A Falsa Doutrina do Uso do Véu – 1


Este é o primeiro de 2 sermões sobre 1 Coríntios 11, onde John MacArthur explica a questão do véu, desfazendo o engano em torno do assunto.


I Coríntios 11
2 E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.
3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
4 Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.
5 Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.
6 Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.

Os papéis de homens e mulheres tornaram-se um campo de batalha há muito tempo. Todos nós estamos cientes disso. Estamos constantemente ouvindo sobre a batalha pela igualdade de papéis. Satanás é fervorosamente envolvido, na forma que puder, em perturbar a ordem divina.

A Bíblia diz que Deus tem uma ordem em relação aos papéis do homem e da mulher. Isto se manifesta no casamento, na igreja e em todas as dimensões da vida humana. O padrão básico de Deus é que existem dois fatores na sociedade: Autoridade e submissão. Deus designou aos homens à posição de autoridade e as mulheres a posição de submissão. 

Para entender os padrões bíblicos do papel do homem e da mulher, leia os seguintes sermões de John MacArthur:
Maridos, Amai Vossas Mulheres  
A Submissão Santa da Esposa

O homem, seja ele casado ou solteiro, deve pensar em si mesmo como alguém que recebeu de Deus a responsabilidade de autoridade. Uma mulher, seja ela casada ou solteira, deve reconhecer o fato de que, como uma mulher, ela deve ter um espírito de submissão. Não quero falar sobre o que penso, mas sobre o que Deus pensa. Em vez de dar a minha opinião, eu vou apenas compartilhar com você o que a Bíblia diz.

O que me espanta é que o movimento feminista encontrou o seu caminho dentro da igreja. Infelizmente, se houver quaisquer tipo de movimentos no mundo, é só esperar, que ele vai entrar na igreja. Não é diferente em relação ao movimento feminista. Ele está dentro da igreja.

Há “feministas cristãs” que defendem o fato de que só há igualdade em Cristo, quer no casamento, igreja ou qualquer outra dimensão. Eles erguem suas bandeiras com Gálatas 3:28: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” e I Pedro 3:7: “…como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida…”.

Na verdade, existem muitas pessoas “cristãs” que definem Paulo como um machista. Acredite ou não, há quem escreva livros dizendo que Paulo tratou de submissão porque tinha um mau relacionamento com sua mãe ou sofreu algum mau por parte de alguma mulher. Mas, ao contrário do que se pode pensar, Paulo revelou-se um grande protetor das mulheres. Ele destacou que há uma distinção divina nos papéis, apenas isto.

Não há distinção na vida espiritual. Não há distinção na essência. Não há distinção no valor da pessoa. Não há distinção na emoção ou no intelecto ou na vontade ou na mente ou na capacidade entre homens e mulheres, em termos do que podem realizar ou como podem relacionar-se com Deus. Existe apenas uma distinção no papel que são atribuídos a cada um.

As mulheres não são inferiores aos homens em termos de essência, personalidade, pensamento ou qualquer outra coisa. Há apenas diferença no papel que lhes foi atribuído.

  • Se você trabalha em uma empresa, o seu chefe tem um papel diferente do seu, mas não quer dizer que ele seja melhor que você. É uma mera questão de posição.
  • Na igreja você tem os anciãos e diáconos. Os anciãos não são espiritualmente superiores aos diáconos. Eles têm funções diferentes.
    O mesmo acontece com um homem e uma mulher. Só porque você é a autoridade em sua casa, não significa que você está, em qualquer sentido, superior a sua esposa.
  • Você apenas tem um papel diferente do dela. Deus tem acomodado a personalidade, a força e as fraquezas de ambos para desempenharem seus papéis no lar.

Aqueles que distorcem a Palavra, usam apenas uma parte de I Pedro 3:7 “co-herdeiros da graça da vida”, como um banner, omitindo o restante do texto: “Honra a mulher como o vaso mais fraco”.

Pedro começa o capítulo dizendo “vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos” (v.1) e termina o assunto dizendo: “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações” (v.7). Está muito claro. Muito Claro.

As pessoas me perguntam: “O que você pensa sobre mulheres pastoras?”  Eu sempre dou a mesma resposta. “Eu nunca penso sobre elas”. Este desejo de forçar a liderança das mulheres na igreja é apenas um sintoma de que a igreja quer se acomodar à sociedade mundana e não a Deus.

