A Volta Gloriosa de Jesus

Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento e recebeu uma falsa coroação de falsos adoradores. Mas, na sua volta, Ele virá das nuvens montado em um cavalo branco em meio ao exército do céu montado em cavalos brancos. Ele virá como um grande conquistador triunfante, como juiz de toda a Terra e Rei dos reis.


Continuando o Evangelho de Marcos, vamos prosseguir no capítulo 13, no sermão profético de Jesus.
Depois de falar sobre a destruição do templo, os terríveis tempos do fim e a grande tribulação, Jesus passou a falar sobre o grande evento culminante da história do mundo: A sua volta (Mc. 13:24-27).

Claro que não é minha intenção esgotar todos os detalhes deste assunto, mas dar a você uma noção do significado e da verdade do texto que está diante de nós. É uma breve passagem, mas o assunto é gigantesco.

Era a noite de quarta-feira da semana da cruz, na sexta-feira Jesus seria crucificado e no domingo ele ressuscitaria. Portanto, estamos vendo o fim do ministério terreno do Senhor Jesus.

Depois da ressurreição, Jesus passou ainda mais 40 dias em seu corpo glorificado, foi visto apenas por aqueles que creram nele, quando ele tratou sobre as coisas pertencentes ao Seu reino.

Mas naquela quarta-feira foi o fim de seu ministério público, quando ele deixou o templo, saiu da cidade de Jerusalém pelo portão oriental do monte do templo e subiu o Monte das Oliveiras.

E então, sentado no Monte das Oliveiras, ele passou a conversar com seus discípulos. E então eles dizem sobre o templo: “Mestre! Que pedras, que construções!” (Mc. 13:1). Mas Jesus lhes responde: “Vês estas grandes construções? Não ficará pedra sobre pedra, que não seja derribada” (Mc. 13:2).

Conforme vimos em sermão anterior (1) Eles estavam impressionados com a imponência do templo, mas Jesus falou de um juízo de Deus sobre a falsa religião e a nação. Em cerca de 40 anos tudo aquilo veio abaixo quando os romanos destruíram Jerusalém e promoveram um massacre em toda a nação.

E então os discípulos perguntaram sobre os sinais do fim dos tempos (Mc. 13:4). Conforme vimos em sermão anterior (1), Jesus falou sobre coisas que aconteceriam entre a sua primeira vinda e a segunda vinda (Mc.13:5-13), com foco no princípios das dores, que marca a primeira metade da 70ª semana de Daniel, quando a Igreja já foi arrebatada. 

Claro que isso foi um choque para os discípulos, que esperavam que Jesus cumprisse em sua primeira vinda todas as promessas messiânicas do Velho Testamento, estabelecendo um reino universal em Jerusalém, libertando Israel dos romanos e consumando todas as promessas das alianças abraâmica, davídica e da Nova Aliança.

Quando Jesus estava sendo assunto ao céu, essa questão na cabeça deles ficou muito clara:

Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. (Atos 1:6-8)

Desde que Jesus foi assunto ao céu o mundo vive em constante perturbação, nunca desfrutou de um período de paz. Desastres naturais, epidemias, fomes etc. são fatos constantes na história.

Conforme vimos no último sermão (2) Jesus passou a falar de um tempo futuro muito grave. Nunca houve nada semelhante a ele em toda a história: A Grande tribulação (Mc. 13:13-23). Jesus disse:

Aqueles dias serão de tamanha tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo, que Deus criou, até agora e nunca jamais haverá. (Marcos 13:19).

Vimos que se trata da segunda metade da 70ª semana de Daniel, o anticristo romperá o falso acordo de paz com Israel, “quando, pois, virdes o abominável da desolação situado onde não deve estar” (Marcos 13:14).

A CONTINUAÇÃO DO SERMÃO PROFÉTICO: A VOLTA DE JESUS

Agora Jesus prossegue em seu sermão profético e fala sobre o próximo acontecimento que encerrará a grande tribulação:

Marcos 13
24 Mas, naqueles dias, após a referida tribulação, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade,
25 As estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados.
26 Então, verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória.
27 E ele enviará os anjos e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, da extremidade da terra até à extremidade do céu.

