O Poder Destruidor da Mentira

A carta de Efésios é realmente sobre transformação. O capítulo 2 trata da obra soberana de Deus em nossa salvação e o poder transformador dessa obra em seus eleitos:

Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados […] e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2: 1, 5-6 e 8-10)

E então olhamos agora para alguns resultados dessa obra grandiosa na vida prática do cidadão do reino, como por exemplo:

Efésios 4
22 quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,
23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento,
24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.

A salvação é uma transformação completa. Ninguém pode ter um relacionamento com Deus se não foi transformado. A salvação opera uma regeneração completa. O novo nascido torna-se uma nova criatura em Cristo (2 Cor. 5:17) e deve viver como tal. O mesmo Espírito que regenera é o mesmo que santifica.

O que marca uma pessoa não convertida é a injustiça, a impiedade e o engano. A transformação produz  justiça, santidade e verdade. Por isso, a partir de Efésios 4:25 até o final da carta, Paulo trata da parte prática da epístola. Ele começa dizendo:

Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. (Efésios 4:25-27)

Ele começa tratando da mentira e da ira pecaminosa. E Ele associa ambas, de forma enfática, a Satanás. O poder destruidor da mentira e da ira pecaminosa é terrível. Por isso Jesus disse aos líderes religiosos mentirosos e tomados pelo ódio:

Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira (João 8:44)

O diabo é mentiroso e pai da mentira, e também homicida. O fim último do ódio é o assassinato. Mesmo que você não mate fisicamente a quem você odeia, você é um assassino em seu coração, conforme Jesus ensinou no sermão do monte (Mateus 5: 21-22). [Leia: Você é um Assassino?]

O ódio e o assassinato são frutos da ira pecaminosa. Os dois pecados humanos mais comuns são a mentira e a ira pecaminosa. Este foi o padrão inicial da queda de toda a raça humana. E continua sendo o padrão absoluto da humanidade caída. É para onde os pecadores vão facilmente. E vemos isso desde a criança mais nova.

Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras (Salmos 58:3)

A mentira é uma arma que a humanidade usa para se esconder e evitar as consequências. A ira pecaminosa é uma forma de alcançar e atacar aquele que é visto, de alguma forma, como um oponente a ser combatido. Os entendidos dizem que uma criança de quatro anos já domina a arte de mentir.

Uma criança não convertida é uma mentirosa nata. Todos nascemos mentirosos. Essa é a posição padrão de todos os seres humanos caídos. E isso é consistente com a forma como Satanás trabalha: como um mentiroso e um assassino odioso.

O mundo inteiro jaz nas mãos do maligno (1 João 5:19). Isso infecta toda a raça humana, desde o momento em que o ser humano sai do útero. Esta é a evidência inicial da depravação humana.

Mas quando você é convertido, regenerado e transformado, você se torna verdadeiro e amoroso. Esse é o milagre, humanamente inexplicável, da obra gloriosa do Senhor em seu povo. Não que você se torne perfeito, mas porque você tem uma atitude de confissão e arrependimento quando peca, inclusive quando mente (I João 1:6-10; 2:1-2).

Consistente com essa transformação, Paulo diz: “Por isso, deixando a mentira” (Efésios 4:25). Por quê? Foi assim que você aprendeu em Cristo, que é a verdade (v. 20,21). E que você deve se despojar do velho homem corrompido (v.22) e ser renovado no espírito de vosso entendimento (v.24). E assim ele conclui: “E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”.

O comando bíblico é a rejeição das obras das trevas e que andemos na luz, na verdade, longe da mentira.

A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia… (Romanos 13:12-13)

Então temos claro o ensino:

Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros”. (Efésios 4:24,25)

Ele está falando com os crentes. Paulo toma emprestado a declaração de Zacarias no Antigo Testamento:

Eis as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo, executai juízo nas vossas portas, segundo a verdade, em favor da paz; nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ame o juramento falso, porque a todas estas coisas eu aborreço, diz o Senhor (Zacarias 8:16-17).

