As Bênçãos Celestiais em Cristo

João 16
1 Tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis.
2 Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus.
3 E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim.
4 Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco.
5 E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?
6 Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza.
7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
9 Do pecado, porque não crêem em mim;
10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

O evangelho de João é a história da vida de nosso Senhor e uma apresentação de sua divindade como Deus em carne humana. Este é um livro amado do Novo Testamento, o quarto evangelho.

  • Os capítulos de 13 a 17 aconteceram na noite do dia anterior a sua crucificação. Judas saiu da refeição da Páscoa para executar sua traição. Os demais onze discípulos permaneceram com Jesus.
  • Jesus então falou muito com os onze discípulos nos capítulos de 13 a 16. É um tesouro além de todos os tesouros. É o legado de Cristo, não somente aos seus onze discípulos, mas a todos os que viriam depois deles.
  • Na sequência, no capítulo 17, Jesus orou pedindo ao Pai para cumprir essas promessas, não só para os onze, mas para todos os que viessem a crer nele. Portanto, temos aqui as palavras de nosso Senhor aos seus amados filhos redimidos.

Até o versículo 18 do capítulo 15, aquela era uma noite de amor. Tudo tinha sido basicamente em torno do amor que o Senhor tem para seus amados discípulos. Começa no capítulo 13, versículo 1, com uma declaração de que Jesus “amou-os até a perfeição.” E, em seguida, todas as promessas, bênçãos e dons do Seu amor são descritas. Ele esbanja promessas de amor para seus discípulos. Então eu venho dizendo que, até este ponto, era uma noite de amor.

Mas, de repente, a partir do versículo 18, o assunto não é mais o amor, mas o ódio. O Senhor fala aos seus discípulos as realidades do ódio do mundo contra si mesmo e contra seus seguidores. Veja, abaixo, alguns dos últimos versículos do capítulo 18, e depois leia a sequência dos primeiros versículos do capítulo 16 (acima).

Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai (João 15: 18-19;21,24)

E este é o mundo em que os seguidores de Cristo sempre viveram: Amados por Deus, presenteados com promessas do céu, abençoados com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais (Efésios 2:6), mas odiados pelo mundo. Por que isto? O mundo inteiro jaz no maligno (I João 5:19). Ele odeia a Deus, a Cristo, a Bíblia, o evangelho e a Igreja.

Por que este ódio? Por causa da verdade. O Príncipe do mundo é o pai da mentira (João 8:44). Deus derrama todos os privilégios do céu sobre seus seguidores e Satanás energiza o mundo para os perseguirem. Esta é uma profecia que viria a ser uma realidade através da história.

Os seguidores do Senhor Jesus sempre enfrentaram a hostilidade do sistema de Satanás, e Satanás é o príncipe deste mundo (v.11). Ele controla o sistema do mundo. A partir do momento da morte de nosso Senhor, os crentes sofreram perseguições constantes: ridicularizados, marcados, denunciados, caçados, presos, espancados e executados. A palavra mártir é uma palavra grega para “testemunho”. Ela tornou-se a palavra para definir uma pessoa que morre por causa da perseguição.

  • Pedro, Tiago e André foram crucificados.
  • Bartolomeu foi chicoteado e depois crucificado.
  • Tiago, filho de Zebedeu, foi decapitado.
  • Marcos foi arrastado pelas ruas de Alexandria até a morte.
  • Tiago, o meio-irmão de nosso Senhor, foi apedrejado por ordem do sinédrio judaico.
  • Felipe e Estevão também foram também apedrejados até a morte.
  • Mateus, Simão, o Zelote, Tadeu e Timóteo foram martirizados e mortos brutalmente.
  • Paulo teve sua cabeça cortada.

Esses apóstolos familiares e líderes em tempos do Novo Testamento sofreram exatamente o que foi profetizado por Jesus. Os líderes do Império Romano perseguiram e mataram os cristãos durante os três primeiros séculos da era cristã.

