Zacarias: Israel no Milênio

De todas as categorias da teologia sistemática, a escatologia é aquela em que não há ortodoxia estabelecida. Mesmo quando a escatologia de alguém não é bíblica, isso é tido como algo não importante. A consumação da história redentora de Deus é tratada com indiferença. Alguns mudam de opinião, outros consideram deserção interpretar literalmente as Escrituras.

Não anuncie sua escatologia até que você tenha dominado Zacarias. É, de todos os livros do Antigo Testamento, a mais completa revelação do fim dos tempos. O Senhor Jesus é o tema do livro. Ele é revelado com detalhes de sua vida, sua morte e de sua Segunda Vinda. O profeta, por exemplo:

a) Falou sobre a obra pré-encarnada de Cristo para promover o plano de Deus para Israel (Zc. 1:11-21; 3:1-2)
b) Falou sobre a intercessão pela nação de Israel (Zc. 1:12-21)
c) Relatou a primeira vinda de Cristo com humildade (Zc. 9:9-10); a rejeição que sofreu e a traição por trinta moedas de prata (Zc. 11:12-13); a crucificação e sua morte pelos pecados de seu povo (Zc. 12:10; 13:7-8).

Zacarias profetizou a segunda vinda de Cristo como o glorioso Rei que reunirá Seu povo, conquistará os inimigos de Israel, purificará Seus eleitos, construirá o Templo (6:12-13), permanecerá vitorioso no Monte das Oliveiras, reinará supremo e receberá adoração de todos os habitantes da terra.

E não há equívoco nem falta de clareza nessas profecias de Zacarias. Ele também revelou o Messias como o verdadeiro e Bom Pastor, em contraste com os líderes corruptos de Israel, os falsos pastores. E enquanto o verdadeiro Pastor cuida dos Seus, os falsos pastores devoram e traem seu povo.

Em Sua primeira vinda, Zacarias aponta que o Bom Pastor repreenderia e destruirá os falsos pastores; ou seja, o que Jesus fez – os sacerdotes, os anciãos e os escribas de Israel.

Como Israel rejeitou o verdadeiro pastor, a nação um dia cairá nas mãos de um falso pastor que mais tarde conhecemos como Anticristo. Mas o Messias voltará para vencê-lo e destruí-lo, salvando Seu rebanho física e espiritualmente para que se tornem belos na terra como testemunho de Seu amor como o Bom Pastor.

Outra joia messiânica no livro de Zacarias é que encontramos o Rei-Sacerdote. Nenhum israelita poderia assumir esses dois ofícios, conforme 2 Crônicas 26. O Antigo Testamento antecipou a vinda de alguém, porém, da ordem de Melquisedeque, que seria um Rei-Sacerdote.

Ele reuniria os dois ofícios em um; Zacarias fala disso várias vezes. Ele redimirá Seu povo como seu Sacerdote e reinará sobre eles como seu Rei (6: 12-13). Ele trará a reconciliação entre Deus e o homem e estabelecerá a paz perfeita, e governará soberanamente em retidão sobre toda a terra.

Entre os capítulos 12 a 14 Zacarias profetizou o reino milenar de Cristo e os acontecimentos no período. Revela que este reino será terreno e será o clímax. Jerusalém será plena e o templo serão reconstruídos, a glória de Deus voltará a habitar no meio da cidade, e Deus será um muro de fogo ao redor dela; e quando o Messias estabelecer este reino terreno, Jerusalém será conhecida como a cidade da verdade.

Zacarias diz que o Messias purificará Seu povo, chamará Israel de “meu povo” e Israel responderá: “Yahweh é meu Deus”. Povoado inicialmente apenas com israelitas redimidos, o reino será governado por líderes e sacerdotes competentes que conduzirão o povo de Deus na verdadeira adoração.

Junto com o justo Israel, os gentios regenerados entrarão no reino e adorarão o Senhor. Eles se reunirão em Israel pelo menos uma vez por ano durante esse reino para celebrar especificamente a Festa dos Tabernáculos (Zac. 14:16-19).

O reinado do Messias comandará a paz mundial quando judeus e gentios se unirão para adorar o Senhor. O reino milenar fará parte de uma criação renovada, “nova luz”, diz Zacarias. O Senhor reproduzirá uma espécie de descanso edênico (relativo ao Éden), de modo que tanto a morte quanto a maldição sobre a criação sejam severamente reduzidas.

