A Prioridade Única da Vida

Nossas vidas estão cheias de coisas desnecessárias. Elas nos controlam, arruínam nossas atitudes, minam nossa comunhão com Deus e com a Sua Palavra, e destroem nossos relacionamentos. Comprometa sua vida em contemplar ao Senhor. Deus se revela através de sua Palavra. Qual a prioridade de sua vida? 

Lucas 10: 38 a 42 registra uma pequena história maravilhosa. Intitulei esta porção como “A Prioridade do Cristão”.

“Prioridade” é uma palavra muito usada em nosso tempo. À medida que a sociedade se torna cada vez mais confusa, a palavra “prioridade” parece estar na boca de pessoas que buscam estabelecer coisas com as quais precisam se comprometer.

E quando dizemos “prioridade” geralmente queremos dizer o que é importante, ou o que é o principal, ou o que é mais necessário. Uma prioridade então é algo que vem antes de tudo. Ela precede todo e está à frente de tudo. É o essencial e fundacional.

Qual a sua prioridade?

Se eu perguntar sobre a prioridade da vida às pessoas em geral, acharei muitas respostas diferentes. Mas, se eu fizer essa pergunta aos cristãos, deverá haver apenas uma resposta.

Você pode estar pensando sobre igreja, família, trabalho, amar o Senhor, testemunhar etc. Mas não estou falando de prioridades, estou falando de prioridade. Só existe uma e não várias.

Há uma coisa simples que é a única prioridade do cristão. Mas, se você a perder, você perde todo o resto. Se você a buscar, o resto de sua vida cristã se desenvolve. Mas se você perder a prioridade, você mancará sem a possibilidade de bênção e utilidade adequadas.

O contexto do ministério de Jesus naquele momento

Lucas 10
38 Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.
39 Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.
40 Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.
41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.
42 Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

É uma história simples, o suficiente para apresentar algo simples: Maria escolheu a prioridade e Marta perdeu. Por que Lucas registrou essa história? Que cenário está acontecendo aqui?

Era o início dos últimos seis meses da vida de Jesus. Até a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, na última semana de Sua vida, Jesus estava na estrada. Nesta passagem ele já estava na estrada há alguns meses, desde que encerrou Seu ministério na Galileia.

Ele saiu da Galileia e andou por cidades e aldeias pregando. Ele enviou 70 discípulos para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir (Lc. 10:1).

Agora são os últimos seis meses e Jesus irá visitar esses lugares. Então estamos na estrada com Ele como Lucas 10: 38 diz: “Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado…”.

Entre o capítulo 10:38 até o capítulo 19 de Lucas, Jesus se concentra principalmente em Seu ministério de ensino. Os milagres ficarão em segundo plano. Eles são mencionados apenas ocasionalmente. A ênfase foi o ensino do Senhor.

Este é o último semestre de preparação para seus discípulos levarem o evangelho até os confins da terra. É a preparação final deles para proclamar a vontade de Deus, alguns para serem inspirados pelo Espírito Santo para escrever o Novo Testamento.

Em Lucas 10:38 Jesus entrou em uma certa aldeia. Em Lucas 11:1 Jesus estava orando em certo lugar. E será assim até Lucas 18:35. E finalmente teremos uma cidade mencionada: Jericó, de onde Jesus foi para Jerusalém.

Lucas não se preocupou em dizer onde Jesus estava. Os milagres são citados apenas ocasionalmente. O foco aqui está no conteúdo de Seu ensino. Não temos certeza de que isso esteja necessariamente em sequência cronológica.

Mas o que é importante é que aprendamos o que Ele ensinou. Esta é uma instrução privada do Deus encarnado. Em muitos aspectos, é o momento mais rico de todo o evangelho de Lucas.

O ensino de Jesus

Ser discípulo significa negar a si mesmo, tomar a cruz e seguir a Jesus (Lc. 9:23). Os discípulos do Senhor pensam como o seu Senhor pensa.

E como saberemos como o Senhor pensa? Assumindo a postura de Maria. Sentar-se aos Seus pés e estar perto dele o máximo possível. O melhor que podemos fazer é sentar e ouvir o que Ele diz. Ele nos instruirá sobre todos os assuntos essenciais da vida.

O Senhor instruiu seus discípulos sobre o contentamento, a justiça, a santidade, a humildade, a lealdade, o perdão, o juízo eterno, a salvação, a perseguição, a fé etc. E foi um ensino completo e inigualável.

Só há uma postura a se fazer: Estar ali aos Seus pés como Maria fez. O ensinamento do Senhor era radical, exigia um afastamento do entendimento do judaísmo apóstata.

