Eu sou a Porta

João 10
1
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
2 Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
5 Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
6 Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.
7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
12 Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
13 Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.

O capítulo 10 de João é uma continuação do capítulo 9. O cenário é o mesmo. [Clique aqui e leia o sermão traduzido sobre o capítulo 9].

No capítulo 9 temos um homem cego de nascença que se tornou um mendigo, e Jesus deu-lhe a visão, tanto física como espiritual. O mendigo e Jesus foram confrontados pelos líderes religiosos. Com desdém para com o mendigo e com ódio violento contra Jesus. Eles expulsaram o mendigo de tudo e queriam matar a Jesus.

Os principais personagens no capítulo 9 são os líderes religiosos. Eles eram falsos pastores que devoravam as pessoas. No capítulo 10, os mesmos discípulos, os mesmos fariseus, o mendigo cego curado e as demais pessoas estavam lá. Jesus contrasta-se com eles e diz: “Eu sou o bom pastor que dá a vida por suas ovelhas” (v. 11)

Jesus disse que “aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador”, com esse versículo, ele descreve os fariseus e os falsos pastores. Eles são ladrões e salteadores, que não têm nenhuma autoridade, nenhum direito e não são proprietários das ovelhas que eles procuram destruir. “E as ovelhas não ouvem o estranho, mas fugirão dele”. Mas eles não entenderam que essas coisas se referiam a eles. Então Jesus disse-lhes:

Eu sou a porta das ovelhas… Todos os que vieram antes de mim são ladrões e salteadores… Se alguém entrar por mim, será salvo… O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir… Eu vim para que tenham vida em abundância.

Os líderes religiosos eram ladrões e salteadores que vieram para matar e destruir. Jesus é o verdadeiro Pastor, que veio para dar vida. Eles conheciam a realidade de pastorear e cuidar de um rebanho de ovelhas, e sabiam o suficiente sobre o Antigo Testamento para saber que o próprio Deus foi apresentado como um pastor (Salmo 23). Então eles entendiam o aspecto terreno temporal do pastoreio, mas eles também entenderam que isso era uma ilustração do cuidado de Deus para o Seu próprio povo.

No lado humano, pastorear era muito comum na terra de Israel. A parte principal da Judeia é um planalto central, e é muito rochosa, hostil para a agricultura, e por isso tornou-se o lugar onde as ovelhas pastavam. As figuras das colinas da Judeia e do pastor eram conhecidas por todos. A vida de um pastor era difícil e árdua. Enfrentando o calor e o frio, além de pouca grama na área. O pastor tinha que conduzir as ovelhas de um lado para outro.

Sem muros de proteção no planalto, nas encostas, ou onde quer que estivessem, o platô era estreito e limitado por precipícios e fendas onde as ovelhas poderiam cair.
Era fácil uma ovelha se perder e também fácil para os predadores assaltá-las e matá-las. A tarefa do pastor era implacável vigilância e atenção constante. O perigo estava por toda parte. Cada dia era um dia longo e árduo. Vigilância constante, coragem, amor paciente para o seu rebanho eram características necessárias de um bom pastor.

Havia pastores do Antigo Testamento que eram bem conhecidos para o povo judeu. Abraão era um pastor. Isaque era um pastor. Jacó era um pastor. Moisés era um pastor. Mas o pastor mais conhecido no Antigo Testamento era Deus.

  • Salmo 23:1 diz: “O Senhor é – ‘o quê’ – “Meu pastor”.
  • Salmo 77:20 diz: “Guiaste o teu povo, como a um rebanho.”
  • Salmo 79:13 diz: “Assim nós, teu povo e ovelhas de teu pasto.”
  • Salmo 80:1 diz “Dá ouvidos, ó pastor de Israel, Tu que guias a José como a um rebanho.”
  • Salmo 95:7 diz: “Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz.”

Mas há, no Velho Testamento, um quadro dramático, semelhante à situação de falsos pastores apontados pelo Senhor em João 9 e 10.

Ezequiel 2

2 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?
3 Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
4 As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.
5 Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam.
6 As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse.
7 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:
8 Vivo eu, diz o Senhor Deus, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas;
9 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:
10 Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto.
11 Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.
12 Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão.
13 E tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra.
14 Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco; ali se deitarão num bom redil, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel.
15 Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor Deus.

