Coragem Para Ser Forte

A força espiritual para os crentes é essencialmente uma postura de coragem, e inclui virtudes como coragem de convicção, coragem para resistir a fazer concessões, coragem para confrontar o erro e a falsa doutrina, e coragem para enfrentar intimidação e perseguição e ainda permanecer fiel à sua fé.

Um cristão forte é aquele que vive por princípios em vez de por caprichos ou opiniões. Ele não procura sempre o caminho mais fácil ou lugar seguro, mas enfrenta vários desafios, assume sérios riscos quando necessário, e permanece firme contra a oposição à verdade. Ele é decisivo e tem propósitos e objetivos fixos, e segue em frente ainda que essa seja ocasionalmente uma batalha dolorosa.

A força é uma virtude extremamente necessária nesta época de indecisões, concessões e fraqueza. Vivemos em uma época me que muitos não desejam manter fortes suas convicções por temerem de serem rotulados como antipáticos. É uma postura covarde contrária àquelas que os profetas, apóstolos e reformadores tiveram.

A igreja não precisa de pastores fracos pregando uma mensagem fraca para uma congregação fraca. A igreja precisa de pastores com força de caráter derivada de uma base bíblica. A força espiritual pode ser resumida em: “Sede vigilantes, permanecei firmes, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor” (I Cor. 16:13-14).

Retratos de um cristão forte

O texto grego traduzido como “portai-vos varonilmente” seria melhor expresso como “conduza-se de uma maneira corajosa”. Desde o tempo do antigo Testamento até o início da era industrial, ser homem significava conquistar a vinda em um ambiente hostil. A tradução grega do Antigo Testamento mostra que “portai-vos varonilmente” é uma expressão muito comum no Antigo Testamento. Por exemplo:

Deuteronômio 31
6 Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.
7 Chamou Moisés a Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la.
23 Ordenou o Senhor a Josué, filho de Num, e disse: Sê forte e corajoso, porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que, sob juramento, lhes prometi; e eu serei contigo.

Josué 1
6 Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.
7 Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.
9 Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

Ser forte e corajoso significa viver de acordo com suas convicções, as quais se encontram na Palavra revelada de Deus. O chamado para ser forte e corajoso é uma ordem que só pode ser obedecida pelo poder do Espírito Santo que habita em nós. Devemos ser cheios do Espírito Santo e controlados por Ele à medida que procuramos viver consistentemente pela convicção da verdade divina revelada a nós.

Efésios 3
para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior.

O Cristão como um bom soldado

2 Timóteo 2
1 Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.
2 E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros.
3 Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus.
4 Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.

Se desejamos transmitir a Palavra, temos que estudá-la com dedicação e disciplina. Não se trata de apenas devocionais, mas um mergulho profundo nas verdades bíblicas. Temos que entender nossa grande responsabilidade em transmitir a verdade fielmente aos outros.

O cristão forte é comparado a um soldado. Estamos envolvidos em uma batalha espiritual. Estamos lidando com pessoas que tiveram seus entendimentos cegados pelas trevas (II Cor. 4:4). O sistema mundano liderado por Satanás aprisionou a humanidade em falsas filosofias, falsas religiões e toda espécie de visão antibíblica.

A responsabilidade do cristão é atacar o reino das trevas, e ser instrumento do Senhor para no resgate de almas aprisionadas por Satanás. como diz Judas: “arrebatando-as do fogo” (Jd. 23). Por ser um soldado, o cristão não deveria ficar surpreso com a tarefa árdua e desafiadora que possui. Muito menos é concebível que se assuste e recue com os conflitos inevitáveis. É em uma guerra em que o cristão está.

O cristão deve esperar as fortes dificuldades, pois há grandes riscos envolvidos. Por isso ele deve alinhar suas prioridades e colocar sua vida em risco pela causa do Evangelho. Assim ele deve ser vigilante (Lc. 12:35-40), entender os esquemas de Satanás (Ef. 6:11, I Pe. 5:8-9) e exercer o discernimento (I Tess. 5:20-21; I Jo 4:1). Tudo exige vigilância e energia de um verdadeiro soldado em reconhecimento das tropas inimigas.

