O Cego Espiritual Temporário

No sermão anterior, John MacArthur começou a tratar de Marcos 8: 11-21, onde está registrado dois tipos de cegueira espiritual: A permanente e a temporária.

Ele demonstrou biblicamente  que a cegueira espiritual é uma condição humana universal. Todo ser humano nascido neste mundo, desde a queda, nasceu espiritualmente cego. E essa cegueira é profunda e completa. Esse é o diagnóstico bíblico da condição humana.

Observou que a cegueira tem várias dimensões: a própria natureza pecadora, o amor ao pecado, a ação de Satanás e a ocultação permanente da luz, como resultado do juízo, com consequências eternas.

Recomendamos a leitura o sermão anterior quando ele tratou da cegueira permanente, exemplificada na condição dos fariseus, saduceus e todos que seguiam a elite religiosa de Israel nos dias de Jesus.

A cegueira temporária, exemplificada no texto por seus discípulos, que creram em Cristo, é uma marca daqueles que passaram a enxergar e seguir a luz, cumprindo-se o que diz as Escrituras:

Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais (Efésios 1:17-20).

Breve revisão sobre a cegueira permanente (assunto do sermão anterior)

Marcos 8
11 E, saindo os fariseus, puseram-se a discutir com ele; e, tentando-o, pediram-lhe um sinal do céu.
12 Jesus, porém, arrancou do íntimo do seu espírito um gemido e disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se lhe dará sinal algum.
13 E, deixando-os, tornou a embarcar e foi para o outro lado.

Os versículos 11 a 13 de Marcos 8 mostram a rejeição que a elite religiosa e seus seguidores tiveram por Jesus. João 21:25 diz que se fossem registrados tudo que Jesus fez, não haveria livros suficientes para se registrar. Mas, mesmo assim, no seu julgamento, os líderes religiosos e seus seguidores bradaram: “Fora! Fora! Crucifica-o! Não temos rei, senão César!” (João 19:15).

Em Marcos 8:13 registra que Jesus os abandonou em sua incredulidade e passou a andar apenas com os discípulos na Galileia (Marcos 9:30-31). E em Marcos 10:1 diz que Efoi então para a Judeia. Ele deixou seus rejeitadores para trás. Que tragédia.

A elite religiosa e seus seguidores na Galileia haviam decidido que Jesus não era o Messias. Jesus se retirou do meio deles na Galileia e logo depois foi embora para a Judeia. O sol não se pôs, ele simplesmente foi embora. Aquelas pessoas continuaram a cultivar sua religiosidade vazia sem a presença de Deus. 

Nota do site: Em Ezequiel 10 a 13 o profeta relata a glória do Senhor abandonando o templo e indo para fora de Jerusalém. Mas a religião continuou funcionando normalmente. O mesmo aconteceu quando Jesus abandonou a elite religiosa e seus seguidores na Galileia e foi embora para a Judeia. A luz foi embora, mas a religião continuou a funcionar normalmente.

A cegueira espiritual é uma condição humana universal. Todo ser humano nascido neste mundo, desde a queda, nasceu espiritualmente cego. E essa cegueira é profunda e completa. Esse é o diagnóstico bíblico da condição humana.

Todos os  homens nascem espiritualmente mortos. O morto não enxerga. Aqueles que não nasceram de novo, continuarão mortos e ainda experimentarão a segunda morte, as trevas eternas (Ap. 20:14). 

Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais (Efésios 2:1-3).

Por outro lado, em João 11:25, Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”.

A cegueira temporária

Marcos 8
14 Ora, aconteceu que eles se esqueceram de levar pães e, no barco, não tinham consigo senão um só.
15 Preveniu-os Jesus, dizendo: Vede, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.
16 E eles discorriam entre si: É que não temos pão.
17 Jesus, percebendo-o, lhes perguntou: Por que discorreis sobre o não terdes pão? Ainda não considerastes, nem compreendestes? Tendes o coração endurecido?
18 Tendo olhos, não vedes? E, tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais
19 de quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes? Responderam eles: Doze!
20 E de quando parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes? Responderam: Sete!
21 Ao que lhes disse Jesus: Não compreendeis ainda?

Mas, por outro lado, havia um pequeno grupo de homens e mulheres que viram a Luz e seguiram a Luz. Eles são conhecidos como discípulos. Incluía os apóstolos e outros seguidores de Jesus. Eles viraram as costas para a escuridão e seguiram a Luz.

E este é um ponto crucial aqui no ministério de Jesus na Galileia, porque é aqui que os líderes de Israel, em nome da nação, deram o veredicto final de que Jesus não era o Messias, o Salvador.

A questão então era quem seguiria Jesus? Porque seguir Jesus significava romper com a estrutura religiosa da nação. E foi exatamente isso que os discípulos fizeram. A cegueira espiritual para eles era apenas temporária.

