A Esperança que Temos

Há alguns anos um livro obteve grande sucesso ao dizer que uma vida melhor estava para chegar neste mundo. Talvez esse livro não faria muito sucesso nos dias de hoje. Mas, para aqueles que estão caminhando para o inferno, de fato aqui sempre será a melhor vida, depois virá algo terrível na eternidade. Mas o redimido tem uma promessa eterna que garante aquilo que será a sua melhor vida, e não se trata de nada neste mundo.  Nada aqui pode ser comparado com a glória irrevogável que  lhe está reservada por Deus na glória eterna.

Estamos vivendo em um mundo sob o engano dominante, mentiras dominantes, imoralidade e ódio. A maior parte da humanidade odeia a verdade e ataca a verdade de todas as formas possíveis.

Nos Estados Unidos a igreja está experimentando coisas que nunca havia sofrido antes. O sonho nobre de termos uma sociedade justa, sob a influência bíblica, e de um governo que repelisse qualquer ameaça a essa liberdade, simplesmente acabou. Está essencialmente terminado.

Até a Constituição, antes tão reverenciada, se tornou irrelevante, sujeita às manipulações e não oferece qualquer barreira contra as forças do mal. Os Estados Unidos estão literalmente em queda livre, aberto a acolher e multiplicar todo tido de perversão que Deus abomina. A lei, a ordem e a família estão sob ataque cerrado, numa tentativa de silenciar a verdade. Esse é o fim do sonho de quem esperava um futuro melhor.

O último passo na destruição de qualquer sociedade é quando a verdade está sendo atacada. Não é difícil descobrir o que é verdadeiro, pois a verdade é atacada e está sendo criminalizada. A liberdade para praticar o mal passou a ser venerada e estimulada. A nação sucumbiu. Como resultado disso, em 2020, mais de 81 milhões de pessoas elegeram um presidente comprometido com toda perversão que Deus abomina.

  • Como uma sociedade pode cair tão rápido?
  • Como Hitler conseguiu facilmente induzir uma nação inteira a odiar, torturar, assassinar e cometer genocídio? Ele levou uma população quase inteira a deixar sua vida normal para se tornar assassina.
  • Como Stalin compeliu os russos a matarem milhões de seus próprios cidadãos?
  • O que há na natureza humana de tão terrível que faz o homem presa fácil da corrupção, da perversidade, do pecado?

A resposta é simples. Todos os não redimidos são filhos do diabo. E o diabo que vem para roubar, matar e destruir (João 10:10). Se o mundo não redimido não for restringido por leis, pela família e governos, o mal avança sem limites.

É fácil fazer com que as pessoas pratiquem o mal, porque o mal as domina. Quando as restrições são abrandadas ou retiradas, quando o governo não age para punir o mal e recompensar o bem, a sociedade é dominada pelo mal irrestrito.

Se o governo permite o mal e pratica o mal, as pessoas vão se reunir para fazer o mesmo, porque elas são essencialmente más. Não é difícil reunir as pessoas para fazer o mal. A Palavra de Deus tem uma abordagem realista da humanidade caída:

Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer. Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam. Veneno de serpentes está em seus lábios. Suas bocas estão cheias de maldição e amargura. Seus pés são ágeis para derramar sangue; ruína e desgraça marcam os seus caminhos, e não conhecem o caminho da paz. Aos seus olhos é inútil temer a Deus. (Romanos 3:10-18)

Isso é antropologia bíblica. É uma definição bíblica da humanidade. As pessoas correm para fazer o mal. Se não forem restringidos pela consciência, disciplina familiar e pelo governo, caminharão no sentido de executarem intensamente tudo aquilo que o príncipe deste mundo deseja, e ele é mentiroso, ladrão, assassino e destruidor.

Deus executa juízo entregando os perversos a seus desejos destruidores:

E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem. (Romanos 1:28-32)

O homem rebelde e decaído não apenas pratica o mal, mas aprova o mal praticado por outros e querem ver o mal como a regra da sociedade.

Se não fosse pela bendita graça divina, estaríamos completamente desencorajados e desnorteados, mas Deus sustenta os seus. A igreja verdadeira é uma ilha de sanidade em um mar de insanidade.

