Entrando no Descanso de Deus
A Palavra de Deus não só salva, conforta e alimenta, mas também é uma arma de execução sobre a falsa profissão de fé. Um dia ela desnudará os corações e a farsa da hipocrisia será revelada. A espada não cometerá erros, ela se tornará uma arma de execução para a falsa fé. Deus usará sua espada afiada de dois gumes para lutar contra aqueles que não a obedecem.
INTRODUÇÃO
Continuando nossa série de sermões no Livro de Hebreus, chegamos ao capítulo 4. Vamos considerar os versículos 1 a 13.
Hebreus não é fácil de se estudar. Mas há posso prometer-lhes grandes bênçãos e uma visão aprofundada sobre muitos assuntos, se vocês forem fiéis no aprendizado deste livro.
Quando alimentamos nossos filhos, nem sempre lhes damos o que gostam. Às vezes, damos a eles o que precisam. E então, quero ser fiel ao chamado do ministério para não apenas dar-lhe aquilo que você gostaria de ouvir e que possa divertir sua imaginação, mas também dar-lhe aquilo que você precisa entender, por ser estratégico e importante para a sua compreensão da Palavra de Deus e para a sua própria vida cristã.
Os primeiros 13 versículos de Hebreus 4 vão nos mostrar o assunto de entrar no descanso de Deus. Vou buscar explicá-los em detalhes para que você possa entender o que está envolvido nesses versículos.
Ao nos aproximarmos do capítulo 4, estamos bem no meio de uma advertência que começou no capítulo 3, versículo 7.
Quando começamos a estudar o Livro de Hebreus, nós vimos que ele foi escrito para os cristãos. No entanto, espalhadas por Hebreus estão advertências aos incrédulos que conhecem a verdade que, neste caso, eram judeus que renunciaram ao Judaísmo e começaram a apontar para Cristo, mas nunca O receberam realmente.
Eles se afastaram do Judaísmo, mas não iniciaram um relacionamento real com Cristo. E então, eles estavam voltando atrás, pois estavam em grande perigo por causa da perseguição, da pressão social e do amor ao seu próprio pecado. Eles estavam correndo grande perigo de voltar ao Judaísmo.
E assim, periodicamente no Livro de Hebreus, esse grupo é avisado para não dar meia-volta e retroceder ao Judaísmo, não importando qual fosse a pressão, mas dar o próximo passo. Eles estão a um passo da decisão em direção a Jesus Cristo.
Esse é um assunto muito importante, porque há várias pessoas que estão nessa mesma situação, que talvez tenham começado a abandonar o antigo modo de vida, voltaram-se para Jesus Cristo, mas nunca deram o passo de um compromisso real. Tais pessoas estão sempre em perigo de endurecer o coração, voltar ao antigo tipo de vida.
Ao iniciarmos o capítulo 3, vimos que Jesus é maior que Moisés. E então, com base nisso, começando no versículo 7, vimos a advertência de que se aqueles que foram desobedientes a Moisés não escaparam do juízo de Deus, quem escapará se for desobediente a Jesus Cristo e endurecer seus corações contra Ele?
E assim, começando com o versículo 7, vimos a seriedade e tragédia de não tomar uma decisão por Jesus Cristo. Hebreus 3:7 a 4:13 trata disso .
Ao iniciarmos o capítulo 4, encontramo-nos bem no meio da advertência para aqueles judeus, e para qualquer pessoa que está hesitando à beira da decisão e não assumindo um compromisso com Jesus Cristo.
Mas, a advertência começou no capítulo 3:7 e 8: “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto.” Isso é repetido novamente ao longo desta seção.
A mesma mensagem é encontrada no capítulo 3:13: “Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado.”
Também no versículo 15: “Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação.”
E, no capítulo 4, versículo 7: “Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.”
A ilustração que é usada em todos esses textos é: não endureçam seus corações como Israel fez! Israel se afastou do Egito. Aqueles judeus começaram a ir em direção à Terra Prometida, mas no caminho para a Terra Prometida, pararam. Eles não creram em Deus, não depositaram sua fé em Deus.
Portanto, eles nunca entraram no descanso completo de Canaã. Eles apenas se afastaram do Egito. Aquela geração nunca entrou na Terra Prometida e morreu no deserto. Eles pararam no local crucial da decisão. E assim, a advertência do Espírito de Deus nessas passagens de Hebreus é: “Não faça o que Israel fez”.
Não se deixe levar pela velha vida. Mas, se você nunca se comprometer com Jesus Cristo, e ficar em cima do muro, quanto mais você espera, quanto mais ouve a mensagem do Evangelho, mais fácil é rejeitar.
E um dia, você notará que seu coração está endurecido. Você tem um coração maligno e incrédulo. Você se afastou do Deus Vivo. Esse é o aviso dessa seção de Hebreus. Quero que entendamos isso, porque penso que é muito importante.
A mensagem deste sermão é para aqueles que conhecem a verdade sobre Cristo, mas não se comprometeram com Ele. Mas, também é para aqueles que já se comprometeram, que são verdadeiros crentes.
Cabe a nós, crentes verdadeiros, estarmos muito conscientes de que precisamos ser urgentes na apresentação do Evangelho, e precisamos ultimar às pessoas, como Paulo fez, para tomar a decisão, o passo de fé em Jesus Cristo.
Penso que muitas vezes nós, como cristãos, relutamos em enfrentar as pessoas e lhes dizer: “Agora mesmo, por que você não se compromete com Jesus Cristo?” E se há algo para nós neste sermão, é isso.
Vimos no capítulo 3, versículos 7 a 19, a razão pela qual aqueles judeus nunca chegaram a Canaã: sua incredulidade. A incredulidade leva à perda do descanso. A palavra usada no Salmo 95, que está sendo citado aqui, tem referência a entrar na terra de Canaã.
Refere-se a descansar das peregrinações e da perseguição no Egito. É o descanso de, finalmente, entrar na sua própria terra, não ser perseguido, não ser pressionado, não ser morto, não ser feito escravo. É descansar de tudo isso.
Porém, eles nunca entraram naquele descanso prometido, por causa da sua incredulidade. Esse é o princípio básico de toda a passagem que estamos examinando. Ninguém experimenta o descanso de Deus sem fé. Essa é a chave para entrar no descanso.
Em Números, capítulo 14, você encontrará nos versículos 22 e 23 estas palavras:
Números 14
22 E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz,
23 Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá.