Livros são publicados para dizer que nem tudo que Paulo escreveu foi por revelação divina, e que muita coisa foi sua própria opinião. Eles se tornaram os juízes do que consideram ser inspirado ou não. Isso é fatal.

Deixe-me mostrar-lhe mais algumas Escrituras para reforçar o conceito de que você vai aprender em I Coríntios 11.

Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela (Efésios 5:24,25).

Aqui está evidenciado um princípio. E ele relacionou a sujeição da mulher ao marido como a da igreja a Cristo e o amor do marido pela sua mulher com o amor que Cristo amou a igreja.

A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio (I Timóteo 2:11).

Novamente o princípio que o homem está em autoridade e a mulher em sujeição. É muito, muito claro. Não é possível confundir ninguém.

Alguns dizem: “Sim, mas isso é apenas cultural. Paulo está acomodando Timóteo à cultura local e da época”. Bem, os versos 13-14 destrói este argumento: “Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão”.

Isso não é cultural. Deus fez Adão primeiro e depois Ele fez Eva para ser um auxiliar para Adão. Esse é o jeito que sempre foi.
Além disso, Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. A mulher é a submissa pela criação e pela sua fraqueza na queda.

Vamos olhar para o 14 º capítulo de I Coríntios em outro contexto particular, relacionados com a montagem da igreja, ligado a profetizar e falar em línguas. “As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei” (v.34) .

Que lei? A lei de Deus. Não é apenas a criação, é a lei do Antigo Testamento de Deus que as mulheres devem ser submissas. Este é o padrão do Novo Testamento de Deus também. A lei de Deus diz que as mulheres devem ficar em silêncio nas igrejas e não assumir autoridade. Aqui neste caso não a profetizar ou falar em línguas.

E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja (v.35).

Isso não significa que uma mulher não pode se levantar e dar um testemunho, edificar ou algo mais, mas que uma mulher não pode assumir o papel de governar e ser mestre na igreja.

O problema para as mulheres é quando elas vêm ao marido e eles nunca sabem a resposta. É muito complicado para uma mulher não encontrar respostas bíblicas em seu marido. Cabe ao homem ser espiritual e liderar sua casa espiritualmente. E se alguém insiste que Paulo está falando de cultura local e não um mandamento, veja o v.37: “Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor”.

Isso é básico. A relação de homens e mulheres no casamento, nos negócios e na igreja é fundamentada sobre o mesmo princípio, a mesma revelação de Deus. A única maneira de contornar isso é negar a inspiração das Escrituras Sagradas, e assim fazer dela uma mentira. Assim você poderia selecionar o que não concorda e jogar o resto fora.

Aparentemente – voltando para o capítulo 11 de I Coríntios – Este assunto não era claro e lá estava o potencial do movimento feminista.
Nesta epístola, Paulo estava respondendo às perguntas que fizeram na carta a ele. Pelo menos eles estavam abertos. Nós não sabemos quão longe – mas parece que, pelo menos, houve algum tipo de movimento feminista dentro daquela igreja.

Na sociedade em Corinto, as mulheres que eram modestas, que queriam fazer uma declaração pública e visível sobre sua submissão a seus maridos, essencialmente femininas, gentis e que queriam assumir o papel que foi atribuído a elas na sua sociedade, usavam um véu como um símbolo de sua apresentação. Era um cultura local.

Esse símbolo especial variou de cultura para cultura, mas na cultura coríntia era o sinal da submissão da mulher. Ela cobria-se.
Ela não ficava exposta a outros homens. O uso do véu dizia: “Eu pertenço a meu marido. Não quero ninguém que não seja meu marido. É irrelevante que você me veja. Eu não estou interessada”.

Em nossa sociedade, as mulheres verdadeiramente cristãs, dizem isto de outra forma. A forma santa de se vestir, falar e comportamentos diversos declaram ostensivamente uma mulher virtuosa.

Também pela forma como as mulheres se vestem hoje, elas podem estar dizendo: “Olhe para mim. Estou muito interessado em ser olhada. Observe-me”. Mesmo quando elas são casadas.

