Não Seja Tolo!

O que é um tolo e o que é um sábio? 

Efésios 5
15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como tolos, e sim como sábios,
16 remindo o tempo, porque os dias são maus.
17 Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.

Aqui, temos a comparação entre sabedoria e tolice. Este é um assunto muito importante nas Escrituras. Na verdade, esta pode ser a maneira mais simples de entender a diferença entre os filhos de Deus e os filhos do diabo. Os filhos de Deus são sábios; os filhos do diabo são tolos. É simples assim.

A verdadeira sabedoria reside naqueles que conhecem a Deus. Aqueles que não conhecem a Deus estão presos à tolice. Esta é a maneira de entender a diferença entre um verdadeiro cristão e um ímpio: um possui a sabedoria de Deus; o outro é um tolo.

O que é um tolo?

Há definições mais pejorativas, mas é mais comum dizer que é alguém sem conhecimento, sem responsabilidade, sem sabedoria, sem orientação e entregue a si mesmo na loucura de sua própria mente. Essa é uma definição geral. Mas vamos ver uma definição real de tolo.

“Disse o insensato no seu coração: Não há Deus” (Salmo 14:1). Essa é a patologia essencial da insensatez: rejeitar a Deus. Pode ser um pensamento secreto, mas está presente no tolo a conclusão de que não há Deus.

O tolo é uma pessoa que olha para a complexidade e grandeza da criação e diz que não foi feito por ninguém. E afirma que tudo que há no universo veio do nada.

Ele vê que há o certo e errado; a verdade e o engano; o real e o falso; e uma lei moral evidente para toda a humanidade, no entanto rejeita que essa lei moral veio de um ser moral. Ele nega Deus, e, consequentemente, a fonte de tudo o que existe. Isso é tolice.

A conclusão de que não há Deus não é sensata e nem racional, é apenas conveniente para o ímpio. Por quê? O Salmo 14:1 diz: “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem”.

Eis a verdadeira questão: os ímpios não querem Deus porque não querem um juiz justo. Eles repudiam o juízo, a prestação de contas. Eles não querem um Deus santo com juiz. A ideia de que Deus não existe é uma forma de seguir feliz em sua depravação. O Salmo 14: 2-3 diz:

Do céu olha o Senhor para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.

Esta é a patologia da depravação humana. Eles rejeitam a Deus porque estão tão presos a seus pecados e conscientes do que é pecado, e possuem a culpa porque Deus lhes deu uma consciência e o medo do juízo embutidos em suas mentes. Eles se livram dessa culpa e do medo da punição eliminando Deus completamente de seus pensamentos.

Isso é universal. Paulo pegou emprestado esta passagem em Romanos 3: 10-18, quando descreveu a depravação humana. Sua linguagem vem diretamente deste salmo. Ele diz:

Não há quem entenda, não há quem busque a Deus; Todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. (Rom. 3: 11-12).

A palavra “todos” aparece várias vezes, assim como “não há”. Todos se extraviaram e não há quem faça o bem. É uma acusação universal.

O caráter definidor da pessoa chamada de tola é a rejeição da existência de Deus, como consequência do desejo de ser liberado para expressar corrupção em todos os sentidos. Todos nós já estivemos nessa condição. Paulo escreveu:

Nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna (Tito 3: 3-7)

No capítulo 1 de Romanos, temos uma descrição adicional da queda que fez do homem um tolo.

Porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se tolos. (Romanos 1:21-22)

Não é que não sejam religiosos. Eles são.

E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. (Romanos 1:23)

Eles adoram ídolos. Sim, o homem é um adorador inveterado, mas é de sua natureza rejeitar o verdadeiro Deus porque ele não quer prestar contas à lei moral de Deus e inventa um deus feito por ele mesmo de alguma criatura criada, e se inclinam como se o ídolo fosse superior a ele mesmo.

Que tolice! Essa é a tolice da ausência de fé, confiança e conhecimento do Deus vivo e verdadeiro. O mundo inteiro está cheio de tolos.

Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1 Coríntios 2:14)

As coisas do Espírito de Deus são tolices para o homem tolo. Deus é tolice para o homem porque o homem é um tolo. O tolo vê através de seus olhos tolos, enxergando o verdadeiro como tolice e o falso como sabedoria. Veja o que a tolice faz.

Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus […] O Senhor conhece as cogitações dos sábios, que são vãs. (1 Coríntios 3:18-20)

Se você pensa que é sábio a seus próprios olhos, você não passa de um tolo, e precisa se tornar louco para ser sábio. A sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus. Os pensamentos dos sábios segundo o mundo são inúteis e fúteis.