Jerusalém estaria cheia de pessoas, velhos e jovens, vivendo em paz e segurança. Coisas que atualmente parecem mundanas ou mesmo impuras se tornarão sagradas para o Senhor. No centro desse reino milenar estará o rei supremo, o Senhor Jesus Cristo.

O reino começará enquanto o mundo celebra Suas realizações através da história redentora. Ele será o único rei sobre toda a terra, e todas as pessoas O adorarão. Isso é um resumo da escatologia de Zacarias. Isso é especialmente direcionado ao remanescente.

Zacarias 8
11 Mas, agora, não serei para com o restante deste povo como nos primeiros dias, diz o Senhor dos Exércitos.
12 Porque haverá sementeira de paz; a vide dará o seu fruto, a terra, a sua novidade, e os céus, o seu orvalho; e farei que o resto deste povo herde tudo isto.
13 E há de acontecer, ó casa de Judá, ó casa de Israel, que, assim como fostes maldição entre as nações, assim vos salvarei, e sereis bênção; não temais, e sejam fortes as vossas mãos.
14 Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Como pensei fazer-vos mal, quando vossos pais me provocaram à ira, diz o Senhor dos Exércitos, e não me arrependi,
15 assim pensei de novo em fazer bem a Jerusalém e à casa de Judá nestes dias; não temais.

Isso é típico do que Zacarias profetizou com relação ao futuro. Tem a ver com um Israel literal, a verdadeira salvação, a restauração de Jerusalém, a elevação de Jerusalém, a alteração do planeta, paz e segurança. Você pode dizer que as visões de Zacarias são o pesadelo de um amilenista, porque esse é o caso.

Zacarias 14
1 Eis que vem o Dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti.
9 O Senhor será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o Senhor, e um só será o seu nome.

O épico final da história humana é o dia para o Senhor. Você está familiarizado com o Dia do Senhor, que fala do aspecto de julgamento do fim último. Mas isso é diferente. Este não é o dia do Senhor, este é o dia para o Senhor. O dia do Senhor é punição e julgamento; o dia para o Senhor é salvação e bênção. Abrange os outros, é claro.

A frase “naquele dia” aparece 23 vezes em Zacarias, sendo 20 entre os capítulos 12 a 14. Ela expressa uma escatologia muito clara, sem igual no Antigo Testamento, referente à Segunda Vinda de Jesus Cristo.

Zacarias falou sobre a primeira vinda de Jesus, de sua humilde entrada em Jerusalém em um jumento (Zc. 9:9), a rejeição da nação e sua traição por trinta moedas de prata (Zc. 11:12-13) e o subsequente julgamento de Deus sobre o Israel incrédulo (Zc. 7:8-14).

Os capítulos 12 a 14 então mudam e olham para Sua segunda vinda. E os detalhes disso devem ser entendidos da mesma maneira literal que você entendeu as profecias a respeito de Sua primeira vinda.

A segunda vinda de Cristo marcará Sua chegada ao Monte das Oliveiras. Então, coisas incríveis acontecerão lá. Ele estabelecerá Seu reino terreno, cumprirá Suas promessas à nação de Israel, promessas dadas por meio dos patriarcas, de Davi e dos profetas.

Então quando chegamos aos três capítulos finais de Zacarias(12, 13 e 14), vemos que nenhum livro do Antigo Testamento, nenhuma seção de um livro é igual a este texto em termos de revelação da segunda vinda de Cristo. Verdades notáveis.

O que aprendemos com Zacarias é que: no final haverá o surgimento de uma confederação mundial e um exército global que virá contra a nação escolhida de Deus, Israel. Pelo poder de Deus, Israel obterá uma vitória impressionante sobre esses inimigos, seguida pelo glorioso aparecimento do Messias, a transformação espiritual do povo judeu por meio do poder do Espírito Santo.

E Zacarias olha para essas características de diferentes ângulos e magnifica a obra do Messias. Cristo voltará, resgatará Seu povo, o regenerará, punirá os ímpios, estabelecerá Seu reino e celebrará Seu triunfo com um grande banquete.

Não há como você espiritualizar isso. Não há como alegorizar isso. Eles não têm essa opção; é por isso que Zacarias é o pesadelo de um amilenista. Tentar fazer com que tudo isso signifique outra coisa é uma tarefa tola.

