Permanecer na Videira Verdadeira

João 15
1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
4 Permanecei em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
5 Eu sou a videira, vós as varas; quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 Se alguém não permanece em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
9 Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.

É muito comum se fazer o estudo da Bíblia com base em versículos isolados e fora de seu contexto. Quando Jesus começa o capítulo 15 dizendo: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador”, Ele não está dizendo isto de alguma forma isolada. Eu costumava perguntar por vezes, o que levou Jesus a dizer as coisas que Ele disse.

Por exemplo, eu me perguntava o porquê de no meio de uma conversa, Jesus simplesmente aparece e diz: “Eu sou a luz do mundo” (João 8:12).

  • Descobri que ele estava numa parte do templo chamado de átrio das mulheres, e lá havia um grande candelabro que irradiava luz para fora e iluminava Jerusalém durante a festa da época.
  • E esse candelabro era usado para falar da luz que guiou os filhos de Israel no deserto. Eles o acendiam em todas as noites da semana.
  • E Jesus, de pé ao lado do candelabro, disse: “Eu sou a luz do mundo.” Agora, fica mais claro, não é? Isso coloca um contexto em torno dele.

Quando você vem para João 15, e o encontra dizendo: “Eu sou a videira verdadeira… Vós sois as varas… Meu Pai é o agricultor”, Ele está dizendo em um contexto. E é importante entender exatamente esse contexto.

  • Jesus estava no cenáculo com os seus discípulos. É a noite antes de sua morte, e nesse ponto, ele introduz essa analogia particular.
  • Mas antes do capítulo 15, algumas coisas muito interessantes ocorreram.
  • No capítulo 13, nós o encontramos em reunião com seus discípulos no cenáculo, e, imediatamente, um contraste é pintado para nós.

Ela diz que Jesus “havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim” (João 13:1). Em seguida, antes do ato de lavar os pés dos discípulos, temos que “o diabo tinha posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse” (João 13:2). E Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara tudo nas suas mãos e que viera de Deus e para Deus voltaria, ergue-se da ceia , deixou de lado suas vestes, tomando uma toalha, cingiu-se e começou a lavar os pés dos discípulos.

Agora, observe, ele diz que Jesus amou-os no verso 1. Depois diz que ele lavou os pés dos discípulos, começando no verso 4. Por que ficar lá aquela terrível coisa sobre o diabo, colocando-o no coração de Judas que o traísse?

A resposta é porque, desde o início daquela noite, existia um grande contraste entre os onze discípulos e Judas.
E esse contraste é o que dominava o pensamento de nosso Senhor. No versículo 10 do capítulo 13, Ele falou: “Ora vós estais limpos, mas não todos”, pois ele sabia quem deveria traí-lo. Na mente do Senhor, o pensamento dominante não era sua própria morte, até ele ter suado grandes gotas de sangue no jardim do Getsêmani (Lucas 22:44). Mas o que dominava seu pensamento aqui era essa terrível realidade de que havia um Judas entre os doze.

Não é algo que Ele não tivesse conhecimento. É simplesmente algo que havia chegado a um clímax. Mais tarde, no mesmo capítulo 13, Ele ainda diz a Judas: “O que fazes, faze-o depressa” (v.27). Ele sabia o que estava acontecendo no coração de Judas. Lembre que João 13 a 17 aconteceu no mesmo dia.

Agora, eu creio que esse é o contexto que existe em João 15, quando Ele diz: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto “.

  • Você tem, no versículo 2, dois tipos de varas (ou ramos ou galhos), certo? E opostas.
  • Eu creio que havia um contraste na mente de nosso Senhor entre Judas e os onze.
  • E os dois tipos de varas são os verdadeiros e os falsos crentes.
  • Os que exteriormente e visivelmente e, por um tempo, juntam-se a Jesus, mas não há nenhuma realidade espiritual, serão cortados.
  • Ele diz: “Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem”.

Há “varas” que se aproximam de Jesus Cristo e se conectam a ele de uma forma superficial, mas não são ramos reais, e não podem dar frutos. Esses ramos serão tirados. Nenhum verdadeiro ramo será tirado. Jesus disse que “as minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10:27-28).

Ele também disse que “as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos” (João 10:4-5). A questão é ser uma verdadeira ovelha ou uma falsa ovelha. As verdadeiras ovelhas não são lançadas fora.