A perseguição aos cristãos verdadeiros atingiu um ponto alto durante a Reforma Protestante. Os reformadores estavam chocados com a corrupção moral, ética e doutrinária da Igreja Católica Romana, e eles se levantaram contra tudo isto. Eles denunciaram a Igreja Católica, o sistema de salvação pelas obras, a compra de indulgências, a corrupção, o sistema de sacerdotes, a mariolatria e dentre outras coisas. A resposta da Igreja Católica Romana foi uma perseguição maciça e violenta.

  • Dados publicados em 1997 demonstraram que morreram mais cristãos sob perseguição no século XX do que nos primeiros dezenove séculos da era cristã.
  • Neste presente século (XXI), pelo menos 100 milhões de cristãos estão sob dura perseguição. Isto não é uma surpresa, é exatamente o que o Senhor disse que iria acontecer.

Voltando ao texto bíblico, aquela foi a última noite que nosso Senhor teve com Seus onze discípulos. No dia seguinte ele seria morto numa cruz, quando Ele iria tomar sobre si o nosso pecado e morrer em nosso lugar (Isaías 53). Jesus lhes disse que estava indo embora. Eles não queriam ouvir esta notícia e ficaram tristes. E o pior: além de ficarem sem a presença física de Jesus, eles souberam que seriam perseguidos, e que as pessoas os matariam pensando estar fazendo um serviço para Deus.

Foi um momento dramático. Eles sabiam que Jesus estava partindo, mas até o versículo 18 do capítulo 15 de João, tudo o que Jesus estava dizendo, naquela noite, eram promessas que geravam grande esperança. Mas agora eles são informados de que enquanto o céu iria liberar suas bênçãos, Satanás e o mundo irá desencadear uma terrível perseguição. Eles agora têm dois lados: bênçãos prometidas e perseguição, e elas se misturam em um.

Você diz: “Bem, como é que eles se misturam em um?” Porque as promessas são a nossa esperança em meio a nossa perseguição. Com todas as promessas que recebemos, com todas as bênçãos celestiais e o poder do Espírito Santo, temos tudo o que precisamos para enfrentar à perseguição.

  • “O mundo vai te odiar”, disse Jesus, “mas eu vou te amar.” Podemos viver com ódio do mundo, pois temos o amor do Salvador.
  • “O mundo vai ser seu inimigo, mas vou ser seu amigo”, disse o Senhor.
  • “O mundo lhes perseguirá e os matará, mas eu vou suprir todas as suas necessidades, responder a todas as suas orações e dar-lhes a vida eterna”.
  • “O mundo vai lhes dar aflições, mas vou lhes dar paz. O mundo lhes trará tristeza, e lhes darei alegria. O mundo estará sob o poder de Satanás, mas vocês estarão sob o poder do Espírito”. Tremendo!

E é aqui que todos nós, como crentes, vivemos neste mundo que nos odeia, mas o céu nos ama. Nós temos todos os recursos de que precisamos para enfrentar o ódio do mundo. E mais do que isso: Enfrentar o mundo com o evangelho, por causa da salvação até daqueles que nos odeiam.

Veja João 16:1: “Tenho vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis”. ‘Estas coisas’, refere-se a tudo que Ele disse no capítulo 15, a partir do versículo 18. A palavra “escandalizar”, no grego, tem o sentido de ser pego de surpresa ou ser pego em uma armadilha ou ficar chocado. Assim, nosso Senhor os alertou, em outras palavras:

Eu estou dizendo isso para que vocês não fiquem surpresos e chocados com o que virá. O mundo odiará vocês. Eles odeiam a mim e ao meu pai. Vocês estão sendo plenamente informados quanto ao significado do discipulado. É difícil, doloroso, exige abnegação e tomar a cruz.

Ele disse essas coisas em outras ocasiões, tal como no sermão da montanha:

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós (Mateus 5:10-12).

Todos eles haviam seguido a Jesus com expectativas grandiosas. Eles creram que Jesus era o Messias. Eles sabiam que o Antigo Testamento prometeu um Messias, um reino, que Ele estabeleceria o Seu trono no mundo em Jerusalém, e de lá iria governar o mundo inteiro. Eles pensavam que Jesus estabeleceria um reino messiânico no mundo. Eles tinham expectativas muito elevadas. Eles até mesmo discutiam sobre qual deles iria sentar-se à direita e à esquerda de Jesus quando Ele subisse para o seu trono (Mateus 20:20-28). Eles sonhavam com algo nesta terra.

Suas esperanças eram muito altas, e nosso Senhor tinha frustrado todas elas quando ele não tinha feito nada para estabelecer uma presença poderosa. Ele fez milagres, mas eram em ocasiões pessoais e individuais, sem qualquer sentido em buscar elevação humana.

  • Jesus nada tinha feito para libertar Israel da ocupação romana.
  • Ele não fez o que eles esperavam que Ele fizesse como um Messias.
  • E Ele começou a falar sobre a sua morte, e que seria traído, preso, espancado e crucificado.
  • Isso assustou duramente aqueles homens.
  • Judas estava tão assustado, que saiu logo e buscou ganhar algum dinheiro traindo a Jesus.
  • Mas os demais ficaram igualmente confusos, tristes, desanimados e decepcionados.
  • E agora Jesus fala acerca das duras perseguições das quais eles seriam vítimas. Que cenário!

Embora tivessem sido avisados do que aconteceria, todos eles fugiram apavorados quando Jesus foi preso (Mateus 26:56). Mas quando Jesus voltou para o céu e o Espírito Santo veio, eles começaram a ser duramente perseguidos e mortos. Mas eles não perderam a fé em Jesus, pois foram avisados acerca dessas coisas e receberam os tremendos recursos do alto.

O Senhor nos deu todas as promessas e advertências, e ainda assim podemos ficar escandalizados e temerosos, cair no medo, na dúvida e tropeçar diante de nossa mente confusa. Nosso Senhor tem feito tudo o necessário. Temos todas as promessas, temos o Espírito Santo, cuja finalidade é cumprir todas essas promessas. Nós temos o aviso sobre a perseguição. Temos uma profecia dos lábios de nosso Senhor. E é isso que vai acontecer. Ele havia dito:

Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á (Mateus 10:34-39).

Mas a situação é ainda mais séria que isto: “Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus”. O ódio feroz do mundo e da religião, antes focado em Cristo, agora iria focar em seus seguidores.

Veja o que aconteceu com o cego de nascença, que Jesus curou: Ele foi expulso da sinagoga (João 9). E também “muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga” (João 12:42).

O que significava ser expulso da sinagoga?

  • Alguns de vocês diriam: “Bem, se eu for colocado para fora da igreja, não faria muita diferença na minha vida. Há um mundo inteiro lá fora esperando por mim”.
  • Mas não no judaísmo. Se você estivesse no judaísmo do primeiro século e você fosse expulso da sinagoga, você seria jogado para fora do país.
  • Não havia separação entre o secular e o sagrado. Você seria jogado para fora da sua família; perderia seu emprego e perderia seus amigos.
  • Você seria como um leproso, um leproso espiritual. Você seria reduzido, em muitos casos, a um mendigo. Você seria um rebelde pior do que um pagão gentio.
  • Nem um enterro honroso você poderia ter. Você seria um fora da lei religioso. Perderia a condição de um cidadão.

Esse é o preço que pagamos? Sim, e muito mais. Jesus falou que matar um seguidor seu seria visto como um serviço que alguém faria para Deus. A palavra que Jesus usa aqui para “serviço” é do grego “latreia”, que quer dizer “culto” ou “serviço religioso”.

As pessoas que mataram cristãos ao longo dos anos têm feito isso em nome de seu deus, ou seja, de sua religião.

  • Os primeiros perseguidores eram judeus; perseguiram pensando que estavam servindo a Deus. Saulo comandou duras perseguições e mortes contra os seguidores de Jesus, e isto ele fazia achando que estava servindo a Deus (Atos 26:9-15).
  • A próxima onda de perseguição veio dos romanos, e eles estavam perseguindo os cristãos pensando que estavam servindo a seus deuses e César.
  • Na Idade Média, a perseguição contra os verdadeiros cristãos veio da Igreja Católica Romana, que havia criado a sua própria divindade e seu próprio sistema religioso, usando nomes bíblicos, mas era apenas uma forma de adoração a Satanás.
  • Nos tempos modernos, o maior perseguidor do Cristianismo em todo o mundo é o Islã, e eles pensam que estão fazendo serviço a seu deus.

