Como Resistir ao Diabo (1)

Satanás tem seus esquemas. Ele nos  ataca através da concupiscência dos olhos, da carne e da soberba da vida projetados no sistema mundano em que vivemos. Se você quer se manter firme e resistir ao diabo, saia do pomar dele. Não permita que seu coração e mente sejam sabotados com aquilo que procede do mundo. 

Prosseguindo em nossa trilha na carta aos Efésios, veremos agora em Efésios 6:10-13. O texto bíblico diz:

Efésios 6
10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.

Comemoramos o nascimento de Jesus, um fato de grande impacto em todos os sentidos. E naqueles dias o diabo executou em massa crianças do sexo masculino (Mt. 2:16-18).

Satanás sempre lutou contra os propósitos de Deus e expressou seu ódio a Deus no massacre daquelas crianças através de decreto de homens ímpios.

Onde quer que você esteja na história da encarnação de Cristo, você sempre verá a ação do diabo contra Deus.

Jesus compreendia bem quem era o diabo e o que ele pretendia. Ele o conheceu como Lúcifer, o querubim ungido, um anjo celestial e santo, e talvez o líder da adoração celestial.

Mas Satanás perdeu sua posição com seu desejo de usurpar o lugar de Deus (Is. 14:12-15) e foi expulso do céu, junto com todos os outros anjos rebeldes; e eles se tornaram as forças demoníacas que cumprem as ordens de Satanás no mundo. Precisamos saber sobre como resistir a eles.

Os três primeiros capítulos da carta aos efésios descrevem os elementos da nossa salvação. Sabemos que o Senhor “nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Ef. 1:3).

Os capítulos 4, 5 e 6 da carta aos Efésios tratam da santificação. Paulo falou sobre o que o Senhor fez para “que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados” (Ef. 4:1). Ele diz:

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. (Efésios 5:1,2)

E então a carta fala sobre salvação e santificação. Mas não termina até que entendamos que se estivermos em Cristo, se pertencermos a Ele, se estivermos andando de maneira digna, nós nos envolvemos em uma guerra inevitável. E isso é muito importante para entendermos.

Você não pode ignorar Satanás e seus ardis. Não pode viver ingenuamente sem considerar que sua luta é “contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef. 6:12).

O objetivo central desse ensino do apóstolo é “para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Ef. 6:11) e “para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Ef. 6:13). Tudo isso pressupõe que estamos sob ataque de Satanás.

A vida cristã é difícil e desafiadora. É uma batalha em duas frentes.

– Batalha interna: Vivemos ainda em um corpo que se inclina para o pecado, que tende às concupiscência da carne, dos olhos e soberba da vida (1 João 2:15-17). Devemos andar no Espírito e não na carne. Isso é uma luta. Os meios para a vitória são as graças que o Senhor nos deu através da Sua Palavra e do Seu Espírito.

– Batalha externa: É o ataque do diabo.

Paulo diz que o Senhor “nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Ef. 1:3), mas também diz que temos que lutar “contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef. 6:12).

O reino espiritual tem anjos santos e bênçãos celestiais, mas também tem demônios e ataques profanos. Então somos os mais abençoados e os mais atacados.

Satanás faz a sua obra através do sistema do mundo. Ele opera dentro dos incrédulos porque o diabo e os incrédulos possuem desejos em comum. Jesus disse aos líderes religiosos de Israel:

Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. (João 8:44)

Essa é a realidade daqueles que rejeitam a Cristo. Mas “se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Cor. 5:17). Satanás não tem acesso ao interior de quem é filho de Deus.

No entanto, temos que estar vigilantes para que “Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios” (2 Cor. 2:11). Não podemos ignorar os esquemas, planos, desígnios e métodos satânicos.

Embora Satanás não possa acessar o interior de alguém que está em Cristo, ele pode encontrar brechas em nossa carne, que ainda é sujeita à concupiscência da carne, à concupiscência dos olhos e à soberba da vida, que podem nos levar ao pecado. Pedro escreveu:

Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé… (1 Ped. 5:8-9)

Satanás sempre está procurando alguém para devorar. Ele persegue os crentes através do sistema do mundo em que nos encontramos. Jesus chamou Satanás de “príncipe deste mundo” (João 14:30; 16:11); Paulo o chamou de “deus deste século” (2 Cor. 4:4).

Satanás é o príncipe deste mundo

Quem governa este país? Satanás. Ele governa todos os países. Ele é o governante deste mundo. Os caminhos deste mundo estão sob influência direta de Satanás, ele atua nos filhos da desobediência (Ef. 2:2), cujo entendimento foi cegado pelo “deus deste século” (2 Cor. 4:4).

