Separar-se do mundo

Há muitos mandamentos na Bíblia que tratam da separação do mundo. Por exemplo: o Egito, Ur dos Caldeus, Babilônia e Sodoma são todos símbolos do mundo. Eles mostram diversas coisas sobre o mundo.

  • Egito = desfrute do mundo
  • Ur = religiões do mundo
  • Torre de Babel (Babilônia) = confusão do mundo
  • Sodoma = pecados do mundo

Devemos sair de todos estes lugares.

Quando o anjo da morte saiu para matar os primogênitos da terra do Egito, o mensageiro de Deus passou por cima das portas que tinham o sangue (Ex. 12:23). Se não havia sangue na porta, o primogênito daquela casa era morto, não importando se aquela casa era boa ou má. O fator básico para a salvação é o sangue; isso não tem nada a ver conosco. Nós fomos redimidos pelo sangue, mas devemos lembrar que após a remissão devemos mover-nos e sair. Não pense que podemos comprar uma casa e morar no Egito.

O primeiro resultado da redenção é separação, isto é partida, saída. Deus jamais redime uma pessoa e deixa na velha posição para continuar vivendo no mundo. Se você foi redimido pelo sangue de Jesus tornou-se estrangeiro e peregrino na terra. Uma vez que tenha sido separado pelo anjo destruidor, você deve arrumar as malas e sair do Egito.

Uma vez uma professora ouviu de uma aluna de 8 anos, a seguinte resposta sobre se ela queria ser o rico ou lázaro (Lc 16:19-31). – “Enquanto eu estiver viva quero ser o rico, quando morrer quero ser Lázaro”. Muitos “cristãos” são assim. Eles querem o melhor dos dois lados.

Na primeira vez que os israelitas quiseram deixar o Egito, Faraó permitiu que apenas os homens fortes fossem, os velhos e os jovens deveriam ficar. Faraó sabia que se pudesse segurar os jovens e os velhos, os homens fortes não iriam longe. Após algum tempo voltariam. A estratégia de Satanás é evitar que tenhamos uma separação completa do Egito. Se deixarmos uma coisa ou uma pessoa para trás, não poderemos ir muito longe, e acabaremos voltando.

Faraó fez várias propostas:

1. “Ide, oferecei sacrifícios ao vosso Deus nesta terra” (Ex. 8:25)
2. “… saindo, não vades longe” (Ex. 8:28)
3. “ide vós, os homens” (Ex. 10:11)
4. “Ide, somente fique os vossos rebanhos e vosso gado” (Ex. 10:24)

A intenção de faraó era convencê-los a servir a Deus no Egito. Faraó sabia que eles acabariam por servi-lo. Satanás conhece bem as palavras de Mat. 6:21: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o seu coração”. O tesouro e a pessoa andam juntos. O mandamento do Senhor é que aqueles que o Servem devem separar-se do mundo. É um rompimento com todos os valores do mundo (I Jo 2:15-17).

Moisés foi radical: “Devemos ir caminho três dias ao deserto, para que adoremos ao nosso Deus”(Ex. 8:27). Os cristãos devem sair do sistema e da organização do mundo. Em outras palavras, ainda vivemos no mundo físico, mas ele se tornou um deserto para nós. Aos olhos do mundo, estamos no deserto e somos forasteiros e peregrinos. Depois que alguém compra uma coisa, o item comprado é levado embora. Lembre-se de que, uma vez que o sangue de Jesus nos comprou, não temos outra escolha a não ser ir com o Senhor. Se fui comprado por Ele, devo deixar o mundo e ir com Ele.

Talvez você se pergunte do que é que devemos nos separar. O que é o mundo? Podemos classificar cinco itens que devemos romper completamente.

Coisas que o Mundo considera imprópria para um Cristão fazer 

As pessoas do mundo estabelecem um padrão para os cristãos. Se você não atingir esse padrão, não passou nem no teste deles. Quando faz algo não deve dar nenhum motivo para eles perguntarem : “Cristãos fazem isso?”. Se alguém disser isto, você entrará na defensiva e ficará sem chances. Assim que chamarem sua atenção, você ficará sem saída. Quando um gentio diz: “Um cristão não deve fazer tal coisa”, devemos deixar aquilo imediatamente (I Cor 10:32-33 ; Ef. 5:15 ). É muito vergonhoso um cristão ser constrangido pelos gentios. Devemos nos afastar de tudo que pode confundir nossa pregação.

