Os Recursos Espirituais Dados Por Cristo – 2


Este é o segundo de uma série de 4 sermões sobre os recursos prometidos por Cristo a seus discípulos. Veja links no fim deste texto.


João 14
15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
22 Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): SENHOR, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

Por vezes ouvimos de pessoas que, repentinamente, descobriram que eram herdeiras de imensas fortunas, muitas vezes de valores incompreensíveis para quase todas as pessoas do mundo. Mas o verdadeiro cristão tem uma herança infinitamente mais valiosa do que todos eles juntos, pois é constituída por coisas eternas e não por coisas perecíveis. Essa herança eterna é resultado da graça de Deus. Veja alguns textos que falam desta herança maravilhosa:

As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam” (I Coríntios 2:9)

E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados (Romanos 8:17).

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós. (I Pedro 1:3-4)

E nestes versos de João capítulo 14, estamos lidando com cinco promessas sobrenaturais que fazem parte de nossa herança. Há mais coisas do que apenas estas. Estas são apenas cinco. Cinco promessas sobrenaturais que são parte do legado de Cristo aos Seus discípulos.

O contexto do capítulo 14 do evangelho de João foi a última noite antes da morte de Jesus. Na manhã seguinte ele seria crucificado e assim ele gastou sua última noite consolando os onze discípulos que estavam aflitos. E Ele os conforta dando-lhes estas grandes promessas, mostrando-lhes o que ele tinha para eles.

  • No versículo 2 Jesus lhes disse que ele estava indo para a casa do Pai para preparar um lugar para eles.
  • No versículo 3 Jesus lhes disse voltaria para busca-los.
  • No versículo 12 Jesus lhes disse que eles iriam fazer coisas maiores que ele mesmo tinha feito.
  • Nos versículos 13-14 Jesus lhes disse que estaria suprindo suas necessidades se eles clamassem em seu nome.

Como vimos na vez passada, entre os versículos 15 a 27 ele fala de cinco fantásticas promessas sobrenaturais:

  • Um ajudador sobrenatural
  • Uma vida sobrenatural
  • Uma união sobrenatural
  • Um professor sobrenatural 
  • Uma paz sobrenatural.

As duas primeiras já vimos, faremos aqui apenas um resumo. Consideramos em primeiro lugar a quem essas promessas são dadas.

E nós vimos isso no versículo 15, onde ele diz: “Se me amardes”, e deve ler-se “vós guardareis os meus mandamentos” (v.15). As promessas são para aqueles que amam a Jesus Cristo, cujo amor é verdadeiramente evidenciado pela obediência. As promessas não pertencem a pessoas não regeneradas. Elas são as promessas para os verdadeiros crentes. E o teste de um amor válido é a obediência.

Nós vimos os discípulos indicarem seu amor por sua dor. E a dor pelo sofrimento de alguém muitas vezes indica amor. Mas isso nem sempre é verdade. Jesus redireciona o amor deles, do sentimentalismo para a obediência (v.21). Uma prova real do amor verdadeiro. E é para aqueles que indicam a autenticidade de seu amor por sua obediência, que Cristo dá essas promessas.

A primeira promessa sobrenatural que vimos foi que Cristo prometeu um ajudante sobrenatural (João 14: 16 e 17).

E esse é o maior legado que Cristo nos deixou: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (v.16). Também falamos que a palavra “consolador”, usada no texto, vem do grego “Parakletos”, que quer dizer “chamado para o lado de alguém” ou seja, para ajudar.

“Parakletos” também era usado em um tribunal para denotar o defensor e o advogado. Então, em geral, aquele que pleiteia a causa de outrem, intercessor, advogado e em sentido mais amplo, significa “ajudador, auxiliador, consolador”.
E este consolador viria para ficar para sempre… Uma promessa maravilhosa.

Então, no versículo 17, Ele disse: “É o Espírito da verdade.” Assim chamado porque Ele nos leva à verdade. “A quem o mundo não pode receber, porque não O vê”, e, claro, o mundo tem nenhum órgão para discernir o Espírito Santo.

Vimos que como Paulo diz aos coríntios: “O homem natural não entende as coisas de Deus, eles são loucura; e ele, porque eles são discernem espiritualmente.” E assim, o Espírito veio para aqueles que amam a Jesus Cristo e ele habitará com eles para sempre, mas o mundo não o conhece e não pode compreender o que ele faz.

Jesus não disse que quando Espírito Santo viesse tudo no mundo iria mudar, todos iriam se arrepender e haveria um grande avivamento em todos os lugares. Não. Assim como o mundo não conheceu Jesus (João 1:10), o primeiro consolador, ele também não conheceria o segundo consolador.

Mas Jesus disse aos discípulos: “Mas vós o conheceis. Ele estará em vós” (v.17). A Bíblia ensina que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo (I Coríntios 6:19). No Antigo Testamento ele apenas estava ao redor e com eles, mas não neles. Agora ele está em nós para sempre. Ele tem todo o poder que Cristo tem, toda a sabedoria, toda a graça e todos os atributos de Cristo.