Mesmo as mulheres solteiras podem ser avaliadas pelos mesmos critérios. Por exemplo, uma mulher solteira submissa é visível por seu comportamento, vestimenta e pelo que fala e como fala.

Mas o que aparentemente aconteceu naquela igreja foi que as mulheres, sentindo que eles estavam livres em Cristo, começaram a jogar fora seus véus. Sem o véu, naquela sociedade, elas estavam dizendo, mesmo sem querer: “Olhe para mim. Estou interessado em algo diferente do que eu tenho”.

Na sociedade de Corinto, as prostitutas não usavam o véu, porque o seu negócio exigia seriam vistas. Em Corinto os cultos a Afrodite incluíam ritos sexuais realizados por 1000 sacerdotisas, ou seja, prostitutas cultuais. O fato de ser cidade portuária contribuía para a prostituição. Havia uma forte cultura das mulheres sérias usarem o véu para não serem confundidas com prostitutas.

Também havia mulheres na sociedade de Corinto e em grande parte da sociedade romana, que faziam declarações contra a santidade do casamento. Houve um movimento feminista, mesmo em uma base mais ampla no Império Romano, onde as mulheres tiravam o véu e cortavam o cabelo, de forma a terem aparência de um homem. Era uma forma de protesto feminista.

O que estamos vendo hoje não é nada de novo. Você pode lê-lo na história. Na situação de Corinto, a igreja estava bem no meio de uma sociedade que estava lutando com essas mesmas questões. A palavra que Paulo dá à igreja, simplesmente, é esta:

Olha, qualquer que seja o padrão na sociedade que defina uma mulher segundo os padrões divinos, vocês devem respeitar esse padrão para que a sociedade saiba que você está seguindo ao Deus Eterno. Se é um véu, use-o. Não o jogue fora em nome de uma pretensa liberdade cristã.

Era o mesmo problema com carnes sacrificadas aos ídolos, que estudamos nas últimas semanas. Paulo disse que “quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só” (I Coríntios 5:4).

Mas, ele repreendeu aqueles que comiam em nome de uma pretensa liberdade cristã:

Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize (I Coríntios 8:9,13).

O uso do véu ganhou algumas vertentes ao longo dos anos. Algumas pessoas fizeram dele chapéu. Por muitos anos, as pessoas pensavam que era um pecado ir a um culto sem chapéu. Em nossa sociedade, nem véu e nem chapéu quer dizer nada.

Mas, naquela sociedade, o véu era uma declaração muito, muito importante. Na verdade, é ainda em muitos lugares do mundo. Quando estive em países muçulmanos, eu vi as mulheres de véu. Eu perguntei o significado dele. Eles respondiam que é um sinal de modéstia e submissão. E assim Paulo recomenda que elas mantivessem o uso do véu, identificando-se publicamente como mulheres sérias e puras.

Deus deseja em nós certo estilo de vida que permita irradiar um testemunho crível. Quando as mulheres em Corinto jogavam fora seus véus, as portas para o testemunho delas eram fechadas.

Um vestido, por exemplo, pode ser adequado em uma sociedade, mas não em outras, assim você tem que fazer alguns ajustes. O princípio aqui é que as mulheres devem estar de acordo com o padrão de vestimenta, em que a sociedade defina uma mulher modesta e submissa.

É muito difícil, neste mundo, encontrar algo que possa estabelecer um padrão universal. Cada sociedade tem suas peculiaridades. Já ouvi pessoas dizerem que é pecado uma mulher usar calças, com base em Deuteronômio 22:5: “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher”. Porém, amados, em Deuteronômio 22, os homens usavam vestidos. Isso não faz qualquer sentido em nossa sociedade.

Você sabe qual é o padrão para um homem? Não se parecer com uma mulher. E mulheres, não se parecer com um homem. Ambos com pudor.

Manter a feminilidade que Deus planejou para elas. E os homens, a masculinidade que Deus planejou para eles. Isso é o que Deus está dizendo lá em Deuteronômio 22.

“E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei” (I Coríntios 11:2). Paulo começa o capítulo com uma palavra de elogio. Ele está dizendo: “Estou feliz que vocês, pelo menos, me perguntam, e tem mantido a doutrina que eu dei a vocês”.