Coisas incompatíveis com o Senhor

Uma vez que o Senhor sofreu humilhação nesta terra, não devemos buscar glória aqui.. Quando Ele andava aqui, foi acusado de ser um endemoninhado. Não podemos permitir que as pessoas digam que temos a melhor mente, que somos intelectuais ou superiores. Se esta é a nossa marca, há algo errado com nossa vida, pregação e nosso relacionamento com Deus. Tudo aquilo que o Senhor experimentou nesta terra deve ser a nossa experiência hoje.

Para seguir a Jesus de Nazaré, devemos está dispostos a sofrer humilhação; isso não é algo glorioso. Seguir a Cristo significa carregar cruz.

Gálatas 6:14 nos mostra que a cruz está entre o mundo e o Senhor. O Senhor está de uma lado e o mundo do outro. Para eu estar ao lado do mundo, terei que remover a cruz. Quando vemos a cruz, podemos dizer: “Eu me glorio na cruz”. Quanto a nós o mundo está morto. Se a nossa posição é diferente da posição do Senhor, estão estamos errados.

Qualquer coisa que apague nossa vida espiritual

O mundo é tudo aquilo que diminui o nosso zelo em nos relacionar com Deus. É tudo aquilo que de alguma forma impede nosso testemunho diante dos homens. O mundo é tudo aquilo que nos impede de ir ao Senhor. O mundo é uma atmosfera que nos rodeia, sufoca e nos faz secar. É tudo aquilo que desencoraja o coração do homem de amar ao Senhor e desejá-lo.

Alguns dizem “Isso aqui não é pecado”, mas podem dizer que não é do mundo? Muitas coisas parecem inofensivas, mas elas trabalham contra nosso desejo de estar mais perto do Senhor, e devem ser totalmente rejeitadas pelo cristão (Col. 3: 1-2).

Tudo aquilo que nos impede de mostrar aos outros que somos cristãos

Qualquer função ou comunicação social, ou outra atividade que nos leve a esconder a lâmpada debaixo do alqueire é o mundo. Muitas amizades, funções e contatos sociais com pessoas do mundo nos forçam a colocar nossa lâmpada debaixo do alqueire.

Muitos cristão são gradualmente sugados pelo mundo através de atividades e contatos sociais. Todo cristão novo deve, desde cedo, saber onde está e fazer uma escolha.

Não estamos propositadamente tentando ser antisociais, mas se não estamos conseguindo manter nossa completa postura como cristão em algum ambiente , devemos fugir dele imediatamente.

Se nos detivermos nos caminho dos pecadores, mais cerdo ou mais tarde, estaremos no lugar deles. Se nos assentar na roda dos escarnecedores, mais cedo ou mais tarde nos tornaremos escarnecedores. Pecar e escarnecer são contagiosos. Devemos aprender a fugir dessas coisas como se estivéssemos fugindo de germes mortais. Ler Salmos 1.

Coisas desaprovadas por cristãos mais fracos

Aquilo que faz tropeçar uma consciência fraca é outro tipo de coisa que constitui o mundo. Os filhos de Deus devem fugir delas. Devemos evitar tudo aqui que um irmão mais novo desaprova, mesmo que seja o mais fraco dos irmãos. Pode até ser que ele esteja errado, mas fazê-lo desanimar é pecar contra o Senhor Jesus (I Cor 8: 11-13 ; Rom. 8: 13-19).

Muitas pessoas não sentem a sublimidade do Senhor quando vêm a Ele porque não consideram todas as coisas como refugo. Aqueles que não consideram todas as coisas como refugo, certamente consideram preciosas as coisas da terra.


Nota: Este texto é uma síntese de um um texto atribuído a Watchman Nee (1903-1972). Há diversos livros com coletâneas de textos atribuídos a ele.   Há pontos doutrinários heréticos em alguns textos atribuídos a Watchman Nee. Porém, não sabemos se, de fato, foi ele quem defendeu tais ensinos.


 

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.