Então vimos em segundo lugar, que Ele não só prometeu um ajudante sobrenatural, mas uma vida sobrenatural

“Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós” (v.18). O Espírito Santo e Cristo vieram juntos e entraram nas vidas dos que foram regenerados. Quando o Espírito veio, Cristo veio também.

Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita (Romanos 8:9-11).

O mundo não pode ver o trabalho do Espírito Santo, porque esta obra é sobrenatural, não é vista com os olhos naturais. Mas o crente vê: “Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis” (v.19).

O homem natural não está vivo para Deus. Ele não sabe o que o Espírito Santo está fazendo. Ele não tem nenhuma maneira de compreender isso. Ele está morto para a dimensão espiritual.

Para viver no mundo de Deus você tem que ter vida espiritual. E a vida espiritual vem quando você recebe a Cristo. E é isso que Jesus promete a eles. E assim vimos na semana passada: o ajudante espiritual e a vida espiritual.

Agora chegamos hoje para a terceira promessa sobrenatural: Uma união sobrenatural.

Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós (João 14:20).

A promessa é que aqueles que amam a Cristo não são apenas habitados pelo Espírito Santo, como também habitado por Cristo, mas que são misturados em um tipo de uma união sobrenatural. Algo tremendo! Nós somos um com Deus e Cristo.

É por isso que se torna tão ridículo quando fazemos aquilo que provém de Satanás. Se você está todo envolvido em uma união sobrenatural com Deus e com Cristo, o pecado não pode ter lugar.

O caráter da igreja, antes de tudo, é o Espírito Santo em nós e isso não aconteceu até o Pentecostes.
A segunda característica da igreja é aqui no versículo 20, “Cristo em mim e eu em Cristo”. Esta é uma nova disposição para a igreja. Isso nunca havia acontecido antes. Jesus promete uma união sobrenatural, somos um com Jesus Cristo.

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim (Gálatas 2:20).

Você deve entender que há uma união vital entre você e Cristo. Esse é o ponto. Não há mais como separar sua vida dele. Esta é uma experiência de um servo fiel. “…Cristo em vós, esperança da glória” (Colossenses 1:27). É esta a esperança de Deus. Isto foi um mistério no Antigo Testamento, mas plenamente revelado a nós. E assim, estamos envolvidos em uma união sobrenatural. Nós estamos em Cristo e Ele está em nós.

I João
23 E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.
24 E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado

Aqueles que o amam e lhe obedecem são os que estão em Cristo e em quem Cristo habita.

  • Como conhecemos que ele permanece em nós? “E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado” (I João 3:24).
  • Como você sabe que você é um cristão? Quando você possui o Espírito Santo. “Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Romanos 8:9).
  • Como você sabe que está em união com Jesus Cristo? “Ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo” (I Coríntios 12:3).
  • Como você sabe que você é um com o Pai? Quando você possui o Espírito Santo (v.23).

E as únicas pessoas que possuem o Espírito Santo são aqueles obedecem a Jesus.

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele (João 14:21).

Como você chega a esta união? Em outras palavras: “Tudo o que quero é que me ameis, e que o seu amor seja evidenciado pelo fato de que você guarda os meus mandamentos e se você me ama, meu Pai o amará e eu vou te amar e, na base desse amor, vamos nos manifestar a você”.

Se você quiser esta união sobrenatural deve haver uma relação pessoal de amor entre você e Cristo – não uma religião – não participar de marchas e movimentos – não ir a uma igreja e passando por algum tipo de ritual – mas um profundo, honesto, sincero e comprometido amor que diz – eu obedeço porque eu o amo. É para esse tipo de amor que vem a manifestação de Jesus Cristo em toda a sua plenitude, resultando em uma união sobrenatural com ele.

Disse-lhe Judas (não o Iscariotes ): “Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?” (v.22). Ele está pensando que Jesus vai voltar fisicamente e eles poderão vê-los e outras pessoas deveriam vê-lo também. Ele deveria ter várias dúvidas: “Como é que Você vai manifestar a nós e não ao mundo?”. “Como é que você pode ser o Salvador do mundo e não manifestar-se ao mundo?” E assim ele não entendia. Nós lemos sobre isso no versículo 20, quando Jesus diz: “Naquele dia você vai saber”. Jesus confiava plenamente na obra do Espírito.

Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir (João 16:13).

Você diz:  Por que Jesus não lhe disse? Por que Jesus não esclareceu tudo? O próprio Jesus respondeu a isto: “Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora” (João 16:12).

Mas, Jesus é misericordioso e Ele dá uma resposta no versículo 23: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”. É muito importante quando Deus diz algo uma vez. Se Deus diz a mesma coisa três vezes no espaço de alguns versículos, é algo pesadamente importante: A obediência é requisito para alguém ser participante de sua glória.