Satanás tem “o poder da morte”, e por esse poder ele mantém homens cativos “por toda a vida” (Hb. 2:14-15). O homem sem Cristo não tem como escapar, “o mundo inteiro jaz no Maligno” (1 João 5:19).

O sentido de “mundo” é o falar da humanidade, com todas as suas ideologias, todas as suas instituições e todos os seus sistemas. Está tudo sob o controle de Satanás.

Se necessário for, “Satanás se disfarça de anjo de luz” (2 Cor. 11:14). Ele é um enganador que pode se disfarçar de benfeitor para executar seus planos.

Satanás comanda os sistemas do mundo [economia, educação, política, justiça, artes, religião, entretenimento, comunicação etc.] para atingir seus objetivos. Ele ronda e procura cristãos desavisados para causar danos às suas vidas, mesmo que não possua acesso ao interior deles.

Normalmente Satanás opera de forma oculta. Ele sabe bem como trabalhar de forma secreta. Mas à medida que a cultura se torna cada vez mais corrompida ele não precisa se esconder. É assim que ele tem agido em várias nações.

Podemos dizer que, em regra, as nações têm o satanismo como a sua religião oficial. Satanás tem avançado na institucionalização do pecado e no seu plano de rebeldia contra Deus. Podemos ver isso muito claramente, por exemplo, no ensino público de crianças e adolescentes.

O diabo é uma figura muito convidativa para esta sociedade. Mas ele está totalmente limitado, em certo sentido, apenas ao que Deus lhe permite fazer.

Satanás e os demônios não podem possuir um verdadeiro cristão

Ele só é capaz, no que diz respeito aos crentes, de afetá-los de fora. Um cristão verdadeiro não pode dizer que o diabo o obrigou a fazer alguma coisa.

Não há cristão verdadeiro sendo possuído por um demônio. Satanás não tem acesso ao interior de quem nasceu de novo. O filho de Deus já venceu o maligno, ele agora é habitação do Espírito Santo.

Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. (1 João 4:4)

Aquele que está dentro de nós é o Espírito Santo. Aquele que está no mundo é Satanás. O Senhor habita em nós e ele nos conduz em triunfo contra Satanás.

A unção que vem do Santo, o próprio Espírito Santo, permanece em nós (1 João 2:20,27). Somos templo do Espírito Santo (1 Cor. 6:19-20) e temos o Espírito Santo em nós (Rm. 8:9). 

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. (João 14:16,17)

Então temos o próprio Deus vivendo em nós. A Trindade habita em nós. O Senhor disse: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (João 14:23).

Maior é quem está em nós. Entenda isso para não cair na tolice de pensar que um cristão verdadeiro pode ser suscetível à possessão demoníaca.

Satanás tem um reino

Na tentação do deserto, Lucas assim registrou Satanás falando com Jesus:

E, elevando-o, mostrou-lhe, num momento, todos os reinos do mundo. Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. (Lucas 4:5,6)

Você quer saber por que o mundo é do jeito que é? Porque o diabo está no comando dele. Foi entregue a ele pelo Deus soberano. O diabo opera dentro dos limites da vontade de Deus, mas ele dirige o sistema mundial. Esta é razão suficiente para compreender que o mundo é um lugar mortal, enganoso e perigoso.

Nenhuma quantidade de engano e malignidade deveria surpreender a ninguém. Satanás tem autoridade sobre o mundo e governa os reinos do mundo. Ele também controla as pessoas que estão fora do reino de Deus e que são chamadas de filhos do diabo (1 João 3: 7-10).

Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão. (1 João 3:8-10)

Como “filhos de Deus”, vencemos os espíritos que atacam e negam a Cristo, vencemos esse mundo espiritual, porque “maior é Aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 João 4:4).

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? (1 João 5:4,5)

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. (1 João 5:18)

Vencemos o maligno. Vencemos o mundo. O maligno tem sua ação limitada sobre os filhos de Deus, o Senhor nos guarda. Satanás não pode segurar ou agarrar um filho de Deus para lhe fazer o mal que deseja, ele age apenas nos limites que Deus concede, como no exemplo de Jó.

Satanás não pode estar em nós porque o Espírito de Deus habita em nós, e somente Ele habita dentro do crente. Mas Satanás nos influencia pelo mundo. Mas, pela nossa fé e pela graça da salvação, vencemos o mundo. Entramos na vitória em Cristo.

Se você é um cristão verdadeiro, não precisa temer que Satanás tome conta da sua vida ou que demônios invadam você. Isso não é possível. Você é filho de Deus e nada pode alterar essa condição. Paulo escreveu:

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor (Romanos 8:37-39).