O dano terrível da mentira na igreja

Somos instruídos a não mentir porque “somos membros uns dos outros”. Se você mentir, você impossibilita o funcionamento do corpo de Cristo.

A analogia deve ser simples: se suas extremidades e seu sistema nervoso começarem a enviar mensagens falsas para seu cérebro, não demorará muito para que você esteja morto. Suas sensibilidades têm que ser precisas, ou você morrerá.

E é assim na igreja. Se as pessoas estão mentindo e as mentiras estão circulando pelo corpo de Cristo, como podemos manter a unidade do Espírito no vínculo da paz? Os mentirosos espalhando informações falsas causam danos profundos ao corpo.

Nem tudo é amplamente difundido, muitas vezes a mentira circula em círculos mais íntimos de relacionamentos. Mas são igualmente danosas contra todo o corpo.

Se você diz que pertence a Cristo, isso se manifestará no fato de que você guardará Seus mandamentos, e isso significa que você dirá apenas a verdade. Seguimos aquele que é a Verdade, nosso Deus é o Deus da verdade. A verdade faz parte da natureza de Deus.

  • Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e cheio de graça, paciente e grande em misericórdia e em verdade (Salmos 86:15)
  • Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (João 14:6)
  • Fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade (1 Timóteo 3:15)

A igreja é a coluna e o fundamento da verdade. Só falando a verdade podemos manter a unidade do Espírito no vínculo da paz. Mentiras enviam os sinais errados e são desastrosamente perigosas.

Como cristãos, conhecemos a verdade. Cremos que existe uma coisa chamada verdade. Afirmamos a verdade absoluta. Nós não apenas afirmamos que a verdade absoluta existe, nós sabemos o que é a verdade absoluta, porque ela é revelada nas páginas das Escrituras.

Então nós somos o povo da verdade. Mas mesmo sendo o povo da verdade, estamos constantemente tendo que lutar contra os mentirosos que se infiltraram na igreja, que é a coluna e o fundamento da verdade.

O corpo pecaminoso que ainda temos é atraído pelo engano, pela mentira, pela ira, pelo ódio etc. Tudo isso ainda estará em nossa carne até o dia da glorificação. Os mentirosos, que desejam causar danos, encontrarão uma audiência porque há algo em nossa carne que nos puxa para esse engano e destruição.

O avanço da mentira e do engano no mundo atual

Nenhuma civilização jamais viveu com tantas mentiras e enganos como essa em que vivemos agora. Antigamente a mentira não tinha tantos meios para se propagar com rapidez. Mas com a evolução dos meios de comunicação, o cenário mudou drasticamente. Explosões de mentiras vieram através do rádio, telefone, imprensa, televisão etc.

E com a Internet ocorreu uma nova explosão de mentiras que está além da compreensão humana. Nenhuma geração foi tão exposta a mais mentiras e enganos do que a atual. É um prato cheio para nossa carne pecaminosa. Você não precisa ir ao encontra da mentira, ela encontra você em qualquer lugar.

Todos mentem às vezes, mas a maioria das pessoas mente na maior parte do tempo. Mentem sobre qualquer coisa. Mentem sobre coisas que nem precisariam mentir.

Vejo aqui tantas crianças. Mas vivemos em um país [EUA] governado por um presidente [desde 2021] que quer leis que permitam mutilar crianças, dizendo que assim elas mudam de sexo. É uma afronta terrível contra Deus, é uma mentira, é uma perversão.

Mas as pessoas acreditam nisso, e se alguém demonstrar que isso é uma mentira, é duramente atacado, perseguido e cancelado. O medo da verdade é a prova da extensão e insustentabilidade das mentiras. As pessoas mentem até sobre de que sexo são.