A grande culminação da história humana é o retorno do Senhor Jesus Cristo do céu. Isso não é difícil de entender, é claro como cristal nas Escrituras.

Quando Jesus foi assunto ao céu, ele foi elevado às alturas e oculto por uma nuvem. Os discípulos ficaram ali olhando para cima, então dois anjos disseram a eles:

Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir. (Atos 1:11)

Jesus voltará da mesma forma que subiu: Visivelmente, manifestamente, nas nuvens. Todo olho verá. Não será um evento secreto.

Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém! (Ap. 1:7)

…Quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo. (2 Tess. 1:7,8)

O mundo está familiarizado com a primeira vinda de Cristo: Belém, a manjedoura, os pastores, a estrela, José e Maria, Herodes, os magos, os anjos – uma chegada realmente humilde. Mas a segunda vinda será diferente, Ele voltará em glória e majestade, como juiz de toda a Terra.

Apesar de ser um assunto de extrema importância, muitos cristãos subestimam ou ignoram este maior de todos os eventos. Muitos estão confusos e muitos pregadores não priorizam pregar sobre esse fato futuro glorioso. João escreveu:

Quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele é. E todo o que tem nele essa plena confiança purifica a si mesmo, assim como Ele é puro. (1 João 3:2-3).

OS SINAIS ESPANTOSOS NOS CÉUS NA VOLTA DE JESUS

Marcos 13
24
Mas, naqueles dias, após a referida tribulação, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade,

25 As estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados.

A volta do Senhor será em poder e glória, será um grande evento. Em Marcos 13:24 Jesus fez referência a Joel. Em Marcos 13:25 Jesus fez referência a Isaías.

Vimos que durante o período da grande tribulação grandes sinais ocorrerão na terra e no céu. Esses sinais são citados em Apocalipse 6, 8 e 16. Mas na volta de Jesus haverá um cenário final.

O poder que mantém os corpos celestes em seu lugar, em sua órbita, fazendo o que normalmente, previsivelmente continuam a fazer, será alterado e abalado. Não foi uma informação nova para os discípulos ou para qualquer judeu que conhecia o Antigo Testamento.

Isaías 13
9 Eis que vem o Dia do Senhor, dia cruel, com ira e ardente furor, para converter a terra em assolação e dela destruir os pecadores.
10 Porque as estrelas e constelações dos céus não darão a sua luz; o sol, logo ao nascer, se escurecerá, e a lua não fará resplandecer a sua luz.
11 Castigarei o mundo por causa da sua maldade e os perversos, por causa da sua iniquidade; farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos violentos.
13 Portanto, farei estremecer os céus; e a terra será sacudida do seu lugar, por causa da ira do Senhor dos Exércitos e por causa do dia do seu ardente furor.
14 Cada um será como a gazela que foge e como o rebanho que ninguém recolhe; cada um voltará para o seu povo e cada um fugirá para a sua terra.
15 Quem for achado será traspassado; e aquele que for apanhado cairá à espada.

Isaías 24
23 A lua se envergonhará, e o sol se confundirá quando o Senhor dos Exércitos reinar no monte Sião e em Jerusalém; perante os seus anciãos haverá glória.

Isaías 34
4 Todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão como um pergaminho; todo o seu exército cairá, como cai a folha da vide e a folha da figueira.
5 Porque a minha espada se embriagou nos céus; eis que, para exercer juízo, desce sobre Edom e sobre o povo que destinei para a destruição.

Joel 2
10 Diante deles, treme a terra, e os céus se abalam; o sol e a lua se escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor.
11 O Senhor levanta a voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque é poderoso quem executa as suas ordens; sim, grande é o Dia do Senhor e mui terrível! Quem o poderá suportar?
31 O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor.