  • O coração endurecido é um problema para as pessoas religiosas. Você entende isso?
  • Um coração ignorante não pode se endurecer contra a verdade. Você entende isso?

Para se endurecer contra a verdade, é preciso expor-se à verdade. Somente um coração conhecedor pode se endurecer.

É por isso que aqueles mais próximos de Jesus, ou seja, os líderes de Israel, as pessoas que os seguiram e os discípulos, corriam o maior perigo de endurecimento do coração. E o mesmo acontece com qualquer um que esteja exposto à verdade.

Os líderes de Israel e seus liderados andaram perto de Jesus, e como o rejeitaram, chegaram  à cegueira permanente, a cegueira judicial, o julgamento e as trevas exteriores, tal como vimos no sermão anterior.

Os  que são permanentemente cegos não apenas se sentem à vontade com os outros na escuridão, mas também se aprofundam cada vez mais na escuridão à medida que a revelação cessa. E, finalmente, eles estão condenados à escuridão permanente, a escuridão eterna.

A conversa de Jesus com os saduceus e fariseus encerra-se em Marcos 8:13, que diz: “E, deixando-os, tornou a embarcar e foi para o outro lado”. Ou seja, Jesus os abandonou e não mais esteve mais com eles. Pouco tempo depois ele foi embora da Galileia rumo à Judeia, e não mais retornou para lá.

A luz se foi, eles ficaram na escuridão. Marcos 9:30 diz que Jesus já não andava mais publicamente na Galileia. Ele só andou com os discípulos. Marcos 10:1 diz que então Jesus foi embora de lá.

Então, conforme Marcos 8:13, Jesus entrou no barco e atravessou o Mar da Galileia, e os discípulos foram com ele. Os discípulos eram cegos, mas seus olhos foram abertos, a Luz brilhou para eles.

Eles compreenderam a Luz, e a Luz é cada vez mais brilhante à medida que seguem a Cristo. Eles são os crentes, aqueles que procuram andar na luz e rejeitam a escuridão da ignorância e as trevas do pecado.

Eles entenderam o custo, o preço. Eles abandonaram tudo e sofreram mais tarde perseguições terríveis, tal como Jesus os alertou:

Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus. Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim (João 16:1-3).

Marcos 8: 14-16 registra que Jesus disse aos discípulos: “guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes”. Mateus 16:6 registra: “acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus”. Mateus 16:6 eles entenderam que Jesus falava de pão, porque só havia um pão com eles para todos.

Jesus havia acabado de sofrer mais uma rejeição da elite religiosa, mas os discípulos estavam preocupados com a refeição, mesmo tendo testemunhado duas multiplicações de pães e peixes, que alimentou duas multidões.

Isso parece ser bastante míope. Para qualquer luz que eles viam, restava ainda muita cegueira. Mas se alguém está na luz, ele se sente confortável com a Luz. Por isso, mesmo vendo Jesus sendo rejeitado pelos cegos que amam a escuridão, ele estraram no barco e continuaram seguindo a Jesus.

E, seguindo a Jesus, eles teriam cada vez mais luz. E essa é a primeira coisa que marca as pessoas da Luz: elas correm para a Luz, a Luz da santidade e a Luz da verdade. Elas querem mais luz.

E quando Jesus os advertiu sobre o fermento dos fariseus, dos saduceus e de Herodes, ele estava os advertindo de forma severa contra a influência deles.

  • Os fariseus eram legalistas,
  • Os saduceus eram liberais
  • Os herodianos eram secularistas. Eram membros de uma seita judaica que fazia profissão de honrar a memória de Herodes, que reedificara o Templo de Jerusalém. Eles eram inimigos dos fariseus, mas se uniram a eles contra Jesus.

Jesus estava dizendo: “cuidado com as influências do legalismo, do liberalismo e do secularismo.”

O fermento é uma ilustração bíblica de influência. O fermento biológico faz a massa crescer por ação dos fungos que se alimentam da glicose. Sua digestão produz, entre outras substâncias, as bolhas de gás carbônico (ou dióxido de carbono) que fazem a massa crescer.

Eles estavam cercados por diversas formas apóstatas do judaísmo. E todas elas tinham um poder invisível, penetrante e corruptor sobre as pessoas expostas a elas. Essas doutrinas apóstatas tinham grande capacidade de fazer inchar uma religiosidade vazia e hipócrita.  

O fermento dos saduceus era liberalismo e a negação do sobrenatural. O fermento dos fariseus era a influência corruptora do legalismo, das obras externas. O fermento dos herodianos era a influência corruptora dos assuntos políticos da dinastia dos Herodes.

Mas todos eles tinham algo em comum: Total rejeição a Cristo. Mesmo sendo inimigos, como cegos espirituais permanentes, eles se juntaram contra a luz.

