Conspiração das trevas contra a oração

Há uma única conspiração que interessa o nosso Pai celestial: um esquema armado diretamente contra os cristãos que no coração tenham resolvido ingressar na plenitude de Cristo. Trata-se de uma conspiração satânica criada para frustrar o plano de Deus em levantar um exército de pessoas santificadas — homens e mulheres totalmente devotados ao senhorio de Jesus em suas vidas!

Uma Desenfreada Conspiração de Interrupções!

O fato é que o diabo tem pavor dos cristãos que têm fome e sede da justiça. Na verdade, tem mais medo dos santos em oração, do que ficar mil anos preso!

O inferno inteiro se abala e treme diante da oração efetiva e fervorosa de um único crente. E todos os principados demoníacos sentados nos lugares celestiais, se acovardam ao ouvir o clamor suplicante de um contrito filho de Deus. A prece poderosa de um só intercessor soa como trovão enfurecido nas cavernas dos condenados. E inexiste sequer um centímetro do inferno que não seja afetado por um crente que nega a si mesmo, pega a sua cruz e segue a Cristo de todo o coração.

No entanto, devemos estar cientes: a alma que clama com agonia para se aprofundar em Cristo, se torna o alvo central da satânica conspiração de interrupções!

Um pastor do Arkansas uma vez me escreveu dizendo: “Acho que sou igual a muitos outros ministros. A minha maior luta não é contra um pecado secreto da carne – mas sim manter uma vida consistente de oração e de estudo da palavra de Deus!”

“Raramente Satanás me ataca com pecado sexual. Mas ele achou algo que funciona todas as vezes. Ele me deixa tão atarefado com as atividades do dia a dia, que não sobra tempo para oração e estudo!”

“E não é porque eu queira que isso aconteça. Na verdade, sempre renovo os meus esforços para entrar no meu quarto de oração. Mas logo fico preso a todos os tipos de projetos e de interrupções. E esse ciclo toda hora se repete. Satanás rouba o meu tempo com Deus! Talvez você possa escrever uma mensagem sobre este problema que todos enfrentamos…”

Como outros milhões de cristãos sinceros, este querido pastor é vítima da conspiração demoníaca de interrupções. E o principal alvo do diabo nestes ataques é no lugar secreto de oração! Ele sabe que esta é a porta para o Santo dos Santos — o arsenal do qual os santos emergem totalmente fardados, prontos para resistir a todos os dardos inflamados de Satanás.

Então, o que o diabo faz para que os crentes fiquem fora deste tremendo lugar secreto de oração? Será que faz desfilar imagens eróticas em suas mentes? Será que os tenta com suaves idéias de viajar no álcool ou nas drogas? Será que os atrai com sonhos de fama e prosperidade?

Não, nunca! O diabo sabe que a pessoa unida a Cristo não será tentada por tais vulgaridades. E a verdade, é que estas tentações tão óbvias não são necessárias para que ele cumpra sua tarefa. Em vez disso, ele procura interromper toda tentativa que o crente faz de entrar na presença de Deus. Usa todos os artefatos do inferno para impedir os esforços daquele crente em gastar tempo em oração, e no estudo da palavra de Deus!

Quero Contar a Minha Experiência com Essa Conspiração!

Sempre prometo a mim mesmo que vou passar o dia todo em oração e em estudo bíblico – com poucos resultados. Nestas ocasiões oriento minha esposa ou secretária assim: “Não deixe ninguém – nada — me atrapalhar. Esse dia pertence ao Senhor. Não interessa se o Presidente dos Estados Unidos me ligar. Não posso ser interrompido!”

E claro, nunca é o Presidente da República que me liga. Em vez disso, é uma adolescente dizendo que está prestes a se suicidar. Quando chega uma notícia assim, eu de boa vontade respondo à ligação. Mas em poucos minutos de conversa com a jovem, percebo que ela não está nem um pouco desesperada. Antes, só quer mais tarde espalhar aos amigos que conversou comigo.

Assim que desligo o telefone, batem à porta do escritório — e entra um visitante vindo do exterior que insiste em me ver por só dez minutos. Meia hora mais tarde, minha secretária avisa que outras ligações importantes me aguardam. Eu nem percebo, mas muitas horas passam, e agora chegamos ao final da tarde. Fui atingido por uma praga de interrupções. Percebo que o dia acabou — e meu Mestre foi roubado do meu melhor tempo!