Esta é a patologia fundamental do que significa ser um tolo: você rejeita Deus e tudo o que é verdadeiro sobre Deus, e em seu lugar você coloca a si mesmo e aos deuses que você mesmo criou.

  • “O caminho do tolo é reto aos seus olhos…” (Prov. 12:15).
  • “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os tolos desprezam a sabedoria e a instrução”. (Prov. 1:7)

É por isso que o verdadeiro cristão tem tantos problemas para se conectar com o mundo ao seu redor, porque o homem que nasceu de novo tem a sabedoria de Deus, mas vive em um mundo de tolos. Todos nós viemos a este mundo como tolos (Prov. 22:15). Nascemos tolos. Só o novo nascimento muda isso.

Os tolos rejeitam a Deus, buscam coisas abomináveis, rejeitam a verdadeira sabedoria, desprezam os pais, desprezam qualquer disciplina, são orgulhosos, possuem mentes impuras, são enganosos, falam perversidades e não possuem domínio próprio. E estamos vivendo em um mundo de tolos.

Porquanto aborreceram o conhecimento, e não preferiram o temor do Senhor; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão; portanto comerão do fruto do seu caminho e se fartarão dos seus próprios conselhos. Porque o desvio dos tolos os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará tranquilo, sem receio do mal. (Provérbios 1:29-33)

Isso não é um bom presságio para os tolos. O tolo vive em total insegurança e à mercê do mal. Aquele que teme ao Senhor habitará em segurança e sem receio do mal.

Deixai a tolice, e vivei; e andai pelo caminho do entendimento. O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento. (Prov. 9: 6,10).

Você quer parar de ser um tolo? Ouça a Deus. O que é deixar de ser um tolo? Volte-se para Sua revelação em Sua Santa Palavra. Se você continuar sendo um tolo, você tem seu fim traçado: morte e destruição. O tolo é a pessoa que rejeita a Deus, Seu evangelho e a Sua Palavra.

Não importa o que você sabe e quantos diplomas possui, se você vive separado de Deus, do conhecimento de Deus e do temor de Deus, do conhecimento de Cristo, do evangelho e da salvação, você é um tolo.  É uma expressão máxima da loucura.

A palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. (1 Cor. 1:18).

A tolice é tão profunda na humanidade que a palavra da cruz parece loucura para os que estão perecendo. Veja quão profundo é o engano. Os tolos pensam que são sábios, e pensam que os sábios são os tolos.

Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação. (1 Coríntios 1:21)

Os ímpios rotulam sua loucura como sabedoria. Mas essa falsa sabedoria humana impede o homem de conhecer a Deus. A única maneira de conhecer a Deus é através daquilo que parece loucura aos tolos: A pregação do evangelho.

Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. (1 Coríntios 1:28-30).

Cristo Jesus se tornou sabedoria para nós. No dia em que você abriu seu coração para Cristo, você se tornou sábio. Essa foi uma expressão de obediência ao temor do Senhor. Jesus se tornou para nós sabedoria de Deus. Quando você nasceu de novo, você passou da morte para a vida, mas também passou da tolice para a sabedoria.

O ímpio vive “obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração” (efésios 4:18).

O mundo não reconhece isso. O homem natural não pode entender as coisas de Deus, elas são loucura para ele (1 Cor. 2:14). Sua mente está obscurecida porque ele ama seu pecado. Mas quando você vem a Cristo, você chega à luz e à sabedoria.

E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. (2 Timóteo 3:15-17)

Quando você ouviu as sagradas escrituras e creu nelas, você recebeu a sabedoria. Entender e crer na Palavra de Deus não é possível à mente natural daquele que não nasceu de novo. Somente é possível àquele que nasceu de novo, que tem a mente de Cristo e é habitação do Espírito Santo.

Por isso João escreveu aos irmãos: “E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento” (1 João 2:20). A razão pela qual você sabe o que é verdadeiro e o que é sabedoria, é porque você tem a Palavra de Deus, nasceu de novo e tem o Espírito da verdade residente dentro de você.

Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou. (I João 2:27).

Cristo veio a você e se tornou sabedoria para você. Sua vida foi transformada; você se tornou vivo, vivo para a mente de Cristo revelada na Palavra de Deus, e você se tornou o templo do Espírito Santo, que é o mestre da verdade. Assim, de Cristo, das Escrituras, do Espírito Santo, você recebeu acesso à verdade.

Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. A sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. (Tiago 3:13,17)

A verdadeira sabedoria é refletida em seu viver. É algo manifesto na sua vida. Não se trata do que você sabe. A sabedoria que vem de cima não é apenas um conhecimento intelectual, ela produz frutos celestiais. Mas, a sabedoria terrena é tola e demoníaca (Tiago 3:15). É esta condição de tolice está em toda a raça humana.

A verdadeira sabedoria é temer a Deus, conhecer a Deus por meio do evangelho; e pelo conhecimento do evangelho vem o conhecimento de Cristo, e Cristo se torna sabedoria para nós.

Somos transformados para sermos capazes de ver a sabedoria das Escrituras onde antes não podíamos ver, e recebemos o Espírito Santo para que Ele seja nosso mestre residente da verdade. Isso é o que significa ser cristão. Aqueles que nasceram de novo são os verdadeiros sábios neste mundo.

Não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há dissolução, mas enchei-vos do Espírito Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração. Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. (Efésios 5:18-20)

O apóstolo nos chama a não vivermos como tolos, mas como sábios, procurando a todo tempo compreender a vontade de Deus, a verdade. E dessa compreensão vem a prática, produzindo frutos de sabedoria celestial.

Há três coisas que você precisa ver para entender sua responsabilidade de andar em sabedoria.

1) Você tem que ver a prioridade da vida.

E aqui está a prioridade: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios” (Efésios 4:15)

Ande na sabedoria que vem do alto, na sabedoria que veio a você por meio do conhecimento do evangelho, por meio da Palavra de Deus, por meio do Espírito de Deus, por meio da presença de Cristo. Caminhe nessa luz divina.

Você não está mais andando na escuridão, está andando na luz. Você não está mais participando “das obras infrutíferas das trevas” (Efésios 4:11). Você está andando na luz. Examine seus passos. Você foi transformado.

Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente (Tito 2:11-12)

É assim que devemos viver. Isso é viver com sabedoria. Este é o viver de quem está em Cristo, em quem “estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (Colossenses 2:3). Temos toda a sabedoria em Cristo e em Sua Palavra e pela obra do Espírito em nós.

[Em Cristo] temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência (Efésios 1: 7-8).

O texto bíblico fala sobre o que aconteceu com o crente em sua salvação. Fomos introduzidos no mundo da sabedoria.

Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos (Efésios 1:17-18)

Uma mente iluminada espiritualmente é cheia do espírito de sabedoria e de pleno conhecimento da verdade, capaz de apreciar a real esperança que temos em Cristo. Uma mente que não é iluminada pelo Senhor é uma mente tola.

Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. (Colossenses 1: 9-12)

Isso é incrível. Este é um caminhão cheio de promessas. E o Senhor sempre liberta seus filhos de uma mente tola, para dar-lhes uma mente sábia e com entendimento espiritual, para conhecermos o que é verdadeiro.

Os verdadeiros cristãos são os sábios em um mundo de tolos. Portanto, devemos caminhar consistentemente nessa sabedoria. Ordene seus passos diários com sabedoria. “Cuidado como você vive” é outra maneira de dizer isso. Cuidado como você anda.

Nem sempre seremos sábios. Davi admitiu isso em 2 Samuel 24, quando contou o povo para ostentar seu poder. Ele se arrependeu profundamente de sua tolice. Nosso Senhor teve que dizer aos discípulos no caminho de Emaús: “Insensatos e tardos de coração para crer em tudo o que a Escritura revela” (Lucas 1:25).

Não conhecer as Escrituras produz muitas loucuras. Você tem acesso a toda a sabedoria, mas pode se satisfazer em uma compreensão superficial dela. E isso te fará ter atitudes tolas. Exatamente por isso, Paulo teve que dizer aos crentes da Galácia: “Ó gálatas insensatos!” (Gálatas 3:1).

Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. (Colossenses 3:16)

Vivemos em um mundo que está se afogando com o mal, que produz somente a morte. Devemos permanecer imersos na Palavra de Deus, que é sabedoria e produz vida.

Nós sabemos qual é a vontade de Deus. Nós sabemos o que Ele deseja. Nós sabemos o que o agrada. Nós conhecemos Deus, seu caráter e muitos de seus atributos. Conhecemos a verdade revelada nas Escrituras.

Nós entendemos as armadilhas de Satanás. Sabemos como podemos resistir ao diabo e vencer a tentação. Sabemos como andar com sabedoria. Essa é a prioridade da vida: ande em sabedoria. E as bênçãos celestiais serão derramadas sobre você.

2) O crente não apenas conhece a prioridade da vida, ele conhece a brevidade da vida.

