Jesus Perseguido Pela Religião

João apresenta Jesus como o Filho do Deus Vivo, o Verbo Eterno que se fez carne. Também apresenta sua vida e a mensagem que Ele entregou aos homens. Esta mensagem não somente estava eu seus lábios, mas era exibida em sua vida. E esta mensagem levantou uma forte oposição entre os líderes religiosos e quase toda a nação o rejeita.

Jesus pregou a mensagem que o Pai enviou através dele e os homens rejeitaram esta mensagem, com exceção de poucas pessoas. Multidões seguiam Jesus atraídas pela curiosidade, milagres, esperanças terrenas e tantos outros motivos, mas ao ouvirem sua mensagem, essas mesmas multidões foram tomadas por ódio e mortal rejeição ao Filho de Deus.

No início de seu ministério, quando Ele chega a Jerusalém, Ele fez chicotes para expulsar os mercadores do templo (João 2: 13-25), que davam lucros aos líderes religiosos. Este foi o primeiro passo para alcançar impopularidade e rejeição. Jesus não receava contrariar e reprovar a religiosidade vazia. Ao pregar o Evangelho Ele não viu um povo arrependido e o amando, mas o odiando e planejando matá-lo.

João 5
1 Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
2 Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
4 Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
5 E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
6 E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
7 O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
9 Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
10 Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito.
11 Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.
12 Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda?
13 E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.
14 Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.
15 E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.
16 E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.
17 E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

Este texto de João pode ser dividido em 3 partes:

  • Versos de 1-9: um milagre realizado,
  • Versos de 10-16: Jesus perseguido
  • Versos de 16-18: um assassinato planejado. 

Jesus chega a um local cheio de pessoas em busca de cura. Havia ali pessoas com problemas diversos. Os textos mais antigos não possuem o versículo 4 e nem o final do 3. Ao que parece, havia ali água com atribuições medicinais e havia uma crença popular que um anjo agitava as águas. Provavelmente esta água borbulhava de vez em quando. Percebe-se que em nenhum momento Jesus faz referência a ação de um anjo.

Por que Jesus estava ali? Ele foi apenas para atender um homem que precisava de salvação. Aquele homem estava enfermo há 38 anos e Jesus, conhecendo todas as coisas, chega àquele local e procura diretamente este homem, dentre muitos estavam lá.

Jesus, como Senhor, ordena que o homem se levante e ele é curado.
Jesus, em sua soberania, o escolheu. Aquele homem não foi curado por sua fé no Filho de Deus, ele nem mesmo sabia quem era Jesus. A cura produziu fé naquele homem e não a fé que produziu cura. Havia ali muitos outros enfermos, mas Jesus foi ali por causa daquele homem.

A soberania de Deus agindo em favor da salvação de um homem, tal como aconteceu com a mulher samaritana (João 4: 1-30). Jesus disse:

João 6:44
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer (João 6: 44) 

João 6:65
Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.

Aquele homem levantou-se e foi curado, mas ele não sabia quem era Cristo, muito menos que ele era o Filho de Deus. Ele apenas sabia que Jesus era uma pessoa com autoridade divina. O dia da cura foi um sábado. E mais uma vez Jesus provoca um confronto direto com a religião. O sábado foi instituído para um dia de descanso. Mas a religião hipócrita havia criado tantas regras para serem obedecidas no sábado, que este passou a ser um dia de tormento.

Por que Jesus não hesitava em fazer coisas que enfureciam os religiosos? Ninguém pode encontrar a Jesus se não for através de uma experiência de profunda humilhação por seus pecados. Ao abordar frontalmente o legalismo religioso hipócrita, Jesus desferia golpes profundos no “estômago” da religiosidade vazia.

Ele viveu sob um permanente confronto direto com a religião. Os lideres religiosos haviam pervertido todo o sentido da lei. Havia apenas um legalismo vazio e hipócrita. Ninguém poderá conhecer a Cristo se Ele não penetrar dentro de suas fortalezas pecaminosas e destruí-las. Não há outro meio. A hipocrisia religiosa impede o homem de conhecê-lo. Por isso Jesus não hesitava em confrontá-los. Ele sabia que poucos o receberiam.

II Cor. 3
6 O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

A religião olhava para a lei e via só letras e não o espírito da lei. Transformou tudo em legalismos e rituais vazios. Foi exatamente contra isto que Jesus se opôs abertamente. O sábado tornou-se não um dia para descanso e para glorificar ao Senhor, mas um longo dia a se observar regras humanas absurdas.

I Cor. 10
31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.

Eles questionaram a cura de um homem no sábado. Não estavam preocupados se aquilo glorificava a Deus ou não. Eles apenas olhavam para as dezenas de regras que eles mesmos criaram para o sábado.

Então ali estava um homem que jazia doente há 38 anos. Ele foi curado e glorificara a Deus. Mas a religião primeiramente condenou o homem por carregar seu leito num sábado. Eles queriam saber quem tinha ordenado a ele carregar seu leito. E ele respondeu: “Não sei! Ele sumiu na multidão!” Através daquele homem, Jesus mais uma vez confronta a religiosidade vazia.

Tal como fez a Nicodemos e a mulher samaritana, Jesus confronta o homem em seu legalismo hipócrita e anuncia a verdade do evangelho. Não foi diferente com aquele homem. Jesus foi ao encontro dele no templo. Ele sabia onde aquele homem estava. Ele veio redimir o homem. Ele foi direcionado pelo Pai a buscar aquele homem. Em sua soberania, Deus levou aquele homem a Jesus.

A nação rejeitou Jesus por 3 motivos:

  • A religião estava fundamentada em seu estilo hipócrita. Eles diziam a todos que seus líderes estavam certos e que qualquer um que dissesse outra coisa estava errado e não deveria ser recebido.
  • Eles não podiam ser confrontados em seus pecados. Eles não admitiam que estavam em pecado. O legalismo servia para justificá-los.
  • Eles também eram convencidos que o Messias deveria vir através do sistema religioso, onde eles seriam aprovados e conseqüentemente daria aprovação.

Jesus encontra o homem e diz: “Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.” Uma doença que foi fruto de uma punição do pecado só pode ser curada pelo arrependimento. Aquele homem creu. Ele deu o primeiro passo quando Jesus o mandou andar. Ele foi confrontado pelos líderes religiosos mas não se intimidou e foi ao templo anunciando que Jesus o curou. Por fim, Jesus foi a ele e anunciou-lhe a mensagem do arrependimento. Jesus sabia que aquele homem haveria de ser salvo.

E então a religião aponta suas armas para Jesus. Eles confrontaram Jesus por ter curado num sábado. Jesus apenas responde: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” Ele declarou que Deus era seu Pai e que o Pai e Ele estavam trabalhando para estabelecer o divino propósito, inclusive no sábado. Ali eles decidiram que Jesus deveria ser morto.

Os líderes religiosos viram Jesus, conversaram com Jesus, presenciaram milagres de Jesus, ouviram ensinos celestiais de Jesus, testemunharam sua vida santa, mas não reconheceram o Filho de Deus. Jesus disse: “bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20:29)


Esta é uma série de sermões traduzidos de John MacArthur sobre todo o Evangelho de João.
Clique aqui e acesse o índice ordenado por capítulo, com links para leitura. 


Este texto é uma pequena síntese do sermão “The Persecuted Jesus”, proferido por John MacArthur em 14/06/1970.

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

http://www.gty.org/resources/sermons/1505A/jesus-displays-his-deity

Tradução e síntese feitas pelo Site Rei Eterno


Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.