Então, vamos começar no capítulo 12. Tudo que falamos até agora foi apenas para moldar o que veremos.

Zacarias 12
1 Sentença pronunciada pelo Senhor contra Israel. Fala o Senhor, o que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele.
2 Eis que eu farei de Jerusalém um cálice de tontear para todos os povos em redor e também para Judá, durante o sítio contra Jerusalém.
3 Naquele dia, farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a erguerem se ferirão gravemente; e, contra ela, se ajuntarão todas as nações da terra.

O que isso significa? Todas as nações da terra se reunirão contra Jerusalém. É exatamente o que o texto diz.

“Jerusalém será um cálice de tontear”. A palavra traduzida como “cálice” tem a ver com uma grande bacia, ou seja, um grande alvo, digamos assim, para um assalto global. E quando o exército global atacar Israel, seus soldados beberão profundamente da ira divina.

Eles terão seus sentidos literalmente tomados como se estivessem embriagados pela ira divina. Eles ficarão tontos ou vacilantes, incapazes de cumprir sua missão pretendida, incapazes de se defender contra o julgamento de Deus. E quando eles tentarem dominar Jerusalém, eles encontrarão Jerusalém como “uma pedra pesada” (Zc. 12:3), literalmente “uma pedra esmagadora”, e eles serão “gravemente feridos”.

Que força é essa que vem contra Jerusalém? “Todas as nações da terra”, um exército global de 200 milhões de soldados, segundo Apocalipse 9:16. Eles são reunidos por Satanás, mas Zacarias 12:2 diz que Deus é o verdadeiro reunidor dessa força.

Zacarias 12
4 Naquele dia, diz o Senhor, ferirei de espanto a todos os cavalos e de loucura os que os montam; sobre a casa de Judá abrirei os olhos e ferirei de cegueira a todos os cavalos dos povos.
5 Então, os chefes de Judá pensarão assim: Os habitantes de Jerusalém têm a força do Senhor dos Exércitos, seu Deus.

“Naquele dia”. Que dia? O dia em que o exército global vier contra Jerusalém. “Naquele dia”, Deus deixará todos os cavalos em pânico e os seus cavaleiros loucos, protegerá o povo de Judá e cegará todos os cavalos das nações. E os líderes de Judá entenderão que são fortes porque o Senhor dos Exército é seu Deus.

Os cavalos simbolizam poderio militar. Eles se tornam completamente ineficazes e inúteis. Qualquer que seja o maquinário que essa força global possua, tornar-se-á inoperante e a “loucura” assumirá o controle. 

O Senhor cuidará de Judá. Ele fechará os olhos do inimigo com “cegueira”. Os chefes de Judá dirão: Os habitantes de Jerusalém têm a força do Senhor dos Exércitos, seu Deus (Zac. 12:5). A libertação de Deus será tão poderosa que esmagará os inimigos de Judá e eliminará a incredulidade de Israel.

Zacarias 12
6 Naquele dia, porei os chefes de Judá como uma brasa ardente debaixo da lenha e como um facho entre as gavelas; e à direita e à esquerda eles consumirão a todos os povos em redor, e Jerusalém será habitada outra vez no seu próprio lugar, mesmo em Jerusalém.
7 E o Senhor primeiramente salvará as tendas de Judá, para que a glória da casa de Davi e a glória dos habitantes de Jerusalém não sejam exaltadas acima de Judá.

O Senhor dará a população de Jerusalém o triunfo sobre o exército global. Jerusalém não apenas se torna a propriedade protetora de Deus, mas Sua proteção se estenderá por toda a terra de Judá. E o povo judeu incendeiará seus inimigos “como um braseiro entre pedaços de madeira e uma tocha acesa entre feixes. Eles consumirão à direita e à esquerda”.

Esta força global será destruída pelo fogo. Todos serão consumidos. Na verdade, Ezequiel 39 diz que a carnificina será tão grande que levará sete meses para enterrar os corpos. Jerusalém estará segura. Deus salvará Israel. Essa é uma verdade inescapável. Começará com as pessoas comuns, mas também salvará “a glória da casa de Davi”, e Jerusalém estará segura.

