O Glorioso Futuro dos Santos
Como alguém era salvo no Antigo Testamento? Crendo no redentor prometido por Deus. Como alguém é salvo no Novo Testamento? Crendo na promessa de Deus cumprida. Essa é a única diferença. Trata-se da mesma promessa. As pessoas no Antigo Testamento não foram salvas guardando a lei, mas crendo na promessa de Deus.
Esta mensagem se parecerá mais como um ensino do que com uma pregação. Isso exigirá sua concentração, pois como você descobrirá ao longo de nosso estudo sobre o Livro de Hebreus, ele é muito profundo, difícil, exige sua concentração e que você esteja sob o controle do Espírito Santo para que você possa realmente entendê-lo.
Mas posso prometer que compreender as tremendas e profundas verdades deste livro serão bênçãos de Deus para você.
Como vimos nos sermãos anteriores, o Livro de Hebreus é dedicado à majestade e à absoluta superioridade de Jesus Cristo sobre qualquer um e qualquer coisa que existam. Mantenha isso em foco ou perderá sua perspectiva.
O Livro de Hebreus tem o propósito de exaltar Jesus Cristo acima de tudo relacionado ao Judaísmo que foi desenvolvido até a vinda de Jesus, sejam os anjos que trouxeram a lei, seja Moisés, seja Arão, que era o sacerdote, sejam os profetas, seja Melquisedeque, que foi um sacerdote muito singular. Seja o que for, seja quem for, Jesus Cristo é superior.
Não conhecemos o autor humano de Hebreus, mas sabemos que o Espírito Santo é o autor divino. O livro foi escrito aos hebreus, mostrando-lhes que eles devem reconhecer que Jesus Cristo é superior a tudo relacionado com a Antiga Aliança.
Aceitar a Antiga Aliança e rejeitar Jesus Cristo – que cumpre inteiramente a Antiga Aliança – é uma contradição. Não faz nenhum sentido.
No Livro de Hebreus, então, o Espírito Santo apresenta Cristo como o centro da divindade, do Universo, da humanidade, da autoridade, do amor, do serviço e da adoração. No livro de Hebreus, todas as coisas conversam sobre Cristo e todas as coisas irradiam de Cristo.
Ele é a chave para cada página em cada capítulo. Ele é visto como o mais santo entre os poderosos, e o mais poderoso entre os santos. Ele é visto como o rei coroado com muitas coroas; o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele virá e um dia colocará todos os inimigos sob Seus pés, e reinará supremamente, porque Ele é supremo.
Recebemos a mensagem no Livro de Hebreus de que todo o Universo existe por e para Jesus Cristo. Toda a História do Universo está se apressando para a coroação de Jesus Cristo, no dia em que o mundo pelo qual Ele derramou Seu sangue, o mundo pelo qual Ele pagou o preço de compra, pertencerá a Ele.
Assim, a mensagem do início ao fim de Hebreus é a superioridade de Jesus Cristo. Quando Cristo veio como o Messias de Israel, aquele que cumpriu todas as promessas do Antigo Testamento, os judeus O rejeitaram.
Consequentemente, eles cometeram o inacreditável erro de se apegarem a todas as imagens, tipos, símbolos e rituais do Antigo Testamento, e então rejeitaram a realidade quando ela veio.
O escritor de Hebreus mostra a loucura, a natureza totalmente ridícula de rejeitar a realidade, que é Cristo, mas se apegar ao ritual da Antiga Aliança, que revogada na cruz. E assim, seu ponto é mostrar como o Antigo Testamento aponta para Cristo.
Ora, para provar tal ponto de vista para o povo judeu, é necessário usar o Antigo Testamento. Então, por todo o livro de Hebreus, o Espírito Santo pega passagens do Antigo Testamento e as usa para provar a superioridade de Jesus Cristo, numa apresentação dinâmica.
Os destinatários de Hebreus deveriam entender que Jesus Cristo é o redentor que Deus prometeu. Ele é o redentor que todos os verdadeiros santos esperavam. Ele é o único redentor que os homens conheceriam.
Como alguém era salvo no Antigo Testamento? Crendo no redentor prometido por Deus. Como alguém é salvo no Novo Testamento? Crendo na promessa de Deus cumprida. Essa é a única diferença. Trata-se da mesma promessa.
As pessoas no Antigo Testamento não foram salvas guardando a lei, mas crendo na promessa de Deus.
CRISTO NO ANTIGO TESTAMENTO
O trato de Deus com os homens no Antigo Testamento foi uma espécie de jardim de infância em que o povo de Deus foi treinado em aspectos divinos básicos, mas havia a instrução para procurar melhores coisas por vir.
