Os Recursos Espirituais Dados Por Cristo – 3


Este é o terceiro de uma série de 4 sermões sobre os recursos prometidos por Cristo a seus discípulos. Veja links no fim deste texto


João 14
25 Tenho-vos dito isto, estando convosco.
26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Estamos na terceira parte de uma série sobre o capítulo 14 do evangelho de João. Este capítulo lida com o legado da morte de Cristo para seus amados onze discípulos e para todos aqueles que o amam. Esta foi a noite antes da morte de Cristo na cruz. Ele estava, neste momento, confortando seus discípulos entristecidos, perplexos e desorientados por tudo que estava acontecendo.

  • Eles não entenderam o porquê de Jesus afirmar que Pedro o negaria.
  • Eles não entendiam como um deles poderia trai-lo.
  • E o pior: Eles não tinham a mínima ideia de quem seria o traidor.
  • Eles não entendiam como Jesus poderia ser o Messias e ser morto.
  • Eles não entendiam como ele poderia ser o Cristo de Deus e iria sofrer nas mãos de homens ímpios.
  • Eles estavam confusos.

Como vimos nos sermões anteriores, entre os versículos 15 a 27 de João 14, Jesus lhes dá cinco promessas sobrenaturais para confortá-los em sua tristeza. São promessas que estão na posse de todos os crentes, pela fé em Jesus Cristo. Elas são grandes e preciosas promessas.

Essas preciosas promessas de Jesus pertenciam, não só para aqueles onze, mas também pertenceriam a todos os que cressem nele ao longo dos séculos. Esta é a herança que nos é dada no momento da salvação. É o legado mais rico do universo.

Vimos que o capítulo 14 de João é um capítulo de conforto. Jesus estava se esforçando para confortá-los. Ele disse que em breve iria voltar para pegá-los; que ele iria preparar um lugar para eles e que eles iriam fazer coisas maiores do que ele mesmo fez. Não só isso, mas também que ele estaria suprindo suas necessidades.

E então ele fala de cinco promessas sobrenaturais. E você lembra que vimos que estas promessas são dadas para aqueles que amam a Jesus Cristo. Três vezes esta passagem (João 14:15,21,23) nos diz que essas promessas são para aqueles que amam a Cristo e cujo amor é visível pela obediência. E nós enfatizamos que o único teste verdadeiro do amor é a obediência .

Vimos que a primeira promessa sobrenatural foi que Cristo prometeu um ajudante sobrenatural (v. 16 e 17).

E esse é o maior legado que Cristo nos deixou: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (v.16). Também falamos que a palavra ‘consolador’, usada no texto, vem do grego ‘Parakletos’, que quer dizer ‘chamado para o lado de alguém’ ou seja, para ajudar. Também era uma palavra usada em um tribunal para denotar o defensor e o advogado.

Então, em geral, aquele que pleiteia a causa de outrem, intercessor, advogado e em sentido mais amplo, significa “ajudador, auxiliador, consolador”. No versículo 17, Ele disse: ‘É o Espírito da verdade’. Assim chamado porque Ele nos leva à verdade. E este consolador viria para ficar para sempre. Uma promessa maravilhosa.

Então vimos em segundo lugar, que Ele não só prometeu um ajudante sobrenatural, mas uma vida sobrenatural

“Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós” (v.18). O Espírito Santo e Cristo vieram juntos e entraram nas vidas dos que foram regenerados. Quando o Espírito veio, Cristo veio também.

Cristo deixou este mundo físico e o mundo parou de perceber Cristo. E o indivíduo não salvo, o mundo, como tal, não pode ver a Cristo. Eles não podem ver o ministério do Espírito Santo. Eles não podem discernir o que Cristo está fazendo.

Mas quanto a seus discípulos, Jesus diz: “Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis” (v.19).
O discípulo vive em uma esfera totalmente diferente do mundo. Ele tem vida espiritual.

Em terceiro lugar, vimos que Ele lhes prometeu uma união sobrenatural

“Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós” (v.20). Não só Espírito de Deus habitaria neles, não só Jesus viria a habitar neles, mas eles seriam unidos em uma espécie de uma união sobrenatural com a trindade. Entrelaçado intimamente com o próprio Cristo em uma união.

Eles só podiam entender isto a partir do dia do pentecostes. Esta promessa diferencia a igreja de tudo que havia antes. O versículo 21, novamente nos lembra de como esta união é possível. Como você pode entrar em tal união com Cristo? “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama, e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele” (v.21).