É Deus falando com Israel no deserto. Deus disse, em outras palavras: “vocês nunca creram em Mim, mas sempre pensaram que precisavam Me colocar à prova. Vocês nunca Me aceitaram, sempre quiseram Me provar. Vocês nunca creram. Por isso, não entrarão na terra.” E a Bíblia diz que os seus cadáveres ficaram no deserto.
Uma geração inteira morreu no deserto. Depois, a geração mais jovem chegou à terra. Mas mesmo quando a geração mais jovem foi para a terra, eles não desfrutaram do descanso completo que Deus planejou para eles.
E a razão disso foi porque quando chegaram à terra, em vez de fazerem o que Deus lhes disse para fazerem e crerem em Deus com fé obediente, rejeitaram o conhecimento de Deus. E Deus lhes disse: “Por causa disso, vou expulsá-los da Terra Prometida.” E foi exatamente isso que aconteceu mais tarde.
Assim, mesmo a geração que entrou na terra nunca experimentou descanso pleno. Houve incômodo o tempo todo. Sempre estavam lutando contra vários grupos.
Portanto, não houve descanso, nem no caso de Moisés nem no caso de Josué, nem quanto ao povo que morreu no deserto, nem quanto ao que entrou na terra, por causa da sua incredulidade.
E posso dizer que ainda há um descanso disponível. Canaã ilustra um descanso espiritual divino que vem pela fé em Jesus Cristo. É uma imagem do descanso da salvação. E esse descanso salvador, como veremos em breve, ainda está disponível, mas só para aqueles que crerem em Deus, que se comprometem com Ele pela fé.
Israel nunca entrou no descanso completo por causa de sua incredulidade. Nem Moisés nem Josué conseguiram fazer isso acontecer. Porém, Deus tem um descanso muito maior que Canaã, um descanso eterno. Está disponível para você pela fé em Jesus Cristo. E é preciso alguém maior que Moisés e que Josué para tornar isso realidade: Jesus.
DEFINIÇÃO DE DESCANSO
Quando falamos de descanso, do que estamos falando?
1) O dicionário define descanso como “cessar a ação ou o movimento”. No grego ou no hebraico, a palavra tem a mesma definição.
Então, antes de tudo, descanso significa cessar a ação ou o movimento. Você para de fazer o que está fazendo. A ação e o movimento acabaram. Significa parar de trabalhar ou fazer esforço.
Aplicando isso ao descanso de Deus, significa não haver mais esforço próprio. Chega de tentar agradar a Deus com suas obras fracas e carnais. E no momento em que você entra no descanso de Deus, as obras, como forma de agradar a Deus, cessam.
As obras do esforço humano não agradam a Deus, porque você não consegue fazer obras suficientes para ser perfeito. E assim, o descanso envolve a cessação da atividade legalista. É um descanso na graça gratuita.
2) O dicionário define descanso como “estar livre de qualquer coisa que o preocupe ou perturbe”.
Algumas pessoas não conseguem descansar mentalmente, porque estão sempre incomodadas com tudo. Cada pequena coisa fica martelando em seus cérebros, e elas nunca conseguem descansar, porque estão sempre incomodadas com tudo.
Descansar significa estar livre de tudo o que te incomoda, de tudo o que te perturba, de tudo o que cria preocupações em tua mente. Significa, neste sentido, ficar quieto, estar em paz, estar livre da culpa e das coisas que nos levam à neurose, à psicose, etc.
Trazendo isso para o descanso de Deus, diríamos que entrar no descanso de Deus significa simplesmente estar em paz com Deus. Significa possuir a paz perfeita que Deus dá, estar livre da culpa. Significa que não há necessidade de se preocupar com o pecado, porque o pecado está perdoado e, de repente, estamos em descanso.
Não há mais ansiedade, pressão, culpa. Há paz. Portanto, o descanso de Deus envolve a cessação das obras e envolve um descanso no perdão total de Deus.
3) Descanso, no dicionário, é definido como “deitar-se, acomodar-se ou fixar-se”.
Não há mais fluxo. Não há mais mudanças. Podemos aplicar isso ao descanso de Deus e dizer que o descanso de Deus é o tipo de descanso onde um homem é colocado posicionalmente em Cristo.
Chega de correr de filosofia em filosofia! É não mais ser levado por todo vento de doutrina. Chega de flutuar para isso e para aquilo! A pessoa está estabelecida, enraizada, ancorada, imóvel. Isso é descanso.
4) Descansar, no dicionário, é “permanecer confiante, depositar confiança em algo”.
Em outras palavras, você descansa em alguma coisa confiadamente. Entrar teologicamente no descanso de Deus significa desfrutar de segurança. Chega de medo! Você tem confiança absoluta no cuidado e comando de Deus sobre tua vida.
5) O dicionário diz que descansar significa “apoiar-se”.
Entrar no descanso de Deus significa que, pelo resto da sua vida e por toda eternidade, você pode confiar em Deus. Você pode se apoiar Nele e ter certeza de que Ele nunca tombará.
Então, quando a Bíblia fala sobre descanso, está se referindo a um novo relacionamento com Deus, disponível para o homem, por meio do qual esse homem pode se apoiar e repousar em Deus. Significa depender totalmente de Deus para apoio, ajuda, poder, para toda e qualquer necessidade.
É um novo relacionamento, no qual o homem está confiantemente seguro de que entregou sua vida a Deus, e Deus a manterá numa confiança eterna. É um novo relacionamento, que envolve estar estabelecido e fixo, sem mais fluxo, sem mais flutuação.
De repente, você sabe em quem crê, sabe porque crê e permanece firme. É um novo relacionamento com Deus, significando que podemos ser livres daquilo que nos perturba. O pecado se foi. Foi lavado no sangue de Jesus Cristo. Portanto, a culpa desapareceu.
Assim, não temos motivos para nos preocupar. Só temos motivos para estar em paz conosco mesmos e com os outros, uma vez que estamos em paz com Deus. É, então, um novo relacionamento com Deus, significando a cessação das obras e do legalismo como formas de agradar a Deus.
Então, quando a Bíblia diz, em Hebreus 3 e 4, que Deus te oferece descanso, significa tudo isso que acabamos de falar. Trata-se de ter um novo relacionamento com Deus, de estar pleno, abençoado, satisfeito, em paz.
E é exatamente isso que Deus está oferecendo a cada homem, que foi retratado no descanso de Canaã, o qual Israel nunca entendeu e nunca entrou por causa da incredulidade.