Joel 3
14 Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do Senhor está perto, no vale da Decisão.
15 O sol e a lua se escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor.
16 O Senhor brama de Sião e se fará ouvir de Jerusalém, e os céus e a terra tremerão; mas o Senhor será o refúgio do seu povo e a fortaleza dos filhos de Israel.

Encontramos a mesma coisa em Zacarias 14:6 e Jeremias 30:7. Ezequiel escreveu sobre um paralelo ao livro de Apocalipse e aos eventos que ocorrerão no final do tempo da Tribulação:

Ezequiel 38
18 Naquele dia, quando vier Gogue contra a terra de Israel, diz o Senhor Deus, a minha indignação será mui grande.
19 Pois, no meu zelo, no brasume do meu furor, disse que, naquele dia, será fortemente sacudida a terra de Israel,
20 de tal sorte que os peixes do mar, e as aves do céu, e os animais do campo, e todos os répteis que se arrastam sobre a terra, e todos os homens que estão sobre a face da terra tremerão diante da minha presença; os montes serão deitados abaixo, os precipícios se desfarão, e todos os muros desabarão por terra.
21 Chamarei contra Gogue a espada em todos os meus montes, diz o Senhor Deus; a espada de cada um se voltará contra o seu próximo.
22 Contenderei com ele por meio da peste e do sangue; chuva inundante, grandes pedras de saraiva, fogo e enxofre farei cair sobre ele, sobre as suas tropas e sobre os muitos povos que estiverem com ele.
23 Assim, eu me engrandecerei, vindicarei a minha santidade e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações; e saberão que eu sou o Senhor.

Podemos ver outros exemplos nos livros de Ageu, Sofonias etc. Haverá um cenário no grande dia do Senhor, quando o julgamento final for trazido e o Senhor estabelecer Sua glória diante de todo o mundo e estabelecer Seu reino. No registro de Lucas, Jesus disse:

Lucas 21
25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas;
26 haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados.
27 Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória.

Jesus disse que haverá um sinal que dirá às pessoas naquele tempo futuro que elas estarão no pior momento de toda a história: A segunda metade da grande tribulação, quando ocorrer a abominação da desolação no templo (Mc. 13:12).

Houve sinais preliminares ao longo de toda a história humana de que estamos indo nesta direção. E haverá no futuro todos os sinais que revelarão claramente como parte do grande tempo da grande tribulação de 7 anos, referentes a última semana de Daniel, conforme vimos nos sermão anterior (2).

E no fim da segunda metade da última semana de Daniel, Jesus voltará em retumbante glória, não como um cordeiro, mas como juiz de toda a terra.

O movimento ecologista diz querer preservar o planet. Mas está apenas desperdiçando tempo, dinheiro e energia. O futuro do planeta está determinado para uma devastação total, e não há quem possa alterar isso. Será um tempo tão terrível, que João escreveu:

Apocalipse 6
15 Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes
16 e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro,
17 porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se

JESUS VOLTARÁ NAS NUVENS COM PODER E GLÓRIA

Marcos 13
26 Então, verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória.

 Foi uma citação da Daniel:

Daniel 7
13 Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele.
14 Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído.

Daniel disse: “Com as nuvens do céu”. João diz em Apocalipse que Ele vem “com as nuvens”. Marcos que Ele está virá “nas nuvens”. Lucas diz que Ele virá “em uma nuvem”. E Mateus diz que Ele virá “nas nuvens”.

Ele vem com nuvens ao seu redor, nuvens iluminadas. A escritura diz que as nuvens são a carruagem de Deus.

Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Senhor, Deus meu, como tu és magnificente: sobrevestido de glória e majestade, coberto de luz como de um manto. Tu estendes o céu como uma cortina, pões nas águas o vigamento da tua morada, tomas as nuvens por teu carro e voas nas asas do vento. (Salmos 104:1-3)

Quando o Senhor voltar, Ele reacenderá a luz escurecida do sol e da lua. Isaías diz que a lua terá a luz do sol, e o sol terá uma luz sete vezes mais brilhante do que é. São as luzes em Seu reino glorioso. A luz brilhará na face de Jesus Cristo.