Não há mais preocupação em camuflar a iniquidade, ela é praticada diante de todos sem o menor pudor. Um cristão verdadeiro nunca pode se sentir confortável neste mundo mergulhado no caos do pecado e cada vez mais atolado irreversivelmente nele.

O homem mau fica cada vez pior, essa é uma queda livre, não é algo temporário e que pode melhorar. Não, não vai melhora. Segue seu curso de cada vez mais ser pior.

A sociedade está sendo amplamente absorvida pela descrença e pelo pecado, até que Deus dê um basta através do juízo. Não podemos melhorar esse quadro caótico, não podemos nos unir a isso e não podemos imitar seus caminhos. A ordem bíblica é:

Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente. (1 João 2:15-17)

Temos que conhecer qual nosso posição e qual a posição em que o mundo está.

Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno (1 João 5:19)

O mundo está sob o poder do maligno e está passando. Somente aqueles que fazem a vontade de Deus permanecerão. Temos que ter em mente a nossa verdadeira pátria e nossa posição de peregrinos.

Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas. (Filipenses 3:20,21)

Não podemos estar apegados com este mundo. Aqui não é nossa pátria. Somos estrangeiros e peregrinos nesta terra. Nosso tesouro está na pátria celestial. Nossa melhor vida ainda virá, a glória do céu.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade (Efésios 1:3-5)

Nós temos uma herança eterna, e ela está reservada e guardada pelo poder divino, nada poderá revogá-la.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, que não pode murchar, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo (1 Pedro 1:3-5)

Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém! (Judas 1:24,25)

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. (João 10:27-29)

Quando você se tornou um cristão, Deus veio habitar em você. É por isso que uma tremenda mudança ocorreu. É por isso que há algo novo em sua vida. O Espírito de Deus está dentro de você. E Ele está para capacitá-lo, enchê-lo, equipa-lo e também para garantir a sua herança.

Ele está lá também para lhe dar confiança. Romanos 8:14 diz que os Filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus. Você vê, Ele tem um trabalho de confirmação. Romanos 8:16 diz que “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. Ele é a força de segurança. Ele é uma garantia.

Efésios 3
11 Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,
12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;
13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;
14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

O próprio Espírito de Deus vem habitar no redimido, assegurar sua salvação eterna e preservá-la até o fim. Ele é a garantia de nossa esperança. Ele nos ilumina e nos faz participantes da herança bendita, vem morar em nós para nos ensinar, nos santifica, faz uma obra contínua em nossas vidas e é o Santo Espírito da promessa, pois é Ele quem nos sustenta até o fim e garante o futuro de nossa herança.  

O Espírito Santo é o penhor da nossa herança. O que isso significa?

“Penhor” significa “garantia” ou  “entrada”. É parte do dinheiro de compra ou de propriedade dada antecipadamente como garantia para o resto. No mesmo sentido, o dom do Espírito para os crentes é um sinal da nossa herança celestial que Cristo nos prometeu e garantiu na cruz.

O Espírito Santo é dado aos crentes como uma “primeira parcela” para assegurar-nos de que a nossa plena herança como filhos de Deus será entregue. O Espírito Santo nos é dado para confirmar que pertencemos a Deus, o qual nos concede o Seu Espírito como um dom, assim como Sua graça e fé são dons (Efésios 2:8-9).

Deus concede-nos o Seu Espírito Santo como o penhor certo de que somos Seus para sempre e seremos salvos no último dia. A prova da presença do Espírito é evidenciada por um coração sensível a Deus e faminto pela verdade.

O Espírito de Deus sela nosso herança eterna. O que significa esse selo? 

1) O selo usado pelos príncipes, reis e nobres, nos tempos bíblicos, era um sinal de segurança.

Quando o inimigos de Daniel induziram Nabucodonosor a fazer um edito ordenando culto à si mesmo, sob pena de morte, Daniel não obedeceu e foi acusado por eles. O rei tentou livrar Daniel, mas seu edito o obrigava a cumprir a sentença. Então “foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel” (Daniel 6:17).

Em outras palavras, ninguém poderia remover aquela pedra, porque estava selada pela maior autoridade da Babilônia. Apenas alguém mais alto que o rei poderia quebrar esse selo. Esse era o sinal da segurança.