E assim, vimos, nestes versículos, que Cristo prometeu um ajudante sobrenatural, uma vida sobrenatural e uma união sobrenatural. Mas nestas três promessas há uma bela progressão completa:

  • O Espírito vem nos versos 16 e 17, o Filho vem nos versículos 18, 20 e 21, e, em seguida, no versículo 23, quem mais vem? Quem é esse? O Pai. Você vê a progressão? “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”. A trindade reside no crente. Ele é o templo de Deus. Isto é tremendo! Quanto isto deve implicar numa vida de profunda reverência e santidade.

Agora vamos à quarta promessa sobrenatural que é um instrutor sobrenatural ou um Mestre sobrenatural

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14:27).

Uma vez que o Espírito Santo está vivendo em você, você tem um Mestre da verdade residente. No Antigo Testamento os homens de Deus não tinham o Espírito Santo residente. Essa é a distinção do Antigo e do Novo Testamento. Da velha dispensação e da nova dispensação. E porque eles não tinham um professor da verdade residente, todos os tipos de problemas ocorreram.

Na era da igreja, o Espírito de Deus vive dentro de nós, para nos lembrar da verdade constantemente. Além do Espírito Santo não há nenhuma maneira de se conhecer a verdade espiritual. Paulo diz que o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus (I Coríntios 1:21). Deus é revelado pelo Espírito Santo.

Sem Jesus Cristo o homem não tem o Espírito Santo e sem o Espírito Santo o homem não tem nenhuma verdade. O Espírito Santo é o Mestre da verdade. E Paulo disse a Timóteo que os homens estão sempre aprendendo e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade (II Timóteo 3:7). Eles não têm nenhum recurso para conhecer a verdade espiritual.

Após ouvirem as palavras de Cristo “os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como este sabe letras, não as tendo aprendido?” (João 7:15). Então “Jesus lhes respondeu, e disse:

A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo. (João 7:16-17).

Você não pode conhecer a Deus sem Cristo. E rejeitar a Cristo é rejeitar a Deus. De acordo com o versículo 25, Jesus diz, em outras palavras: 

Sempre estive falando com vocês a verdade do Pai. Eu não vim dizendo a vocês meus próprios pensamentos e as minhas próprias palavras ou ideias, mas eu sempre estive dando-lhes a verdade absoluta do Pai.

Veja esta sequência:

Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo. Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito (João 2:20-22)

Não temas, ó filha de Sião; eis que o teu Rei vem assentado sobre o filho de uma jumenta. Os seus discípulos, porém, não entenderam isto no princípio; mas, quando Jesus foi glorificado, então se lembraram de que isto estava escrito dele, e que isto lhe fizeram (João 12:15-16).

Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora (João 16:2).

Por três anos Jesus esteve presente com eles. Ele tinha falado a verdade do Pai. Mas eles não entenderam tudo. Era difícil de entender e suportar. Era algo misterioso para suas mentes.

Mas Jesus diz que iria mandar para eles um Mestre residente para habitar dentro deles e a partir de então, eles entenderiam tudo. Em todo seu ministério, Jesus confiou plenamente no obra do Espírito. Aquilo que os discípulos não estavam entendendo, eles iriam entender através do ministério do Espírito Santo.

Observe a frase: “O Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome” (João 14:26). Ou seja, o Espírito Santo viria, não para pleitear uma causa própria, mas para fazer o que Cristo faria em seu lugar.

Volte, por um momento, para João 14:13: “E tudo o que pedirdes… quais são as próximas três palavras?… Em meu nome… eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”.

Em “meu nome” significa que o indivíduo está em pé no lugar de Cristo. Quando você orar em Seu nome, significa você está pedindo no lugar dele. Você está em pé no lugar de Cristo.

Quando você pede em nome de Jesus, isto não significa uma simples menção do nome dele no final da sua oração. Não é nada disso. Pedindo em Seu nome você está no seu lugar. Ele é a verdadeira oração. Ele é o peticionário. Ele é o beneficiário. Oramos apenas o que é consistente com as perfeições de Cristo. Orar em Seu nome, então, é procurar o que Ele procura, o amor que Ele ama, desejar o que Ele deseja e promover o que lhe dá a glória.

É o que João escreveu em sua primeira carta: “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve” (I João 5:14). O exato oposto é o que diz Tiago: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tiago 4:3). E assim, devemos orar como se fosse Jesus orando. Estamos a dizer – Pai, eu estou pedindo-lhe algo, porque Jesus quer. E isso deveria eliminar muitas orações estranhas.

Agora, você encontra a mesma frase no versículo 26, que basicamente significa a mesma coisa. O Pai enviará o Espírito Santo em meu nome. O que isso significa? Em meu lugar, para assumir meu lugar. E o Espírito Santo terá o desejo que eu desejo. Ele vai procurar o que eu procuro. Ele vai amar o que eu amo. Ele vai buscar a minha glória.