E assim, aqui está Judas e o resto dos discípulos a coçar a cabeça, não entendendo muito como é que eles iriam reconhecê-lo e o mundo não. “Nós não entendemos isso”. E Jesus sempre diz isto: “Amigos, a menos que um homem me ame e mostre seu amor pela obediência, nós não vamos nos manifestar a ele”. Em outras palavras: “Vamos nos manifestar espiritualmente aos homens que nos amam. E isto é tudo”. O Senhor tem comunhão somente com aqueles cujos corações o receberam e o amam… Cujo amor é claramente indicado pela obediência.

E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? (Lucas 6:46)

Muitos fizeram uma profissão de fé em Cristo, mas nada mais que isso. E daí tentam construir algo sem fundamento.

Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa (Lucas 6:47-49).

Onde o amor é verdadeiro a obediência é o fruto, e então Cristo vem e faz Sua morada. Uma união sobrenatural. Os verdadeiros crentes permanecem na Palavra. Os verdadeiros crentes obedecem. Não é uma questão de perfeição… É uma questão de desejo. Aquele que realmente ama a Jesus Cristo terá um ardente desejo de obedecê-lo. O discípulo de Jesus irá falhar de vez em quando, mas seu desejo é a chave. O Senhor não olha para nosso exterior, ele está olhando o nosso interior… O anseio de nosso coração.

Você vê o que aconteceu no caso de Pedro? É uma ilustração perfeita. Ele o negou por três vezes, mas Jesus conhecia seu coração, e sabia da essência do que havia em Pedro. Quando ele ressuscitou, ele perguntou por três vezes a Pedro: “Tu me amas?”. O que Pedro respondeu? “Senhor, Tu sabes todas as coisas, e sabes que eu te amo.” E Jesus sabia que Pedro o amava. E então respondeu: “Apascenta minhas ovelhas” (João 21:15-17).

Então, no versículo 24, Ele explica porque o mundo não pode experimentar isso. Este é o negativo. “Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou” (João 14:24). Você vê, ele quis dizer: “Como posso me manifestar a alguém que não faz o que eu digo? Que não me ama?”. E não só isso: “E a palavra que estais ouvindo não é minha, é do Pai que me enviou.” “Você vê, Judas Tadeu? Você vê a razão pela qual o mundo não vai me ver e não vai estar em união Comigo? O mundo rejeita a minha Palavra e não me ama”

E eu penso em Jesus sentado sobre a cidade de Jerusalém, com lágrimas escorrendo no rosto e dizendo:

Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! (Mateus 23:37).

A união sobrenatural com Cristo não pertence ao mundo que se recusa a amá-Lo. E assim, nesta porção da Palavra, Jesus promete uma união sobrenatural e repete três vezes que só é possível pelo amor e obediência a ele. Trágica é a triste ignorância e a cegueira condenatória daquele que não ama a Jesus.

E assim, vemos, nestes versículos, que Cristo prometeu um ajudante sobrenatural, uma vida sobrenatural e uma união sobrenatural. Há mais duas que veremos em outra oportunidade. Mas nestas três promessas há uma bela progressão completa, e eu quero que você veja isso.

  • O Espírito vem nos versículos 16 e 17;
  • O Filho vem nos versículos 18, 20 e 21;
  • E, em seguida, no versículo 23, quem mais vem? Quem é esse? O Pai. Você vê a progressão? “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”.

Você sabia que a trindade reside no crente? Você sabia que você realmente é o templo de Deus? A trindade vive em você. Isto é tremendo! Quanto isto deve implicar numa vida de profunda reverência e santidade.

Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito (Efésios 2:19-22).

  • Alguma vez você já se perguntou o que você está fazendo em resposta a isso?
  • Basta pensar que a trindade vive em você. Basta pensar sobre isso. A trindade vive em você.
  • Estou perdendo esse recurso? Eu estou bagunçando a minha vida com o pecado e negando esse poder?
  • Deus deve ter algo mais para mim do que viver dentro daquilo que o mundo busca e vive naturalmente.
  • Pare de olhar para si mesmo, entreter-se, preocupando-se sobre si mesmo, coloque o seu olhar sobre Jesus e Deus poderá usar você.

Esta é uma série de 4 sermões sobre os recursos prometidos por Cristo a seus discípulos. Veja links abaixo:

Os Recursos Espirituais Dados Por Cristo – 1
Os Recursos Espirituais Dados Por Cristo – 2
Os Recursos Espirituais Dados Por Cristo – 3
Os Recursos Espirituais Dados Por Cristo – 4


Esta é uma série de sermões traduzidos de John MacArthur sobre todo o Evangelho de João.
Clique aqui e acesse o índice ordenado por capítulo, com links para leitura.


Este texto é uma síntese do sermão “The Comforter Is Coming, Part 2”, de John MacArthur em 11/07/1971.

Você poderá ouvi-la integralmente (em inglês) no link abaixo:

http://www.gty.org/resources/sermons/1547/the-comforter-is-coming-part-2

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno


 


Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.