Vou dar-lhe outra ilustração. Quando enterraram Jesus Cristo no túmulo, eles rolaram a pedra e o que eles fizeram? Eles o selaram com um selo de Roma (Mateus 27:66). O que significou aquele selo romano? Nenhum poder poderia se atrever a abrir o selo, a menos que fosse um poder maior do que Roma. Você sabe que Deus quebrou aquele selo. Mas o selo era um sinal de segurança.

Ouça, quando você se tornou um cristão, Deus colocou Seu Espírito Santo em você e o selou com o Espírito Santo e disse: “Está seguro. Ninguém pode tocar essa vida”. Como não há nada superior à autoridade de Deus, aquele selo é o sinal máximo de segurança que pode existir. O Espírito Santo é esse selo (Efésios 1:13 e 4:30).

2º) O segundo uso da palavra selo é como um sinal de autenticidade.

Em I Reis 21, temos a história do rei Acabe cobiçando a vinha de Nabote, que recusou a lhe vender. Ele se valeu da maldade de Jezabel, que inventou uma acusação de blasfêmia contra Nabote. Sendo ele morto, Acabe se apossou da vinha.

O versículo 8 diz que Jezabel escreveu cartas em nome de Acabe para executar seu plano maligno “e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote”. E uma vez que ela assinou essa carta e estampou com o selo do rei, a carta tinha uma marca de autenticidade. Esta era uma carta legítima do rei. O selo era a assinatura real e dava autenticidade para a carta.

Quando Deus nos dá Seu Espírito Santo é como se Ele dissesse isso: “Este é um filho autêntico do rei, ninguém pode tocá-lo”. O cristão autêntico é aquele que possui o Espírito Santo, que é selado com uma marca de autenticidade.

3º) O selo também é usado na Bíblia como um sinal de transação (negócio) completa.

Em Jeremias 1:5, Deuz diz a Jeremias: “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta”. Os versos 18 e 19 dizem:

Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra. E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar.

E Jeremias foi fiel em seu ministério profético. Mesmo sabendo que Jerusalém já estava cercada pelos exércitos de Nabucodonosor e seria devastada, ele comprou uma propriedade por direção de Deus (Jeremias 32:8). Os versos 9 a 11 de Jeremias 32 dizem:

Comprei, pois, a herdade de Hanameel, filho de meu tio, a qual está em Anatote; e pesei-lhe o dinheiro, dezessete siclos de prata. E assinei a escritura, e selei-a, e fiz confirmar por testemunhas; e pesei-lhe o dinheiro numa balança. E tomei a escritura da compra, selada segundo a lei e os estatutos, e a cópia aberta.

Você sabe o que o selo significa? É um sinal de uma transação concluída. Amados, não estamos no processo de sermos salvos. Quando você coloca sua fé em Jesus Cristo, Deus lhe deu o Espírito Santo e disse: essa é uma transação concluída.

4º) O selo é uma marca de autoridade.

É um sinal de autoridade. E você encontra isso no livro de Ester, capítulo 8. Ester queria que o rei resolvesse uma questão. Então, ela disse: Tudo bem, você faz o edito, o rei, e você o assina com o selo e vamos realizá-lo. E então, “escreveu-se em nome do rei Assuero e, selando-as com o anel do rei” (Ester 8:10). O selo do rei dava àquelas cartas uma marca de autoridade.

Deus lhe deu o Espírito Santo e você leva consigo a autoridade divina. Portanto, o dom do Espírito Santo, o Espírito da promessa, garante a herança, nos autentica como genuínos, nos delega autoridade divina e simboliza uma transação concluída. Amado, quando Deus lhe deu o Espírito Santo, Ele lhe deu a garantia e toda a garantia que você sempre precisará para que toda promessa nele seja sim.

E, finalmente, vimos o terreno da herança Nele. Nós vimos a garantia da herança – o Espírito da promessa.

Agora, o objetivo da herança. Porque Ele fez isso? O final do versículo 14 diz: “em louvor da sua glória”. Deus quer ser glorificado através de você.

Nós não somos cristãos para a nossa própria glória. Se você quiser buscar alguma glória para si, será como um ser muito insignificante tentando competir com o Deus Eterno. Não há chance. A única coisa que deve nos mover é a busca pela glória de Deus. Somente a glória Dele.