Naquele momento, Judas estava na mente de nosso Senhor. Ele foi o tipo de pessoa que se ligou a Jesus Cristo por um período de tempo. E isso é muito comum. Há um monte de Judas no meio da igreja. Teria sido uma coisa se Jesus só tivesse sofrido um Judas. Ele tem suportado milhões deles. Pessoas exteriormente espirituais, mas que não possuem vida de Deus em seu interior.

Há razões diferentes para ser assim, tal como gostar da comunhão das pessoas, enganar-se com uma religião, por medo de Deus e do inferno e outras diversas motivações enganosas. Para qualquer que seja a razão, há muitos e muitos Judas por aí. E o que nosso Senhor está dizendo é: “Seja um ramo real”.

Deus tem uma raiz de bênção, e a bênção vem através dessa raiz e estende-se para os ramos, de modo que qualquer um que quiser ser abençoado precisa permanecer enxertado na raiz da bênção. Israel viu-se como a raiz da bênção. E eles tinham o direito de se ver dessa forma porque Deus os havia chamado de Sua vinha. Em Isaías 5, o Senhor disse que plantou uma vinha numa colina fértil; e Ele olhou para sua videira, e em vez dela produzir boas uvas, ela produzia uvas bravas. E Deus condenou-a.

Agora cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil. E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas. Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha. Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas? Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada. (Isaías 5:1-5).

Deus tinha feito de Israel uma raiz de bênção. Mas Israel perdeu o lugar da bênção por causa de sua incredulidade. Quando Jesus disse “Eu sou a videira, a verdadeira”, Ele está dizendo que um homem não é abençoado por estar em Israel, mas por estar nele.

Entende? Bem, isso é uma coisa pesada para Israel, não é? Qualquer um agora é bendito e abençoado somente em Cristo. Ser judeu hoje não significa nada em termos de salvação, exceto que o inferno será ainda mais grave por eles terem rejeitado tudo o que o judaísmo ensinou sobre a vinda do Messias. E a quem muito é dado, muito será exigido (Lucas 12:48).

O nosso Senhor está simplesmente dizendo, “Eu sou a videira verdadeira. Israel foi videira de Deus, mas Israel tornou-se uma vide estéril, e agora, eu sou a fonte de todas as bênçãos”. Nosso Senhor é divino. Ele é a videira verdadeira, a verdadeira luz, o verdadeiro pão, o único e perfeito.

O agricultor ou o lavrador é a pessoa que cuida da vinha. Um agricultor tem duas responsabilidades para com uma videira:

  • Cortar os ramos que estão mortos e infrutíferos.
  • Podar (ou limpar) os ramos que dão frutos para que produzam mais frutos.

É um processo de poda (ou limpeza) que direciona a energia e a luz para os ramos produtivos. O agricultor não quer um galho infrutífero ou morto recebendo energia. Ele corta-o e lança-o fora. Também não quer deixar qualquer coisa atrapalhando os galhos que produzem frutos.

Isto é precisamente o que o Pai faz, de acordo com o versículo 2, extirpando o galho que não produz fruto e limpando aqueles que produzem frutos.
Primeiro de tudo, Ele tira o ramo infrutífero. Qualquer ramo que não dá fruto é um galho morto como Judas. O Pai corta o ramo infrutífero porque ele é falso, não há nenhuma realidade lá. Não há vida lá.

Temos na Parábola do semeador duas falsas vidas. O que aconteceu com elas? (Mateus 13:3-8)

  • Uma “secou-se, porque não tinha raiz”;
  • A outra “os espinhos cresceram e sufocaram-na”;
  • E a outra semente “Deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta”.

O Pai tem tratado com os frutíferos. Ele os limpa para que possam produzir mais frutos. O Pai limpa os ramos frutíferos com a Palavra. “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado” (v.3) Os ramos infrutíferos não possuem a realidade da vida espiritual. Não podem ser limpos pela Palavra.

Não há um verdadeiro convertido que não manifeste as boas obras:

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10).

“[Jesus] se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial,zeloso de boas obras” (Tito 2:14).

“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2:17,26).

Não há como alguém que não é verdadeiramente convertido produzir frutos. Não há vida de Deus nele. Também é impossível que um verdadeiro convertido não produza frutos. Há vida de Deus nele.

Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis (Mateus 7:16-20).

Você vê, os verdadeiros discípulos de Jesus são conhecidos pelos bons frutos. Não há uma boa árvore sem bons frutos. A produção de frutos é a manifestação de uma realidade espiritual no interior do homem.