Assim como Israel nunca entrou no descanso de Canaã por causa da incredulidade, cada homem que não entra no descanso espiritual de Deus, não entra por causa da sua incredulidade.
6) Há também duas outras dimensões de descanso que não estão definidas no dicionário, mas estão na Bíblia.
Uma delas é o descanso do Reino Milenar, e a outra é o descanso eterno, que é o Céu. Essas são as expressões máximas desse novo relacionamento com Deus.O
PAPEL DA INCREDULIDADE
O descanso envolve Deus cuidar de você nesta vida, no Reino e no Céu para sempre. É isso que Deus está prometendo e é isso que Ele chama de descanso. Mas, os homens não entram nesse descanso e há apenas uma razão pela qual não o fazem: incredulidade.
Os homens não crêem que Deus quer dizer o que diz quando fala sobre o descanso. É inacreditável pensar nisso, mas é verdade, que quando Deus oferece tudo isso, os homens não vão acreditar.
Alguns se afastarão do mundo, como os judeus em Hebreus, e olharão para Jesus Cristo. Eles darão as costas aos velhos padrões, mas permanecerão nesse limite e nunca se comprometerão com Cristo. E acharão cada vez mais fácil resistir a Cristo.
Um dia, descobrirão que têm um coração maligno e incrédulo e que se afastaram do Deus Vivo. E assim, a advertência do Espírito de Deus é: “não endureçais os vossos corações”. Não sejam como o Israel incrédulo e percam o descanso perfeito de Deus.
A DISPONIBILIDADE DO DESCANSO
Hebreus 4:1 diz: “Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás.” O versículo começa com “Temamos, pois”. O que o Espírito Santo indica com a palavra “pois” aí? Que temos que olhar para o que foi escrito antes desse versículo.
Assim, por causa do que vimos nos versos anteriores acerca de Israel, que nunca entraram no descanso prometido por Deus, “temamos, pois”. Porque quando você não crê em Deus, não entra no descanso Dele, e isso é algo para temer.
Em Mateus 10:28, Jesus disse: “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” Quem é aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo? Deus.
Quando olhamos para a história passada de Israel e vemos o que aconteceu com o povo que não creu em Deus, então devemos fazer o que? Temer.
As Escrituras indicam que o cristão não precisa temer. Em João 14:27, Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”
O único tipo de temor que um cristão experimenta é o temor reverencial à pessoa de Deus. A Bíblia diz, em 2 Timóteo 1:7, que “Deus não nos deu o espírito de temor.” Os crentes não precisam temer, mas aqui Hebreus 4:1 diz aos incrédulos: “temam!”.
Por quê? “que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás.” É melhor você ter medo de perder o descanso de Deus. Isso é algo para se temer.
Assim, tendo lembrado aos leitores, no capítulo 3, que a geração que saiu do Egito não entrou no descanso de Canaã por causa da sua incredulidade, o autor aos Hebreus, então, adverte os seus leitores originais sobre uma possível falha da parte deles em entrar no descanso perfeito de Deus, no Messias, e lhes diz que é melhor estarem com medo de que percam o descanso.
Não é algo insignificante brincar com o descanso de Deus que Ele oferece. Isso não é algo com que você deva brincar. Você deve considerar esse assunto com grande temor, pois Deus é Deus de juízo. “Nosso Deus é um fogo consumidor” (Hb 12:29).
Observe que o versículo 1 diz: “Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso…”. Mostra que há uma promessa. A palavra “deixada”, no idioma original, significa ser deixado para trás e permanecer nessa posição.
O Espírito Santo quer que aqueles que leem o livro de Hebreus – tanto aqueles judeus e também nós hoje – saibamos que quando Israel caiu por causa da incredulidade, isso não significa que a promessa do descanso tinha se extinguido.
Quando Israel caiu no deserto, Deus não disse: “Tudo bem, chega, desisto de vocês, vou atrás de outro povo!” O fato de Israel não ter entrado naquela terra, ou melhor, aquela geração que não entrou, não significou o fim do descanso.
No tempo de Hebreus, muitos dos judeus daquela época estavam com medo de que, por causa do que haviam feito ao Messias, tivessem perdido qualquer possibilidade de descanso.
Esta é até uma doutrina comum hoje, a de que quando os judeus se uniram aos gentios para provocar a execução de Jesus, que foi iniciada pela rejeição judaica, Israel perdeu o seu direito à bênção de Deus. E, a partir desse momento, Deus parou de lidar com Israel, sendo que agora Deus trata apenas com a Igreja.
Segundo essa doutrina, não há restauração de Israel, não há promessa para Israel, não há reino para Israel. Isso se chama Amilenismo e é uma teologia muito dominante.
O argumento é que por causa do que os judeus fizeram no Antigo Testamento em incredulidade, por causa do que fizeram a Jesus Cristo em incredulidade, eles, então, perderam tudo. Eles perderam a possibilidade de descanso.
Mas, aqui a Palavra de Deus diz, em Hebreus 4:1 [NVI]: “Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, temamos que algum de vocês pense que tenha falhado.” A promessa não foi removida de Israel, ela ainda está lá.
Uma das melhores passagens da Bíblia que prova que Israel ainda está na economia de Deus, que Deus ainda está trabalhando com eles, está em Atos 3, que narra a pregação de Pedro, e ele disse àqueles judeus:
Atos 3
13 O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.
14 Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida.
15 E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.
E você pode está pensando, ao ler esses versículos: “Israel está fora, perdeu tudo…”. Então, você vai para o versículo 25 e lê Pedro dizendo:
Atos 3
25 Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.
26 Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades.
Em outras palavras, Pedro está dizendo aos judeus:
Embora vocês tenham matado o Príncipe da Vida, vocês ainda são filhos da aliança. Mesmo que vocês tenham matado o Santo, o Justo, mesmo que desejassem que um assassino fosse libertado, vocês ainda são filhos da aliança que Deus fez com Abraão, que foi uma aliança incondicional, na qual Deus disse que através de vocês Ele abençoaria o mundo, sem lhes impor condições.
Devemos nos lembrar que a primeira formação da igreja, logo após a ressurreição de Jesus, foi de judeus, pois Deus não desistiu de Israel.
Em Romanos 11:1, Paulo diz: “Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.”
E assim, o escritor de Hebreus pode dizer: “Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.” O descanso ainda está disponível. Isso é graça.
Mas Hebreus também diz: “Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás.” Em outras palavras, “o descanso está disponível. Não o perca!”