Sempre a religião é o perseguidor da verdade, porque Satanás é religioso. Ele se disfarça em anjo de luz; ele trabalha na religião falsa. As únicas pessoas que conhecem a Deus são as pessoas que creem no Senhor Jesus Cristo. Nenhum homem vem a Cristo, exceto se o Pai o trouxer (João 6:44), e o único caminho para o Pai é através do Filho (João 14:6). As pessoas que apenas seguem uma religião não conhecem a Deus; elas estão sob o controle total de Satanás.

Um pequeno grupo de 120 pessoas, em Jerusalém, capacitados pelo Espírito Santo, fora de qualquer sistema religioso humano, foi levantado por Deus para levar a mensagem do evangelho aos povos. O que fez a religião daquela época? Tornou-se inimigo deles, os perseguiu e os matou. E assim tem sido até nossos dias. E por que a religião sempre fez isto? “E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim” (João 15:3).

Exceto o verdadeiro cristianismo, todas as religiões do mundo são satânicas, e todas elas odeiam a Deus. Elas não conhecem a Deus; elas não conhecem a Cristo. São grandes enganos de Satanás. Elas criaram o seu próprio deus, uma divindade que é o próprio Satanás disfarçado, e perseguem aqueles que são de Cristo. Assim, nosso Senhor não nos oferece um caminho fácil, mas um caminho difícil e estreito: Negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo (Marcos 8:34).

No versículo 4 de João 16 diz:

Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco.

Jesus estava salientando que todas essas coisas iriam acontecer com aqueles homens. Ele os deixa prevenidos. Quando o Espírito Santo desceu e aqueles homens se tornaram alvos do ódio da religião e do mundo, eles não foram surpreendidos.

Jesus não somente antecipou o ódio que viria contra eles, mas prometeu que estaria com eles: “Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu. Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis” (João 14:28-29).

A realidade do ódio e das bênçãos espirituais que o Senhor nos dá em meio às lutas é algo muito glorioso:

Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado (I Pedro 4:12-14).

Se eles perseguem o Mestre, eles vão perseguir os servos: “Não é o servo maior do que o seu Senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós…” (João 15:20). Toda a perseguição veio a Cristo. Mas agora Ele não iria estar lá fisicamente, então toda hostilidade viria contra aqueles que têm o seu nome.

É por isso que Paulo disse: “Eu trago no meu corpo as marcas de Cristo” (Gálatas 6:17). Todos os espancamentos que ele sofreu, era porque eles não podiam bater em Cristo, então eles bateram em quem tinha o seu nome. Sempre foi e sempre será assim.

A perseguição que estamos experimentando agora não é diferente do que foi no passado. É uma escalada. Satanás alimenta uma guerra contra os filhos de Deus, contra aqueles que confiam na Palavra de Deus e proclamam o testemunho de Jesus. Vai ser assim até que Jesus volte para julgar os ímpios e estabelecer Seu reino.

Mas o Senhor nos deu uma tremenda provisão. Veja o versículo 5: “E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?”.

  • Pedro já havia perguntado: “Senhor, para onde vais? Por que não posso seguir-te agora? (João 13:36-37).
  • Tomé também perguntou: “Nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?” (João 14:5).
  • Eles não entendiam que a partida de Jesus representava sua glorificação. Eles estavam pensando neles próprios.
  • Mas Jesus disse: “Convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei” (v.7).

Depois da ressurreição, nos últimos versos de Lucas 24 diz:

E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém (Lucas 24:50-53).

Eles finalmente foram capazes de se alegrar com a ida de Jesus. E aguardaram pela descida do Espírito Santo, que veio apontar tudo para Cristo. É o ministério do Espírito Santo. O dom do Espírito Santo para o crente é um dom que o Céu envia como uma recompensa pelo trabalho concluído de Cristo.