Todos se desviaram e juntamente se tornaram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua enganam… (Romanos 3:12,13)

O primeiro pecado para demonstrar a tragédia espiritual da humanidade foi a mentira. É um momento difícil, a mentira saturou o mundo. Vivemos rodeados de graves e terríveis mentiras. A humanidade se alegra na mentira (Salmo 62:4).

O Salmos 52: 3-5 diz que os homens preferem mentir do que falar a verdade, amam as palavras devoradoras e possuem língua fraudulenta. É assim que as pessoas são. Mas diz que Deus destruirá os mentirosos.

Romanos 1:25-26 diz que os homens trocaram a verdade de Deus pela mentira, e que, por causa disse, Deus os entregou a paixões vergonhosas.

A mentira avançará – O futuro sombrio deste mundo 

E olhando para o futuro, na manifestação do anticristo final, o homem do pecado, o iníquo, Paulo diz:

2 Tessalonicenses 2
7 Porque o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém.
8 Então será revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda.
9 Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a ação de Satanás, com todo poder, sinais e prodígios da mentira,
10 e com todo engano de injustiça aos que estão perecendo, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.
11 É por este motivo que Deus lhes envia a operação do erro, para darem crédito à mentira,
12 a fim de serem condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.

Esse mundo de mentiras vai ficar cada vez pior, mais afundado no engano e na mentira. Mas haverá o dia em que o Senhor dará um basta e julgará todos os mentirosos.

Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e entrem na cidade pelos portões. Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira (Apocalipse 22:14,15)

É importante que as pessoas entendam como Deus vê o mentiroso.

Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu prazer. (Provérbios 12:22)

Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos (Provérbios 6:16-19)

Deus odeia a língua mentirosa e a ira que se torna ódio, que pode ir tão longe a ponto de matar. E, na maioria das vezes, o assassinato acontece na forma de desprezo, de ódio e de insultos (Mateus 5:21-22). E muitas vezes não se mata por temor das consequências.

Os governos como propagadores da mentira

Provérbios 26:28 diz que a língua mentirosa odeia aqueles a quem fere. Quando alguém mente para as pessoas, ela mente para elas porque as odeia.

Isso é particularmente verdadeiro para os governantes. Se um governante é mentiroso e valoriza as mentiras, as pessoas honestas não se associarão a ele.

Se o governador dá atenção a palavras mentirosas, virão a ser perversos todos os seus servos (Provérbios 29:12)

Quando as pessoas ocupam posições de poder, elas ficam cercadas de mentirosos, e a teia do engano é avassaladora e esmagadora. Por isso Provérbios 17: 7 diz que não convém ao que governa o lábio mentiroso.

Ultimamente em nosso próprio país (EUA), fomos expostos a um nível de mentira que provavelmente a maioria de nós pensou que nunca aconteceria. Mas os ímpios acreditam na mentira.

Quando uma nação chega a esse ponto de influência da mentira, Deus a entrega ao pecado, a uma influência ilusória, e a nação acreditará cada vez mais nas mentiras. Os filhos das trevas são mentirosos e estão cercados de mentiras.

Infelizmente, há também pessoas que se dizem cristãs que tecem teias de mentiras. Um líder religioso corrupto e mentiroso atrai corruptos e mentirosos.

Em todo o Antigo Testamento, lábios mentirosos são sempre uma evidência. O mentiroso odeia a Deus, porque Deus odeia a mentira. Se alguém é um mentiroso satisfeito, ele está enfrentando Deus.

Cada mentira é uma abominação que está registrada no céu para o dia do juízo (Mateus 12:36). O inferno está cheio de mentirosos, mas o céu está cheio de mentirosos arrependidos e perdoados.

Ensine seu filho a fugir da mentira e amar a verdade

O pai deve treinar seu filho em falar apenas a verdade. Sempre disse a meus filhos: “A coisa mais sábia que você pode fazer é admitir que mentiu, porque as consequências da mentira são muito piores do que se você tivesse dito a verdade”.

Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (1 João 1:8-10)

Encobrir o pecado e mentir é o caminho da destruição. Treine seus filhos para falar a verdade, isso é absolutamente vital. Como pai, estabeleça consequências diante da mentira e da ira pecaminosa.

Nossos filhos precisam saber que as consequências da mentira são terríveis. Eles precisam ter pavor da mentira, porque uma pessoa que não teme as consequências da mentira cometerá qualquer crime, qualquer pecado.

Se você fizer com que seu filho tenha medo de mentir, quando ele mentir, você saberá que ele está mentindo porque ele não conseguirá olhar para você. Isso acontece porque sua consciência foi ativada, porque você treinou essa consciência com a verdade.

A igreja deve se opor a mentira, mesmo que o custo seja muito alto

Há um preço a pagar por se dizer a verdade. É daí vem a maior parte da perseguição contra a igreja. Os que nasceram de novo formam o povo da verdade, e falam a verdade. Uma cultura mentirosa não pode tolerar a verdade, porque nenhuma mentira procede da verdade (1 João 2:21).

João escreveu: “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo” (1 João 2:22). Então, os discípulos de Jesus serão sempre inimigos de todo esse sistema de engano e mentiras, cujo príncipe é Satanás.

Em Jeremias 5 temos o profeta pregando ao reino do sul de Judá, dizendo-lhes que o julgamento estava vindo através dos babilônios no cativeiro. E a gravidade do pecado deles, que trouxe o julgamento, é apresentada.

  • Não havia sequer uma pessoa que praticasse a justiça ou buscasse a verdade, para que fosse perdoada (5:1)
  • O povo mentia e jurava falsamente, rejeitava o arrependimento e cada vez mais se endurecia. (5:2-3)
  • Tanto os pobres como os ricos, em comum acordo, se rebelaram contra o Senhor (5:4-5)
  • Em função da sua rebeldia e desvios, um duro julgamento estava por vir sobre todo o povo (5:6-12)
  • A nação negou o Senhor, pervertendo e mentindo sobre o que Deus havia dito através dos profetas (5:13-14)

Negaram ao Senhor e disseram: Não é ele; e: Nenhum mal nos sobrevirá; não veremos espada nem fome. Até os profetas não passam de vento, porque a palavra não está com eles, as suas ameaças se cumprirão contra eles mesmos. Portanto, assim diz o Senhor, o Deus dos Exércitos: Visto que proferiram eles tais palavras, eis que converterei em fogo as minhas palavras na tua boca e a este povo, em lenha, e eles serão consumidos. (Jeremias 5:12-14).

Ninguém pode pensar que Deus está do seu lado quando o despreza. Deus não é cúmplice de abominações e mentiras. Mas muitos imaginam um tipo de deus manipulável, mas esse não é o Deus verdadeiro, o Deus das Escrituras Sagradas.

Vemos por todo lugar líderes religiosos tentando apresentar um falso deus como sendo o Deus verdadeiro. Um falso deus que é conivente com o engano e com a mentira.

Para que deus eles pensam que estão orando ou servindo? Tenho absoluta certeza que não estão orando e nem servindo ao Deus que é tão puro de olhos, que não pode contemplar o mal (Habacuque 1:13).

E repito enfaticamente: Você precisa treinar seus filhos na verdade, caso contrário eles vão se afogar em um mar de mentiras. Se eles não forem contidos pelo temor a Deus, por suas consciências e pelo receio das consequências, eles terão dificuldades em falar apenas a verdade, porque eles estão vivendo em um mundo que a ama a mentira e odeia a verdade. Treine os filhos na verdade.

E Deus completa suas palavras de Juízo contra a casa de Judá, dizendo:

Como a gaiola cheia de pássaros, são as suas casas cheias de fraude; por isso, se tornaram poderosos e enriqueceram. Engordam, tornam-se nédios e ultrapassam até os feitos dos malignos; não defendem a causa, a causa dos órfãos, para que prospere; nem julgam o direito dos necessitados. Não castigaria eu estas coisas? — diz o Senhor; não me vingaria eu de nação como esta? (Jeremias 5:27-29).

