Como Deus experimenta os líderes

(1 Sm 17.31-37)

Deus tem propósitos para com seus filhos e filhas, principalmente no tocante a exercerem influência na vida de outras pessoas. Por isso Ele quer treinar seus líderes (não importando o nível de liderança em que estejam estabelecidos), para que realizem tal missão com êxito e excelência. Dentre as muitas formas que nosso Pai tem para fazê-lo, podemos aprender grandes lições, olhando para maneira com que o Senhor tratou com Davi em relação à sua vida, profissão e maneira de agir. Deus treinou o pastor de ovelhas, até fazer dele o rei de Israel! Vemos pelo menos 4 disciplinas básicas que Deus usou para treiná-lo e que, com certeza, poderá nos ministrar também.

AS QUATRO DISCIPLINAS ESSENCIAIS:

SOLIDÃO:

Deus treinou Davi na solidão. Ele precisava aprender, sozinho, as principais lições de sua vida, antes de receber tarefas e recompensas públicas. Davi foi treinado na solidão do pastoreio a andar com Deus. Na solidão dos campos de pastagens Davi aprendeu a ter Deus como companheiro fiel. No silêncio dos campos solitários, com poucos sons humanos, Davi aprendeu a ouvir e reconhecer a voz de Deus. Quem precisa de muitos sons para viver, geralmente não tem profundidade com Deus, nem consigo mesmo. Quem precisa ouvir muitos sons de fora, está com dificuldades ou não quer ouvir os sons interiores – geralmente há conflitos em sua vida íntima. A solidão ajuda-nos a lidar com esses problemas.

Davi também aprendeu muito estando com seu rebanho nos pastos solitários, tendo como “companheiros circunstanciais”: FRIO, VENTOS FORTES, CHUVA, CALOR CAUSTICANTE. Foi ali que ele aprendeu a reinar, suportando as dificuldades, as adversidades.

A solidão foi um dos grandes instrutores de Davi e pode ser seu também. Não é fugir dos problemas, nem se fechar aos relacionamentos, mas separar ricos momentos a sós com Deus. Não estamos falando de não pedir ajuda, mas de buscar a Deus, estreitar laços com Ele e vê-lO agir, mesmo quando estamos sós.

ANONIMATO:

Outra maneira de Deus treinar seu pessoal é no anonimato, na obscuridade. Servos e líderes em potencial são inicialmente desconhecidos, imperceptíveis, não apreciados, não aplaudidos, não bajulados. Isto mexe com o ego, por isso é muito difícil, para muitos, se manterem no anonimato. São nas exigências árduas do anonimato que o nosso caráter é formado.

Ninguém, exceto Deus, via o que Davi fazia naquelas noites frias e chuvosas para desempenhar suas funções. Ninguém para dar-lhe um tapinha nas costas ou colocar-lhe uma medalha no peito por ter matado o leão e o urso. Geralmente, quanto melhor se aceita o silêncio do anonimato, melhor se lida com o aplauso da popularidade.

MONOTONIA (ou REPETITIVIDADE):

Deus quer nos ensinar através da monotonia ou da repetitividade. Ele quer nos ver fiéis nas tarefas insignificantes, rotineiras, diárias, sem graça. O Senhor quer nos ter fiéis no dia a dia, no que muitos chamam de vida comum e enfadonha. Muitas vezes Deus vai estar treinando você através das infindáveis horas e horas iguais, monótonas e sem alguém por perto que se importe com você ou com o que você faz, como seus repetidos momentos de oração, jejum, reflexão bíblica, ajuda a necessitados. Deus quer treinar você nesse tempo quando ninguém dá a mínima para você. Deus se importa e isto conta ponto na escola de treinamento de Deus, pois Ele está avaliando sua fidelidade e perseverança.

A REALIDADE DOS FATOS:

Deus nos treina na vida real. Ele usa a realidade dos fatos à nossa volta para nos treinar. O Senhor não nos leva para um lugar dos sonhos, místico, para nos ensinar a sermos vitoriosos. Na verdade ele nos põe para jogar e nos ensina enquanto jogamos.

Onde Davi ganhou tanta coragem? Por que não teve medo de Golias como Saul teve? Porque no seu dia a dia foi treinado para vencer o medo, vencendo os gigantes circunstanciais e do cotidiano: VENTOS FORTES, CHUVAS, FRIO, CALOR, URSOS, LEÕES. A diferença entre Davi e Saul é que Davi aprendeu com Deus na vida real a superar os obstáculos e adversidades. Conforme Valnice Milhomens, nos quartéis se formam os soldados, mas os guerreiros se forjam no calor das batalhas. Deus quer fazer de você um guerreiro de êxito!

Lembre-se que Deus não vai fazer tudo por você: há uma parte no processo que é sua. Se precisar busque ajuda e, no mais, aja como Davi: deixe a murmuração, arregace as mangas e encare de frente, com Deus, a sua realidade, tornando-se um líder de êxito, para a glória do Senhor.

 

Compartilhe

You may also like...

1 Response

  1. Luís Guilherme disse:

    Bênção! Era o que precisava ouvir

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.