Pedro disse no dia de Pentecostes: “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis” (Atos 2:33). O Espírito não poderia vir até que o trabalho de Cristo fosse completo. O Espírito Santo veio em resposta à obra consumada de Cristo.

Como poderia um grupo de homens, perseguidos e frágeis, enfrentar um mundo que os odiava e os perseguia? De jeito nenhum, exceto no poder do Espírito Santo. Este é o ministério do Espírito Santo para o crente: Ele veio para fazer de todas as promessas de Cristo uma realidade. Esta é uma verdade majestosa sobre o Espírito Santo.

Uma verdade contra o absurdo ridículo que é atribuído a ele com tanta frequência no movimento evangélico contemporâneo.O Espírito Santo é a pessoa mais desonrada da Trindade, no meio dito cristão. As pessoas são mais lentas para desonrar ao Pai e ao Filho; mas parecem estar com pressa em desonrar o Espírito Santo. E isto é uma devastadora desonra a Santa Trindade.

É o Espírito Santo que inspirou as Escrituras. É o Espírito Santo que nos concede a fé e que faz o evangelho claro para nós. É o Espírito Santo que nos dá a vida – nós somos nascidos do Espírito. É o Espírito Santo que nos santifica, ao iluminar a Palavra de Deus e depositando em nós todas as verdades do céu.

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14:17).

O amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Romanos 5:5).

Falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina (I Coríntios 2:13).

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo (II Pedro 1:21).

Por alguma razão, as pessoas parecem hesitantes para adorar o Espírito Santo. Isso é ridículo. Nós adoramos o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Adoramos ao Pai e ao Filho por todas suas maravilhas, atributos e obras. E o Espírito Santo é esquecido. E é Ele quem nos está trazendo a glória. É Ele quem nos coloca em conformidade com Cristo. Ele está em nós para trabalhar e realizar a vontade de Deus. É Ele quem “faz que todas as coisas cooperem para o bem dos que amam a Deus”. Ele é Deus.

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor (II Coríntios 3:18).

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8:26-28).

Vamos orar…

Pai, nós Te agradecemos porque nos reunimos esta manhã e olhamos novamente para a Tua Palavra. Queremos Te adorar. Bendito Jesus, somos muito gratos a Ti e Te adoramos por tudo que Tu és e por tudo que o Senhor tem feito por nós. Por todas as tremendas provisões prometidas e cumpridas.

Bendito Espírito Santo, perdoa-nos pela falta de adoração, pelos pensamentos tolos, atribuindo-lhe coisas que não têm nada a ver contigo.
Nós te exaltamos pelo majestoso trabalho que Tu fazes, vivendo em nós, dando-nos a vida, sustentando a vida, depositando em nós todas as promessas do céu, fortalecendo-nos diante dos sofrimentos e perseguições.

Tu nos permites enfrentar um mundo que nos odeia e um inimigo sobrenatural com todas as suas forças diabólicas, e nos usa para comunicar o santo evangelho. Nós somos tão privilegiados. Somos indignos instrumentos frágeis, mas somos abençoados porque Tu fazes a obra de Deus em nós e através de nós. Que possamos sempre Te honrar. Que os nossos pensamentos sejam santos e verdadeiros, cheios de gratidão por tua maravilhosa obra.

Obrigado por estar nos conduzido para a glória, para perto de Cristo. Tu tem nos dado o que precisamos. Sabemos que Tu depositas todos os recursos do Céu em nossos corações, para que possamos permanecer firmes diante das adversidades, e ainda mais, cheios de alegria, paz e amor.
Oramos em nome de Cristo. Amém.


Esta é uma série de sermões traduzidos de John MacArthur sobre todo o Evangelho de João.
Clique aqui e acesse o índice ordenado por capítulo, com links para leitura.


Este texto é uma síntese do sermão “The Benefit of Christ’s Departure”, de John MacArthur em 25/10/2015.

Você poderá ouvi-la integralmente (em inglês) no link abaixo:

http://www.gty.org/resources/sermons/43-88/the-benefit-of-christs-departure

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno


Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.