Deus fala através de Sua Palavra. E Deus falou através de Seu Filho. E quando Jesus fala, é Deus falando. Ele disse:

Aquele que me enviou é verdadeiro, de modo que as coisas que dele tenho ouvido, essas digo ao mundo […] quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que Eu Sou e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou. E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada […] Mas agora procurais matar-me, a mim que vos tenho falado a verdade que ouvi de Deus (João 8:26, 28-29, 40).

O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo. (João 7:16,17)

Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. (João 15:15)

Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra. Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti; porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. (João 17:6-8).

Que privilégio é ouvir a verdade absoluta da própria boca do Deus encarnado. A realidade mais importante do mundo é a verdade divina.

Mas há tantos cristãos e pregadores que não entendem quão importante é a verdade de Deus. A Palavra de Deus tem muitos inimigos, mas Marta, mesmo crendo em Jesus e sendo sua amiga íntima, perdeu a prioridade maior da vida.

Marta e Maria não estavam em nenhum ministério oficial, mas isso não muda nada. A prioridade de sentar-se aos pés de Jesus e ouvir a Palavra de Deus pertence a cada crente. É para esta prioridade que somos chamados.

A única prioridade para todos os cristãos é ouvir a Palavra revelada de Deus. Isso é anterior a qualquer outro dever espiritual, que é motivado, informado e definido pelas Escrituras.

A chegada de Jesus no povoado onde moravam Marta e Maria

Em Lucas 9:51 Jesus havia decidido ir para Jerusalém, onde seria crucificado. Mas a viagem até seu destino final durou 6 meses. E nesse tempo ele andou por vários lugares ensinando a Palavra de Deus.

No primeiro lugar que Jesus entraria seria em uma aldeia samaritana. Ele enviou mensageiros à frente para que providenciassem pousada para ele. Mas os samaritanos daquela aldeia recusaram receber Jesus.

Tiago e João reagiram dizendo: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?” (Lc. 9:54). Jesus os repreendeu e seguiu para outra aldeia.

Logo em seguida ele enviou 70 discípulos, de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir (Lucas 10:1). E foi então que ele entrou em certo povoado, provavelmente visitado por alguns dos 70 enviados, e hospedou-se na casa de Maria e Marta (Lc. 10:38).

Como o nome de Marta é sempre mencionado antes de Maria, provavelmente era ela a mais velha das duas irmãs. E também provavelmente ela era viúva, já que nenhum marido foi nomeado. O sentido original é que elas estavam entusiasmadas por hospedar Jesus.

Em Lucas 10:40 Marta chama Jesus de Senhor. Em algum momento ela e Maria abraçaram a verdade de que Jesus era o Messias. Talvez pela pregação dos 70 discípulos. E aqui Jesus estava chegando para o povoado delas.

Marta se apressou em tomar a iniciativa. E aqui estava uma casa receptiva. Jesus havia instruído os 70 discípulos que se fossem bem recebidos em uma casa, ficassem nela hospedado, evitando mudar de casa em casa (Lc. 10:5-7).

O objetivo de Marta era acolher Jesus, servi-Lo com hospitalidade. Isso só é igualado por Abraão e Sara, quando Deus (na pessoa pré-encarnada de Jesus) e dois anjos vieram para jantar (Gen. 18). Agora veio Deus (na pessoa encarnada de Jesus) e seus apóstolos.

O irmão de Marta, Lázaro, não é mencionado aqui, mas sua irmã estava lá. O texto não diz nada sobre Maria, mesmo assim ela se torna a figura central da história e se torna o exemplo para todos nós.

Tudo o que sabemos sobre Maria é que quando Jesus chegou à sua casa, ela estava ouvindo as palavras do Senhor, sentada a Seus pés. Isso é tudo que sabemos. Mas isso é suficiente para nos contar sobre ela.

Jesus passava o tempo todo ensinando. Ele veio para falar a Palavra da verdade. E ela estava lá “assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos” (Lucas 10:39). Ela reconheceu Jesus como o Senhor e o Messias, assim como Marta.

Ela não apenas estava ouvindo a Palavra do Senhor, mas estava assentada a seus pés. Isso era um comportamento não tolerado pelos rabinos para uma mulher. A posição dela indicava seu intenso interesse em Seu ensino. Ela chegou o mais perto que pôde para não perder uma palavra.

A grande prioridade: 

Maria estava literalmente contemplando o Senhor e seus ensinos claros e verdadeiros. Ela demonstrou a atitude de um verdadeiro crente.