Por favor, não me entenda mal. Desejo estar à disposição das pessoas. Mas não posso negar o tremendo empuxo no coração, da parte do Espírito Santo. Trata-se de um puxar espiritual — algo que me faz ansiar correr para o meu lugar secreto, e me ocultar no precioso seio de Cristo!

A conspiração diabólica de interrupções em minha vida é mais violenta sempre que estou mais resolvido a ficar a sós com o Senhor. Recentemente, após clara determinação de não permitir que nada me impedisse de ter um dia de oração, fui outra vez inundado subitamente por interrupções inesperadas. Foi tão devastador — e tão óbvio — que falei alto: “É interferência sobrenatural! O diabo em pessoa está por trás destas interrupções. Ele está conspirando para me deixar afastado do meu Amado!”

Daquele dia em diante, fiquei mais consciente quanto aos sutis artifícios de Satanás para atrapalhar minha oração e o tempo para estudo. É claro que as interrupções em si não são intrinsecamente do mal — mas a força que está por trás de sua programação, muitas vezes são. Pense nisso: se Satanás pode atrasar um arcanjo a caminho de entregar uma mensagem para Daniel, também pode atrasar as nossas visitas e os que nos telefonam — só o suficiente para coincidir com nossa ida ao lugar de oração!

Um jovem ministro contou sua experiência com uma conspiração de interrupções. Parecia que todas suas interrupções tinham a ver com necessidades humanas. Sempre tinha alguém precisando de ajuda — da ajuda dele — bem na hora que sentia necessidade de orar e buscar ao Senhor. Após algum tempo, reconheceu um conflito na alma: ele estava dividido entre o chamado para oração, e a compaixão pelos que sofrem.

Um dia em oração, o jovem verteu em lágrimas o conflito encerrado em si. Orou: “Senhor, como posso rejeitar alguém com necessidades? Como posso menosprezar os que sofrem?”

A resposta lhe veio clara e firme: “Filho, como você pode menosprezar a Mim?”

Eu lhe pergunto: não é esse o âmago da questão? Será que alguma coisa ou alguém pode ser mais importante para nós do que o Senhor? Será que há alguma necessidade, ou sofrimento, que poderiam ser mais importantes do que o próprio Cristo? É claro que temos de ter tempo para a família e os demais, como ordena a palavra de Deus. Mas Cristo precisa sempre vir em primeiro lugar!

O próprio Jesus se afastou das necessidades humanas das multidões que o cercavam, para que pudesse em quietude se comunicar com o Pai celestial. E chega uma hora, na vida de todo cristão, quando ele olha para todas as pessoas sofrendo e com problemas que lhe procuram — incluindo sua família — e diz: “Vocês vão ter de esperar! Eu volto — mas primeiro tenho de orar. A minha alma está faminta, e preciso me alimentar da palavra de Deus. Preciso ficar a sós com o Senhor — caso contrário não terei nada que possa lhes oferecer, senão a minha débil compaixão humana!”

A Nossa Carne Está Associada a Satanás!

Nunca achei que Satanás pudesse entrar no lugar secreto de oração — um lugar santificado pela presença do próprio Deus, onde Ele recebe os clamores de todo intercessor consagrado. Mas o diabo não precisa entrar no lugar secreto para conseguir seus objetivos. E isso porque ele já tem a nossa carne de mãos dadas com ele!

Veja, a nossa carne está em constante inimizade com o Espírito de Deus — e sempre estará. Só pela confiança no poder glorioso do Espírito Santo podemos assumir o controle total sobre a carne.

Porém, com excessiva freqüência, permitimos que nossa carne cresça assim que finalmente conseguimos tempo a sós com Deus. E todos estamos muito cientes do que se segue. Bocejos constantes. Pensamentos estranhos que ficam flutuando. Breves momentos de atenção. Nossas mentes se desviam, sem que ninguém controle, em diferentes direções. E depois de um tempo, estamos muito esgotados para continuarmos tentando orar.

