Quem Pode Ser Salvo?

Prosseguindo em nossa trilha pelo Evangelho de Marcos, vamos olhar agora para Marcos 10: 23-31. Antes eu quero lembrar da declaração que o anjo fez para Maria: “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas” (Lucas 1:37).

Nada é impossível para Deus. Isso, no entanto, não é verdade para nós, muito embora ouvimos por aí bobagens como: “você pode realizar qualquer coisa que desejar, basta acreditar em si mesmo.” Isso é totalmente falso e ridículo. É um engano que ilude muita gente.

Temos diversas limitações a enfrentar, tais como limitações de talento, de oportunidade, de circunstâncias, de tempo etc. A vida é cheia de limitações. E temos que lidar com isso. Faz parte da vida. É a realidade.

E acreditar que você não está sujeito às limitações não lhe capacita a fazer o que você não pode fazer. Esse tipo de loucura pertence à psicologia da autoestima, que está iludindo as pessoas com coisas absurdas.

E o texto bíblico que veremos traz essa realidade.

Marcos 10
23 Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
24 Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus!
25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
26 Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Então, quem pode ser salvo?
27 Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.
28 Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos.
29 Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho,
30 que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.
31 Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros.

Nesta passagem, encontramos algo que é impossível ao homem: Entrar no reino de Deus. Acho que poderíamos intitular esta mensagem de “a impossibilidade da Salvação”, porque é essencialmente disso que se trata nesta porção da Escritura.

O contexo aqui é imediatamente após o incidente com o jovem rico (Marcos 10: 17-22), que vimos no último sermão. Ele era um homem muito moral, religioso, líder em uma sinagoga, respeitado por todos e muito rico.

Ele se prostou diante de Jesus e lhe perguntou: “O que farei para herdar a vida eterna?” (Marcos 10:17). Ele estava diante da pessoa certa, pois Jesus é a vida eterna (1 João 5:20).

Mas, Jesus não respondeu: “Creia em mim”. Ele viu um grande problema naquele jovem: sua autojustiça e sua idolatria por seus bens. Ele se proclamou um fiel cumpridor da lei, não entendia que a lei foi dada justamente para mostrar a perversidade e a incapacidade de o homem cumprir a lei.

Ele não havia entendido o que o apostolo Paulo entendeu: antes de se converter, considerava-se um impecável cumpridor da lei, mas após conhecer Cristo, declarou:

Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé. (Filipenses 3:7-9)

E o final da conversa daquele jovem com Jesus é trágico:

E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades. (Marcos 10: 21-22)

Desapontado com as palavras de Jesus ele foi embora. E a lição aqui é que se você quer algo mais que a salvação, a vida eterna e Cristo, você perde tudo. Ele foi embora triste porque possuía muitas propriedades. Ele trocou sua eternidade pelo gozo na terra. Ele queria a vida eterna apenas como um acréscimo, não como uma substituição completa de tudo.

Assim, a partir de Marcos 10:23 Jesus continuou a ensinar a Seus discípulos algumas lições sobre riqueza e pobreza. Ele explicou o que disse após a transfiguração no monte:

Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma? (Marcos 8:35-37)

Essa foi exatamente a escolha do jovem rico: ganhar o mundo e perder a alma. E foi então que Jesus continuou a ensinar sobre o assunto.

Marcos 10
23 Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!

Ele falou isso não somente para os discípulos, mas também para a multidão que o rodeava. Foi uma declaração chocante para todos ali.

Mas não podemos dizer que essa declaração é chocante. Essa sempre foi a realidade entre os que nasceram de novo: sempre prevaleceu pessoas humildes, pobres ou que não são nada para este mundo. Sempre foram poucos os nobres e poderosos que, de fato, se converteram a Cristo. Sobre isso, Paulo escreveu:

Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. ( Cor. 1: 26-29)

Em primeiro lugar, porque os ricos vivem com uma falsa sensação de segurança. Eles carecem de desespero. Eles estão presunçosamente confiantes na dependência de si mesmos. E então eles estão muito felizes, muito confiantes. Paulo deixou essa exortação:

Exorta aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos; que pratiquem o bem, que se enriqueçam de boas obras, que sejam liberais e generosos, entesourando para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a verdadeira vida. (1 Timóteo 6:17-19)

Os ricos tendem a ser vaidosos e a fixar sua esperança na fragilidade das riquezas. Eles tendem a confiar em suas próprias capacidades e recursos. Não estão desesperados e não estão procurando recursos além de si mesmos.

