Não Ande em Trevas

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos (Sl. 119:105)

Este salmo é bem conhecido da maioria dos cristãos. O quadro é de alguém que precisa fazer uma viagem. A Bíblia retrata a vida humana como uma grande viagem – uma peregrinação.

No entanto, o salmista estava no escuro, incapaz de ver o caminho que deveria seguir. Por conta disso, corria riscos: poderia se perder, se ferir, tropeçar e cair.

A escuridão à qual o salmista estava exposto é uma ilustração da nossa ignorância natural sobre a vontade de Deus para nossa vida, além de nossa incapacidade natural de conhecê-la.

Nossas soluções, motivações, saídas e ideias não passam de trevas. Não conhecemos realmente qual é o caminho. À semelhança da imagem retratada pelo salmista, corremos risco de cair, nos perder ou sofrer feridas mortais.

Porém, o salmista Davi diz que uma lâmpada foi dada ao viajante. Agora, ele pode ver o caminho em que deve andar, sem se desviar dele, embora as trevas continuem a cercá-lo durante toda a jornada.

Ele agora sabe qual é a estrada e pode ver claramente todos os riscos. Podemos dizer que as palavras do salmista são um misto de louvor, ações de graças, advertência, um testemunho a outros e confiança.

Ele agradece a Deus pelo dom precioso da Palavra.
Ele agradece porque sabe o quanto estaria perdido sem a luz da Palavra.
Ele nos adverte para que não andemos pelos caminhos sinuosos e escuros da vida sem a lâmpada de Deus.
Ele testemunha a todos que ele próprio já havia experimentado o poder iluminador da Palavra em sua experiência de vida.
E por fim, ele manifesta sua confiança de que Deus continuaria iluminando seu caminho até o fim da jornada.

Cerca de 170, dentre os 176 versículos do Salmo 119, celebram o ministério da Palavra revelada por Deus, na vida de um homem piedoso, como sua fonte de orientação, esperança, força, correção, humildade, pureza e júbilo.

Por que o contato com a Palavra escrita transforma algumas pessoas e outras não?

A resposta é que apenas alguns permitem que a Palavra escrita os guie à Palavra viva, Jesus Cristo, para quem a Palavra escrita aponta continuamente.

Nem todos chegam com fome, cheios de expectativas, conscientes de que precisam ouvir Deus falar: “Abre a tua boca, e te encherei”, diz o Senhor no Salmo 81.10.

Abrir a boca é um gesto de fome, necessidade e dependência. Se você deseja Deus e sabe o quanto precisa dele, seu contato com a Escritura jamais será superficial e descuidado.

Será como o da criancinha que abre a boca esperando ansiosamente o alimento;
Será como o do sedento que bebe largos goles da água viva;
Será como o do soldado que se agarra com força a sua armadura para vencer o inimigo;
Será como o do viajante que cuida com muita atenção da sua lâmpada, para a luz não se desvanecer.

Essa tem sido a sua experiência? Fome, desejo, necessidade, expectativa por Deus?

Espero que sim! Senhor que seja verdade em nossa vida a experiência do salmista: “lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho”.

J C Ryle (1816-1900), escreveu (sintetizado):

Tu vives num mundo onde a tua alma corre um perigo constante. Os inimigos te cercam por todos os lados. O teu próprio coração é enganador. Os maus exemplos são numerosos.

Satanás está sempre trabalhando para desanimar-te. Acima de tudo, porém, abundam as falsas doutrinas e os falsos mestres de todo tipo. Esse é o teu grande perigo.

Para permanecer em segurança, precisas estar bem armado. Precisas tomar nas mãos as armas que Deus te deu para a tua defesa. Precisas entesourar na mente as Sagradas Escrituras. Isso é estar bem armado.

Arma-te, pois, com um completo conhecimento da Palavra escrita de Deus. Lê a tua Bíblia com regularidade. Torna-te familiar com a tua Bíblia. Se você negligenciar a tua Bíblia, nada poderá lhe guardar do erro. 

Não acredite em coisa alguma, exceto aquilo que está de acordo com as Escrituras, pois somente ela é infalível.

Há muitos que dizem crer na Palavra de Deus, mas a lêem muito pouco. A tua consciência lhe acusa que és uma desssas pessoas?

Se este é seu caso, você obterá pouco dos recusos que a Palavra de Deus te concede. Tu não conseguirás se firmar na verdade e serás tomado por dúvidas e indagações sobre a segurança da salvação, da graça, da fé e da perseverança dos santos.

E você estará vulnerável ao diabo, que é um antigo inimigo astuto. Ele é capaz de citar as Escrituras quando lhe for conviniente e você não estará preparado para combater seus enganos. A espada do Espírito pende frouxamente nas mãos de quem não a estuda.  

Você cometerá muitos erros na vida, problemas no casamento, com os filhos, com a conduta de seus familiares e com as pessoas com quem te associas. 

O mundo pelo qual guias o barco de tua vida está cheio de rochas submersas e outros perigos fatais. Você está vulnerável ao engano de falsos mestres, aderindo às suas ideias  e se desviando para o erro.

Tu estás precisando de lastro, que é a verdade de Deus, e não fico admirado se fores lançado para cá e para lá, como um pedaço de cortiça sobre as ondas.

Lembre-te dos teus muitos inimigos! Arma-te com a Palavra de Deus, que é a espada do Espírito (Ef. 6:17)

Adpatado do livro “Vocábulo de Deus”, de J. I. PACKER, Editora Fiel.

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.