A tradução mais precisa da frase “pareça que algum de vós fica para trás”, em termos da construção grega, é: “cuidado para que vocês não pensem que chegaram tarde demais para entrar no descanso de Deus”.
Em outras palavras, eles corriam o risco de se convencerem do contrário, pelo fato de que era tarde demais, que sua nação havia perdido o direito, que o Messias havia sido morto e que certamente a essa altura eles já haviam perdido todos os direitos.
E, então, o autor de Hebreus diz, em outras palavras: “Não fique com a ideia de que não há mais descanso e que, de alguma forma, você não conseguiu alcançá-lo, ou que é tarde demais para entrar no descanso. Ainda resta um descanso. Este é o hoje de Deus.”
Esta noite, 23 de abril de 1972, posso dizer exatamente o mesmo: ainda resta um descanso para você, e não pense, nem por um momento, que é tarde demais para entrar nele.
Você diz: “Ah, mas você não sabe o quão ruim eu realmente sou. Provavelmente fui longe demais.” A Bíblia diz que há um descanso perfeito disponível para você. Mas esse descanso não é automaticamente seu. Não é automaticamente meu, assim como Canaã não era incondicional. É nosso pela fé em Jesus Cristo, se crermos.
Em Mateus 7, há uma declaração muito surpreendente de Jesus. Ele disse o seguinte:
Mateus 7
26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
Esse é o homem que não deu ouvidos e sofreu uma grande queda. Mas o Espírito diz: “resta um descanso”. Ainda está disponível. Este é o dia da graça, agora mesmo a graça de Deus é oferecida a você.
Ele perdoará o seu pecado e você poderá entrar no descanso Dele. Não sei sobre o amanhã. Não sei se o amanhã chegará. Mas eu sei que hoje ainda é o hoje de Deus.
Você diz: “Bem, John, sou um grande pecador, para ser perdoado”. Não, você não é. Você é um grande pecador para ser perdoado em nível humano, mas você é exatamente o tipo de pessoa com quem Deus gosta de lidar. Porém, a menos que você reconheça o seu pecado, Ele não poderá chegar até você.
Ouça o que Paulo disse, 1 Timóteo 1:15: “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” Claro, sou pecador demais para merecer a salvação, mas não sou pecador demais para que a graça de Deus não possa lidar.
Em Tiago 4:6, a Bíblia diz: “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Quanto é mais graça? Mais do que você precisa. Sempre há mais. Romanos 5:6 a 8 ensina a mesma verdade:
Tiago 4
6 Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
7 Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Em Mateus 9:12, Jesus disse: “Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.” Em outras palavras: “Eu vim pelos doentes, que sabem que são pecadores, não pelos que pensam que são piedosos”.
Lembro-me de meu pai me contando sobre um garotinho que certa vez entrou em uma sala de oração e disse: “Quero receber a Cristo”. Ele tinha cinco anos.
E disseram a ele: “Bem, vamos orar e você pode pedir a Jesus que entre em seu coração”. E foi assim que ele começou sua oração: “Deus, não sei se você pode salvar um pecador terrível como eu, mas se você puder, eu quero que você o faça”. Cinco anos de idade! E já sabia que Deus pode salvar até mesmo um pecador terrível.
Nenhum pecador foi longe demais para que não seja perdoado. Se o coração ainda está terno e ainda é sensível ao que o Espírito de Deus está dizendo, o pecador ainda está sensível. O pecador ainda está ouvindo o chamado de Deus e agora é a hora de agir. O descanso de Deus está disponível.
A BASE DO DESCANSO
Você diz: “Bem, se o descanso ainda está disponível, como posso consegui-lo?” Quanto a essa questão, há três princípios envolvidos: fé pessoal, decreto soberano e ação imediata. Vejamos cada um deles:
1 – FÉ PESSOAL
O descanso está disponível, em primeiro lugar, pela fé pessoal. Hebreus 4:2 diz: “Porque também a nós foram pregadas as boas novas…”.
A expressão “boas novas” aí não significa que foi pregado ao povo de Israel do Velho Testamento o Evangelho de Jesus Cristo crucificado e ressuscitado. Significa apenas que eles receberam as boas notícias.
O texto completo do verso 2 é: “Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.” Não adianta nada ouvir se você não crê. Esse é o ponto principal.
As boas novas do descanso de Deus não significam nada, a menos que sejam misturadas com com um verdadeira fé.E isso não é simplesmente pertencer a uma igreja, mas se refere a uma verdadeira fé. Ouvir o Evangelho, conhecê-lo, ser capaz de recitá-lo não significa nada, a menos que você creia de todo o coração. Essa é a questão.
Israel ouviu as boas novas do descanso (salvação) pela fé. Eles ouviram isso já em Êxodo 6:6-8. Eles ouviram Deus dizer, em outras palavras: “Creiam em Mim, e vocês serão abençoados e entrarão no meu descanso”. Eles conheciam as boas novas de crer em Deus e ser salvo. Mas não lhes adiantou nada, porque o conhecimento não estava misturado com fé. Eles não creram.
Números 14 nos diz que os filhos de Israel chegaram às fronteiras da Terra Prometida e enviaram 12 espiões à Terra. Dez deles voltaram com complexo de gafanhoto e disseram: “Não conseguiremos lidar com isso. Existem gigantes naquele lugar. Somos como gafanhotos. Vamos sair daqui!” Deus disse: “Não se preocupem com isso. Eu cuidarei de tudo”.
Porém, eles não acreditaram em Deus. Apenas dois deles voltaram, Josué e Calebe, e disseram: “nós iremos, Senhor!”. As pessoas ouviram os conselhos dos covardes e, portanto, foram condenadas a vagar até que suas carcaças caíssem no deserto e nunca entrassem na Terra Prometida.
É isso que acontece com as pessoas que não creem. Elas não experimentam o descanso de Deus. O descanso está disponível pela fé.
No versículo 2, lemos: “a nós foram pregadas as boas novas…”. No grego, o termo usado aqui significa uma obra concluída. Em outras palavras, eles ouviram totalmente as boas novas. Eles conheciam tudo de ponta a ponta. Portanto, não havia desculpa para sua incredulidade.
Há muitos que ouvem o evangelho repetidamente, mas nunca houve fé. Tais pessoas estão sem desculpas diante de Deus. Mas, se o coração ainda estiver sensível, o hoje de Deus ainda está aberto e o descanso ainda está disponível pela fé.