Portanto, é esse tipo de sucesso presunçoso que torna difícil para os ricos entrarem no reino de Deus. Quem confia que pode prover tudo para si mesmo, não poderá aceitar que a verdadeira vida é resultado da provisão exclusiva de Deus e que nada que vem do homem pode acrescentar qualquer coisa.

Em segundo lugar, poderíamos dizer que os ricos tendem a estar presos a este mundo. Eles tendem a ser consumidos por projetos e empreendimentos terrenos. Jesus disse: “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6:21). E, escrevendo a Timóteo, Paulo disse:

Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (1 Timóteo 6:9,10)

O amor ao dinheiro faz muitos enlouquecerem para acumular riquezas que tanto amam. Eles são sugados e aprisionados pelo que é visível e terreno.

Na parábola do rico insensato, Jesus falou de um homem que gastou toda sua vida em projetos e empreendimentos neste mundo, com objetivo de aumentar suas riquezas e se sentir seguro. E assim ele finalizou:

Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. (Lucas 12:20,21)

Em terceiro lugar entendemos que os ricos são, em regra, egoístas. Amam a autorrealização e o próprio prazer. Buscam elevar sua satisfação, status e glória.

Em Lucas 16: 19-32, Jesus trata do rico que “vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente” mas desprezava o mendigo Lázaro. Morreram ambos, Lázaro foi recebido por Deus e o rico foi para o desprezo eterno.

Eles podem fazer alguma caridade simbólica, mas isso não afeta a essência de suas vidas. Tendem a ser autossuficientes, autoconfiantes e egocêntricos, e ninguém pode entrar no reino de Deus assim. Por isso Jesus disse que difícil para eles entrarem no reino.

Agora, por mais verdadeiro que seja, esse não é o ponto aqui.

Nosso Senhor disse isso sobre um homem muito religioso: “Como é difícil para os ricos entrar no reino de Deus”

E de acordo com a teologia que era crida em Israel, eles eram ricos porque foram abençoados por Deus. Se você fosse rico, você era abençoado por Deus, e se você fosse pobre, você era amaldiçoado por Deus. Se você estava saudável, você foi abençoado por Deus; se você estava doente, você foi amaldiçoado por Deus.

Eles pensavam assim. Era a teologia errada do judaísmo apóstata que dominava Israel nos tempos de Jesus. A ideia era que um homem muito religioso e muito rico seria facilmente capaz de entrar no reino de Deus, porque ele tinha tanto dinheiro que poderia comprar o melhor para os sacrifícios. E como eles progrediam, as pessoas consideravam que Deus estava feliz com eles.

Os rabinos diziam que com esmolas se comprava a redenção. Um escrito tirado de Tobias diz o seguinte: “É melhor fazer esmolas do que entesourar ouro, pois as esmolas livram da morte, e isso purificará todo pecado”. Isso era o judaísmo: Se você quer que seus pecados sejam lavados, dê esmolas.

Em outras palavras, se você der esmola, você praticamente guardou toda a lei, será livre da condenação do inferno e se tornará alguém perfeitamente justo. Esse era o sistema deles.

Então, quando Jesus diz: “Olha, é difícil para um homem rico entrar no reino de Deus”, isso soou muito estranho para eles. Eles não podiam entender isso. Foi uma declaração chocante e uma sacudida no sistema deles.

Os discípulos chegaram à fé em Cristo, mas eles ainda tinham todo a herança do sistema legalista em suas mentes, eles aprenderam isso desde cedo. Eles ainda viam a riqueza como um sinal da bênção divina e a riqueza como um meio de entrar no reino de Deus porque o rico poderia comprar sua entrada no reino com suas esmolas.

Mas Jesus diz algo que foi chocante para aqueles que ouviram: “Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!” (Marcos 10:23). E Jesus continuou.

Marcos 10
24 Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus!
25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

Jesus fez uma declaração ampla: “como é difícil entrar no reino de Deus”. Não apenas para os ricos. É difícil entrar no reino de Deus. Ninguém possui mérito pessoais e recursos para entrar no reino de Deus.