A carne venceu a batalha. Enquanto o Espírito buscava nos levar a um mui necessário lugar de vitória, o cansaço levou o nosso coração. Imagino: numa hora dessas será que Jesus chega a nós, como fez com os discípulos, e pergunta: “Vocês não conseguiram vigiar comigo nem por uma hora?”

Pense um pouco nisso: Paulo não nos teria ordenado trazer todo o pensamento cativo na obediência a Cristo, se não estivesse em nosso poder realizá-lo. Devemos ir ao nosso lugar de oração determinados a contar nossa carne como totalmente morta para Cristo, despojando-a de toda autoridade e domínio. Temos o poder de trazer em obediência ao Espírito Santo que está em nós, qualquer bocejo, pensamento que fique vagueando, toda interrupção física e mental.

É claro que exaustão física é um outro assunto. Deus merece o nosso melhor tempo, as nossas horas mais produtivas. E contudo, essa é a coisa que Ele dificilmente recebe de nós — um tempo com qualidade.

Se passamos o dia em atividades que nos deixam sem energia, entramos em Sua presença cansados e esgotados. Amado, toda vez que for assim, a melhor coisa a se fazer é simplesmente ir para a cama. Deus não é um tirano rude; Ele dá o sono aos Seus filhos. A oração não foi programada para ser um fardo, ou motivo para culpas. Pelo contrário, a oração — ou seja, a própria vida de nossa comunhão com o Senhor — deveria ser feita quando estamos alertas, mental e fisicamente.

Até os Pais da Igreja Primitiva Enfrentaram Essa Conspiração!

Na igreja do primeiro século em Jerusalém, as viúvas dos gregos estavam sendo negligenciadas na distribuição diária de alimentos. Naturalmente, elas buscaram a ajuda dos líderes da igreja.

Mas os apóstolos não acharam certo abandonar o estudo da palavra de Deus, e seu tempo de oração só para supervisionar esta tarefa administrativa. Então, reuniram o corpo da igreja e disseram: “Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas” (Atos 6:2).

Como resultado, sete homens “de boa reputação” foram nomeados para cuidar dos negócios da igreja. Enquanto isso, os apóstolos se comprometeram, “quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra” (verso 4).

Essa disposição resultou em: “crescia a palavra de Deus…se multiplicava o número dos discípulos…” (verso 7). A igreja cresceu, porque estes homens se recusaram a negligenciar sua tarefa primordial!

No entanto, muito poucos pastores atualmente farão este tipo de sacrifício. Um ministro me olhou nos olhos e disparou: “Simplesmente não tenho tempo para orar. Sou muito ocupado. O meu tempo é muito exigido.” Um outro pastor me confessa: “Há meses eu não oro. Eu sempre medito e faço devocionais rápidas. Mas não consigo me disciplinar na oração.”

Sempre recebo cartas deploráveis de cristãos que se queixam de falta de espiritualidade e de profundidade em suas igrejas. Muitos escrevem: “O nosso pastor é árido. Suas mensagens são leves, sem convicção. A maior parte do tempo ele parece preocupado.”

Não desejo condenar nenhum ministro esforçado e consagrado. Mas o fato, é que o servo sobe ou cai segundo o mestre. E muitos ministros do evangelho atualmente não estão sabendo que se tornaram vítimas de uma conspiração satânica de interrupções!

São homens que estão sempre correndo, atolados numa avalanche de obrigações e detalhes. E se a igreja estiver em meio a um projeto de construções, o dilema piora. Sentem-se forçados a ficar circulando em torno da construção, dirigindo tudo.

Essa correria pode virar um tipo alternativo de vida para muitos pastores. (O meu avô os chamava de “pastores com areia nos pés.”) E no processo de correr para lá e para cá, de controlar tudo, negligenciam o Senhor e enganam a congregação.

Creio que essa é uma das principais razões pelas quais muitos cristãos estão se rebelando contra a fé – especialmente os jovens. Pastores mortos e áridos ficam tão preocupados com negócios, que não têm tempo para orar e ganhar uma palavra nova dos céus. Eu me arrepiei quando o pastor de uma das maiores igrejas evangélicas do país me disse: “Não posso parar para orar. A minha congregação não anda sem mim. Há muita atividade na igreja.”