João Batista chamou os fariseus e saduceus de raça de víboras e disse: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Mateus 3:7-8). E completa: “E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo” (Mateus 3:10). Há ramos que são cortados porque não dão frutos. Deu provas de que eles estão mortos. Eles são falsos crentes. Todos os verdadeiros cristãos produzem frutos. Uns produzem muitos frutos, outros produzem menos… Mas produzem.

Muitas pessoas eram chamadas de discípulos de Jesus, mas o abandonaram e o rejeitaram (João 6:66). Eles foram identificados com Cristo, mas eles não eram reais.

  • Em João 8, diz que “muitos creram nele” (v.30). Jesus então diz: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos” (v.31). Mas eles não permaneceram. Eles foram embora.
  • Em João 2 diz que muitos “creram no seu nome” (v.23). Mas “Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia” (v.24).

Paulo disse: “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos” (II Coríntios 13:5). Há muitas pessoas que pensam erroneamente que estão em Cristo. São ramos infrutíferos que estão em um enorme perigo de serem cortados e lançados no fogo.

Os ramos frutíferos são os verdadeiros crentes. Eles estão em constante poda pelo Pai. Deus sempre está purificando seus filhos. O Pai está preocupado com a remoção de tudo que impede o crente da plena produção de frutos. E podar geralmente dói. A poda normalmente vem pelo sofrimento. Deus põe provas sobre nossas vidas como um instrumento para deixar claro o problema que temos, para que ele possa trabalhar em nossas vidas.

A poda real é feita pela Palavra de Deus (v.3). A prova revela o problema, mas é a Palavra que nos corrige e limpa. Se você tem um monte de problemas e não é corrigido pela Palavra, você apenas vai manter um monte de problemas ao longo do tempo. Só a Palavra de Deus realiza a cura. É a Palavra de Deus é quem faz a poda. É a Palavra de Deus que faz com que haja aumento na produção de frutos.

Então a provação e sofrimento coloca pressão sobre nós, e a Palavra de Deus vem e estimula o crescimento. É a Palavra que nos faz crescer. Quanto aos ramos sem vida, Deus corta-os e lança-os fora. Aos ramos que dão frutos, Deus prova, corrige e limpa para que dê mais frutos.

Permanecei em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim (João 15:4).

O que realmente está envolvido em permanecer?

Um verdadeiro cristão não é apenas um sujeito em um reino ou uma pessoa em uma família. Ele é um ramo ligado à videira verdadeira. Para ele flui a própria vida de Cristo. Quando não há fruto na vida de um suposto cristão é porque não há vida de Cristo nele. É uma figura de Judas.

Veja como Jesus se referiu a Judas: “Ora vós estais limpos, mas não todos” (João 13:10). Ele não limpou o ramo sem fruto, ele cortou. Deus não limpa ramos sem vida. Mas quando você está conectado a Cristo, há um fluxo de vida até você e os frutos serão visíveis. Você cresce junto com Cristo e Ele preenche sua interior com a vida que emana dele. Tremendo.

Por que muitos que aparentavam a fé se apartaram de Cristo? Porque nunca foram de Cristo?

Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós (I João 2:19).

Qual o oposto disto?

Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos” (João 8:31).

A realidade espiritual é evidenciada se você permanece até o fim:

Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim (Hebreus 3:14).

Cristo reside apenas em verdadeiros crentes. Pode Ele estar naqueles que não permanecem na Palavra? Não. Um ramo que não permanece na Palavra é apenas um ramo morto que será cortado. Uma figura de Judas. Cristo permanece apenas nos ramos que produzem frutos. Aqueles que permanecem na Palavra.

Um agricultor é honrado pela produção de frutos. Assim o agricultor celestial é glorificado quando os ramos de sua videira produzem muitos frutos:
“Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos” (João v.8). Jesus havia dito: “sem mim nada podeis fazer” (v.5).

Ele prossegue dizendo: “Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor” (v.9). Aqui está outra maneira de dizer a mesma coisa. Os verdadeiros crentes obedecem e, portanto, dão frutos. Os verdadeiros crentes continuam amando a Cristo. Seu amor não se esgota. Eles não viram as costas para Jesus e se apartam dele. Você diz: “Bem, o que acontece com as pessoas que fazem isso?” Eles nunca foram discípulos reais. Eles tipificam Judas.

