causa do nosso futuro.

Mateus 6
33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

Jesus volta a dizer: “não vos inquieteis com o dia de amanhã”. Deus é o Deus do amanhã, assim como Ele é o Deus de hoje. O profeta Jeremias escreveu:

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. (Lamentações 3:22-24)

A inquietação com o dia do amanhã é algo devastador que pode distorcer sua personalidade, roubar sua alegria e sua paz, afetar seus relacionamentos, enfraquecer sua fé, prejudicar sua utilidade e destruir seu testemunho cristão.

Essa inquietação é uma força terrível. Não é um pecado trivial. É um pecado danoso que cria confusão em seu coração e no coração daqueles que estão observando sua vida.

Se Satanás pode nos deixar preocupados, sobrecarregados, ansiosos, estressados, derrotados e com medo, que tipo de testemunho cristão temos? Que tipo de influência somos para as pessoas ao nosso redor? Que tipo de utilidade temos? Como tudo isso desonra a Deus!

Algumas pessoas são tão devotadas ao pecado da inquietação, que, quando não têm nada no presente com que se preocupar, procuram algo no futuro. E o Senhor condena isso: “não vos inquieteis com o dia de amanhã”.

Jesus disse: “pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”, ou seja, “o amanhã cuidará de si mesmo, trará suas próprias ansiedades. Cada dia tem problemas suficientes”.

Que tolice é antecipar e recolher todos os problemas imaginados para o futuro e despejá-los no hoje. Você já não tem o suficiente para hoje? Deixe o amanhã lá fora. Deus é o Deus de todos os seus amanhãs. Não consigo imaginar me preocupar hoje com o que não aconteceu ainda.

Mas algumas pessoas conduzem toda a sua vida assim. Algumas pessoas antecipam a morte, vivendo com medo do fato de que vão morrer. E assim, trazem a própria morte para suas vidas. Muitos vivem aterrorizados com medo de adoecer.

Temos problemas suficientes hoje, por que acrescentar a eles os problema do futuro? Deus só dá forças para cada dia e Ele lhe dará a graça amanhã para os problemas do amanhã. Você não obterá graça hoje para os supostos problemas do amanhã que você está antecipando. Essa é uma maneira de viver sem graça.

O medo é um mentiroso. Ele diz a você: “Amanhã haverá algo para se temer”; “você não terá o que precisará amanhã”; “você não vai conseguir” etc. O medo é um mentiroso porque ele diz a você que Deus não proverá graça suficiente para sustentá-lo no amanhã.

Carregue apenas o fardo de hoje, aproveite a graça que Deus lhe dá hoje e deixe o futuro para Deus. Não estrague o presente se preocupando com o futuro. Você apenas destrói sua alegria e não vive em paz no presente. O mesmo Deus de hoje estará lá no futuro. Ele estará lá se tudo desabar. O apóstolo Paulo escreveu:

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Romanos 8:28)

A inquietação com o amanhã é um pecado, é incompatível com seu Pai, com sua fé e com seu futuro.

Você tem a garantia, pela graça de Deus, de um futuro glorioso. Isso não é verdade? Tudo o que vier no futuro, Deus lhe dará a graça de carregar e suportar. Do que você tem medo? Deus é o Deus do presente, e Ele é o Deus do amanhã também.

Amado, você não é um órfão espiritual. Deus não jogou você em uma lixeira e o abandonou por aí. Ele cuida de você. Ele tem todos os recursos da eternidade à Sua disposição, e todos eles foram providenciados para você. E Suas misericórdias se renovam, assim como o maná, todas as manhãs. Grande é a Sua fidelidade.

A inquietação com o futuro se recusa a conhecer a Deus, confiar em Deus e amar a Deus. É um pecado grave que põe em xeque o caráter, a promessa e a fidelidade de Deus. É um pecado sério. Não enverede nesse caminho.

Jesus disse: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). É um princípio muito importante.

Você diz: O que são “estas coisas” que serão acrescentadas? Sobre o que Ele está falando?

É sobre o que ele falou antes: comida, bebida e vestimenta. São realmente representativos de tudo que você precisa para viver. Ou seja, você terá o suficiente para viver. Deus vai te sustentar.