Nota do site: O texto de Marcos 8:24 diz: “Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus!”. Observe que a frase “para os que confiam nas riquezas” está entre conchetes na tradução Almeira Revista e Atualizada (ARA). Esse colchetes indicam que a frase não consta nos manuscritos mais antigos.
Se não for considerada a frase, indica que Jesus fez uma declaração mais abrangente e totalmente compatível com o restante das Escrituras.

Bem, quão difícil é? “É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus”.

“Passar um camelo no fundo de uma agulha” é uma expressão encontrada em escritos fora da Bíblia, como no Talmud. A expressão no Talmud usa um elefante: “É mais fácil para um elefante passar pelo fundo de uma agulha”. Reflete algo que não pode acontecer. Que é impossível.

O que nosso Senhor está dizendo? É impossível! Você não pode colocar um camelo no fundo de uma agulha. Alguns tentaram adulterar esse texto, mudando uma vogal no original para dar sentido de “corda” e não de “camelo”. Mesmo assim uma corda não passa em buraco de uma agulha.

Mas esse não é o ponto. A questão é que essa era uma expressão muito comum naquela época para expressar algo que é impossível. É impossível para o rico entrar no reino de Deus. Que declaração! E isso espantou os discípulos.

Marcos 10
26 Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Então, quem pode ser salvo?

Mesmo tendo vindo a Cristo, eles ainda estavam agarrados aos vestígios do velho sistema judaico apóstata. Jesus falou que o caminho que leva a vida é estreito e poucos o encontram (Mateus 7:14)

E qual foi a reação de Jesus diante da pergunta agonizante dos discípulos:

Marcos 10
27 Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.

Jesus não falou que é difícil, mas que é impossível ao homem. É uma declaração muito abrangente. Resumindo: você não pode salvar a si mesmo, tal como você não pode enfiar um camelo no fundo de uma agulha.

O pecador, por seus próprios meios, vontade, recursos materiais, religião e moralidade não pode salvar-se a si mesmo. Ele não tem como entrar no reino por meio de qualquer esforço ou mérito.

Não se trata do fato de que é psicologicamente difícil para os ricos fazerem isso, embora seja verdade. É um equívoco herético terrível pensar que você pode adquirir sua entrada no reino de Deus.

Mas o ponto aqui é que o pecador não tem poder em si mesmo para ser salvo. O pecador está preso em uma situação impossível, ele está morto em seus delitos e pecados (Efésios 2:1) e não pode, por si mesmo, mudar essa situação.

Os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo”. A resposta de Jesus é devastadora: “isso é impossível para o homem”, mas ele completa com uma maravilhosa notícia: “mas isso não é impossível para Deus, porque para Deus tudo é possível”.

Quando Maria questionou o anjo Gabriel como ela poderia gerar um filho sem ter tido relação com homem algum, o anjo respondeu:

Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra […] Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas. (Lucas 1:35, 37).

Quanto ao homem nascer de novo e se tornar uma nova criatura, João escreveu:

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (João 1: 12-13).

Para que a criança fosse formada no ventre de Maria houve uma operação sobrenatural do Espírito Santo, da mesma forma, um pecador não pode renascer sem uma obra celestial do Espírito de Deus.

  • Jesus disse a Nicodemos: “Você precisa nascer de novo”.
  • Ele perguntou: “Como pode um homem nascer, sendo velho”.
  • Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito” (João 3: 5-6).

Trata-se de algo impossível ao esforço humano. Por isso o mestre religioso perguntou: “Como pode suceder isto?” (João 3:9). Era algo incompreensível para o legalismo.

Mais adiante João Batista diz: “O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada” (João 3:27). Uma salvação desvinculada do mérito e do esforço humano deixou o sistema legalista perplexo.

Tudo que o pecador desesperado com seu estado de calamidade espiritual pode fazer é reconhecer e lamentar sua miséria, e então clamar pela misericórdia de Deus, pois somente Cristo pode arrancar o pecador de seu estado de morte, justificá-lo e apresentá-lo a Deus.

Em Lucas 18: 11-14, Jesus falou uma parábola que relatava dois homens que foram ao templo orar. O fariseu dizia:

Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. (Lucas 18:11,12).