  • O Espírito Santo veio em Seu nome. Isto é, em seu lugar, como um emissário de um rei que representa o rei e que tem todo o direito e a autoridade do rei porque foi investido dele.
  • O Espírito Santo veio em nome de Cristo. Ele não está sozinho. Seu ministério é estar neste mundo no lugar de Cristo.
  • Ele deseja o que Cristo deseja, ama o que Cristo ama, faz o que Cristo faria e quer o que Cristo quer.
  • Ele Está aqui para trazer glória a Cristo, não a si mesmo.
  • O ministério do Espírito é para tomar o lugar de Cristo na vida do crente e trazer glória a Cristo, não a si mesmo.

No capítulo 16, versículo 14, Jesus diz: “Ele me glorificará.” Você vê isso? Ele está aqui no lugar de Cristo, para glorificar a Cristo. “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar”. Versículo 15: “Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.”

Deus dá Suas coisas a Cristo, que lhes dá ao Espírito Santo, que mostra para nós. O Espírito não recebe nada de Si mesmo, não busca sua própria glória, Ele deseja manifestar a glória de Jesus Cristo. Há muitas pessoas, e muitos grupos, que estão glorificando o Espírito Santo. Isso é antibíblico. O Espírito não está preocupado com ele mesmo. O Espírito está aqui para apontar para Cristo, e não a si mesmo. Cristo é o objeto do ministério do Espírito. Jesus disse:

Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim (João 15:26).

Não é incrível como muitas vezes, quando você está enfrentando duras batalhas, e de repente você está sendo lembrado de certas partes das Escrituras? Este é o ministério do Espírito Santo: Trazer verdades à sua mente. Muitas vezes, quando você está testemunhando, ou quando você está compartilhando sobre Cristo, as verdades espirituais são colocadas ali pelo Espírito Santo. O Espírito de Deus vai nos ensinar tudo o que tem a ver com a maturidade espiritual. “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 2:29).

Sabemos que assim foi escrito o Novo Testamento. Os apóstolos nunca poderiam ter reproduzido os detalhes das palavras de Jesus a menos que o Espírito Santo fizesse isso. Eles não haviam entendido nada. E eles tinham que ter um professor sobrenatural para trazer tudo isto com precisão para todas as próximas gerações.

Quando você abre o Novo Testamento para lê-lo, você está lendo as palavras exatas de Deus. Eles foram dados aos autores pelo Espírito Santo e não há um único erro em qualquer palavra nos originais.

Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras. (I Timóteo 6:3-4).

Também o Antigo Testamento não veio pela vontade do homem. Pedro escreveu: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (II Pedro 1:21). Paulo escreveu: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” (II Timóteo 3:16).

Um jovem veio ao meu escritório na semana passada e me disse: – Toda a minha vida cristã é uma bagunça, tudo está desmoronando. Eu não posso estudar a Bíblia. Eu tenho dúvidas e outras coisas mais.
E eu apenas o ouvi por cerca de 20 minutos e disse: – Eu posso te dizer agora qual é seu problema. É obvio.
E ele disse: – O quê? Eu disse: – Você não crê na inerrância absoluta da Escritura. Se você acredita que há erros na Palavra de Deus, então você está confuso e você não sabe no que crer. É este o seu problema.
E ele disse: É isto. Eu não acredito na inerrância absoluta da Escritura.
Eu disse: – Então, meu amigo, você não tem esperança de um dia conhecer a eficácia da Palavra de Deus ou viver uma vida cristã eficaz. Não há chance.

Quando a igreja desistiu da inspiração da Palavra de Deus, tornou-se doente e é essa igreja que vai preencher o inferno. O Racionalismo e o liberalismo decidiram que a Escritura está cheia de erros. E que todos os milagres e todas as coisas sobrenaturais na Bíblia teriam que ser retiradas. Eles foram seguidos imediatamente por uma grande unidade teológica para redescobrir Jesus. Rasgaram a Bíblia e foram em busca do Jesus histórico, ou seja, fora dos escritos bíblicos.

O homem moderno eliminou a fé na inspiração da Palavra de Deus. Para ele não é tudo verdade. Então, quem decide o que é verdade? O homem tornou-se a autoridade final. Querendo assumir uma posição de Deus e decidindo o que é verdade e o que não é.

O homem teológico moderno está preso entre seu cérebro e seu coração. Ele nega a inspiração total da Bíblia. Ele não sabe quem é Jesus… Quem é ele mesmo… Quem é Deus… Não há nenhuma maneira de se saber nada. Sua mente tornou-se o juiz final. Querendo ser lógico, ele elimina tudo o que é ilógico, ou seja, tudo que a mente natural não pode entender.