Zacarias 12
8 Naquele dia, o Senhor amparará os habitantes de Jerusalém; e o que dentre eles tropeçar, naquele dia, será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor diante deles.
9 E acontecerá, naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém.

A força global que se reunirá contra Israel será destruída porque o Senhor defenderá os habitantes de Jerusalém. O mais fraco entre eles naquele dia será como Davi. Lembre-se que: “Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares!” (1 Sam. 18:7). A família de Davi será como o anjo do Senhor. Lembre-se que apenas um anjo matou 185.000 homens do exército da Assíria (2 Reis 19:35; Isaías. 37: 36)

Zacarias 12
10 E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.

Será como o “grande luto em Jerusalém”. Será como o luto no vale de Megido, onde o rei Josias, o último rei bom de Judá, foi ferido mortalmente pelo exército egípcio, e houve grande luto por sua morte (2 Crônicas 35: 22-25).

Você quer esse tipo de luto? Você diz: Ei, espere um minuto, eles acabaram de ter um grande triunfo, não deveria haver uma celebração?

Não, porque o que quer que eles tenham crido no passado sobre o Senhor, agora será dramaticamente alterado, porque Deus derramará sobre a casa de Davi e os habitantes de Jerusalém o Espírito de graça e de súplica. “Eles olharão para mim”, a quem traspassaram; e chorarão por ele como se chora por um filho único; chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente por um primogênito” (Zc, 12:10).

Pense nisso. Os judeus daquela geração vão perceber que todas as gerações anteriores de judeus, que rejeitaram o Messias, estão condenados.

Jesus “foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele” (Isaías 53:5), mas Israel o desprezou. As gerações e gerações de judeus incrédulos produzirão uma realidade de tristeza que será difícil até de compreender. Os judeus são muito fortes em suas conexões familiares.

Quando esse dia chegar, haverá uma salvação para Israel. Deus havia escondido sua face de Israel (Ezequiel 39:24). O profeta continua dizendo:

Portanto, assim diz o Senhor Jeová: Agora, tornarei a trazer os cativos de Jacó. E me compadecerei de toda a casa de Israel; terei zelo pelo meu santo nome. E levarão sobre si a sua vergonha e toda a sua rebeldia com que se rebelaram contra mim, quando eles habitarem seguros na sua terra, sem haver quem os espante; […] Então, saberão que eu sou o Senhor, seu Deus, vendo que eu os fiz ir em cativeiro entre as nações, e os tornei a ajuntar para voltarem à sua terra, e nenhum deles excluí. Nem esconderei mais a minha face deles, quando eu houver derramado o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor Jeová (Ezequiel 39: 25-29; 28-29).

Isaías 11 diz que “naquele dia” – o dia da salvação de Israel – “as nações recorrerão à raiz de Jessé” (v.10). Não será apenas Israel, serão “as nações”. “A raiz de Jessé . . . servirá de sinal aos povos; e Seu lugar de descanso será glorioso”. Não é apenas a salvação futura de Israel, mas a salvação das nações.

O que é “o Espírito da graça” e de “súplica” mencionados em Zacarias 12:10? E a graça divina de Deus e o arrependimento. Todo Israel se arrepende. Romanos 11:26-27 e Zacarias 13:1 dizem:

E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades. E este será o meu concerto com eles, quando eu tirar os seus pecados.

Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, contra o pecado e contra a impureza. Incrivelmente maravilhoso. Essa é a salvação de Israel. Ezequiel 36:25-28 fala sobre isso:

Então, espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais, e vós me sereis por povo, e eu vos serei por Deus.

Essa é a salvação soberana. Deus está agindo de forma soberana. Ele é quem está fazendo, nada tem a ver com o mérito do homem. Os elementos combinam com a promessa da Nova Aliança de Jeremias 31:31-34.

Zacarias 13
2 E acontecerá, naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, que tirarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também farei sair da terra os profetas e o espírito da impureza.

A salvação de Israel produz purificação. Deus eliminará o pecado da idolatria e a religião falsa. Nenhuma marca de religião pagã permanecerá. O culto pagão e a adoração pagã não existirão no reino milenar de Cristo.