O outro homem, um publicano, não conseguia sequer erguer os olhos ao céu, tamanha sua consciência de miséria espiritual. Ele batia no peito e clamava:

Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! (Lucas 18:13).

Jesus disse que apenas o publicano saiu dali justificado. Efésios 2: 8-9 diz:

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

Aquele que vive apegado às coisas deste mundo está espiritualmente falido. Jesus disse:

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (Mateus 6:19-21)

Mas invertendo isso, vamos olhar para as riquezas da pobreza 

Marcos 10
28 Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos.

  • Em Lucas 18:28 registra que Pedro disse: “Eis que nós deixamos nossa casa e te seguimos” (Lucas 18:28).
  • Mateus 19:27 registra que Pedro disse: “Eis que nós tudo deixamos e te seguimos; que será, pois, de nós?”

Em Marcos 10: 21 os discípulos ouviram Jesus dizer ao jovem rico para deixar tudo e segui-lo, mas ele foi embora.

E agora Pedro diz a Jesus: “bem, nós fizemos exatamente o que o Senhor pediu para aquele jovem. Ele foi embora, mas nós estamos aqui contigo e abandonamos nossas vidas”.

  • Em outro momento, quando Jesus foi abandonado por uma multidão, ele perguntou aos discípulos se eles também não queriam ir embora. Mas Pedro respondeu: “para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” (João 6:68).
  • Em Marcos 8:34, eles ouviram Jesus dizer: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me”.
  • Em Lucas 9:59-62, Jesus estava conversando com alguns candidatos a discípulo, e eles diziam que precisavam fazer algo antes. Jesus respondeu a todos eles, em outras palavras: “Se vocês têm outros planos, não podem entrar no meu reino”.

Mas os discípulos não tinham outra agenda. Eles deixaram suas casas e barcos. Viram muta gente ficar pelo caminho, mas continuavam ali com Jesus. Mas logo adiante eles estavam disputando quem seria maior entre eles no reino (Marcos 10: 35-41).

Mateus 19:27 registra assim a pergunta de Pedro: “Eis que nós tudo deixamos e te seguimos; que será, pois, de nós?”.

Ou seja: “Nós somos os pobres e como são nossas riquezas espirituais? Nós deixamos tudo. Fizemos o que ele não faria. O que ganhamos com isso?”. Jesus responde:

Marcos 10
29 Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho,
30 que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.

Bem, você entende isso? É bem direto, não é? Nosso Senhor diz, em outras palavras:

Olha, você acha que deixou tudo? Você não tem ideia. Não há ninguém que tenha deixado sua casa, irmão, irmã, mãe, pai, filhos, fazendas por minha causa e do evangelho que não receberá cem vezes mais no presente tempo, e no mundo por vir, a vida eterna.

O que Jesus quis dizer com isso?

Que você, ao entrar na igreja, se torna parte do povo de Deus, e agora tem muitos pais, mães e irmãs e irmãos em Cristo. Isso é a igreja. Isso ficou muito evidenciado após o dia de Pentecostes, quando a multidão que se converteu formou uma grande família da fé. Os vínculos com essa família de Deus são eternos.

Em Mateus 10: 34-37 Jesus disse:

Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. /Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim.

Isso é o que o evangelho fará. Quando você perde a família terrena por causa do evangelho, ganha uma família maior, pronta para te receber. Olhe ao seu redor, temos aqui, neste local, uma pequena porção dessa família nesta presente era.

No registro de Mateus sobre este incidente, há algo dito por Jesus que não foi relatado por Marcos e Lucas:

Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. (Mateus 19:18)

O Senhor expandiu isso de uma maneira realmente incrível e maravilhosa. Ele está falando do reino milenar, quando o Senhor retornar e estabelecer seu reino, então haverá um tempo de refrigério.

O Messias governará a terra. Israel será convertido e restaurado à sua terra e à sua glória. A verdade dominará o mundo. A alegria dominará a terra. A justiça florescerá. A paz reinará. A alegria será abundante. O poder e a presença do Espírito Santo serão dominantes.

A maldição será levantada. A vida será longa. A terra produzirá como nunca produziu desde antes da queda. Saúde e cura dominarão. Jesus reinará de maneira exaltada. Satanás e todos os demônios serão amarrados.