Um soldado vive sob autoridade e controle dos seus superiores por todo o tempo. Um soldado de Cristo vive a mesma realidade, pois ele foi chamado a ser fiel e comprometido, em tempo integral, com aquele que o chamou. Em qualquer local ou circunstância ele está pronto para cumprir seu dever de soldado cristão.

Como soldado de Cristo, o cristão tem como principal objetivo agradar o comandante que o alistou para a guerra. Há somente uma pessoa que o cristão deve total fidelidade e prestação de contas: Deus. Paulo foi um fiel soldado, e no fim de sua carreira ele disse:

II Timóteo 4
7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

O Cristão como um atleta

II Timóteo 2
5 Igualmente, o atleta não é coroado se não competir segundo as regras.

No texto grego, o sentido de atleta é de alguém que compete para vencer, para atingir a melhor performance possível. Os cristãos fortes trabalharão arduamente na arena espiritual quando entenderem que estão jogo os interesses de Cristo.

Todo o empenho e a disciplina do atleta serão desperdiçados se ele não competir segundo as regras do jogo. Da mesma forma, somos chamados à obediência da Palavra de Deus na busca da vitória espiritual. Pensando nisso, Paulo instruiu Timóteo:

Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser […] Para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo […]Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. (1 Timóteo 4:7-12)

Cristão vigorosos tem seus anseios fixados no céu, não na terra, e esse objetivo celestial é que nos faz trabalhar com persistência.

I Coríntios
23 Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.
24 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
25 Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.
26 Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.
27 Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.

O cristão se esforça com base em um alvo celestial, ele não luta contra um adversário imaginário, como se estivesse movimentando suas forças sem propósito. E ele sabe que deve estar qualificado para transmitir a verdade.

Filipenses 4
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.

Os filipenses tinham de seguir a verdade de Deus proclamada, juntamente com o exemplo dessa verdade vivida por Paulo diante deles. Essa autoridade demonstrada por Cristo e os apóstolos são credenciais para a carreira cristã.

O Cristão como um lavrador

II Timóteo 2
6 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos.

O cristão deve estar permanentemente ocupado em semear a semente da Palavra de Deus, como fez o semeador na parábola dos solos (Mt. 13: 3-23).

Jesus tratou de 4 tipos de solos. Um deles estava à beira do caminho, impenetrável para a semente. Outro era rochoso, não houve formação de raízes profundas. Outro era cheio de espinhos, a semente foi sufocada. Mas o quarto solo é a boa terra, é aquele que ouve a palavra e a compreende, dando frutos em proporções diferentes.

Na parábola dos solos não há qualquer menção a habilidade do semeador, contradizendo as fórmulas modernas de evangelismo, muitas vezes voltadas ao “gosto do freguês”. A questão é está no tipo de solo em que a boa semente caiu. Sempre que a semente encontra o bom solo ela produz frutos.

O cristão zeloso é um lavrador espiritual, nunca perderá a oportunidade de difundir o evangelho. Ele trabalhará arduamente para isso, quer o solo pareça duro ou receptivo. A Palavra de Deus tem o seu próprio poder, o semeador não tem como intrometer-se ou alterar a semente, seu papel é simplesmente espalhá-la.

A maior parte da nossa vida como cristão assemelha-se mais com a de lavradores do que com as demais imagens do cristão forte. Há dias em que as circunstâncias são interessantes, excitantes ou recompensadoras, mas a maioria dos dias não envolve nada de extraordinário. Mas, independente das circunstâncias, temos a promessa da recompensa celestial. O cristão pode ser mal interpretado, ignorado e sofrer todo tipo de perseguição, mas há uma promessa irrevogável para ele:

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão. (I Coríntios 15:58).


Este post é uma síntese do texto “Coragem Para Ser Forte”, parte do livro “Colunas do Caráter Cristão”, John MacArthur, Editora Cultura Cristã. Síntese realizada pelo Site Rei Eterno


 

Compartilhe

You may also like...