Espere no Senhor

Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã. Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia, e nele há abundante redenção. (Sl. 130: 5-7)

Esperar é uma tarefa difícil. Paciência é uma virtude esquecida pela geração da comida rápida, carros velozes e da vida rápida. Você já se pegou em frente a um forno micro-ondas dizendo: “ande logo”? Ou então apertando o botão do elevador várias vezes para “tentar” apressá-lo?
Nós não sobreviveremos espiritualmente se não aprendermos a esperar.

Espere com paciência

Devemos esperar no Senhor com paciência. Quando não sabemos o que fazer com relação a uma coisa, devemos esperar. Às vezes ficamos tão preocupados em fazer alguma coisa, que nos esquecemos de parar, ouvir e saber que o Senhor é Deus.

Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. [Selá.] (Sl. 46: 10-11)

Quando as partes de nossa vida não se encaixam de maneira como gostaríamos, ficamos preocupados e começamos a fazer as coisas para que elas se encaixem, do mesmo modo que Abraão e Sara, equivocadamente, fizeram. Se, ao invés disso, reservarmos tempo para buscar a direção de Deus e esperar por sua resposta, teremos resultados corretos.

Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. (Is.40:31)

Espere em oração

Das profundezas a ti clamo, ó SENHOR. Senhor, escuta a minha voz; sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas. (Sl. 130: 1-2)

O salmista está consumido em desespero, pedindo a Deus que ouça os seus pedidos. O primeiro passo para recebermos respostas às nossas orações é orar. Falta de oração é pecado.

E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito. Tão-somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vede quão grandiosas coisas vos fez. (I Sam. 12: 23-24)

Ao enfrentarmos dificuldades, a oração é o primeiro lugar para onde podemos ir.
O salmista diz em dois momentos que sua alma espera pela reposta do Senhor. Ele está tão ansioso pela presença do Senhor que ele repete a mesma frase, enfatizando sua esperança e expectativa.

Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã (Sl. 130: 5-6)

Espere de propósito

Devemos esperar o Senhor de propósito, fazendo Dele o centro de nossa vida. Qualquer caminho fora Dele é uma prova que foi tomada uma decisão deliberada em seguir outra voz que não seja a do Senhor. Isto inclui conselhos, planos, ideias e outras coisas que não vem do Céu.

Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado. (Sl. 62: 5-6)

Espere no Senhor com paciência, em oração e de propósito. Ele responderá.

Fonte: Bíblia de Estudos das Profecias (SBB)

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.