O que é que está falando? Falando sobre o reino milenar, o reino ainda por vir. Como é que o senhor vai fazer isso? Quem é que vai assumir essa responsabilidade? Vá abaixo com os versículos 23-24. “E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor. E eu, o Senhor, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse.”

Espere um minuto. Davi viveu muito antes disso. De quem ele está falando? Ele está falando sobre o Filho de Davi, ninguém menos que o Messias.
O Messias se tornará um Pastor que vai reunir o Seu povo, não só de Israel, mas de todos os países e todas as nações, e levá-lo para a glória do reino final. Esse é o reino. Quando o Senhor através do único Pastor, o grande Pastor, o Senhor Jesus Cristo, reunir todo o seu povo. [Clique aqui a leia os sermões de John MacArthur sobre o Reino Milenar]

Esta é uma profecia sobre Jesus. Ele é o pastor. Quando você olha para o Novo Testamento, há uma série de lugares onde Jesus é referido como aquele pastor.

  • Em Mateus 9:36, Jesus é o Pastor que se compadece do povo, porque eles são “como ovelhas sem pastor.”
  • Em Lucas 12:32: “Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino”. Ele chama seus verdadeiros discípulos de “pequeno rebanho”.
  • Em I Pedro2:25, Pedro chama o Senhor Jesus de o bispo e pastor das nossas almas.
  • O escritor de Hebreus em 13:20 diz: “Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas”.

Deus, o Pastor no Antigo Testamento do Seu povo. Deus aquele que traz julgamento sobre os falsos pastores e reúne suas ovelhas em um lugar de bênção eterna. Mas tudo isso vem através de um pastor que é Jesus Cristo. Ele é totalmente ao contrário dos falsos pastores. Aqueles líderes religiosos eram como os denunciados em Ezequiel 34.

Em Mateus 23, Jesus diz algumas coisas a eles:

2 Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
3 Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem.
5 E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,
6 E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,
7 E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.
15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.
25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniquidade.
27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
30 E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas.
31 Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.
32 Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.
33 Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?

Eles eram falsos pastores. Eles estavam destruindo as ovelhas. Mas agora há um outro pastor, o verdadeiro Pastor, e que não é outro senão o Messias.

  • Em Israel, cada aldeia tinha um aprisco, um lugar onde as ovelhas eram trazidas durante a noite para ficarem seguras.
  • Elas ficavam nos campos durante o dia, e, à noite, as ovelhas seguiam o pastor até o aprisco.
  • Cada pastor na vila trazia suas ovelhas e todos os pastores da aldeia colocavam suas ovelhas em um rebanho.
  • Esse era o lugar de proteção. Assim, havia ovelhas no rebanho que pertenciam a diferentes pastores.
  • Elas entravam uma de cada vez.
  • E o pastor parava cada ovelha com a sua vara e verificava em cada uma suas feridas ou alguma outra coisa que poderia ser fonte de perturbação ou de preocupação.
  • Era um trabalho sujo, mas era o papel do pastor. Ele olhava uma por uma. Ele colocava sua vara sobre a próxima, e depois, quando ele a tinha examinado, deixava-a entrar.

É por isso que Ezequiel 20:37-38 diz:

Também vos farei passar debaixo da vara, e vos farei entrar no vínculo da aliança. E separarei dentre vós os rebeldes, e os que transgrediram contra mim; da terra das suas peregrinações os tirarei, mas à terra de Israel não voltarão; e sabereis que eu sou o Senhor.

Ele vai examinar um por um. Tal com um pastor de ovelhas fazia na entrada do aprisco.

  • Os pastores iam descansar e dormir depois de um dia nos campos.
  • E o porteiro fechava a porta à noite, quando todas as ovelhas estavam ali e os pastores foram para o seu lugar de descanso.
  • E ele era o vigia da noite para guardar as ovelhas. Esse era o seu trabalho.
  • Na parte da manhã, quando o sol surgia, os pastores reapareceriam e chamavam suas ovelhas para fora do aprisco e as conduzia de volta para os pastos.
  • Os porteiros somente autorizavam a entrada dos pastores.
  • Ladrões e salteadores tinham que escalar o muro. E isso é o que você tem aqui. Você tem os ladrões que “sobem por outro caminho” no versículo 1.