No versículo 10: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor” (v.10). Aqui está uma outra maneira de se dizer a mesma coisa. Um verdadeiro cristão permanece; um verdadeiro cristão dá frutos; um verdadeiro cristão continua no amor, e um verdadeiro cristão obedece.

Muitos tentam produzir seus próprios frutos. Você sabe o quanto um ramo pode dar por conta própria? Nada. Podem estar sendo identificados como um ramo da videira, mas são apenas ramos sem vida.

A vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim (v.4).
E Jesus completa: “sem mim nada podeis fazer” (v.5).

Se você quer um sinônimo de permanecer em Cristo: Ser obediente a Sua vontade. Isso é tudo. Há momentos em que um cristão falha por não permanecer em sentido pleno, mas essas são exceções em sua vida, não a regra. O pecado sempre é uma exceção na vida de um genuíno cristão. Um acidente, nunca um fato normal. Se você tentar dar fruto por si mesmo, não poderá conseguir nada. Você tem que ficar ligado a Cristo.

A primeira bênção de permanecer em Cristo é a produção de frutos

Deus espera que os cristãos sejam fecundos, ou seja, produzam frutos. Deus quer produzir coisas através de sua vida em nós. Essa frutificação vem de nossas atitudes e de nossas ações. Tanto tem a ver com nosso caráter e vida interior como de obras que glorificam a Deus. Alguém que permanece em Cristo apresenta o fruto do Espírito: “Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” (Gálatas 5:22).

  • Se você exibir apenas frutificação por ações, sem atitudes espirituais, tudo não passa de legalismo.
  • Se você está fazendo as boas obras com as atitudes erradas, para nada serve tais obras. Deus rejeita isso.
  • Mas se o Espírito de Deus produz atitude correta, as ações também serão corretas e aceitas por Deus.

A segunda bênção de permanecer em Cristo é orar conforme a sua perfeita vontade

Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

Volte, por um momento, para João 14:13: “E tudo o que pedirdes… quais são as próximas três palavras?… Em meu nome… eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”.

Em “meu nome” significa que o indivíduo está em pé no lugar de Cristo. Quando você orar em Seu nome, significa você está pedindo no lugar dele. Você está em pé no lugar de Cristo.
Quando você pede em nome de Jesus, isto não significa uma simples menção do nome dele no final da sua oração. Não é nada disso. Pedindo em Seu nome você está no seu lugar. Ele é a verdadeira oração. Ele é o peticionário. Ele é o beneficiário. Oramos apenas o que é consistente com as perfeita vontade de Cristo.

Orar em Seu nome, então, é procurar o que Ele procura, o amor que Ele ama, desejar o que Ele deseja e promover o que lhe dá a glória.
É o que João escreveu em sua primeira carta:

E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve (I João 5:14).

A terceira bênção de permanecer em Cristo é a produção de frutos santos

Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.

Honrar a Deus é uma dádiva para quem verdadeiramente está em Cristo. Alguém assim sente-se plenamente realizado ao honrar o único que é digno. Ser usado para a glória de Deus é o maior projeto de vida que alguém possa ter. Quem é de Cristo vive para ele.

Por fim, temos a maldição de não permanecer em Cristo

Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem (João 15:6).

Exatamente o que aconteceu com o ramo falso Judas. Jesus foi muito claro acerca disto:

Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes (Mateus 13:41-42).

Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro (Mateus 13:30).

Finalizando, todos aqueles que são trazidos por Deus permanecerão. 

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora (João 6:37).

Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia (João 6:44).

Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido (João 6:65).

Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai (João 10:26-29).

Pai, nós oramos para que, se houver alguém em nosso meio, cujo cristianismo é uma máscara de impiedade, cujo cristianismo não é real, que são ramos falsos como Judas, anexados no exterior e independente no interior; Oh, Pai, eu oro hoje que eles possam se tornar verdadeiros cristãos antes de se tornarem tão endurecidos e indiferentes, tão calejados ao que eles fingem ser, e não mais tenham condições de arrependimento.
Pai, fala aos nossos corações; em nome de Cristo, Amém .


Esta é uma série de sermões traduzidos de John MacArthur sobre todo o Evangelho de João.
Clique aqui e acesse o índice ordenado por capítulo, com links para leitura.


Este texto é uma síntese do sermão “If You Abide in Me”, de John MacArthur em 06/04/1975.

Você poderá ouvi-la integralmente (em inglês) no link abaixo:

http://www.gty.org/resources/sermons/1305/if-you-abide-in-me

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno


 


Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.