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. (Efésios 5:15-17)

Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. (Salmo 90:12)

Você não tem tempo para ser tolo. Você não tem tempo a perder. Você não tem tempo para loucuras. Você tem que levar em conta a brevidade de sua vida. Numere seus dias. Tempo e sabedoria andam juntos. A sabedoria não perde tempo.

Não é fácil porque os dias são maus. E os dias ruins inevitavelmente serão dias curtos. Estamos sob a maldição do pecado. A vida está cheia de perigos que o mal perpetrou. O mundo inteiro está imerso na maldade e jaz no maligno (1 João 5:19).

Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. (Efésios 2: 1-3)

Fomos libertos de andar segundo o “o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência”. Mas o mundo continua andando assim. A maior parte da humanidade continua seguindo o curso deste mundo. Esta é a realidade em que vivemos.

E tudo isso abrevia a vida e torna muito difícil o desafio de viver com sabedoria. Há o mal ao nosso redor, e o mal abrevia tudo. Isso significa que as pessoas ao seu redor não têm muito tempo. Você não tem muito tempo. Você deve aproveitar cada momento. Ande com sabedoria.

“Os homens perversos irão de mal a pior, enganando e sendo enganados (2 Timóteo 3:13).

Pessoas más ficam cada vez piores. O mundo vai ficar cada vez pior. O mal aumenta com o passar do tempo. Estamos caminhando para os tempos maus do governo do anticristo e da Grande Tribulação. Deus irá derramar juízo sobre a terra. O tempo é curto. Não perca tempo. Ande em sabedoria e comunique essa sabedoria. Há urgência nisso.

A oportunidade está em relação ao tempo, assim como o tempo está em relação à eternidade. A oportunidade é o menor pedaço da eternidade, e o único pedaço que você tem nas mãos é o que você tem agora. Jesus disse:

É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. (João 9:4)

3) Você deve entender a prioridade da vida, a brevidade da vida e a soberania da vida.

Você pode estar dizendo: “OK, quero viver e andar com sabedoria. O que eu faço?“.

Não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor (efésios 5:17).

Essa é a soberania da vida. Você não está no comando.

Você diz: “Bem, como sei qual é a vontade do Senhor?”

Está escrito nas páginas da Sagrada Escritura. Então, para andar com sabedoria, você tem que entender que essa é a prioridade da sua vida. Você tem que entender a brevidade da vida – você não tem tempo a perder. É a soberania da vida. Você precisa saber o que Deus deseja; e Ele colocou isso nas Escrituras em detalhes.

Seu modelo para isso é nosso Senhor Jesus, que era a sabedoria em pessoa, que também entendeu a brevidade da vida. Ele sabia quando Sua hora não havia chegado e Ele sabia quando Sua hora havia chegado.

E a única realidade que fazia Jesus  se mover está no que Ele disse: “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (João 4:34). E essa deve ser a sua vida também.

Ande em sabedoria. Essa é a sua prioridade. Aproveite ao máximo sua oportunidade e encha sua vida com a vontade do Senhor e a sua obra. No fim, você poderá dizer com Paulo:

Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda (2 Timóteo 4:7-8).

Vamos orar,

Senhor, às vezes podemos nos envolver em tornar as coisas mais complicadas do que precisam ser; e uma experiência com esta porção da Escritura tira toda a complexidade e nos conduz a algo que podemos compreender tão facilmente.

Estamos gratos e maravilhados com o fato de que o Senhor não nos pediu para fazer o que não podemos fazer, mas apenas nos pediu para fazer o que podemos fazer. E temos literalmente a capacidade de viver com sabedoria porque recebemos a sabedoria que vem do alto, a sabedoria do evangelho, a sabedoria do Filho de Deus, a sabedoria do Espírito de Deus, a sabedoria das Escrituras.

Está tudo disponível para nós. Ajude-nos a andar em sabedoria; e assim caminhando, caminhamos dignamente, e trazemos honra e glória ao Teu nome, e assim podemos testemunhar com poder.

Agradecemos por tantos tesouros que podemos contemplar em Cristo. Todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão escondidos em Cristo, e Cristo está escondido em nós. Portanto, somos sábios no mundo. Dê-nos a oportunidade de viver essa sabedoria e proclamá-la para a Sua glória, nós oramos. Amém.


Leia também: 


Este texto é uma síntese do sermão “Do Not Be Foolish”, de John MacArthur, em 28/08/2022

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

https://www.gty.org/library/sermons-library/49-31/do-not-be-foolish

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno


 

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.