Esta é a glória do reino milenar. Naquele período o Filho do homem se sentará no trono de Sua glória. Ele disse a esses homens: “Vocês reinarão”. Ou seja: vocês pertencerão a grande família de Deus, e na glória milenar que está por vir, vocês reinarão em um trono sobre as doze tribos de Israel. E na eternidade, terão a vida eterna.

E Jesus completa dizendo:

Marcos 10
31 Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros.

É um princípio muito importante. Eles estavam sempre discutindo sobre quem seria o maior, e o Senhor faz uma afirmação simples, mas que é mal entendida por muita gente.

O que Ele quis dizer?

Se você é o primeiro, você é o último, e se você é o último, você é o primeiro, então todos são iguais. Isso está bem explicado na parábola dos trabalhadores na vinha, em Mateus 20: 1-16.

Na parábola Jesus conta a história de pessoas que trabalharam apenas uma hora, outras três horas, outras cinco horas, outras oito horas etc. mas todas receberam o mesmo valor, equivalente a um dia de trabalho. Todos terminaram iguais.

Igualmente o ladrão na cruz desfrutará da mesma plenitude de bênçãos no céu juntamente com aqueles que trabalharam a vida inteira para Cristo. Essa é a graça divina. E nessa parábola, Jesus termina repetindo: “Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos” (Mateus 20:16).

Jim Elliot, missionário morto no Equador em 1956, por pregar o evangelho de Cristo, disse: “Não é tolo aquele que desiste do que não pode manter, para manter o que não pode perder”.

Quem deseja verdadeiramente herdar o reino deve estar interiormente livre do domínio do orgulho, da confiança em sua autojustiça, religião e ilusão de retidão. Deve estar disposto a cortar sua autoconfiança, seus prazeres, suas riquezas e seus ídolos.

Deve estar disposto a confessar sua pecaminosidade, sua incapacidade de agradar a Deus por conta própria, deve estar disposto a amar Cristo acima de qualquer coisa, pessoa e a sua própria vida,

Estar disposto é a exigência de Deus para o pecador. Você está disposto? Se estiver, então você precisa clamar a Deus com um coração disposto, e pelo poder de Deus já operando em você para torná-lo disposto, Deus ouvirá e responderá e concederá a você a salvação que aquele jovem religioso e rico pediu, mas realmente não queria.

Vamos orar.

Pai, agradecemos pelo tempo de adoração neste dia. Somos imensamente abençoados de muitas maneiras por desfrutar da riqueza da adoração, instrução, companheirismo e amizade aqui. Obrigado por tudo o que o Senhor nos dá.

Agradecemos por tua Palavra porque ela define tudo o que somos, tudo o que fazemos, tudo o que acreditamos. Amamos a tua verdade, amamos a tua Palavra. 

Pedimos que o Senhor faça uma obra nos corações das pessoas que não te conhecem e que estão apegadas consigo mesmas ou com qualquer coisa neste mundo. Que este seja o dia em que, como Pedro, eles digam: “Deixamos tudo e Te seguimos”. 

Não merecemos Tuas promessas, não merecemos o perdão dos pecados e a salvação, mas nos regozijamos e agradecemos por isso, e queremos viver vidas de imensa e infinita gratidão por tudo o que é nosso agora e tudo o que nos espera nas glórias do reino e na eternidade.

Agradecemos pelas riquezas espirituais que vêm para aqueles que reconhecem sua pobreza, e oramos para que o Senhor  faça com que esse seja nosso reconhecimento honesto de nossa própria condição, para que possamos sempre estar ansiosos para correr para Cristo e encontrar Nele o verdadeiro riquezas de que precisamos.

Sabemos que é impossível ser salvo, é uma obra divina. Não pode ser feito por um homem, não importa quão religioso, rico, ansioso ou humilde seja. Só pode vir como Teu presente para um pecador voluntário. Faça os pecadores dispostos a clamarem por esta graça. Oramos em nome de Cristo. Amém.


Esta é uma série de  sermões de John MacArthur sobre o Evangelho de Marcos

Clique aqui e veja o índice com os links dos sermões traduzidos já publicados desta série


Este texto é uma síntese do sermão “God’s Perspective on Spiritual Wealth”, de John MacArthur em 12/12/2010

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

https://www.gty.org/library/sermons-library/41-52/gods-perspective-on-spiritual-wealth

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno


 

 

12 dez 2010

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.