A luz da lua será como a do sol, e a do sol, sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor atar a ferida do seu povo e curar a chaga do golpe que ele deu. (Isaías 30:26)

Jesus disse que todos “verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória” (Mc. 14:26). J

A VOLTA GLORIOSA DE JESUS DESCRITA EM APOCALISE

Apocalipse 19
11 Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.
12 Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo.
13 Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus;
14 e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro.
15 Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.
16 Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

Ele não apenas virá para estabelecer Seu reino, mas também para destruir os ímpios que ainda permanecem na terra. O céu se abrirá diante da exuberante glória do Rei conquistador.

Em sua primeira vinda ele entrou em Jerusalém montado em um jumento e recebeu uma falsa coroação de adoradores superficiais, mas na sua volta ele estará montado em um cavalo branco em meio ao exército do céu montado em cavalos brancos.

Ele virá como um grande conquistador romano viria, triunfantemente montado em um cavalo branco. Essa é a analogia; essa é a imagem que nos permite saber que Ele virá triunfante como Rei dos reis.

Ele é aquele que é “chamado Fiel e Verdadeiro”. O que é isso? Isso significa que Ele virá para cumprir Sua promessa e Sua palavra. Ele virá para fazer o que disse que faria.

Ele virá em justiça, o que significa que Ele agirá contra o pecado. A justiça agirá contra o pecado. O pecado terá alcançado proporções épicas durante o período da grande tribulação, o mundo estará na pior condição moral de sua história. Ele virá para julgar.

Jesus disse que “o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento” (João 5:22). Quando Ele veio pela primeira vez, homens perversos o julgaram injustamente e o condenaram. Quando Ele vier pela segunda vez, Ele os julgará com justiça e os condenará.

O céu nunca pode estar em paz com o pecado. O céu nunca deixará Satanás ter o controle exclusivo deste planeta, esse poder satânico sobre o mundo é apenas temporário. A paciência de Deus tem limite.

O pecado será punido. Os pecadores serão punidos porque Deus é justo. Virá o Rei conquistador com a espada da majestade e da justiça desembainhada. Este conquistador não virá como os outros, por orgulho, ambição, poder e cobiça, mas em perfeita justiça e estrita concordância com todo santo interesse.

Os santos do Antigo Testamento estão lá com Ele. Os santos mortos na grande tribulação estarão lá. E a igreja arrebatada antes da grande tribulação estará lá junto com todos os outros crentes vestidos em “linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos” (Apocalipse 19:8).

Ele virá com os anjos, o exército do céu montado em cavalos brancos (Ap. 19:12), significando um exército triunfante marchando em vitória retumbante para reinar (Ap. 20:4). Assim, os santos que estão no céu e aqueles que estiverem vivos no fim da grande tribulação, reinarão com Cristo no milênio.

O nome do rei se chama “Verbo de Deus” (Ap. 19:13). Deus nunca pode ficar desassociado de sua Palavra. João 1:1 diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1).

O Rei “tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores” (Ap. 19:16), indicando que Ele será o único e soberano monarca da terra.

Ele estabelecerá seu governo milenar quando uma sair “da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro” (Ap. 19:15). A espada afiada em sua boca é um símbolo do poder exterminador de Sua Palavra.

A ira de Deus virá através dele como o carrasco de Deus para esmagar os ímpios. Ele “pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso” (Ap. 19:15). E assim haverá a consumação da ira de Deus sobre a impiedade:

Apocalipse 19
17 Então, vi um anjo posto em pé no sol, e clamou com grande voz, falando a todas as aves que voam pelo meio do céu: Vinde, reuni-vos para a grande ceia de Deus,
18 para que comais carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e seus cavaleiros, carnes de todos, quer livres, quer escravos, tanto pequenos como grandes.
19 E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército.
20 Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre.
21 Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes.

Muitos perguntam: “Onde a igreja do Senhor estará quando tudo isso acontecer?”