Jesus não está falando sobre coisas espirituais aqui; Ele está apenas falando sobre as questões da vida. Esse é o tema do texto. E Ele está dizendo:

Deus lhes acrescentará todas estas coisas se vocês não se inquietarem com preocupações com o futuro e buscarem Seu reino e Sua justiça em primeiro lugar.

O que isso significa? Colocar o foco de sua vida em assuntos espirituais. É exatamente isso que Colossenses 3:1 a 3 diz:

Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.

Se você não buscar primeiro o reino de Deus e se o objetivo da sua vida não é o avanço do reino de Deus, então Deus não precisa necessariamente providenciar tudo. Pode ser que Ele retenha algumas coisas como uma correção.

Mas você tem um Pai amoroso que conhece suas necessidades e que prometeu suprir todas elas, e diz que, se você buscar o espiritual, Ele proverá o físico. É isso.

Portanto, perca-se, por assim dizer, nos empreendimentos do reino. Preocupe-se em derramar sua vida e seus recursos naquilo que edifica o reino e exalta a justiça, e observe como Deus provê.

E ele supre de maneiras diferentes. Para alguns, são apenas as necessidades. Para outros, com muita generosidade de acordo com Seus próprios propósitos. Mas todos nós temos este mandato em comum: buscar primeiro Seu reino e Sua justiça, e então Ele cuidará do resto.

Os cristãos devem ajuntar tesouros incorruptíveis e eternos no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não roubam (Mateus 6:20). Pegue o seu tesouro e coloque-o lá. Não tente se proteger contra um amanhã desconhecido, isso só provará que você não confia em Deus. Provérbios 30: 8-9 diz:

Não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor?’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus.

E se Ele der mais, despeje no reino, e Ele garantirá que todas as suas necessidades sejam atendidas.

Pai, nós te agradecemos pelo ensinamento simples, direto e poderoso de nosso Senhor Jesus neste texto. Tem sido maravilhoso passar por isso brevemente agora e ser lembrado da riqueza dessa grande passagem.

Nós realmente não queremos nos preocupar com coisas mundanas. Não queremos nos preocupar com o básico da vida como se não tivéssemos um Pai amoroso, como se tivéssemos um Pai que não soubesse ou tivéssemos um Pai que não tivesse os recursos.

Tu és nosso Pai; o Senhor nos ama; Tu sabes tudo sobre nós e tem todos os recursos. E além disso, Tu fizeste uma aliança e uma promessa de ser nosso Deus e suprir nossas necessidades se buscarmos fielmente o reino e Sua justiça.

Obrigado por essa promessa, e que possamos viver isso com um olho claro, por assim dizer, da alma, vendo claramente o propósito do reino – a justiça como o objetivo da vida dia após dia – deixando as coisas físicas para um amor, cuidado Pai conhecedor, infinitamente rico, que prometeu Seu amor eterno aos Seus e nesse amor a promessa de fidelidade todos os dias.

Agradecemos por isso. Somos indignos de tal cuidado, para sermos separados dos pagãos que continuamente têm que buscar essas coisas por conta própria. Estamos livres do lado material para perseguir os propósitos do reino e observar o Senhor fazer provisão para o físico.

Obrigado por esta promessa e que ela se torne um descanso para nossas almas e a fonte de paz e o fim do pecado da preocupação. Ao mesmo tempo, Senhor, ajude-nos a ser bons mordomos. Ajude-nos a trabalhar diligentemente, como para o Senhor, em todas as nossas responsabilidades terrenas enquanto buscamos a extensão de seu reino e sua justiça. Oramos em nome de nosso Salvador, amém.


Esta é uma série de  sermões de John MacArthur sobre o Sermão da Montanha

Clique aqui e veja o índice com os links dos sermões traduzidos já publicados desta série

Clique aqui e veja também o índice com os links dos sermões traduzidos sobre o Evangelho de Mateus


Este texto é uma síntese do sermão “Jesus, Worry, and You”, de John MacArthur, em 11/10/1998.

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

https://www.gty.org/library/sermons-library/80-193/jesus-worry-and-you

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno


 

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.