E assim, por todo o Livro de Hebreus veremos a palavra “melhor” girando em torno de Cristo. As coisas melhores finalmente vieram em Jesus Cristo. É como se Deus, no Antigo Testamento, estivesse ensinando a Seus filhos o alfabeto, e no Novo Testamento Ele os ensinasse a juntar as letras. E quando juntaram as letras, soletraram Cristo, ninguém mais além de Cristo, para que Cristo cumpra todo o significado do Antigo Testamento. Por exemplo:
- Olhe para a profecia de Isaías 53, que fala sobre a morte de Jesus Cristo. Jesus, em Sua morte, cumpriu a profecia ao pé da letra.
- O Salmo 22 descreve a crucificação de Cristo. Diz o que Cristo diria na cruz, e Ele falou de forma exata, milhares de anos depois. Um fato surpreendente.
- Isaías 7:14 diz que Jesus Cristo deveria nascer de uma virgem, e sabemos que Ele cumpriu isso também.
- Miquéias 5:2 prediz que Ele nasceria em Belém, profecia esta que Jesus também cumpriu.
Cada característica básica do Antigo Testamento se cumpriu em Jesus Cristo. E é por isso que Jesus fez a declaração em Mateus 5, verso 17: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim destruir, mas cumprir.”
Há tipos no Antigo Testamento que se encontra cumpridos em Cristo
O que são tipos na Bíblia? São imagens de Cristo no Antigo Testamento, seja retratando a pessoa de Cristo ou Sua obra. Um tipo pode ser um homem, um evento, um animal, uma situação, seja o que for, que retrate Cristo.
1) No Antigo Testamento, temos os sacrifícios. Um sacrifício era trazido e o sangue era aspergido sobre o arco da aliança, que simbolizava a presença de Deus. E, através disso, os homens estavam reconhecendo que Deus seria apaziguado em Seu tratamento com o pecado pela aspersão de sangue.
Eles estavam apenas prefigurando ou imaginando um sangue mais nobre e perfeito, que deveria ser derramado em algum momento futuro, e derramado apenas uma vez por todas. A própria imagem do sacrifício e da aspersão do sangue nada mais era do que um tipo do que Jesus faria, e Ele era o antítipo, o cumprimento.
2) Outro tipo de Cristo no Antigo Testamento é a habitação em tabernáculos ou tendas. Os filhos de Israel vagavam e moravam em tendas ou barracas. Isso profetizava o aparecimento de uma grande pessoa, cuja residência em carne humana era apenas uma humilde morada temporária abaixo de Sua dignidade.
O próprio Jesus declarou que veio “tabernacular” entre os homens (João 1:14). Assim, os filhos de Israel que moravam em tendas eram tipos de Jesus que veio em carne humana por um tempo estabelecido.
3) Outro tipo de Cristo no Velho Testamento é o cordeiro pascal, que apontava para outro cordeiro que viria, derramaria seu sangue e traria libertação eterna.
Há tantos tipos no Antigo Testamento sobre a morte de Cristo, que o apóstolo Paulo diz em 1 Coríntios 15, verso 3: “Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras”.
Quando Paulo disse isso, o Novo Testamento já tinha sido concluído? Não. Então, a que Escritura ele está se referindo? Ao Antigo Testamento.
Paulo está dizendo: “Cristo morreu por nossos pecados de acordo com o Antigo Testamento”. Em todo o Antigo Testamento existem inúmeras imagens da morte de Jesus por nós, em profecia, tanto verbal quanto em tipo.
Aceitar o Antigo Testamento – e este é o dilema judaico – aceitar a Antiga Aliança, e rejeitar Cristo, é um absurdo. É uma posição ridícula, porque a pessoa estará rejeitando tudo para o que o Velho Testamento apontava. Jesus disse aos judeus: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam?” (João 5:39).
Mais tarde, no caminho de Emaús, Ele disse (Lc 24:25): “Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!” A que Ele estava se referindo? Ao Antigo Testamento. E então, o verso 27 informa: “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.”
Aceitar o Antigo Testamento como Palavra de Deus, e ao mesmo tempo rejeitar Jesus Cristo, é o absurdo mais inacreditável do mundo. E esse é historicamente, desde o tempo de Cristo, o dilema inacreditável do judeu, que é totalmente incapaz de resolver todos os conflitos deixados por uma Antiga Aliança que eles imaginam não cumprida.
Por conta disso, o Judaísmo se afastou da ortodoxia, uma vez que não faz sentido o Antigo Testamento sem o Novo Testamento. Trata-se de ritualismo que nunca encontra sua realidade, de símbolo que nunca encontra seu fato.