Algumas pessoas chegaram a sugerir que o aprisco é o céu. Não é. Jesus não leva as pessoas para fora do céu. Muito simples.

  • Você questiona: “O que é o curral (ou aprisco)?” Neste caso é Israel… o judaísmo.
  • As ovelhas são o povo judeu.
  • O bom pastor, o verdadeiro Pastor vem ao “curral” de Israel como o verdadeiro Messias e chama as suas ovelhas para fora do Judaísmo.

E não só isso. Vá até o versículo 16. E isso é consistente com o que lemos em Ezequiel: Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor”.

  • Quem é este outro curral ou aprisco? Gentios e nações do mundo.
  • Judeus e gentios. Assim como em Ezequiel, quando Deus prometeu que iria reunir o seu rebanho de todas as nações.

Os currais, então, que detém temporariamente as ovelhas que pertencem a Deus: o judaísmo e o mundo. E Ele vai trazê-los todos juntos como um só rebanho e um só pastor, e é por isso que Paulo em Gálatas 3 diz: “Em Cristo, não há judeu nem grego,” ou seja, judeu ou gentio. E em Efésios 2, diz: “O muro de separação é derrubado, e nós somos todos um em Cristo.” Judeus e gentios.

  • O que é a porta? O pastor entra, versículo 2 diz: “pela porta.” Ao pastor das ovelhas é permitido entrar pela porta.
  • O que é isto? Privilégio, direito, autoridade e posse. O guarda não vai deixar ninguém entrar além do pastor.
  • E isso é para indicar-nos que Cristo é o legítimo pastor das ovelhas. Ele tem o privilégio de entrar e chamar Suas ovelhas e levá-las para fora.
  • Ele cumpriu toda a profecia messiânica. Ele demonstrou por palavras e obras que Ele é o Messias, o Filho de Deus.

Em todo o evangelho de João, Ele tem sido testemunhado pelo Espírito Santo, pelos primeiros discípulos, por João Batista, por Suas palavras, por Suas obras e até mesmo pela voz de demônios. Jesus conformado com cada promessa messiânica. Ele é o Pastor legítimo. Ele é o enviado do Pai para ser o pastor, para conduzir os eleitos de Israel para fora do rebanho do judaísmo em direção aos pastos verdes e águas tranquilas da salvação.

II Pedro 2

1 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2 E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
3 E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

  • Quem são os ladrões e salteadores que entram fora da porta? Quaisquer falsos pastores.
  • Neste caso, os fariseus, os escribas, os falsos pastores, autoglorificados e autonomeados que querem velo de lã e abatem as ovelhas.
  • Os escribas e fariseus, hipócritas que fazem filhos duas vezes mais dignos do inferno que eles, roubando e matando com as suas doutrinas falsas.
  • Falsos pastores estão em toda parte. Eles estão em todos os lugares o tempo todo, e não apenas no tempo de Ezequiel, mas ao longo da história humana, desde a queda do homem.

Há até mesmo e ainda está por vir um pastor falso muito original, profetizado em Zacarias 11:15-17:

E o senhor disse-me: Toma ainda para ti o instrumento de um pastor insensato. Porque, eis que suscitarei um pastor na terra, que não cuidará das que estão perecendo, não buscará a pequena, e não curará a ferida, nem apascentará a sã; mas comerá a carne da gorda, e lhe despedaçará as unhas. Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho! A espada cairá sobre o seu braço e sobre o seu olho direito; e o seu braço completamente se secará, e o seu olho direito completamente se escurecerá.

Você sabe que pastor é este? O anticristo, o falso pastor final.

Então Jesus, em contraste com os falsos pastores do passado, dos falsos pastores que encontrou durante seu ministério, dos falsos pastores que viriam e o anticristo (o falso pastor final), é o verdadeiro e bom Pastor que não rouba a vida, mas dar a vida. Ali está Ele, olhando para aqueles falsos pastores naquele dia com aquele mendigo cego, os discípulos também estavam lá e havia outros ali. Ele estava em firme oposição aos falsos pastores.