Ele não teve que corrigi-los sobre alguma dúvida da divindade de Cristo ou a verdade de Deus ou do ministério do Espírito Santo. Aparentemente, não havia impurezas doutrinárias. No capítulo 15 pode indicar algum mal-entendido sobre a ressurreição, mas na maior parte, eles não tinham dúvidas sobre a divindade de Cristo ou Sua obra salvadora.

Autoridade e submissão permeiam todo o universo

Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo (I Coríntios 11:3).

Este é o princípio. Autoridade e submissão permeiam todo o universo. Na relação entre os homens, há autoridade e submissão.

Na relação entre os homens e Deus, há autoridade e submissão. No relacionamento entre Deus e Deus, há autoridade e submissão. O universo inteiro é permeado por este conceito.

O que é novo aqui não é que a mulher está sujeita ao marido. Isso não é novo, porque o Antigo Testamento ensinou isso. O que é novo aqui é a vastidão, o alcance deste princípio.

Se Cristo não se submetesse ao Pai, a redenção não seria realizada. O homem estaria perdido, condenado e numa posição de inimigo de Deus. Se o homem, por outro lado, não se submete a Cristo, então o homem está perdido. Seu destino é trágico.

Se a mulher não se submete ao marido, a família muda, e a sociedade é destruída. Há um princípio de submissão que permeia tudo.

“A cabeça de todo homem é Cristo”, bem como da igreja (Efésios 1: 22-23; 4:15; 5:23; Colossenses 1:18). O termo “cabeça” significa “governante, autoridade, governador”. Cristo é a autoridade sobre a Igreja. Ele manda. Ele é o soberano de Sua igreja, o governador de Sua igreja, Aquele que ordena Sua igreja.

Você diz: “Mas ele diz que é a cabeça de todo homem. Está certo?”. Sim, Ele é o governante de todo homem no universo. Alguns deles não reconhecem seu governo. Veja Mateus 28:18: “Toda a autoridade é dada para mim no céu e – Onde? – Na terra”. Um dia todo joelho se dobrará diante dele (Filipenses 2:10-11).

Todos os homens estão sob a autoridade de Cristo. Alguns são submissos de boa vontade, e eles constituem a igreja. Alguns são rebeldes, e eles constituem o mundo, mas mesmo assim, Ele governa. Ele manda.

Você sabia que Cristo governa os ateus e os rebeldes para seus próprios propósitos? Ele é o Senhor, não importando se alguém o reconheça ou não.A postura do homem não altera em nada a soberania de Deus sobre todas as coisas. Ele é o Senhor de toda a história. Ele é a autoridade. Os homens rebeldes, um dia, serão colocados sob a autoridade do julgamento eterno.

A cabeça da mulher é o homem

Homem tem autoridade sobre a mulher. Ele não está apenas falando de casamento, ele está falando de todas as dimensões da vida em geral. O homem deve reconhecer que Deus lhe deu autoridade, e ele tem que aceitar isso, levá-la e governar para Deus. A mulher deve reconhecer que esta é a maneira que Deus fez.

A cabeça de Cristo é Deus.

Cristo foi voluntariamente submisso ao Pai. Ele amou ser assim.  Jesus amou a sua Igreja e se entregou por ela. Deus amou o Filho. “Este é meu – O quê? – Filho amado, em quem me comprazo”.

“Maridos – O quê? – Amai as vossas mulheres”. De que forma? “como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25). É a autoridade do amor. É a regra do amor.

Cristo foi subordinado ao Pai como Filho obediente. Ele disse: “Eu não vim para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”. “Meu alimento é fazer a vontade do Pai”. E o Pai tinha um relacionamento amoroso com o Filho. Cristo não é inferior a Deus. Na verdade, Ele disse: “Eu e o Pai somos um”. Não há inferioridade.

Se você não aceita a posição da mulher em relação ao homem, você tem que desfazer do resto. Ao afirmar o princípio de subordinação e autoridade, Paulo, protegendo da tirania, do egoísmo e crueldade, mostra que o Pai e o Filho em um relacionamento totalmente de amor. A de Cristo à sua Igreja, de novo, totalmente sacrificial em seu caráter como o amor. Assim deve ser a natureza da autoridade do homem e submissão da mulher.