A Bíblia é absolutamente, a partir da mente natural, ilógica do começo ao fim. A Bíblia é irracional para a mente natural. Entre tantas outras coisas, não faz sentido que você seja enterrado numa sepultura e saia dela. E o homem, desde que decidiu ser lógico, eliminou todas as coisas sobrenaturais. Ele não sabe como descobrir a verdade. Ele não tem ideia.

  • Então, o que ele faz? Ele inicia um programa de bem-estar, começa um evangelho social e tenta ministrar o que é lógico em sua mente, mas não tem a mínima ideia sobre coisas espirituais.
  • Ele está vivendo na dimensão de seu cérebro. Onde é que vai? Ele não está indo a lugar nenhum.
  • E ele está perdido porque ele se recusou a crer na inspiração absoluta da Palavra de Deus.
  • E esse é o legado que o liberalismo deixou para a igreja hoje.
  • E essas pessoas são os líderes da teologia e os líderes das denominações cristãs em todo o mundo. São apóstatas.

E os homens de hoje estão com fome de verdade, mas eles não podem encontrá-la. E, eu acredito que, em muitos casos, Deus a torna indisponível. Eles decidiram que livro é um livro. E que a Bíblia é um livro de documentos humanos e errôneos. Deus julgou o modernismo, o liberalismo e o racionalismo, removendo a partir de então a Palavra da Verdade.

A inspiração da Bíblia é tudo. É a chave absoluta de tudo. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra (II Timóteo 3:16-17).

Moisés disse a Deus: “Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloquente…” (Êxodo 4:10). Mas Deus usou Moisés para escrever para nós os primeiros cinco livros da Bíblia. Que são as palavras absolutas de Deus… nada menos.

O que disse Jeremias a Deus? “Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino” (Jeremias 1:6). Deus responde: “Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás” (Jeremias 1:7).

Deus falou por meio dos profetas do Antigo Testamento e Ele falou por meio dos homens do Novo Testamento. Paulo declarou: “Digo a verdade em Cristo, não minto” (Romanos 9:1). Ele não estava falando de sua própria cabeça.

Jesus disse: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar” (Lucas 21:33). Quando você lê a Bíblia você está lendo a verdade de Deus.

As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito… (I Coríntios 2:9-10)

E é ainda por meio da Palavra de Deus que o Espírito nos ensina. Ele nos ensina através da Palavra.

E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo  (II Pedro 1:19-21).

A Palavra de Deus é absolutamente inspirada. E Jesus disse aos discípulos – Ele vai ensiná-lo e trazer todas as coisas à sua lembrança.

Nosso Pai, nós Te agradecemos, esta manhã, por esta verdade.
Deus, queremos defender a verdade absoluta e a infalibilidade das Escrituras Sagradas.
Nós não cremos que é um livro humano, cremos que o Senhor escreveu.
E o Senhor a tem confirmada e preservada para nós.
Que possamos perceber cada palavra que lemos como procedente da tua boca.
Obrigado por nos mostrar como o Senhor pode usar homens para falar a sua verdade.
E, Senhor, sabemos que o Espírito Santo é nosso Mestre.
Sabemos que o Espírito Santo não veio para anunciar coisas novas, mas para iluminar nossas mentes.
E, assim, obrigado por dar-nos o Espírito Santo, que tem avivado tua Palavra em nossos corações.
Nós Te agradecemos em nome de Cristo. Amém.


Esta é uma série de 4 sermões sobre os recursos prometidos por Cristo a seus discípulos. Veja links abaixo:

Os Recursos Espirituais Dados Por Cristo – 1
Os Recursos Espirituais Dados Por Cristo – 2
Os Recursos Espirituais Dados Por Cristo – 3
Os Recursos Espirituais Dados Por Cristo – 4


Esta é uma série de sermões traduzidos de John MacArthur sobre todo o Evangelho de João.
Clique aqui e acesse o índice ordenado por capítulo, com links para leitura.


Este texto é uma síntese do sermão “Comforter Is Coming, The Part 3”, de John MacArthur em 18/07/1971.

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

http://www.gty.org/resources/sermons/1548/comforter-is-coming-the-part-3

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno


 

Compartilhe

You may also like...

2 Responses

  1. Rafaella disse:

    A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
    Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.
    O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.
    Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.
    Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.
    Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos.
    Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão.
    Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!
    Salmos 19:7-14

  2. Argemiro Guirlanda disse:

    Conheço alguns trechos da bíblia, creio em Jesus como nosso salvador e senhor. Não tenho muita facilidade para orar, sempre dependo de alguém.Hoje aos 72 anos de idade tenho muitas dívidas e não encontro meio para paga-las.Sou aposentado e ganho salário mínimo, procuro uma ocupação mas não tem sido fácil.´Ja no casamento e com os filhos sou bastante feliz e agradeço sempre.Estou sem foco e motivação, para montar um negocio proprio.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.