Ele veio conduzir a nação do judaísmo para os pastos verdes da nova aliança e a bênção que Deus ofereceu através da salvação. “E a Ele – versículo 3 – o porteiro abre”, porque Ele tem a autoridade e o direito. Ele abre a porta para o verdadeiro pastor vir e levar as Suas ovelhas. “E as ovelhas ouvem a sua voz, e ele chama as suas ovelhas pelo nome e as conduz para fora.”

O Bom Pastor conhece as suas ovelhas. Ele sabe seus nomes porque seus nomes foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro antes da fundação do mundo (Romanos 8:29-30). Ele sabe quem elas são. O quadro aqui é realmente impressionante. O verdadeiro pastor veio chamar o povo judeu do judaísmo para fora dos currais da religião. Ele também veio chamar os gentios para fora dos currais do mundo e de tudo que Satanás colocou nele. Ele sabe quem são suas ovelhas. Ele os chama pelo nome. Elas conhecem a sua voz, e Ele as conduz para fora.

O pastor sempre conhece as suas ovelhas. Elas também o conhece. Ele as chama pelo nome e as ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz. Elas não seguem o estranho porque não conhecem a voz do estranho. É uma teologia muito séria aqui. Soberania divina, graça irresistível e chamado eficaz. [Clique aqui e leia sermões de John MacArthur sobre as doutrinas da graça]

O que é o nosso Senhor está dizendo aqui? Ele está nos dando a teologia da salvação. Aqui é a teologia fiel. O bom pastor já escolheu suas ovelhas. Ele já as nomeou. Ele sabe quem elas são. Ele possui plena exclusiva autoridade para entrar no judaísmo e nas nações do mundo para encontrar Suas ovelhas. Ele as conhece. Ele as chama pelo nome. Elas reconhecem a sua voz. Elas o seguem. Elas jamais seguirão um estranho.

Servos do Senhor, vocês não vão perder nenhuma das ovelhas de Deus para os falsos mestres. Elas não vão os seguir. Elas conhecem a voz de seu Supremo Pastor. Esse é o milagre da regeneração. Isto cumpre a promessa do Antigo Testamento que Deus vai reunir um rebanho do mundo e trazer esse rebanho para a glória de um reino, um reino de bênção sobre bênção. E que vai passar para uma condição eterna de bênção.

Ele as chama pelo nome, elas conhecem a sua voz e o seguem. Ele as leva para fora. Ele tem que tirá-las do curral. É um esforço para tê-las fora do rebanho. A dificuldade de ser crer e de se arrepender. A natureza humana resiste. É uma batalha pela alma. Ele as chama pelo nome. Elas ouvem, mas não sem uma luta. Ele tem que jogá-las fora do conforto de sua condição mundana e seus adereços religiosos.

Ele vai adiante delas, e as ovelhas fazem o quê? Elas o seguem. “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos” (João 8:31). Ele não tem que continuar a empurrar suas ovelhas. Ele nos empurrou para fora do curral através do milagre da regeneração e nos fez Seu próprio povo. Uma vez que reconhecemos a sua voz, começamos a compartilhar a sua vida e somos libertados da escravidão do rebanho e do mundo, seguimos de bom grado e não temos como seguir um estranho. A regeneração produz frutos evidentes. Não é um esforço religioso, mas uma realidade espiritual.

Note que o pastor vai à frente das ovelhas para limpar o perigo, para encontrar a água e o pasto. Esta é uma segurança, proteção e disposição. Tudo está ligado com a santificação que nos leva à glória eterna. Que glorioso saber tudo isso! Ele nos leva do cativeiro para os pastos verdejantes e águas tranquilas. Esta é a salvação em toda a sua beleza e riqueza. A salvação soberana.

As ovelhas não seguem o estranho. As pessoas que são leais aos falsos pastores não conhecem o verdadeiro Pastor. Uma vez que o Bom Pastor nos trouxe para fora do rebanho do pecado, da morte e do juízo, nós o seguimos. Nós não ouviremos um estranho. O Seguiremos fielmente. Nunca acataremos outra voz. Mateus 24:24 diz que “surgirão falsos cristos e falsos profetas e, que, se fosse possível, enganaria os eleitos”. Mas será que é possível? Não. É por isso que está lá. Não é possível.