Se essa é tua condição, sem essa fé salvadora pessoal em Jesus Cristo, você pode morrer esta noite e ir para o inferno, o mesmo inferno para onde iria se nunca tivesse ouvido a verdade antes.
A tragédia disso é que o inferno será povoado por pessoas que dirão: “Senhor, Senhor, fizemos isso e fizemos aquilo, e fizemos em Teu nome, fomos à igreja, cumprimos as atividades religiosas, possuímos uma Bíblia e levamos nossos filhos para a escola dominical.”
E Ele vai dizer: “Afasta-te de Mim. Eu nunca te conheci. Porque todo o teu conhecimento não estava misturado com a fé salvadora total.”
Essa, então, era uma mensagem importante para o judeu, porque o judeu se orgulhava do fato de ter a informação, o conhecimento. Ele entendia que tudo que precisava fazer era ter a lei. Não precisava se preocupar em obedecer.
Romanos 2:25, traz o seguinte argumento: “Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.”
O judeu pensava: “Bem, somos circuncidados! Isso não nos coloca automaticamente no descanso?” Paulo diz: “Bem, a circuncisão é boa se você guardar a lei”. É como aquele lutador de box que entrava no ringue e, antes de cada luta, fazia o sinal da cruz. Alguém lhe perguntou: “Isso ajuda?” Ele respondeu: “Ajuda, se você lutar”.
A questão é que não adianta nada ter apenas o conhecimento da verdade. É como se um policial parasse você no acostamento da estrada e dissesse: “Você acabou de avançar por três sinais vermelhos.” E você dissesse: “Sinto muito, você não pode me dar uma multa, pois tenho uma cópia do Código de Trânsito, portanto, tenho todas as informações.”
Conhecer a informação não significa nada. Na verdade, isso te torna ainda mais responsável. Se você for um transgressor da lei, a tua circuncisão se tornará incircuncisão.
Porém, eles estavam regozijando-se com o fato de possuírem a lei, imaginando que isso era tudo que importava. Paulo diz que não significa nada, se você não obedecer.
Algumas pessoas dizem: “Bem, eu vou à igreja”. Mas, isso não significa nada. Ir à igreja não faz de você um cristão, assim como estar em uma garagem não faz de você um carro. Toda a questão é a fé. Não se trata de cumprir atividades religiosas.
Assim, a menos que a informação esteja misturada com fé, ela não te trará nenhum benefício. E, nesse caso, você precisa ter cuidado, porque poderá ficar sem o descanso. Mas, quando alguém ouve a Palavra de Deus e crê nela, então é salvo.
Em 1 Tessalonicenses 2:1 lemos: “Porque vós mesmos, irmãos, bem sabeis que a nossa entrada para convosco não foi vã”. Paulo continua dizendo como ele pregou, verso 7: “fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos.”
Então, no versículo 13, ele diz:
Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.
O que deixou Paulo feliz não foi que eles tivessem ouvido a mensagem, mas que ela tivesse começado a funcionar neles, porque creram.
Em 2 Tessalonicenses, na segunda vez que Paulo lhes escreve, ele não resiste em dizer a mesma coisa. Capítulo 2, versículo 13:
Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.
Quando ele diz “desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos”, Paulo se refere à soberania de Deus. Quando ele diz: “fé na verdade”, Paulo estava feliz porque eles creram.
Tiago 1:22 diz: “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Não adianta nada ouvir a verdade se você não obedecer.
Alguns vão à igreja por anos, alguns por meses, alguns por semanas. Já ouviram tudo, mas seu conhecimento não está misturado com fé. Se você está nessa condição, eu te digo o que o Espírito diz em Sua Palavra: “Cuidado! Cuidado!”
Observe, em Hebreus 4:3, o Espírito Santo continua o argumento a favor da fé: “Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso…”. É simples: nós, os que cremos, entramos no descanso de Deus, entramos na experiência da salvação pela fé.
E a Palavra aqui é categórica. Não diz: “estamos entrando no descanso” ou “estamos a caminho do descanso”. Diz: “entramos no descanso”. Esse é um fato posicional. Todo cristão está em descanso. Todos nós vivemos no descanso de Deus. Essa é apenas outra palavra para salvação total.
Todos nós vivemos em experiência de salvação pela fé. Nós cremos, entramos no descanso. Essa é uma afirmação categórica. Essa é a verdade posicional.
Então, citando novamente o Salmo 95, onde Davi fala sobre Israel no deserto, Hebreus 4:3 diz:
Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.
No capítulo 3, versículo 11, temos a mesma citação do Salmo 95: “Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso.”
Quando lidamos com a atitude de Deus para com aqueles que são incrédulos, estamos lidando com algo muito sério. Esses textos simplesmente nos dizem que nós, os que cremos, entramos no descanso. Aqueles que não crêem são vítimas da ira de Deus e perdem o descanso eterno.
Observe que o texto diz: “meu repouso” ou “meu descanso”. Trata-se do descanso de Deus. E, portanto, não é um descanso de cansaço ou inatividade, mas um descanso de uma obra concluída. Deus terminou Sua obra. Deus fez tudo, e se você quiser entrar na obra consumada de Deus, isso está disponível pela fé.
O descanso de Deus começou após Sua criação. Deus criou tudo em seis dias. Creio que foram seis dias de 24 horas. E depois que Ele fez tudo, descansou.
Em seis dias, tudo estava feito. Deus havia criado um mundo maravilhoso para o homem. Deus lhe deu uma esposa e o desfrute de um relacionamento com Ele. Adão conversava com Deus. Ele estava em repouso. Estava no descanso de Deus.
Adão se apoiava em Deus. Não tinha ansiedades, preocupações. Ele tinha a liberdade completa, a comunhão com Deus. Ele estava vivendo no descanso de Deus. Deus havia terminado Sua obra e descansou.
Isso é ao que se refere o final do versículo 3: “embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.” E, em Gênesis 2, 1 e 2, lemos o que aconteceu quando toda a obra de Deus estava consumada:
Gênesis 2
1 Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
2 E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
“Meu repouso” ou “meu descanso”, no meio de Hebreus 4:3, é definido como o descanso que começou quando Deus terminou suas obras e descansou no sétimo dia. O descanso de Deus começou logo após o sexto dia da criação. Ele ficou infinitamente satisfeito e descansou.
Adão, então, poderia entrar no descanso de Deus. Ele havia feito um mundo adorável para o homem. A partir daí, seria apenas comunhão, companheirismo. Adão iria aproveitar o descanso de Deus.