Para que possamos agradar a Deus é necessário ouvir a sua Palavra e praticá-la. Não há como dissociar as duas coisas. O Senhor ensinou isso de forma muito clara:

Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem-construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa. (Lucas 6:47-49)

Chamar Jesus de Senhor não é suficiente. Jesus disse: “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lucas 6:46).

Os verdadeiros discípulos de Jesus ouvem a sua Palavra e vivem de acordo com ela. E ali estava Maria ouvindo a Palavra do Senhor com total devoção, evidenciando sua verdadeira conversão.

Vieram ter com ele sua mãe e seus irmãos e não podiam aproximar-se por causa da concorrência de povo. E lhe comunicaram: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te. Ele, porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam. (Lucas 8:19-21)

O verdadeiro crente ouve a Palavra de Deus e demonstram obediência e amor a Deus ao praticá-la.

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele […] se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou. (João 14:21,23-24)

O verdadeiro crente tem o desejo ardente de aprender a verdade e colocá-la em prática. Maria tinha o desejo de ouvir a Palavra de Deus, ela não desperdiçou aquela incrível oportunidade.

Maria estava sentada aos pés do Senhor do céu ouvindo a própria verdade do Senhor do céu. Sua prioridade era ouvir a verdade, amar a verdade, crer na verdade e agir de acordo com a verdade.

Seis meses depois, agora em Betânia, a poucos dias da cruz, Maria demonstrou toda sua humildade, devoção e amor pelo pelo Senhor:

Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa. Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. (João 12:2,3)

Não é possível alguém se dizer cristão, mas não ter fome da Palavra de Deus e não entender o privilégio de ouvir a Palavra de Deus. Os verdadeiros cristãos creem e se deleitam na Palavra de Deus. Eles estão sempre com desejo ardente de ouvir a Palavra.

O perigo de negligenciar a prioridade

Lucas 10
40 Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.

No original grego, o sentido é que Marta estava em meio a uma grande agitação. Ela estava muito preocupada com a comida e outras coisas para hospedar o Senhor e aqueles que ficariam com ele ali.

Marta cria no Senhor e tinha vontade de ouvir a Palavra do Senhor, não pode haver dúvidas quanto a isto. Em Betânia, seis meses depois, ela disse a Jesus: “eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo” (João 11:27).

Mas, naquele momento específico, ela foi arrastada e envolvida literalmente com tantos serviços e preocupações para exercer a hospitalidade, a ponto de sacrificar o mais importante. 

A hospitalidade é uma marca que deve estar naqueles que estão em Cristo. Ela é ordenada na Bíblia (Romanos 12:13, 1 Pedro 4:10 etc.). E ser boa dona de casa é também uma marca da mulher cristã (Tito 2: 4-5 etc.). É bom fazer essas coisas. Sua devoção é louvável.

E, claro, ela estava fazendo isso para o Senhor, o principal de todos os convidados que estavam ali. Mas isso acabou por inverter as prioridades. Deus estava ali ensinando a verdade, não havia nada mais a se fazer a não ser parar para ouvir.

Marta estava agitada por todos os lados tentando cuidar das coisas para uma boa hospitalidade, e estava perdendo o tremendo privilégio que estava à sua disposição: Aprender a verdade divina ensinada pelo próprio Deus encarnado. Maria aproveitou o privilégio.

E por não ter atentado para a prioridade da vida, tudo ficou confuso para Marta naquele momento. Ela perdeu a alegria do seu serviço e se queixou de Maria perante o Senhor. Irritada, ela disse, em outras Palavras:

Senhor, você poderia esperar aí por um minuto? E eu sei que estas são coisas importantes, mas Maria não se importou com a refeição e com as providências para hospedagem. O Senhor não se importa que ela deixe eu fazer tudo sozinha?

Que acusação! “O Senhor não se importa?” Quero dizer, essa é uma das declarações mais deselegantes já feitas por um ser humano a Jesus. Ela estava fora de controle e exagerou. É como se dissesse:

Bem, o Senhor vai ficar aí ensinando a Palavra de Deus e a verdade do Evangelho, ignorando o fato de que a mesa não está posta? Eu sei que o Senhor ensina todos os segredos do tempo e da eternidade. Eu sei que o Senhor sabe tudo o que precisa ser conhecido sobre a vida e a morte, a justiça e a iniquidade, e todas as glórias do céu. Mas o Senhor sabe que há muito serviço para se fazer aqui. E Maria está aí sentada a seus pés sem fazer nada. Manda-a sair daí para me ajudar.