Uma nação tomada pela fraude e pela mentira, onde seus líderes prosperam através da perversidade e do engano. Esse era o retrato de Judá, e é o retrato do mundo em que vivemos. E tudo isso é sustentado e fomentado pela mentira e por associações de mentirosos.

Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém que fareis quando estas coisas chegarem ao seu fim? (Jeremias 5:30,31).

Vivemos em mundo que jaz no maligno, naquele que é mentiroso e pai da mentira. É um complexo de mentiras sem Deus. Mas há uma realidade terrível de juízo por vir.

Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte (Apocalipse 21:8)

O inferno é um lugar habitado por mentirosos. No céu só estão os mentirosos arrependidos, que nasceram de novo para uma nova vida em Cristo.

Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira. (Apocalipse 22:13-15)

Esta é a ilustração mais significativa do quanto Deus abomina a estrutura de poder neste mundo. Os ímpios mentem sobre qualquer coisa para encobrir seus pecados, para promover seus desejos pecaminosos e proteger-se ou enriquecer-se em poder e dinheiro.

Nunca houve um ambiente tão hostil de mentiras como aquele que vivemos hoje. Sempre houve mentiras e mentirosos, porque essa é natureza da humanidade caída. Mas nunca foi tão fácil fazer circular mentiras e dominar através delas.

Os mesmos meios de comunicação que fazem prosperar a mentira e os mentirosos, são os mesmos que censuram a verdade e estão banindo os que dizem a verdade. Não importa que tipo de verdade seja. Pode ser a verdade sobre qualquer coisa, ela é censurada.

Se alguém vive mentindo, sejam mentiras diretas, meias verdades destinadas a enganar, falso testemunho, exagero, bajulação, calúnia, difamação, hipocrisia ou qualquer outra prática da mentira, é porque ama e pratica a mentira, o lugar dele é o inferno eterno.

A igreja é edificada sobre o fundamento da verdade, é formada por pessoas que amam a verdade.

  • João escreveu: “Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade” (I João 2:4)
  • Jesus disse: “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mateus 5:37). 

Então deixe a igreja ser verdadeira. Deixe a igreja falar a verdade. E sempre falamos a verdade um para o outro. Nós somos o povo da verdade. A igreja é a coluna e o fundamento da verdade.

Bem, o tempo nosso se foi, vamos nos curvar em oração.

Senhor, as Escrituras são inconfundíveis, não temos desculpas para o pecado. Peço ao Senhor que sonde nossos corações e nos mostre se somos pessoas da verdade ou mentirosos.

Senhor, dá-nos a coragem de ser o povo da verdade, não importa o que vai nos custar, sabendo que Tu és o Deus da verdade, Cristo é a verdade, o Espírito Santo é o Espírito da verdade, a Escritura é a verdade. Estamos protegidos por tua promessa de que Tu protegerás Tua verdade e Teu povo.

Eu oro para que Tu ajudes os pais a criar seus filhos para amar a verdade e odiar a mentira, que Tu protejas os pequeninos desta geração de mentiras que lhes serão contadas em lugares onde eles são vulneráveis: através da mídia, dos professores da escola e outros mais.

Proteja sua igreja das mentiras, para que sejamos sempre conhecidos como fiéis à verdade, que amam a verdade, que proclamam a verdade a qualquer preço.

Senhor, pedimos que Tu faças a Tua obra da graça em cada coração aqui, seja o que for – a transformação da salvação, ou a obra contínua de santificação – para que possamos ser tudo o que Tu queres que sejamos, para a Tua glória; oramos em nome do Salvador. Amém.


Leia também


Este texto é uma síntese do sermão “The Disastrous Sin of Lying”, de John MacArthur, em 10/04/2022.

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

https://www.gty.org/library/sermons-library/49-23/the-disastrous-sin-of-lying

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno


 

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.