Porém, havia apenas uma condição. Qual é sempre a condição para o descanso de Deus? Crer. O que aconteceu? Adão e Eva acreditaram em Deus ou em Satanás? Eles acreditaram nas mentiras de Satanás.
Satanás veio e começou a impugnar a Palavra de Deus, e logo Eva pensou: “Hummm, essa proposta me parece boa… Eu também gostaria de ser inteligente como Deus e conhecer o bem e o mal.” Satanás continuou trabalhando nela, e ela desobedeceu. E o que aconteceu? Imediatamente, o descanso foi perdido por causa da incredulidade.
A partir de então, Adão estava inquieto. Ele não andava mais e falava com Deus no frescor do dia. Ele começou a fazer roupas e a se esconder atrás das árvores, esgueirando-se com Eva, tentando ficar fora da vista de Deus. Imediatamente, a incredulidade trouxe a perda do descanso e tudo acabou.
O grande descanso de Deus, que Ele providenciou para o homem, foi perdido. A história da Bíblia, e a história dos homens, é a ação da parte de Deus para fazer com que o homem volte ao Seu descanso.
Para tornar o descanso disponível ao homem, Deus teve que lidar com a questão do pecado. E assim, a vinda de Jesus Cristo cuidou dessa questão. Através da morte de Cristo, os homens podem voltar ao descanso de Deus.
Mesmo as pessoas que viveram antes de Jesus foram salvas com base no que Deus iria fazer em Cristo. Cristo levou sobre Si os pecados passados e futuros. Assim, através de Jesus Cristo, o descanso de Deus ainda continua, e os homens ainda podem entrar no Seu descanso.
A história do trato de Deus com os homens é a ação da parte de Deus de fazer com que os homens entrem no Seu descanso, do qual Canaã era um símbolo.
Deus terminou Sua obra perfeita e o homem estragou tudo. O homem se tornou inquieto por causa da incredulidade. Hebreus 4:5 também cita o Salmo 95: “E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso.”
Por causa da incredulidade, o homem não pode entrar no descanso. Deus providenciou um descanso no sétimo dia, e as únicas pessoas que entram nele são aquelas que crêem.
Acredito que aquelas pessoas que pecaram ao vagar pelo deserto não apenas perderam Canaã, mas a menos que tenham exercido fé pessoal em Deus em algum momento durante aqueles 40 anos, perderam a vida eterna da qual Canaã era apenas um símbolo.
Assim, a primeira base do descanso é a fé.
2 – O DECRETO SOBERANO
A segunda base do descanso, como está em Hebreus 4:6, é o decreto divino ou soberano. E esse é o equilíbrio da salvação.
Você está salvo por causa da tua fé pessoal e por causa da soberania total e absoluta de Deus que te escolheu Nele antes da fundação do mundo. Você está salvo porque Ele planejou te redimir antes que o mundo fosse criado.
Isso é conhecido na Bíblia como eleição, e acredito nisso absoluta e totalmente. Mas, também acredito na fé pessoal. Jesus juntou ambas [eleição e fé pessoal] em João 6:44, quando disse: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.”
Deus é quem conduz o pecador à salvação, mas Jesus também disse isto (João 6:37): “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”
Aí você tem o equilíbrio da salvação. De um lado, a soberania total e absoluta de Deus, e de outro lado, a fé pessoal.
E como a soberania de Deus e a responsabilidade do homem são duas verdades paralelas que se harmonizam em Deus, não sei e nunca saberei explicar. Deus sabe a explicação correta, eu não. Estou muito feliz por Ele ter dito: “Quem quiser, pode vir”. Mas deixo com Ele a explicação de como Ele justifica isso com Sua soberania absoluta.
Vemos o decreto divino no verso 6: “Visto, portanto, que resta entrarem alguns naquele descanso, e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas …”. Você vê o que acontece aqui? Resta que alguns entrem no descanso.
Por quê? Deus não poderia interromper o descanso. Você sabe por quê? Porque isso significaria que Deus teria começado algo que não tinha nenhum propósito. Ele começou a descansar, todo mundo estragou tudo, então Ele acabou com o descanso.
Mas, Deus não faz isso! Deus não é como você e eu. Ele não faz coisas que não importam. Deus não começou o descanso por nada. E, se Deus começou um descanso, então alguém entrará nesse descanso. A melhor tradução seria: “Resta aquele descanso no qual alguns devem entrar”.
E então, quando Deus estabeleceu Seu descanso, e o homem o perdeu, Ele teve que entrar em um processo de recuperação, através de Cristo, para trazer algumas pessoas de volta, porque Ele estabeleceu o descanso com o propósito de comunhão com os homens.
Por decreto divino, há um remanescente de crentes ao longo da História. É sempre um caminho estreito, uma porta estreita e são poucos os que a encontram.
Mas, alguns devem entrar. Por quê? Porque Deus não projeta nada sem propósito. Por decreto soberano, Ele planejou um descanso e alguns entrarão nesse descanso. Deus sempre tem Seu remanescente.
Mesmo entre o Israel incrédulo Ele tem Seu remanescente. Em Romanos 11:5, lemos: “Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.”
Algumas pessoas não gostam da palavra eleição. Mas ela está na Bíblia. No grego, a palavra “eklegō” significa “escolher”, “selecionar”. Deus selecionou um remanescente para entrar em Seu descanso. E eles entram nele pela fé pessoal.
Portanto, para compreendermos como entramos no repouso, precisamos saber que, primeiro de tudo, é pela fé pessoal. Essa é a nossa parte. Em segundo lugar, é por decreto divino. Essa é a parte de Deus. As duas verdades são harmonizadas em Deus, não podemos comprender humanamente a mente infinita de Deus.
3 – AÇÃO IMEDIATA
Hebreus 4:7 traz a terceira base de descanso: “Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.” O texto está dizendo que novamente Deus estabelece um determinado dia. Deus limita um determinado dia.
Você pensa que a era da graça é para sempre? Oh não! Deus determina ou limita um certo dia, dizendo por Davi, no Salmo 95 (novamente citado no texto): ”Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.” Você sabia que Deus limita o dia da graça? Você sabia disso?
Assim, a base para entrar no descanso é: número um, fé pessoal; número dois, decreto divino; número três, ação imediata. É por isso que o apóstolo Paulo disse: “Hoje é o dia da salvação” (2 Co 6:2). Esse é o hoje de Deus.
Em Gênesis 6:3, vemos que Deus rejeitou aquela civilização que Ele estava prestes a afogar: “Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.”