O princípio declarado. Versículo 4-5: “Todo homem que ora ou profetiza tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.” Orar significa falar com Deus, e profetizar é falar com as pessoas sobre Deus. Normalmente, a oração é falar com Deus sobre as pessoas e profetizar é falar com as pessoas sobre Deus.

O texto está dizendo: “Se vocês, homens, forem orar ou pregar com um véu, irão desonrar a si mesmos. É uma desonra para sua cabeça, ser coberta. Toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça”.

Pare aqui por um minuto. Dois paralelos são traçados aqui. Ele diz: homens devem orar e profetizar com a cabeça descoberta, enquanto as mulheres devem fazê-lo com sua cabeça coberta.

É esta a regra universal? É este o padrão divino? Qualquer mulher, para orar e falar de Deus, tem que chegar numa reunião com seu saquinho e tirar seu xale de oração? Algumas pessoas pensam que sim.

Só para se ter uma comparação interessante quanto a isso, os judeus ortodoxos acreditam no oposto. Quem é no judaísmo ortodoxo que usa o solidéu (pequena boina usada por judeus e clérigos católicos)? Os homens.

Você sabe que os romanos acreditavam o contrário também? Maimonides (médico, teólogo e filósofo judeu, que viveu entre 1135-1204) que formulou os Treze Princípios da Fé Hebraica diz: “Nem os sábios, nem os estudiosos devem orar, a menos que estejam cobertos”.

Os romanos, em sua religião pagã, criam que um homem tinha que ter a cabeça coberta quando orava. Os judeus também criam que um homem tinha que ter a cabeça coberta. Você vê os judeus ortodoxos orando em Israel, e enquanto eles fazem o que é chamado ‘genuflexão’, sacudindo a cabeça para cima e para baixo, eles têm sempre um chapéu. Eles sempre o terão. Eles nunca vão orar com a cabeça descoberta, porque é seu costume.

Em nenhum lugar do Novo Testamento Paulo jamais disse aos judeus convertidos a Cristo: “Livre-se de seu chapéu. Dê-lhes a sua esposa. Ela é a única que deveria usá-lo”. Por que? Porque este não é um princípio universal. Este é um costume.

Paulo nunca tratou do assunto com os cristãos judeus ou com os romanos, sobre usarem ou não chapéus ou de orarem cobertos ou descobertos. Esse assunto foi um problema apenas em Corinto.

Na verdade, Paulo, sendo um judeu, estava proferindo aos coríntios um ensino contrário ao costume judeu de ensino rabínico. O judeu sempre usava um “talif”, uma cobertura na cabeça quando oravam.

  • E Paulo estava dizendo aos coríntios: “Não usem uma cobertura”.
  • Poderíamos argumentar: “Paulo, você sabe que os judeus sempre usam uma cobertura”.
  • E ele nos diria: “Sim, mas estes irmãos não são judeus. Se o fizerem, se usarem uma cobertura na cabeça quando forem orar, como fazem os judeus, vão chocar as pessoas, pois um homem cobrir a cabeça para orar é um padrão cultural errado em Corinto”. É cultural.

Paulo não estava estabelecendo uma regra absoluta para ser observada por todos os cristãos. Esse não é o ponto. Ele está simplesmente dizendo que os cristãos coríntios deveriam se acomodar ao costume vigente entre os coríntios. Se para uma mulher coríntia demonstrar submissão e modéstia, ela teria que usar um véu, então as mulheres cristãs deveriam usar um véu. E os homens não deveriam cobrir a cabeça ao orar. Paulo estava ensinando a não violar os costumes que têm significado em sua sociedade.

É simples o que Paulo está ensinando: a mulher cristã em Corinto deveria manter sua modéstia e sinal de submissão. Não deveria abrir mão do véu, pois esse era um costume reconhecido naquela sociedade como um sinal de decência, de submissão.

Deixar de usá-lo passaria uma mensagem de que a mulher era independente. Passaria a imagem de que agora que ela era uma em Cristo, não estaria mais sujeita a seu marido.

Então, a direção do apóstolo foi no sentido de que as irmãs mantivessem a modéstia, especialmente quando estivessem orando publicamente ou falando de Cristo com outras pessoas.