Zacarias 13
3 E será que, quando alguém ainda profetizar, seu pai e sua mãe, que o geraram, lhe dirão: Não viverás, porque mentirosamente falaste em nome do Senhor; e seu pai e sua mãe, que o geraram, o traspassarão quando profetizar.
4 E acontecerá, naquele dia, que os profetas se envergonharão, cada um da sua visão, quando profetizarem; nem mais se vestirão de manto de pelos, para mentirem.
5 Mas dirão: Não sou profeta, sou lavrador da terra; porque tenho sido servo desde a minha mocidade.
6 E, se alguém lhe disser: Que feridas são essas nas tuas mãos?, dirá ele: São as feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos.

Aqui há apenas uma construção hipotética. Quando o Senhor diz que não haverá falsos profetas, tudo se resume ao fato de que, se houvesse, seria uma violação tão grave do caráter do reino que os pais executariam até mesmo seu próprio filho, se ele fosse um falso profeta.

Purificados por Deus, o povo odiará as falsas profecias de forma muito intensa. Isso é uma amostra de como Deus vai lidar com os falsos profetas que deturpam sua Palavra e produzem enganos.

Os falsos profetas deixarão de usar as vestes tradicionais do ofício (2 Reis 1:8; Mt. 3:4), adotarão uma forma sútil para propagar suas mentiras, a ponto de proclamarem agricultores se forem questionados se são profetas.

Os falsos profetas costumavam se cortar para provocar êxtases proféticas nos cultos idólatras (Lv. 19:28; Dt. 1:4; 1 Reis 18:28; Jr. 16:6, 48:37), mas afirmarão que as cicatrizes são resultados de ferimentos infligidos por amigos. Não, não haverá nenhum falso profeta, eles serão banidos.

Zacarias 13
7 Ó espada, ergue-te contra o meu Pastor e contra o varão que é o meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos; fere o Pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão para os pequenos.
8 E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão extirpadas e expirarão; mas a terceira parte restará nela.
9 E farei passar essa terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é meu Deus.

O que é isso tudo? A salvação de Israel requer um sacrifício. Zacarias deixa de lado os falsos profetas feridos na casa de seus “amigos” e trata do verdadeiro profeta ferido na casa de seus amigos, Israel. Ele fala da crucificação de Jesus na sua primeira vinda a esta terra (Zc 13:7) e do remanescente judeu na segunda vinda de Jesus (Zc. 13:8-9).

Deus diz: “Ó espada, contra o meu Pastor e contra o varão que é o meu companheiro” (Zc. 13:7). É uma referência a Jesus como a segunda pessoa da Trindade. No verso 11:17 Zacarias trata da ferida do pastor inútil, mas aqui ele trata da ferida do Bom Pastor, cuja morte foi por desígnio eterno de Deus (Is. 53:10; Atos 2:23; 1 Pedro 1:18-20).

O Bom Pastor ferido faria as ovelhas dispersarem. Tal profecia se cumpriu quando os discípulos fugiram e abandonaram o Bom Pastor na sua prisão (Mt. 26:56; Mc. 14:50), bem como na negação de Pedro (Mt. 26: 33-35, 69-75),

Somente um terço do povo de Israel permanecerá fiel a Cristo (Zac. 12:8). Os sobreviventes espirituais serão o remanescente que se voltará para Cristo em arrependimento na sua segunda vinda, incluindo os 144 mil (Ap. 7:4). O juízo na segunda vinda de Cristo separará ovelhas dos cabritos, e essa ovelhas estarão vivas no reino milenar (Is. 35:10; Jr. 30:11; Mt. 25:31-46).

Do meio do refinamento pelo fogo (Zac. 12:9), o remanescente eleito de Israel verá Jesus Cristo, seu Messias, e o invocará como seu Salvador e Senhor. Israel será salvo e restaurado à relação de aliança com o Senhor.

Tito 2:14 diz que Jesus “se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras”. A purificação futura produzirá o remanescente, um terço, “a semente santa” de Isaías 6:13.

Palavras sóbrias. A que se refere o refinamento pelo fogo (Zac. 12:9)?

A melhor maneira de entender isso é a grande tribulação, a matança generalizada que haverá antes do reino Milenar. Na grande tribulação ou aflição (Mat. 24:21) Deus removerá os rejeitadores. E os que sobrarem, essa é a semente sagrada. Os crentes serão purificados como a prata. A grande tribulação, será um período de grande sofrimento para Israel.

Em Zacarias 12: 9 Deus diz: “e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro” (Zac. 12:9). Essa semente “invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é meu Deus”.