Deus estava dizendo, em outras palavras: “de agora em diante, darei a essa civilização 120 anos, após os quais irei exterminá-la.” Deus limita a salvação. O agora é o hoje de Deus. Quando você vê a palavra hoje, o que ela significa? O dia em que a salvação é oferecida, o dia em que o descanso está disponível.
E então, o Espírito de Deus está dizendo, no versículo 7 de Hebreus 4: “Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.”
Hoje não dura para sempre. A vida termina. Pode acabar para alguns de vocês agora. Jesus pode vir hoje. Seu coração pode ficar duro hoje. A promessa terminará e o descanso estará perdido para sempre. Esse é um grito de urgência, por isso foi repetido quatro vezes antes do verso 7.
O período de oportunidade se chama hoje. E posso dizer a você, com grande alegria em meu coração, não sei sobre o amanhã, mas sei que você pode vir a Jesus Cristo agora mesmo. Não demore.
A NATUREZA DO DESCANSO
Vimos a disponibilidade do descanso e a base do descanso. Em terceiro lugar, veremos a natureza do descanso.
O descanso de que o Espírito fala não é o descanso físico de Canaã. Isso é apenas uma imagem. Se o descanso estivesse em Canaã, Josué teria dado isso a eles, porque ele os levou para Canaã. Mas não foi assim.
Hebreus 4:8 afirma: “Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia.”
Algumas traduções podem trazer: “porque se Jesus” ao invés de “porque se Josué”. Isso porque Jesus e Josué são o mesmo nome, sendo que Jesus é a versão grega do nome Josué. Mas, é óbvio que o texto de Hebreus 4:8 está se referindo a Josué.
Josué introduziu os judeus à Terra Prometida, mas eles não alcançaram o descanso. Eles podem ter experimentado um descanso físico parcial, mas Deus está falando sobre um descanso espiritual.
O verdadeiro descanso não veio através de Moisés ou Josué. Não veio nem mesmo através de Davi. Vem através de Jesus Cristo. E então, no versículo 9, o autor de Hebreus esclarece que é do descanso espiritual que ele está falando: “Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.”
Todas as seitas e falsas religiões sempre prometeram a todos felicidade, saúde, riqueza e assim por diante, nesta vida. Essa nunca é a promessa de Deus. Deus promete que Seu descanso é espiritual, não físico.
Claro que, em certo sentido, desfrutamos disso fisicamente, enquanto vivemos nos lugares celestiais estando ainda aqui mesmo. Mas, em sua plenitude, o descanso de Deus é futuro, porém em sua manifestação é presente. Mas, ainda assim, é espiritual, predominantemente espiritual, não físico.
Algumas das pessoas que estão experimentando a maior quantidade do descanso de Deus são as pessoas mais ocupadas, que trabalham muito e não descansam, do ponto de vista físico. Portanto, o tipo de descanso referido em Hebreus não é Canaã. Se fosse esse o caso, Josué teria dado o descanso a eles.
“Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.” A expressão “povo de Deus” aí poderia ser interpretada de maneira geral e significar qualquer pessoa que conheça a Deus. Mas penso que especificamente se refere a Israel.
O que o texto está dizendo é que há salvação para Israel. Resta um descanso para o povo de Deus. No Antigo Testamento, Israel era chamado de “povo de Deus”.
É interessante que no versículo 10, Hebreus 4 diz: “Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.” E aqui a palavra traduzida como “repouso” é diferente e significa “descanso sabático”.
Refere-se ao tipo de descanso completo e final, a cessação de todos os nossos trabalhos. A natureza do descanso, então, é espiritual. É uma promessa para Israel. E creio que Deus não terá alcançado Seu objetivo com Israel até que eles descansem.
O versículo 10 deixa claro que o descanso é futuro. Haverá um descanso quando cessarmos nossas obras. Você diz: “O que isso significa?” Apocalipse 14:13 diz lindamente estas palavras:
E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.
Creio que Hebreus 4:10 se refere àquele dia final, quando cessaremos toda obra e entraremos na presença de Jesus Cristo.
Então, a natureza do descanso envolve um descanso espiritual. Envolve um descanso prometido para Israel, e isso é uma espécie de identificação para eles, para quem o autor de Hebreus está escrevendo.
E envolve, finalmente, o descanso de quando cessarem todas as nossas obras. Descansaremos completamente, como Deus fez quando terminou Sua criação. Esse é o nosso descanso sabático, e isso é o que significa a palavra “sabbatismos”, usada aqui no verso 10.
Portanto, vemos que a natureza do descanso tem um sentido presente, um sentido futuro (o Reino para Israel) e tem um sentido último (o Céu, o descanso que experimentamos em Jesus Cristo).
A URGÊNCIA DO DESCANSO
Falamos até aqui sobre a disponibilidade do descanso, a base do descanso e a natureza do descanso. Vamos olhar agora para a urgência do descanso.
Este é um aviso final de Hebreus 4:11, que diz: “Esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência.”
Observe que o versículo 11 diz: “esforcemo-nos”. Mas, esforçar-se aí não significa praticar obras, mas apressar-se ou ter diligência. A ideia é simplesmente que nós, com intenso propósito e intensa preocupação, entraremos nesse descanso.
Não se trata da ideia de que você trabalhe para a salvação [salvação pelas obras], mas é a ideia de que você busca, diligentemente, entrar no descanso de Deus pela fé.
A salvação não é algo com que você brinca, algo que você adia. Mas é algo para o qual você avança rapidamente, com urgência e com grande diligência.
E assim, o autor de Hebreus está dizendo àqueles judeus, destinatários originais da carta, que deveriam entrar no descando, para que não caíssem, como Israel caiu no passado, por causa da incredulidade no deserto.
Israel é o exemplo sobre o qual ele está falando, no versículo 11: “Não sejam como eles. Não caiam por causa da incredulidade, mas entrem nesse descanso.” Portanto, aqueles judeus, a quem o autor de Hebreus originalmente escreveu, estão a ponto de renunciar à sua fé professada em Cristo. Eles estão no limite. Eles correm o risco de recuar.
Mas, Hebreus lhes adverte: “Não façam o que seus antepassados fizeram! Não recuem, como a geração do tempo de Moisés, e morram no deserto, mas lutem. Depressa! Acelerem! Sejam diligentes para descansar, enquanto o descanso ainda está disponível.”
