Ser apenas uma voz

E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não. Disseram-lhe pois: Quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo? Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. (João 1: 21-23)

O ministério de João Batista foi contundente e simples. Ele disse: “Eu sou a voz do que clama no deserto”. Era um servo do Altíssimo, que de acordo com a Escritura, foi o “maior entre os nascidos de mulheres” (Lc 7:23). Ele foi o maior, o mais abençoado de todos os profetas e um reverenciado pregador da justiça.

As multidões se reuniram para ouvir as suas mensagens. Muitos foram batizados e se tornaram seus discípulos. Alguns pensaram que ele era o Cristo; outros consideraram que ele fosse Elias.

João recusava exaltação ou promoção. Ele se esvaziou e continuamente se retirava do palco central. O maior de todos os profetas nem sequer se achou digno de ser chamado de um homem de Deus – mas apenas uma voz. Uma voz no deserto. Modesto e despreocupado com honras ou utilidade. Ele não se importava em ter um ministério ou sobre ser “poderosamente usado por Deus”. Ele se considerava indigno de sequer tocar as sandálias de seu mestre. Toda sua vida foi dedicada ao “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.”

Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido. É necessário que ele cresça e que eu diminua. Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos.(João 3: 29-31)

Que repreensão poderosa para nós, nesta época de autopromoção, exaltação de personalidades, desejo de ser influente, busca de honras e egos inchados. João poderia ter tido tudo, mas ele gritou: “Preciso diminuir – Ele deve crescer” (João 3:30). E para alcançar esse objetivo, João lembrava a todos que o ouviam: “Eu sou apenas uma voz.”

Quem entre nós hoje está disposto a confessar a sua nulidade e se satisfazer em ser “apenas uma voz” que clama no deserto? Dos que estão no centro das atenções, quem está disposto a ser posto de lado e fora de visibilidade – a não ser mais o centro das coisas e ser colocado em um caminho de perda de popularidade?

Sempre ao meu redor eu ouvi cristãos dizendo: “Eu quero ser usado por Deus. Eu quero que o Senhor conte com minha vida. Quero servi-Lo em uma capacidade de tempo integral. De preferência, algum tipo de ministério.”

Isso é tudo muito louvável, mas você está disposto a ser “apenas uma voz”? Você está disposto a encontrar a sua alegria e satisfação, não em serviço, mas em comunhão dedicada ao bendito Senhor? As maiores recompensas provavelmente irão para aqueles que estavam escondidos e desconhecidos, mas que glorificou o Senhor poderosamente pelo seu testemunho simples de Sua fidelidade em meio as suas lutas.

O segredo da felicidade de João era que sua alegria não estava em seu ministério ou em seu trabalho, não estava em sua utilidade pessoal ou influência generalizada. Sua pura alegria era estar na presença do Esposo, ouvir a Sua voz, e se gloriar nela. Sua alegria era ver os outros, incluindo seus próprios discípulos, reunindo-se a Jesus, o Cordeiro de Deus.

A maior realização de um filho de Deus é perder seu “eu” e todo o desejo de ser alguém, e simplesmente se alegrar em ser um filho ou uma filha que vive na presença do Senhor Jesus Cristo. Ser totalmente ocupado com Cristo é o que satisfaz o coração. João podia ficar ali com os olhos fixos em Jesus e se deliciar com sua presença. Ele alimentou sua alma com Cristo – o seu coração estava sempre indo a Ele em adoração e reverência.

A pessoa entregue para a glória de Deus é elevada acima de toda necessidade de ser visto ou ouvido. O que pode ser adicionado a alguém que está totalmente ocupado com a glória e a presença de Cristo? Como João, diria: “Minha alegria é completa, pois encontrei tudo que eu desejo ou necessito Nele”

As correntes de inquietação e desespero não podem tocar o filho de Deus que está obcecado com a presença do Senhor. Pela fé, ele pode encontrar um lugar acima de tudo. O mundo e igreja não precisam de mais renomados evangelistas, operadores de milagres ou grandes oradores. A necessidade real não é de novos grandes líderes ou mestres. Também não há necessidade de mais fundadores de grandes obras de caridade. Há uma necessidade real de humildes e desconhecidas vozes! Vozes que vão testemunhar poderosamente ao mundo que Cristo é suficiente.

Deus precisa de vozes – que vão se levantar no meio de todas as provações e tentações em fúria e gritar: “Deus é fiel”. Na tristeza, Ele é o conforto. Em apuros, Ele é um braço forte. “

Há uma necessidade de vozes que podem olhar a doença e a morte no rosto, e proclamarem: “Ele é tudo o que Ele disse que é! Ele provou o Seu amor para mim na minha hora mais escura. Ele tem sido minha força no tempo de fraqueza. Ele tem sido um amigo, um esconderijo. Servindo-Lo faz a diferença.”

Há bastantes bons pregadores declarando doutrina, pregando profecia e moralidade. Muitos estão buscando fazer coisas extraordinárias. Louve a Deus por tudo. Mas eu acho que João tem algo a dizer a esta geração. E isso é que há uma necessidade desesperada de alguns abandonarem todos os pensamentos de fazer algo importante para Deus e fixar os olhos somente Nele, e se tornar apenas uma voz proclamando seu amor. Para ser simplesmente uma testemunha diária em todo lugar que Cristo enche todas as coisas e é digno de nosso amor e devoção.

Infelizmente ouvimos muito sobre o poder, utilidade, a necessidade de ser necessário, fazer algo importante, se envolver em uma causa, ser parte de um ministério próspero e a necessidade de não mais sentir-se indigno ou inútil. No entanto, tão poucos estão dispostos a estar fora de vista, em silêncio atestando a fidelidade do Senhor para vizinhos e amigos.

Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus? (João 5:44)

Talvez devêssemos pensar mais sobre isso – “O que é altamente estimado entre os homens é uma abominação aos olhos de Deus” (Lucas 16:15). Cristo estava dizendo aos fariseus religiosos que a popularidade e estima humana não iria resistir ao Juízo. Deus está à procura de humildade, sacrifício, auto-esvaziamento e aversão a tudo o que produz promoção de homens. Não em reunir pessoas em torno de nós mesmos, mas em torno do Cordeiro de Deus.

Oh, Deus – dar-nos mais vozes e menos promotores e aspirantes de grandezas. Dê-nos mais os que buscam somente a Ti, e não apenas os seus dons e suas bênçãos.

Traduzido e sintetizado pelo Site Rei Eterno a partir de uma ministração de David Wilkerson

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.