Marta ficou toda envolvida no que é perecível que esqueceu do pão que alimenta a alma. Que visão distorcida. Ela percorreu todo um caminho para dar uma ordem ao Deus encarnado. Veja o que a inversão de prioridade pode causar!

Agora, antes de você condenar Marta, pare um momento e responda: o que é que o impede de ouvir a Palavra de Deus todos os dias? Qual sua prioridade em relação a isso a cada dia? Qual seu compromisso em estar reunido com os irmãos para ouvir a Palavra?

Muitos renunciam aos momentos de comunhão pessoal com Deus e com a Sua Palavra, renunciam aos momentos de comunhão com a igreja, onde adoramos o Senhor juntos e aprendemos juntos a Palavra do Senhor. Qual o motivo? para preparar refeições elaboradas, assistir a um jogo de futebol ou fazer qualquer outra coisa.

Tudo isso são indicativos de prioridades erradas. Troca-se momentos de aprender a Palavra do Senhor pelas agitações desse mundo. Antes de olhar para Marta, olhe para sua própria vida e pergunte se as suas prioridades estão corretas.

Se você se permitir ser sugado por tantas coisas e agitações, você terminará frustrado e poderá assumir uma postura de condenar aqueles que estão fazendo a coisa certa, tentando se justificar.

O Senhor poderia ter sido mais rigoroso com Marta. Mas ele faz uma repreensão de forma graciosa.

Lucas 10
41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.
42 Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

Jesus não estava falando do número de pratos que deveriam ser servidos. A única coisa necessária era exemplificada por Maria, ou seja, uma atitude de adoração e meditação, ouvindo com a mente e o coração abertos às palavras do Senhor.

Nossas vidas estão tão cheias de coisas desnecessárias. Essas coisas nos controlam, arruínam nossas atitudes, prejudicam nossa comunhão com Deus e com a Sua Palvara, e acabam com nossos relacionamentos.

Comprometa sua vida com uma coisa: contemplar a beleza do Senhor. A Palavra do Senhor é a única maneira pela qual o Senhor se revela. Maria escolher a melhor parte. E você?

Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca. Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. (Salmos 119:103-105)

Moisés disse a Israel:

Deus te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem. (Deuteronômio 8:3)

Essa é a nossa vida. Essa é a nossa prioridade. Isso é o que tem que vir antes de qualquer outra coisa. Nada é melhor do que ouvir o Senhor falar, nada é tão importante, nada se compara a isso.

Jesus disse a Marta: “Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lucas 10:42). Em outras palavras: “Não vou tirar isso dela. Não vou mandá-la para a cozinha. Isso seria absolutamente uma tolice”.

Maria queria conhecer mais o Senhor, contemplá-lo e ouvir seus ensinos. Nada é tão importante que a verdade divina. É a prioridade. E o Senhor fica ao lado de Maria. Nada poderia ser melhor que isso.

Pai, nós Te agradecemos por este relato maravilhoso. Quão instrutivo é! Sabemos que mais tarde na história, quando nosso Senhor estava em Betânia, Marta afirmou novamente a sua fé, confessando que Tu és o Senhor da vida. Mas essa história nos alerta quanto aos momentos que nos destraímos.

Queremos ser diligentes em tudo, mas nunca, jamais, dexiar que qualquer coisa substitua o sentar-se aos teus pés de Jesus e ouvi-lo falar, contemplar tua glória, obedecê-lo, amá-lo e proclamar o teu nome. 

É por isso que Paulo disse: “vos encomendo a Deus e à palavra da sua graça, àquele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados” [Atos 20:32]. E que a espada do Espírito é a Palavra de Deus [Ef. 6:17]. E que a Palavra de Cristo habite ricamente em vós com toda a sabedoria [Cl. 3:16].

É por isso que Pedro disse: “desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação” [1 Pedro 2:2]. É por isso que João disse que você é forte porque a Palavra de Deus permanece em você [1 João 3:14].

Força espiritual, esperança, segurança, confiança, sabedoria, alegria, gratidão, nutrição, vitória sobre Satanás e o erro, todos os elementos da nossa vida cristã que são importantes seguem a prioridade de ouvir a Palavra. Agradecemos por termos o privilégio de fazer isso aqui. Que todos sejamos fiéis em nome de nosso Salvador. Amém.


Este texto é uma síntese do sermão “The Christian’s Priority”, de John MacArthur, em 21/09/2003.

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

https://www.gty.org/library/sermons-library/42-145/the-christians-priority

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno.


 

 

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.