Não se pode brincar com Deus, e isso aparece em Hebreus 4:12 em termos surpreendentes:
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
O que o verso 12 quer dizer com “Palavra de Deus”? Quando Deus diz algo, ele está falando sério. Deus disse (v. 3): “Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso…”, por causa de sua incredulidade.
E então, o verso 12 diz que essa Palavra de Deus está viva e é poderosa. E ela é mais “penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”
Esse é um ótimo versículo. Nós o usamos para muitas coisas. Mas, deixe-me dizer o que ele significa no seu contexto: o texto está dizendo que é melhor você ser diligente para entrar no descanso de Deus, porque a Palavra de Deus é viva e poderosa.
A Palavra de Deus vai penetrar até o fundo do teu coração para ver se você é realmente um nascido de novo ou não. Você não pode brincar com Deus. A Palavra de Deus penetrará no teu coração para ver se você é real.
Você pode dizer: “Bem, eu creio e professo Jesus Cristo”. Mas, se você nunca exerceu uma verdadeira fé arrependida e salvadora, meu amigo, quando o julgamento chegar, a Palavra de Deus te abrirá e revelará a hipocrisia e a farsa da tua profissão de fé em Cristo.
A Palavra de Deus está viva. Não é algo morto, extinto. Algumas espécies animais estão extintas, como um pássaro dodô, p. ex., mas não a Bíblia, não a Palavra declarada de Deus. Quando Deus diz algo, Ele está falando sério.
A Palavra diagnosticará a condição do teu coração. Isso te mostrará se tua profissão de fé é real ou uma farsa. E, com base nisso, Deus te julgará.
Muitas vezes, pegamos esse versículo (12), e o usamos para dizer: “A Palavra de Deus não é maravilhosa? É um instrumento de salvação, é uma ferramenta de conforto, fonte de alegria, de alimento e tudo o mais!”. E isso é ótimo.
Mas aqui mesmo, no versículo 12, a Palavra de Deus é uma fonte de terror. É essa espada que penetra e corta você no mais íntimo do ser, revelando teus pensamentos e intenções. Se ela descobrir que tua fé é uma farsa, então se torna uma arma de execução.
Podemos ler sobre essa espada de execução em Apocalipse 1:16, que diz: “E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma espada aguda de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.”
Em Apocalipse 2:16, o Senhor diz: “Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.” Essa espada afiada de dois gumes é a Sua Palavra. E Ele lutará com ela contra aqueles que não a obedecem.
Então, em Apocalipse 19:15, vemos Cristo exercendo juízo:
E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
E no versículo 21, lemos: “E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.” Essa é a Sua palavra!
A Palavra de Deus não só salva, não só conforta, não só alimenta, mas é uma arma de execução. E algum dia, sob grande julgamento, a Palavra de Deus irá mergulhar em teu coração e desnudá-lo. Então, a farsa da hipocrisia será revelada. Embora você tenha feito uma profissão de fé, a espada não cometerá erro. Se tua fé for falsa, então essa espada se tornará uma arma de execução.
Poderíamos dizer muito mais sobre esse versículo, e podemos fazê-lo em outro contexto. Mas o que quero que você veja é o julgamento penetrante da espada.
Deixe-me acrescentar que a palavra usada no texto original, traduzida como espada aqui, é “machaira”, e não a palavra “rhomphaia”, que é a grande espada larga. Mas “machaira” se refere à adaga, uma faca pequena, incisiva, que pode fazer o corte preciso no lugar preciso.
A Palavra de Deus é penetrante e precisa. E como uma faca entra e atravessa as juntas e a medula, assim a espada da Palavra de Deus penetra na parte mais íntima do homem. Ela se torna um discernidor.
Em grego, a palavra traduzida como “discernir”, no verso 12, é “kritikos”, que significa analisar os fatos, ser crítico. Deus vem e começa a peneirar e analisar o interior de um homem, determinando quais são seus pensamentos (desejos) e quais são suas intenções (suas atitudes intelectuais).
Ele expõe o interior do homem. E se ele vir incredulidade, então a espada penetrante se torna a espada do julgamento.
Para encerrar, uma palavra poderosa em Hebreus 4:13. Por causa da incisividade e do poder devastador da Palavra de Deus, o versículo 13 diz:
E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
Não pense que você pode, por tua atividade religiosa, por tua profissão de fé em Cristo, por ter se afastado da velha vida e voltado para Jesus Cristo, enganar Deus fazendo-o acreditar que tua fé é real, se não for. Você não pode. Tudo está aberto e nu diante Dele.
A palavra “nuas”, usada no texto, significa que todos os disfarces foram arrancados. Os fatos são expostos. Deus pode ver você exatamente como você é.
A frase “patentes aos olhos” é tremendamente interessante, porque é única. A palavra usada no idioma original, e aqui traduzida como “patente aos olhos”, tem seu significado resumido em dois pequenos pensamentos.
É uma palavra usada em conexão com a luta livre e significa agarrar um oponente pela garganta, de tal forma que ele não consiga se mover. Significa, portanto, que não podemos fugir de Deus, pois, chega um momento em que Deus nos agarra pela garganta e nos mantém face a face. Mais cedo ou mais tarde, enfrentaremos Deus.
O segundo uso da palavra nos tempos antigos era em referência a um criminoso. Quando um criminoso era levado a julgamento, eles amarravam uma adaga em volta dele, apontando para cima. E a razão era que eles não queriam que ele baixasse a cabeça. Eles o queriam cara a cara com seus acusadores. Essa é a palavra usada aqui.
E assim, ambos os usos da palavra têm a ver com uma situação de morte cara a cara. Quando a Bíblia diz que todas as coisas em sua vida estão abertas perante Deus, isso significa que a própria espada de Deus levantará seu queixo para um confronto face a face com Ele.
Querido, nunca pense por um minuto que você vai viver tua vida da maneira que deseja e que Deus não vai saber. Nunca pense que você vai viver e seguir teu próprio caminho e nunca enfrentar Deus. Você enfrentará um Deus vivo cuja Palavra penetrará e revelará tua vida.
E você terá que levantar a cabeça, ficar cara a cara com Ele, revelar-se aberta e totalmente a Ele. Portanto, enquanto você ouve a Sua voz, não endureça o teu coração.
Esta é uma série de sermões de John MacArthur sobre a carta aos Hebreus.
Clique aqui e veja o índice com os links dos sermões traduzidos já publicados desta série.
Este texto é uma síntese do sermão “Entering into God’s Rest”, de John MacArthur em 23/4/1972.
Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:
https://www.gty.org/library/sermons-library/1609
Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno