Os 3 níveis da experiência cristã

Primeiro nível: A primeira mesa

Começamos por ele. É o momento em que entramos no reino de Deus.
Nosso relacionamento com Deus é o de filhinhos que estão maravilhados com os feitos divinos. E o que um filhinho mais faz? Pede, pede, pede.
Nosso primeiro enfoque são os feitos de Deus.
Nossa ênfase é em receber.
O que visamos é nossa provisão.
Estamos atrás de experiências.

O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. (Sl. 23: 1-3)

Na primeira mesa nos sentimos sentados nela e quem está servindo é o Senhor.

Segundo nível: A segunda mesa

Com o passar do tempo nós nos damos conta que temos que crescer no relacionamento com Deus e deixamos de ser apenas filhinhos preocupados com as nossas necessidades. Passamos a entender que tudo o que recebemos na primeira mesa é para ser repartido na segunda mesa.

Nosso enfoque agora são os caminhos de Deus.
Nossa ênfase é em fazer.
O que visamos é o propósito de Deus.
Estamos atrás de entendimento.

...Guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. (Sl. 23: 3-4)

Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel. (Sl. 103:7)

Na segunda mesa quem está sentado é o irmão e quem está servindo sou eu.

Terceiro nível: A terceira mesa

Aqui está a verdadeira comunhão com Deus, pois até agora nós tivemos contato com os seus feitos e o seu caminho.
Agora existe uma condição muito clara para entrar neste nível de relacionamento com Deus.

Mas os levitas que se apartaram para longe de mim, quando Israel andava errado; os quais andavam transviados, desviados de mim, para irem atrás dos seus ídolos, levarão sobre si a sua iniqüidade. Contudo serão ministros no meu santuário, nos ofícios das portas da casa, e servirão à casa; eles matarão o holocausto, e o sacrifício para o povo, e estarão perante eles, para os servir. Mas os sacerdotes levíticos, os filhos de Zadoque, que guardaram a ordenança do meu santuário quando os filhos de Israel se extraviaram de mim, eles se chegarão a mim, para me servirem, e estarão diante de mim, para me oferecerem a gordura e o sangue, diz o Senhor Deus. Eles entrarão no meu santuário, e se chegarão à minha mesa, para me servirem, e guardarão a minha ordenança. (Ezeq. 44: 10-11 e 15-16)

Aqui está clara a diferença entre os que guardaram os caminhos do Senhor e os que se desviaram dele.
A condição para entrar neste nível de comunhão é andar em todos os caminhos do Senhor.
Nosso enfoque agora é a pessoa de Deus.

Nossa ênfase é em conhecer a Deus.
O que visamos é o próprio Deus.
Estamos atrás de intimidade com Deus.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. (Sl. 23: 5-6)

Na terceira mesa que está sentado é o Senhor e quem está servindo sou eu. Inverteu-se a posição da primeira mesa para a terceira mesa.

Conclusão

Gostaria de relatar minha experiência: Sempre ensinei e pratiquei orar uma hora por dia. Nunca foi tão fácil cumprir esta determinação.
Então o Senhor me ensinou algo precioso com o texto abaixo:

E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. (Lucas 10: 38-42)

Marta estava sempre envolvida em seus afazeres, quando se aproxima é para falar, reclamar e mandar. Não pára para ouvir ao Senhor, apenas fala, fala, fala…
Alguns são assim. O Senhor quer falar, mas eles não deixar o Senhor falar. Sempre eles têm muito a dizer e depois que falam tudo vão embora. Agitação, ocupação, inquietação e preocupação são as marcas de tais pessoas.

Maria sentou-se aos pés de Jesus para ouvir. E não para falar.
Oração é ouvir e falar com Deus.
As quatro atitudes na terceira mesa são: Ouvir, obedecer, adorar e servir.

Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos. Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento. (João 12: 1-3)

No texto acima estão as três mesas: Na primeira: Lázaro (feitos). Na segunda: Marta (caminho). Na terceira: Maria (intimidade).

Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. (Cl. 2: 6-7)

E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. (II Cor. 2:14)

Texto de autoria desconhecida

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.