Mas aqui estamos, vivendo neste mundo cujo príncipe é Satanás. Por isso, em Efésios 6:11 Paulo diz: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo”, ou seja, “para resistir a este complexo do mal em que todos vivemos”. E essa é a essência desta porção das Escrituras.

Pertencemos a Deus. Vencemos o maligno, ele não pode nos tocar. Vencemos o mundo para que ele não possa nos atrair (Gl. 6:14). Somos templo do Espírito de Deus, então nem Satanás e nem os demônios têm acesso a nosso interior.

A questão é: Como podemos resistir ao diabo?

Não podemos sair por aí dando palavras de ordem contra Satanás. Não pense que você pode mandar no império das trevas, mesmo porque há momentos em que o Senhor, em sua soberania, usa os demônios para Seus próprios propósitos.

Certa vez Paulo pediu para que o Senhor remover um mensageiro de Satanás que o estava apunhalando. Mas o Senhor lhe respondeu: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Cor. 12:9).

E Paulo recebeu a resposta do Senhor de bom grado, porque ele sabia que era o caminho para que repousasse sobre ele o poder de Cristo.

Há momentos em que o Senhor permite que Satanás ou as forças demoníacas causem danos ao nosso redor – não em nós, mas ao nosso redor. E você pode pensar: “Bem, precisamos afugentar todos eles”. Lembre-se da experiência de Paulo.

Um dia, Satanás veio até Jesus e disse: “Quero enfrentar Pedro. Eu quero atacar Pedro”. E o Senhor disse: “Vá em frente”. Isto é o que ele disse sobre Jó. Jesus disse a Pedro: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça” (Lc. 22:31-32)

Ou seja, Jesus disse a Pedro: “Não vou falhar com você, sustentarei sua fé diante desse ataque”. Jesus não disse que impediria o ataque de Satanás, mas que sustentaria a fé de Pedro, que ainda confiava em suas próprias forças naquele momento.

Você não quer pensar que tem algum tipo de conhecimento soberano do reino das trevas e tolamente correr por aí pensando que pode expressar o mesmo tipo de poder que Cristo tinha sobre os demônios ou que os apóstolos tinham.

Houve algumas pessoas no livro de Atos que tentaram isso. Eles eram chamados de filhos de Ceva e estavam tentando expulsar demônios de algum indivíduo, e os demônios disseram: “Jesus nós conhecemos, e Paulo nós conhecemos. Mas quem são vocês? (Atos 19:15).

Entendemos a realidade maravilhosa que superamos o maligno. Ele não pode nos tocar, ele trabalha fora de nós. O pecado, Satanás e o mundo não tem domínio sobre nós.

Mas temos algo que pode receber influências externas: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. Temos que vigiar e andarmos ancorados no poder de Deus.

Como você pode viver em meio a essa dura batalha contra as trevas?

Você tem que conhecer os esquemas de Satanás, e ele vem até você com a concupiscência dos olhos, a concupiscência da carne e a soberba da vida projetados na estrutura do sistema mundano em que você vive.

Se você quer se manter firme e resistir ao diabo, saia do pomar dele. Não permita que seu coração e mente sejam sabotados com aquilo que procede do mundo. Tiago escreveu:

Cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. (Tiago 1:14,15)

1) Fortaleça-se no Senhor e na força de seu poder (Ef. 6:10)

O poder de resistir não somos nós.

Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas. (2 Cor. 10:3,4)

Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Fp. 4:12,13)

Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. (1 Cor. 10:13)

Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera. (Ef. 3:20)

Esse é o Espírito Santo trabalhando em nós. O poder é o Senhor. Não se trata de exercitar seus próprios músculos espirituais; trata-se de voltar-se para Cristo em busca de força. Esse poder que opera em nós é o mesmo poder que ressuscitou Cristo dentre os mortos.

Permaneça firme no Senhor e resista ao dabo. Volte-se para o Senhor, caminhe em submissão e obediência a Ele. Ele é a nossa força, é ele que nos garante andar em triunfo. Ele completará a boa obra que começou em nós (Fp. 1:6). Ele é fiel e soberano.

2) Revista-se de toda a armadura de Deus (Ef. 6:11)

Não somos capazes de permanecer firme contra os esquemas do diabo a menos que sejamos revestidos da armadura de Deus. Paulo fez uma analogia com a armadura usada pelos soldados romanos.

A força está no Senhor, temos que nos revestir da armadura de Deus. Nos sermões seguintes veremos os detalhes em Efésios 6:14-17, ou seja, o cinto da verdade, a couraça da justiça, os pés calçados com a preparação do evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete de salvação e a espada do Espírito.