Veja as palavras de Ezequiel:

E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, a casa de Israel se tornou para mim em escória; todos eles são bronze, e estanho, e ferro, e chumbo no meio do forno; em escória de prata se tornaram. Portanto, assim diz o Senhor Jeová: Pois que todos vós vos tornastes em escória, eis que eu vos ajuntarei no meio de Jerusalém. Como se ajuntam a prata, e o bronze, e o ferro, e o chumbo, e o estanho no meio do forno, para assoprar o fogo sobre eles, a fim de se fundirem, assim vos ajuntarei na minha ira e no meu furor, e ali vos deixarei, e fundirei. E congregar-vos-ei e assoprarei sobre vós o fogo do meu furor; e sereis fundidos no meio dela. Como se funde a prata no meio do forno, assim sereis fundidos no meio dela; e sabereis que eu, o Senhor, derramei o meu furor sobre vós. (Ezequiel 22:17-22)

Para dois terços de Israel, o futuro é a ira na Grande Tribulação. Mas para o remanescente, é um relacionamento com Deus.

Vimos até aqui a batalha em Jerusalém, a força global derrotada, Jerusalém protegida e todo o Israel refinado (o remanescente redimido). Isso nos leva ao capítulo 14 de Zacarias.

Zacarias 14
1 Eis que vem o dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti.
2 Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres, forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o resto do povo não será expulso da cidade.

O dia do Senhor é um termo que expressa a ira de Deus contra os pecadores. Neste caso, Zacarias se refere como a ocasião em que Deus derramará sua ira sobre todo o mundo de pecadores. Isso resultará no estabelecimento do reino milenar de Cristo na terra.

O inimigo arrasará Jerusalém de tal forma que dividirá os despojos tranquilamente no meio da cidade. Esse ato desencadeará a ira de Deus no Dia do Senhor.

O próprio Deus ajuntará as nações para purificar, refinar e julgar (Apoc. 16: 13-14, 16). A presença das nações resultará num tempo de calamidade nacional sem precedentes. Será o auge do tempo de angústia para Jacó (Jr. 30: 5-7).

Zacarias 14
3 E o Senhor sairá e pelejará contra estas nações, como pelejou no dia da batalha.
4 E, naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele, para o sul.
5 E fugireis pelo vale dos meus montes (porque o vale dos montes chegará até Azel) e fugireis assim como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá; então, virá o Senhor, meu Deus, e todos os santos contigo, ó Senhor.

Sua chegada é catastrófica para as nações que estavam devastando Jerusalém e pensavam que triunfavam. O Senhor intervirá pessoalmente e lutará contra as nações reunidas para exterminar o remanescente fiel de Israel.

Jesus lutará pelo seu povo como Rei-Guerreiro supremo do mesmo modo que lutou por ele no passado. Ele voltará literalmente ao Monte das Oliveiras, como os anjos anunciaram em sua ascensão (Atos 1:11). O Monte das Oliveiras está a leste de Jerusalém, foi um local onde Jesus costumar ir para orar, onde foi preso e de onde ocorreu sua ascensão aos céus.

Toda a topografia daquela região será alterada (talvez por um terremoto), um fenômeno comum quando Deus anuncia que está vindo punir (Mq. 1:2-4; Naum 1:5-6; Ap. 16:18-21). O Monte das Oliveiras será fendido pelo meio, formando um grande vale.

Zacarias 14
6 Acontecerá, naquele dia, que não haverá luz, mas frio e gelo.
7 Mas será um dia singular conhecido do Senhor; não será nem dia nem noite, mas haverá luz à tarde.
8 Naquele dia, também sucederá que correrão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e a outra metade, até ao mar ocidental; no verão e no inverno, sucederá isto.

Em meio a todo o caos, é claro, o Capitão das hostes celestiais chegará em majestade e santidade, e inaugura o dia de Sua redenção. A alteração da terra ocorre quando Cristo voltar.

Antes disso, “os luminares”, os corpos celestes, escurecerão; será “nem dia nem noite”. Na terra, as montanhas se moverão, os oceanos serão deslocados, os céus acima se tornarão escuros; e das trevas sairá o Messias. E Ele virá com Seus santos (1 Tess. 3:13).