E assim, Deus fez essas coisas por nós. Deixe-me apenas adicionar um pensamento de fechamento. Veja o fim do verso 13 e o início do 14: “o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança”O que é penhor? A palavra grega é “arrabon”. Significa duas coisas: Pagamento antecipado e anel de noivado. Há um compromisso, há um investimento. E é exatamente isso que Deus está dizendo:

Tenho uma promessa para você; Tenho uma herança para você. Eu tenho algo escondido para você que é tão incrível e só para que você saiba que não estou brincando, aqui está o meu pagamento antecipado, aqui está o meu anel de noivado, aqui está o meu Espírito da promessa.

E, amado, o Espírito vive dentro de nós para confirmar-nos constantemente que somos os filhos de Deus e que Ele nos selou para que vejamos o cumprimento de todas as Suas promessas. Bem, meu coração está cheio de louvor por Aquele que é tão gracioso com esse pecador. E tudo vem ao louvor de Sua glória.

E essa promessa eterna garante aquilo que será a sua melhor vida. Não a vida neste mundo. Para aqueles que estão caminhando para o inferno, aqui é a melhor vida para eles, depois virá algo terrível. Mas para o redimido, nada aqui pode ser comparado com a glória que nos está reservada na glória eterna.

  • Alegrai-vos por serdes participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também vos alegreis e exulteis na revelação da sua glória (1 Pedro 4:13)
  • Quando Cristo, que é a vossa vida, for manifestado, também vos manifestareis com Ele em glória (Colossenses 3:4)
  • Estou absolutamente convencido de que os nossos sofrimentos do presente não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada (Romanos 8:18)
  • Sois protegidos pelo poder de Deus, por meio da fé, até a chegada da Salvação prestes a ser plenamente revelada no final dos tempos (1 Pedro 1:5)

Vamos orar

Pai, te agradecemos por Tua Palavra.  Tanto poderia ser dito sobre isso, estamos apenas na superfície dessa maravilhosas verdades. Grato pela revelação da sua Santa Palavra. É incompreensível para nós a tua bondade e misericórdia em decidir salvar pecadores como nós, nos libertando da escravidão daquele que é mentiroso, assassino, ladrão e destruidor.

Nós somos indignos, por isso te agradecemos por Tua graça, pela graça da eleição, pela graça da eleição e a graça final da glorificação. Não podemos nem imaginar estar na Tua presença e sermos perfeitos como Teu Filho.  Mas sabemos que um dia seremos com Ele, quando o virmos como Ele é.

Essa é a nossa melhor vida. Nós te agradecemos por sabermos que esse tempo aqui é apenas um vapor que se vai diante da esperança eterna. Ajude-nos a passar por essa vida antevendo a glória do céu, contemplando a realidade de se estar em Cristo e desejando a tomo momento aquele dia em que não haverá mais pecado, nenhuma transgressão e nenhuma iniquidade. Tudo será santidade, nada além de santidade. E nós seremos santos como Teu filho, para o louvor da Tua gloria.

Até esse tempo chegar, que possamos nos purificar de toda a sujeira que continua na carne, aperfeiçoando a santidade no temor do Senhor. Estamos tão felizes por termos sidos escolhidos antes da fundação do mundo, que Cristo redimiu a cada um de nós porque nos conhecia de antemão e porque fomos predestinados por Ti para uma herança maravilhosa incorruptível e que não pode murchar.

Tu nos destes para Teu Filho como herança transmitida do Pai para o Filho. E ao mesmo tempo nós receberemos a herança completa de tudo que Ele possui, como coerdeiros com Ele. Que possamos colocar nossa afeição nas coisas que são do alto. Que possamos não ficarmos presos nos desapontamentos e distrações.

Que possamos ver Cristo claramente, colocando nossos olhos fixos nele, sendo transformados na sua imagem, de um nível de glória para outro. Essa é nossa oração, em nome Jesus. Amém.


Leia também:


Este texto é uma síntese do sermão “The Believer’s Glorious Inheritancede”, de John MacArthur, em 25/04/2021. 

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

https://www.gty.org/library/sermons-library/49-4/the-believers-glorious-inheritance

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno


 

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.