Isso é simples. O costume, então, em Corinto era que um homem orasse com a cabeça descoberta, e as mulheres, com o véu.

Mulheres sem véu eram vistas como prostitutas, ou estavam fazendo uma declaração de protesto contra o casamento ou contra seus maridos, ou estavam correndo ao redor procurando alguém que pudesse estar interessado nelas.

Paulo diz: “Não façam isso.” Por outro lado, os homens não deveriam usar um véu, pois passariam a mensagem de que eram efeminados.

Para a mulher, no versículo 5: “Que toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça”. Em outras palavras, ela traz vergonha para si mesma. Então ele diz: “Por que é a mesma coisa como se estivesse rapada”. Isso é tão mau como raspar a cabeça.

O que Paulo queria dizer com isso? Basicamente, o seguinte: se uma mulher assumiu a postura de tirar o véu, ela pode muito bem raspar o cabelo e se juntar às pessoas protestando contra o casamento.

Juntar-se ao movimento feminista naquela sociedade. Como eu disse antes, uma das marcas do movimento feminista foi o corte do cabelo de modo que seria como o cabelo dos homens, como uma declaração de igualdade.

Isso é bastante simples. Ele diz no versículo 6, “Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.”

Em outras palavras: “já que você, irmã, não quer usar o véu, então, dê o próximo passo e raspe logo sua cabeça, assim ninguém terá dúvidas em lhe julgar como uma prostituta ou uma rebelde.”

Paulo só queria forçá-los a enxergar o que estava em jogo nessa questão do véu. Você vê, o que Deus quer fazer é manter uma distinção. Isso é tudo o que Ele está dizendo.

  • Deus quer que os homens sejam homens na forma como eles olham.
  • Ele quer que os homens sejam homens na maneira como agem.
  • Ele quer que os homens sejam homens na responsabilidade que assumem.
  • Ele quer que as mulheres sejam mulheres em sua aparência, na forma como agem, na responsabilidade que assumem.
  • Ele não quer uma mistura.
  • Ele não quer os homens parecendo mulheres e mulheres parecendo homens.

Em nossa sociedade é muitas vezes difícil avaliar que características um homem cristão não pode ter, por serem femininas, e que características uma mulher cristã não pode ter, por serem essencialmente masculinas. É difícil, porque Satanás tem apagado a linha que divide os padrões para um homem e para uma mulher. Tudo é muito misturado na sociedade moderna.

Mas, há algumas distinções que podemos fazer facilmente. Por exemplo, usar brincos nas orelhas é uma característica essencialmente feminina em nossa sociedade, ou usar maquiagem. Então, um homem cristão não deve usar brincos ou maquiagem, visto ser esse um padrão feminino. Isso fere o princípio bíblico de que cada sexo deve se acomodar a seguir os padrões relacionados com o seu tipo, seja homem, seja mulher.

Em resumo: não contribua para apagar a linha que divide os comportamentos típicos do sexo masculino e feminino.

Este é o princípio do texto que meditamos hoje. Nós vimos o princípio enunciado, o princípio aplicado. Da próxima vez, vamos ver princípio defendido e harmonizado. Vamos orar.

Pai, tem sido bom compartilhar estas coisas nesta manhã que abrem nosso entendimento em uma área muito prática. Pai, nós te agradecemos por muitos homens piedosos e mulheres de Deus que estão aqui. Nós apenas oramos para que possamos manter o tipo de testemunho para o mundo e para o outro na forma como agimos, na nossa forma de olhar, na responsabilidade que tomamos para preencher esse papel que o Senhor atribuiu a nós em Tua graça. Sabendo que quando fazemos isso, Tu derramarás bênçãos sobre nós. Nós apenas nos entregamos a Ti para esse fim. Para a glória de Cristo, em Teu nome oramos, amém.


Este estudo está dividido em 2 partes:

A Falsa Doutrina do Uso do Véu – Parte 1
A Falsa Doutrina do Uso do Véu – Parte 2


Este texto é uma síntese do sermão “The Subordination and Equality of Women”, de John MacArthur em 25/04/1976.

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

http://www.gty.org/resources/sermons/1844/the-subordination-and-equality-of-women

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno


Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.