Então você tem que ficar maravilhado com os detalhes, a maneira como tudo isso é organizado. Estou falando sobre isso de forma bem rápida, mas preste atenção em três características na terra transformada.

1) Nova luz. De acordo com Zacarias 12:6, não haverá luz. Da escuridão sairá a resplandecente glória do Senhor Jesus Cristo e Seus anjos e santos glorificados para estabelecer Seu reino na terra. E Deus iluminará o mundo de uma nova maneira.

2) Um novo dia (Zac. 12:7), único, conhecido apenas por Deus, para revelar a Sua glória. Sua glória será a luz constante.

3) Novas águas – “águas vivas” (Zac. 12:8). Massiva transformação topográfica e geológica. Este será um novo Éden, Gênesis 2:10 diz, “E saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços”. Um rio flui, um novo rio criado por Deus no abismo que foi criado quando Jesus toca o Monte das Oliveiras. O Último Adão restaurou o paraíso.

Quando o Senhor Jesus vier, Ele derrotará completamente seus inimigos, salvará o remanescente de Israel, estabelecerá seu reino na terra, governará de Jerusalém, os santos governarão com Ele e todo o mundo o adorará. Isaias 4:2-4 diz:

Naquele dia, o Renovo do Senhor será de beleza e de glória; e o fruto da terra, orgulho e adorno para os de Israel que forem salvos. Será que os restantes de Sião e os que ficarem em Jerusalém serão chamados santos; todos os que estão inscritos em Jerusalém, para a vida, quando o Senhor lavar a imundícia das filhas de Sião e limpar Jerusalém da culpa do sangue do meio dela, com o Espírito de justiça e com o Espírito purificador.

O Senhor limpará tudo. O remanescente herdará a prosperidade de Deus naquele dia.

Zacarias 14
9 O Senhor será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o Senhor, e um só será o seu nome.

O Salmo 2:8-11 trata exatamente disso:

Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão. Com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso de oleiro. Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos advertir, juízes da terra. Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos nele com tremor.

Apocalipse 11: 15-19 nos um vislumbre disso:

O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. E os vinte e quatro anciãos que se encontram sentados no seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre o seu rosto e adoraram a Deus, dizendo: Graças te damos, Senhor Deus, Todo-Poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e passaste a reinar. Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra. Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada.

Esse é o momento em que Deus assume e Cristo reina. Confirmando Zacarias 14:9, que diz: “O Senhor será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o Senhor, e um só será o seu nome”.

Haverá apenas uma religião no mundo durante o reinado milenar de Cristo. O Senhor governará com cetro de ferro (Apoc. 19:15) e eliminará as religiões criadas por Satanás.

No Senhor Jesus e por meio dele será o cumprimento final de 3 alianças:

1) Da aliança abraâmica: origem ao povo hebreu, a nação de Israel e da terra que daria a Israel.
2) Da aliança davídica: promessa de um rei da tribo de Judá e da continuidade da linhagem de Davi.
3) Da Nova aliança: esperança de redenção espiritual para judeus e gentios.

Zacarias 14
10 Toda a terra se tornará como a planície de Geba a Rimom, ao sul de Jerusalém; esta será exaltada e habitada no seu lugar, desde a Porta de Benjamim até ao lugar da primeira porta, até à Porta da Esquina e desde a Torre de Hananel até aos lagares do rei.
11 Habitarão nela, e já não haverá maldição, e Jerusalém habitará segura.

O termo planície retrata o vale do Jordão, do monte Hermom ao golfo de ácaba. Jerusalém será mudada e expandida. Haverá uma explosão populacional. Como Deus prometeu, Jerusalém experimentará para sempre justiça acompanhada de paz, descanso e segurança (2 Sm. 7:10; Sl 2:6; Ez. 37: 24-28; Joel 3:16-17),

Zacarias 14
12 Esta será a praga com que o Senhor ferirá a todos os povos que guerrearem contra Jerusalém: a sua carne se apodrecerá, estando eles de pé, apodrecer-se-lhes-ão os olhos nas suas órbitas, e lhes apodrecerá a língua na boca.
13 Naquele dia, também haverá da parte do Senhor grande confusão entre eles; cada um agarrará a mão do seu próximo, cada um levantará a mão contra o seu próximo.
14 Também Judá pelejará em Jerusalém; e se ajuntarão as riquezas de todas as nações circunvizinhas, ouro, prata e vestes em grande abundância.
15 Como esta praga, assim será a praga dos cavalos, dos mulos, dos camelos, dos jumentos e de todos os animais que estiverem naqueles arraiais.