Em 1 Tessalonicenses 4:13-18 diz que todos os crentes vivos, juntamente com os que já morreram, encontrarão o Senhor Jesus nos ares e estarão com Ele para sempre. Deus removerá o seu povo da terra. 1 Tessalonicenses 5:9 diz que “Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo”.

O período da grande tribulação será um período em que Deus vai derramar sua ira sobre a terra. Deus não destinou seu povo para a ira. Deus promete livrar os cristãos da ira logo após prometer retirar o Seu povo da terra. Isso une esses dois eventos.

Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra (Apocalipse 3:10).

O texto deve se referir ao tempo da grande tribulação, conforme descrito nos capítulos 6 a 19. Jesus disse que guardará seu povo desse evento equivalente a 70ª semana de Daniel e o “tempo de angústia de Jacó” (Jr. 30:7). O período da grande tribulação será Deus lidando com Israel e não com a igreja,

A REUNIÃO DOS ESCOLHIDOS FEITA PELOS ANJOS

Marcos 13
27 E ele enviará os anjos e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, da extremidade da terra até à extremidade do céu.

Os anjos são os ceifeiros de Deus. Eles reunirão os não crentes para serem castigados (Mc. 13:41,49-50) e os eleitos para a glória.

Os crentes vivos naquela naquele momento são os que se converteram através da pregação das duas testemunhas (Ap. 11:3), das 144 mil testemunhas judaicas (Ap. 7:6) e pela pregação angelical (Ap. 14:6). Muitos deles serão massacrados e martirizados, mas muitos serão protegidos e preservados, e então reunidos no reino milenar de Cristo.

Apocalipse 7
13 Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram?
14 Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro.

Jesus disse que os eleitos reunidos virão “da extremidade da terra até à extremidade do céu”. Ou seja, aqueles que estarão vivos na terra e aqueles que descerão do céu (todos os santos de todas as épocas, inclusive a igreja arrebatada no início da grande tribulação).

Todos os eleitos estarão reunidos para o reino milenar de Cristo. Esse é o futuro. Vamos orar.

Pai, obrigado pela Tua verdade, pela comunhão que temos em torno dela, porque ela une nossos corações. Estamos realmente unidos pelo amor comume pela convicção comum. 

A razão pela qual nos amamos, nos preocupamos uns com os outros, nos alegramos, apoiamos uns aos outros, encorajamos uns aos outros, ficamos lado a lado, oramos uns pelos outros, é porque nós estamos unidos pela fé em Tua Palavra.

Fomos unidos pelo amor porque cremos nas mesmas coisas e dizemos as mesmas coisas, e essas são as coisas que nos unem, mente a mente e coração a coração.

Agradecemos a Ti, Senhor, porque não apenas entendemos o passado e as glórias do nascimento de Cristo, as glórias da cruz de Cristo, as glórias da ressurreição de Cristo, mas também entendemos o futuro e as surpreendentes realidades de Seu retorno. 

E sabemos que está mais próximo do que nunca. Não vamos ser tolos e tentar marcar uma data, mas realmente não há nada que precise acontecer antes que o evento sem sinal do Arrebatamento da Tua igreja.

Sua história está em curso, sabemos disso. Tu és o Deus que ordena a história. E agradecemos que também tenha ordenado nossa história, tornando-nos parte de seus eleitos e trazendo-nos a si mesmo em Cristo, para que possamos reinar com Cristo por mil anos nesta terra, e para todo o sempre no novo céu e a nova terra.

Isso é tremendo para nós, pois Tu és tão bondoso que elegeu pessoas tão indignas como nós. Obrigado por sua graça. Que possamos demonstrar obediência e amor para contigo. Em nome de Cristo. Amém.


Leia Também:


Esta é uma série de  sermões de John MacArthur sobre o Evangelho de Marcos.

Clique aqui e veja o índice com os links dos sermões traduzidos já publicados desta série.


Este texto é uma síntese do sermão “Coming in the Clouds”, de John MacArthur, em 27/3/2011.

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

https://www.gty.org/library/sermons-library/41-68/coming-in-the-clouds

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno.


 

 

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.