Esse homem não entendeu que a congregação na verdade preferiria que os pastores se amarrassem a sós com Deus – e deixassem que os presbíteros e os demais cuidassem dos negócios do dia a dia. Nenhum ministro de Deus deve agir como presidente de corporação. O seu tempo deve ser dado à oração e ao estudo da palavra de Deus!

Agora, agradeço a Deus por todo ministro fiel à família e à congregação. São homens justos, conscienciosos, e suas vidas são um livro aberto. Porém, é possível a qualquer ministro piedoso cair sob o domínio da conspiração satânica de interrupções – e ficar fora de um caminhar profundo com o Senhor!

Toda congregação que ame seu pastor deveria orar continuamente por ele: “Oh, Deus — livre nosso pastor de um espírito vagante. Que ele saiba que deve evitar a armadilha de Satanás — e fugir como um pássaro liberto para Teu refúgio celestial!”

Também há Grande Conspiração no Lar!

A conspiração satânica de interrupções tem sido extremamente eficiente nos lares cristãos. As milhares de interrupções que impedem que marido e mulher orem juntos não é acidental. E os que finalmente conseguem orar, descobrem que a perturbação de interrupções piora!

O diabo sabe que não precisa destruir os lares cristãos para alcançar seu maior objetivo. A única coisa que precisa fazer é desviar o povo de Deus da oração e da palavra de Deus. Ele sabe que se conseguir interromper o estudo bíblico e a hora de intercessão, irão vacilar na fé.

Afinal de contas, pais sem oração são pais frágeis. Não têm autoridade espiritual para deixar o espírito do mundo fora de seus lares. Não representam ameaça ao reino do diabo ou à quaisquer de suas fortalezas. E o resultado, é que os filhos se tornam presas das seduções demoníacas.

A maioria dos pais que não oram acaba com o tempo, de frente para a TV — gastando horas de cada vez, ficando embotados e endurecidos espiritualmente. E esse é o real mal de se ter uma TV: ela se torna a maior interrupção de um tempo que legalmente pertence a Deus!

Veja esse fato: ao chegar aos dezoito anos, o adolescente médio viu TV seis anos. Porém, nesse mesmo período, só ficou quatro meses na igreja. A tragédia é que a maioria dos cristãos, dificilmente agüenta um culto de adoração de uma hora — contudo, ficam facilmente sentados três horas num especial de TV, sem a mínima impaciência!

Há não muito tempo atrás, os crentes amadurecidos eram sensíveis á voz íntima do Espírito Santo, chamando-os ao lugar secreto para orar. Mas depois de passar semanas e meses ociosamente desperdiçando preciosas horas na frente da TV, não ouvem mais a voz suave e branda de Deus. A Sua voz foi suplantada por todas as vozes do mundo, provenientes do tubo!

Pode-se dizer: “Mas a gente precisa ter equilíbrio. E você sabe que todo aparelho de TV tem um botão ‘Desligar’. É só desligar.” Mas quantos cristãos estão realmente fazendo isso? Quantos possuem moderação para desligar a gritaria do mundo, e ficar a sós para ouvir a voz de Deus? Onde estão os pais cristãos com coragem para exercer autoridade contra a conspiração na sala — e desligar a TV até ouvir o Senhor em oração?

Além de toda nudez, imundície e imoralidade profana, o problema real da TV é que ela absorve muito tempo, impedindo que tenhamos a tão necessária comunhão com o Senhor. Nós simplesmente temos de exercer autoridade divina em relação a este mal uso. E o tempo que ganhamos não a vendo, deve ser dado ao Senhor, no lugar secreto de oração. Caso contrário, não estaremos preparados para o grande abalo prestes a cair sobre toda a humanidade — pois nossos lares ficarão sem a protetora muralha de fogo de Deus!

Qual é a Solução?

O Senhor me levou a seguir os seguintes passos para preservar o meu horário de oração e resistir todas conspirações satânicas. Acho que esses passos são também para você:

1. Faça da comunhão com Deus o seu objetivo primordial na vida.

Tem de ser uma decisão de vida ou morte para você. A comunhão na oração e no estudo da palavra de Deus não é opcional. Você não pode simplesmente achar que deve orar — mas sim que não consegue sobreviver sem oração! Jó declara: “…as palavras da sua boca prezei mais do que o meu alimento” (Jó 23:12).