Numa observação final, o profeta volta ao castigo divino que antecede o reino milenar. Deus ferirá os exércitos pagãos reunidos contra Israel com uma praga sobrenatural semelhante ao castigo sobre o exército assírio (Is. 37:36).

O pânico será tão intenso que as forças aliadas se voltarão uma contra as outras. A praga mostra como Deus frustrará as investidas do inimigo e, por fim, os destruirá por meio do Messias (Ap. 19:11-16).

Zacarias 14
16 Todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrar a Festa dos Tabernáculos.
17 Se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva.
18 Se a família dos egípcios não subir, nem vier, não cairá sobre eles a chuva; virá a praga com que o Senhor ferirá as nações que não subirem a celebrar a Festa dos Tabernáculos.
19 Este será o castigo dos egípcios e o castigo de todas as nações que não subirem a celebrar a Festa dos Tabernáculos.

Essa passagem revela que alguns gentios entrarão com vida no reino milenar juntamente com os judeus redimidos. Um remanescente convertido dentre as nações pagãs realizarão peregrinações anuais a Jerusalém para adorar ao Senhor e comemorar a festa do tabernáculos.

Essa festa lembrava os tempos dos hebreus na peregrinação pelo deserto (Lv. 23:34-36). Mas no milênio celebrará a restauração plena de Israel. Ao longo dos mil anos muitos rejeitarão o Senhor e participarão da guerra final contra Ele, na qual serão destruídos e lançados no lago de fogo para sempre (Ap. 20:7-15).

Zacarias 14
20 Naquele dia, será gravado nas campainhas dos cavalos: Santo ao Senhor; e as panelas da Casa do Senhor serão como as bacias diante do altar;
21 sim, todas as panelas em Jerusalém e Judá serão santas ao Senhor dos Exércitos; todos os que oferecerem sacrifícios virão, lançarão mão delas e nelas cozerão a carne do sacrifício. Naquele dia, já não haverá mercador na Casa do Senhor dos Exércitos.

No reino milenar não haverá necessidade de distinguir o santo do secular. Tudo será separado para o serviço do Senhor. No templo do milênio não entrarão pessoas impuras.

A esperança e a majestade do reino vindouro do Messias é um dos temas mais gloriosos das Escrituras. E vimos o que Zacarias diz sobre isso, e ele quer dizer exatamente o que diz, e não há razão para mudar isso.

Alguém pode dizer: “Bem, onde está o Arrebatamento?”

Não há Arrebatamento em parte alguma em nenhum texto do Dia do Senhor. Não há Arrebatamento em nenhuma passagem escatológica das Escrituras do Antigo Testamento.

Por quê? Porque o Arrebatamento não é visto em nenhum lugar do Antigo Testamento. Se fosse parte da Segunda Vinda, você o veria na profecias. É por isso que Paulo o chama de mistério, porque não foi revelado, o que significa que será um evento separado que acontecerá antes da segunda vinda de Cristo.

Por que é importante compreender isso muito bem? Para dar honra ao Senhor. Toda a Sua Palavra importa. Quanto melhor o seu povo entender isso, maior a probabilidade de viver à luz de 1 João 3:3, que diz: “E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro”.

Precisamos viver à luz do glorioso aparecimento de Jesus Cristo. Precisamos adorá-Lo como em Apocalipse 5. Precisamos aprender com Pedro que essas são realidades santificadoras (2 Pedro 3:11-13). Não podemos viver enganados quanto a este assunto. Seja fiel à Palavra de Deus.

Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram. (Apocalipse 5:11-14).

Vamos orar

Pai, sele essas coisas em nossos corações. Senhor, coloca em nossos corações a clareza simples de Tua Palavra, para nos fortalecer onde tantos foram fracos, para que possamos conhecer a verdade do final dos tempos, porque api estará toda a sua glória. Queremos essa glória conhecida e vista. Oramos em nome de Cristo. Amém.


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Este texto é uma síntese do sermão “Hope for the Remnant”, de John MacArthur em 10/3/2023

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

https://www.gty.org/library/sermons-library/SC23-2/hope-for-the-remnant

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno


 

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