3) Entender a natureza do inimigo e em que tipo de batalha estamos (Ef. 6: 11-12)

O verso final do versículo 11 fala sobre “as ciladas do diabo” e o verso 12 diz que “a nossa luta não é contra carne e sangue”. Não é uma batalha humana. Os humanos estão envolvidos, mas são apenas peões da força satânica.

Nossa luta é “contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef. 6:12).

Estamos em uma batalha espiritual que está muito além da capacidade de qualquer estratégia humana. É tolice pensar que é possível enfrentar Satanás sem a sua armadura de Deus.

A batalha é sobrenatural. Estamos lutando contra poderes demoníacos capazes de seduzir o mundo inteiro (Ap. 12:9). Seus enganos são sutis e terríveis. Então temos que estar alertas.

A luta do cristão não é apenas contra o próprio Satanás, mas também contra uma série de seus subordinados. É uma vasta gama de adversários que não são carne e sangue. O nosso maior inimigo não é o mundo que vemos, corrupto e mau como ele é, mas o mundo que não podemos ver.

Os governantes, os poderes, as forças deste mundo tenebroso e as forças espirituais do mal descrevem os diferentes estratos e hierarquias dos demônios e do mal.

Os seres humanos que promovem o paganismo, o ocultismo e vários outros movimentos e programas ímpios e imorais, são enganados por espíritos malignos e ajudam a cumprir os planos de Satanás.

As forças das trevas são altamente organizadas e estruturadas para a guerra mais destrutiva possível. Assim como os anjos santos, os demônios não procriam e seu número é fixo. Mas eles são uma grande e antiga multidão, constituem um inimigo sobrenatural poderoso e altamente experiente.

Paulo está querendo dizer: “Não queira sair por aí como uma criança ingênua. A batalha é contra um inimigo muito poderoso e organizado”.

É um desafio viver neste mundo. Podemos obter a vitória?

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. (Efésios 6:13)

Revestidos com a armadura de Deus, o Senhor nos capacita a resistir no dia mau, vencer a Satanás e permanecer inabaláveis. Temos que ser fiéis e resistir. Tiago 4:7 diz: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós”. Você não precisa persegui-lo e mandá-lo para qualquer lugar. Resista-o.

Pedro escreveu:

Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.  A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém. (1 Pedro 5:8-11)

E, realmente, a única maneira de resistir ao diabo é usar a armadura de Deus. Com essa armadura poderemos permanecer firmes.

Então isso nos leva ao assunto mais importante da armadura do crente, e veremos isso no próximo sermão. Vamos nos curvar em oração.

Pai nosso, agradecemos-Te pela consistência e clareza da Tua Palavra. Obrigado por nos mostrar não apenas vislumbres do Seu reino santo, mas até mesmo do reino profano. Regozijamo-nos por Tu não nos teres deixado ignorantes sobre os ardis de Satanás.

Senhor, ajude-nos a compreender as limitações que o Senhor impôs a Satanás – o que ele nunca poderá fazer. Ele não pode nos tocar. Ele não pode nos tocar mais do que poderia tocar em Cristo. Somos o templo do Espírito de Deus.

Estamos em Cristo e Cristo está em nós. Mas o diabo nos ataca através do sistema mundial. Ele se apresenta como nosso adversário, para atrapalhar a obra do Espírito de Deus, para atrapalhar a Tua obra. 

Senhor, ajude-nos a permanecer firmes, a resistir ao diabo. Continue a nos orientar para entender o que isso significa, mesmo quando olhamos para a armadura do cristão. Mas por enquanto sabemos que tudo começa com a couraça da justiça. Enquanto estivermos andando em obediência a Ti, não estaremos dando nenhuma oportunidade ao diabo.

Então, Senhor, mantenha-nos fiéis e que nosso foco esteja sempre e somente em Cristo. Que tudo o que fizermos expresse amor, devoção e obediência a Ele.

Agradecemos pela vitória que já é nossa em Cristo. Agradecemos-Te por termos vencido Satanás, o maligno; vencemos o mundo, não por causa de algo que fizemos, mas porque Tu derrotaste Satanás por nós; e o Senhor derrotou o mundo por nós, e é nesse triunfo que vivemos.

Não há razão para sermos seduzidos pelo mundo. Temos dentro de nós o Espírito de Deus e a verdade da Palavra de Deus que podem nos estabelecer de maneira que nos dêem força para resistir a Satanás. Esse é o nosso desejo: para a Tua glória e para a bem-aventurança e o impacto da Tua igreja. Oramos estas coisas em nome de nosso Salvador. Amém.


Leia também: Como Resistir ao Diabo (2)


Este texto é uma síntese do sermão “How to Resist the Devil”, de John MacArthur, em 14/12/2022. 

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

https://www.gty.org/library/sermons-library/49-39/how-to-resist-the-devil-part-1

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno


 

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.