Só quando a oração se torna suficientemente importante é que você cria tempo para ela. Contudo, a maioria dos cristãos – inclusive pastores – negligenciam a oração simplesmente porque não reconhecem sua importância e eficiência. Sei que como pastor, não ouso servir as pessoas, sem antes primeiro servir ao Senhor; caso contrário serei um servo inútil.

A verdade é que é impossível desperdiçar tempo quando se está orando, buscando a Deus. E ainda mais: fora do lugar secreto, o homem ou a mulher de oração consegue mais em menos tempo, com menos pressa e transpiração.

Mas a obra mais positiva que realizaremos para Deus será de joelhos, sem dúvida. Enquanto os que não oram se agitam na desordem, pra lá e pra cá, na tentativa de grandes coisas, o cristão em oração trabalha duro movendo reinos, rompendo fortalezas — e, no processo, se torna um gigante com Deus!

2. Você deve considerar o seu encontro com Deus mais sagrado do que qualquer encontro com pessoas – não importa quem sejam!

Como deve ser embaraçoso para o céu ver como que nós cristãos damos tão pouca consideração ao nosso Deus, o Rei da glória. Somos muitas vezes irreverentes na maneira com que O deixamos esperando. E à mínima coisa que acontece, de uma hora para outra cancelamos os planos para encontrá-Lo na Sua corte — pelas coisas mais insignificantes!

Você consegue imaginar alguém deixar o Deus criador do universo esperando, enquanto a pessoa se demora vendo o programa de TV favorito? Contudo, é isso que a maioria de nós faz! Até pior é que muitas vezes não nos interessamos sequer em chegar à presença de Deus. Não se trata de nos esquecermos de nosso encontro com Ele — mas deliberadamente nos recusamos a aparecer diante dEle!

Isaías lamenta: “Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso” (Isaías 53:3). Quando permito interrupções entre mim e o meu encontro com o Senhor, estou escondendo dEle o meu rosto — e não O apreciando.

3. Você deve rejeitar toda interrupção que lhe seja possível rejeitar — e assumir autoridade espiritual sobre as interrupções que você entender serem sobrenaturais!

É claro: algumas das minhas interrupções eu mesmo provoco — e na maioria são tolices. Não há conspiração alguma em muitas das interrupções que permito durante o dia. Mas, amado, você deve estar sempre ciente de que Satanás pode conspirar e conspira para lhe interromper por meios sobrenaturais, quando você resolve orar e buscar o Senhor!

Porém, agradeço a Deus por nunca estarmos à mercê de Satanás ou de qualquer de seus artifícios. Podemos expor suas táticas, proclamar a palavra de fé, e em nome de Cristo parar qualquer interrupção. E pelo poder do Espírito de Deus dentro de nós, podemos liberar nossa vereda para os portais do Senhor — e ir confiadamente ao Seu trono de graça, a fim de recebermos socorro em ocasião oportuna. É isso que o Senhor deseja a todos nós.

Você vai mortificar hoje a sua carne, e voltar ao lugar secreto de comunhão? Você vai abandonar as horas mundanas em frente da TV, para ganhar o que nada na terra pode lhe dar?

Clame para Jesus lhe libertar hoje, pelo poder do Seu Espírito. Assuma autoridade sobre a conspiração de interrupções de Satanás em sua vida, programada para arrasar sua fé. E ingresse na plenitude do seu caminhar com Cristo, como Deus planejou para você.

Amém!

David Wilkerson


COPYRIGHT/LIMITAÇÕES À REPRODUÇÃO:
Este arquivo de dados é propriedade exclusiva de World Challenge. Ele não pode ser alterado ou editado de nenhuma maneira. Ele pode ser reproduzido apenas na sua totalidade para circular como “freeware”, sem custos. Todas as reproduções dos dados deste arquivo devem conter o registro de copyright [i.e., “Copyright © 2000 by World Challenge”]. Este arquivo de dados não pode ser usado para a venda ou promoção de qualquer outro produto à venda sem a permissão de World Challenge. Isto inclui todo o seu conteúdo com a exceção de umas poucas e breves citações. Favor incluir a seguinte fonte de crédito: Copyright © 2000 by World Challenge, Lindale, Texas, USA.


Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.