João 5
37
Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

João 17
12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.

João 10
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
30 Eu e o Pai somos um.

Aqueles que pertencem a Deus e ao verdadeiro pastor, sempre ouvirão a sua voz. Eles o seguirão. Eles não vão ouvir a voz de um estranho. Nada pode quebrar o vínculo entre as verdadeiras ovelhas e o Bom Pastor. Ele não é apenas o pastor que vem levar suas ovelhas aos pastos verdejantes e águas tranquilas. Ele é a porta. Ele é o único caminho para sair do curral do mundo e da religião.

Não se trata de entrar, mas sim de sair. Quando Ele nos leva para fora do curral somos livres. E é somente através dele. Só Ele é a porta. Ele repetiu novamente no versículo 9: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”. Ele leva você para fora e há uma libertação da escravidão.

Romanos 8
38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Quem nos separará do amor de nosso pastor? “Tribulação, angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, ou a espada?” Não. Nada pode. Nós temos um vínculo com o nosso Pastor que nos conduzirá ao reino e depois à eternidade. O Senhor é o Pastor e o pastor é a porta. E Deus nos alimenta e nos sustenta com pastos verdes. Recebemos todas as coisas que pertencem à vida espiritual e à piedade. Mas o que é que é a nossa comida? O que é que a pastagem? É a Palavra.

  • Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna (João 6:68).
  • Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade (João 17:17).
  • Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho (Salmos 119:105).

O contraste no versículo 10 e é gritante. Os falsos pastores vêm para “roubar, matar e destruir.Se um ladrão vem à noite e escalar a parede, ele teria dificuldades em obter uma ovelha de boa vontade, porque as ovelhas não conhecem a sua voz. E assim, muitas vezes, eles iriam cortar a garganta da ovelha no aprisco e jogá-lo por cima do muro. Era o tipo de trabalho que os ladrões faziam. Eles levavam a lã e depois comiam a ovelha.
O ladrão vem para matar e destruir o que ele roubou. Por outro lado, Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”

O que é a salvação, então? O Messias e Salvador vem e liberta suas ovelhas do curral do judaísmo (no caso das ovelhas de Israel) e do curral do mundo gentio com tudo que Satanás colocou nele (no caso das demais ovelhas). Suas ovelhas já são conhecidas por Ele, porque o Pai identificou-as e deu-lhes um nome que está escrito no livro da vida antes da fundação do mundo.

Ele sabe quem elas são. Ele entra na porta porque ele tem plena autoridade e direito de fazê-lo. E lança fora do mundo e fora do judaísmo, Ele seleciona os Seus e os chama pelo nome.
Esta é a graça irresistível. Este é o chamado eficaz. Esta é a chamada para a vida. Esta é a regeneração.

Elas o seguem porque esta é uma obra sobrenatural de Deus que as chama para fora do pecado, da morte, da escuridão e da cegueira. Elas o seguem. Elas conhecem a sua voz. Elas passam por Ele, somente Ele sendo a porta. Elas saem e desfrutam de toda a provisão vinda de seu pastor. Esta é a salvação.

I Pedro 5
1 Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

Eu creio que quando chegarmos ao céu e conhecer o Senhor Jesus como o Sumo Pastor, Ele terá para todos os fiéis sub-pastores toda a riqueza do imarcescível coroa da glória. Ele chamou alguns como sub-pastores. Um ministério maravilhoso. Mas o Sumo Pastor é Ele. Somente Ele.


Esta é uma série de sermões traduzidos de John MacArthur sobre todo o Evangelho de João.
Clique aqui e acesse o índice ordenado por capítulo, com links para leitura. 


Este texto é um resumo do sermão “I Am the Door”, de John MacArthur, em 27/07/2014

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

http://www.gty.org/resources/sermons/43-52/i-am-the-door

Tradução e síntese realizadas pelo Site Rei Eterno


Compartilhe

You may also like...

3 Responses

  1. Sonny disse:

    Benção

  2. Agnes de Lima disse:

    Site espetacular, parabens!

  3. Lorenzo Langrin disse:

    Parabéns Reieterno.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.