Jesus foi o educador modelo. Ele foi o protetor de Seus alunos. Ele os ensinou e os protegeu. Ele lhes disse o que eles precisavam saber e fazer, e o que eles precisavam tomar cuidado, fugir e evitar. Em João 17:12 Jesus disse:

Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura (João 17:12)

Mas em Marcos 8:16 os discípulos discutiam entre si dizendo: “Não temos pão”. Eles não entenderam o que Jesus havia acabado se ensinar, e ao invés de conversarem sobre como se proteger do fermento dos fariseus, dos saduceus e dos herodianos, eles estavam preocupados com o almoço. E assim Marcos relatou:

Marcos 8
17 Jesus, percebendo-o, lhes perguntou: Por que discorreis sobre o não terdes pão? Ainda não considerastes, nem compreendestes? Tendes o coração endurecido?
18 Tendo olhos, não vedes? E, tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais
19 de quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes? Responderam eles: Doze!
20 E de quando parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes? Responderam: Sete!
21 Ao que lhes disse Jesus: Não compreendeis ainda?

Eles estavam confortáveis com a Luz e queriam estar com Jesus, mas eles precisavam de mais luz. Mas na bondade do Senhor, eles foram conduzidos a uma luz maior. Enquanto isso, os cegos espirituais ficam mais confortáveis na escuridão e terminarão nas trevas eternas.

O Senhor demonstrou sua paciência, e os questiona:

Por que vocês estão preocupados com pão? Vocês não entenderam ainda? Vocês não lembram que eu alimentei duas multidões? Por que esse coração endurecido?

Muitas vezes, no estresse do momento presente, esquecemos os cuidados de Deus no passado. Por vezes, tudo que precisamos entender agora é o passado. Se Deus foi fiel no passado, Ele será fiel no presente. Se Ele foi provedor no passado, Ele pode prover no presente.

Sobre o fim desse incidente, Mateus registrou:

Mateus 16
11 Como não compreendeis que não vos falei a respeito de pães? E sim: acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.
12 Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus.

Mateus ressalta: “Então eles entenderam.” Eles entenderam que Jesus se referia a doutrina dos fariseus e saduceus e não a fermento de pão. Foi um passo mais adiante na vida deles. Eles estavam se preparando para questões muito maiores.

Jesus era um discipulador. Ele simplesmente os move para uma luz maior. Aqueles que seguem a Luz sentem-se confortáveis com a Luz e são conduzidos para uma luz maior.

Aqueles que vivem na luz, querem viver permanentemente na luz. Mesmo com todas as dificuldades, aqueles homens não se afastaram de Jesus e foram testemunhas oculares de sua vida, ensino, obra, sinais, prisão, morte, ressurreição e subida aos Céus.

Eles compreenderam que em Jesus estava a vida, e ele era a luz dos homens (João 1:4). Jesus disse:

Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas (João 12:46).

Todas as pessoas do mundo estão em uma dessas situações: cegas para sempre ou cegas temporariamente. O evangelho oferece luz aos cegos. A luz da verdade, santidade e virtude através de Cristo. Só ele é a Luz. Quem O segue não andará nas trevas.

Pai, nós Te agradecemos por esta manhã maravilhosa. Que prazer tem sido ter companheirismo, cantar, adorar, orar, ler Tua Palavra, deixá-la falar conosco. Mas, Senhor, no final, o que importa é que estejamos na Luz, sejamos filhos da Luz e não andemos nas trevas.

Para aqueles de nós que estão na Luz, não há em nós nenhuma escuridão. Ó Senhor, quão gratos somos por nos ter livrado do reino das trevas e nos levado para o reino da luz de Cristo.

Nós Te agradecemos porque, à medida que seguimos a luz, ela se torna cada vez mais brilhante à medida que somos santificados e somos levados a uma compreensão cada vez maior. Seguiremos a luz até estarmos na glória resplandecente dessa luz em Tua presença no céu.

Obrigado por nos resgatar da escuridão. Senhor, eu oro para que Tu resgates almas mesmo agora, nesta hora, neste lugar, que estiveram nas trevas e não quiseram seguir a Luz. Que a luz quebre sobre eles. Que a gloriosa luz do evangelho brilhe para eles.

O Senhor disse: “Haja luz”, faria essa luz brilhar em seus corações. E que eles possam rejeitar as trevas, deixar o pecado e a ignorância, para seguir a Luz.

Oh, Senhor, obrigado pela Luz que o Senhor nos deu e a alegria cada vez maior de uma luz cada vez mais brilhante até que a luz completa brilhe em Sua presença. Nós Te agradecemos; nós Te louvamos.


Leia também: O Cego Espiritual Permanente


Esta é uma série de  sermões de John MacArthur sobre o Evangelho de Marcos

Clique aqui e veja o índice com os links dos sermões traduzidos já publicados desta série


Este texto é uma síntese do sermão “Spiritual Blindness, Part 2”, de John MacArthur em 22/8/2010

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

https://www.gty.org/library/sermons-library/41-38/spiritual-blindness-part-2

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno


 

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.