Consequentemente, os judeus se afastaram completamente do caráter das Escrituras e se transformaram em um clube social. A maioria das sinagogas judaicas não passa disso. Essa é a tragédia do Judaísmo, pois se não houver cumprimento do Velho Testamento, todas as suas profecias e promessas não significam nada.
Assim, o Espírito Santo, no Livro de Hebreus, está tentando mostrar ao judeu que Jesus cumpre toda a Antiga Aliança, que Ele é necessário para o cumprimento e deve ser recebido como tal, ou nada tem sentido.
A SUPERIORIDADE DE CRISTO EM HEBREUS
O autor de Hebreus evidencia a superioridade de Cristo passo a passo. E começa mostrando que Jesus é superior aos anjos. Vimos isso no primeiro capítulo, e veremos novamente à medida que continuarmos no segundo capítulo, pois ele também lida com essa questão.
O autor de Hebreus deve mostrar que Jesus é superior aos anjos, porque a Antiga Aliança foi trazida pelos anjos. E se a Nova Aliança é melhor, e se Jesus é o significado final e mais completo do que Deus está fazendo, Ele deve ser superior aos anjos.
E assim, o autor é muito cuidadoso em provar que Jesus é, de fato, superior aos anjos. O capítulo 1 trata dessa superioridade, e quando chegamos ao capítulo 2, vimos nos primeiros quatro versículos que se Jesus é superior aos anjos, você deve fazer algo a respeito dele, certo? Se Jesus é, de fato, Deus, como o escritor disse que é, então as pessoas deveriam reagir a isso.
E assim, nos quatro versículos iniciais do capítulo 2 há uma pequena exortação e um pequeno aviso, um convite. E ele diz, em outras palavras: “Eu mostrei a você que Jesus é maior que os anjos, na verdade, que Ele é Deus. Agora você precisa agir sobre isso, ou como você escapará se negligenciar tão grande salvação?”
No capítulo 2, versículo 5, onde começamos agora, o autor de Hebreus retorna ao tema da superioridade de Cristo sobre os anjos, e apresenta um ponto fantástico para provar que Jesus é superior aos anjos.
Ele ainda está nesse mesmo argumento, e aqui está um ponto tremendo, no versículo 5: “Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos.”
E então, ele o elucida, a partir do verso 6: “Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites?”
Há um ponto tremendo aí. O que ele está dizendo? Simplesmente isto: Deus não deu a sujeição do mundo vindouro aos anjos.
Quem é o soberano do mundo vindouro? Jesus Cristo. Ele está novamente dizendo que Jesus é superior aos anjos. Ora, se os anjos estão na presença de Deus, e Jesus é superior aos anjos, o que isso faz Dele? Resposta: Deus. Essa é a questão.
E assim, o ponto está estabelecido no versículo 5, que diz que Deus não deu aos anjos a sujeição do mundo vindouro. Essa passagem trata de algumas questões, a saber:
- Fornece outra tremenda prova de que Jesus é melhor que os anjos. Essa é realmente a chave para o argumento.
- Se Jesus era um homem e morreu, como poderia ser superior aos anjos? A passagem de Hebreus que estamos analisando responde essa questão.
- Número três: esses versículos revelam a única esperança para a recuperação de um homem de seu destino de perdição. O homem, após o pecado, é um homem perdido. O homem perdeu o sentido de sua existência. Está totalmente perdido. E esta passagem vai nos ensinar como é que o homem pode recuperar seu destino e, de fato, qual é o seu destino.
Veremos tudo isso em três pontos:
- O destino do homem revelado por Deus;
- O destino do homem restringido pelo pecado;
- O destino do homem recuperado por Cristo.
1) DEUS REVELOU O DESTINO DO HOMEM
Em Hebreus 2:5 lemos: “Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos.” Em outras palavras: Deus nunca prometeu sujeitar o mundo aos anjos. De fato, Hebreus 1:14 afirma que os anjos são enviados por Deus para ministrar para aqueles que serão herdeiros da salvação.
No mundo vindouro, os anjos serão ministros [servos], não governantes. Deus não designou que eles sejam soberanos no mundo vindouro.
A palavra traduzida como “sujeitou”, no verso 5, é “hupotassō”, que é um termo militar usado para organizar os soldados em ordem, sob um general comandante. A palavra fala de um sistema de administração. Deus não entregou o sistema de administração do mundo aos anjos.
Deus é quem estabelece os administradores. Deus ordena todo poder que existe. Os poderes que existem são ordenados por Deus, como está em Romanos 13:1-7. Deus é quem distribui direitos e administrações governamentais. Ele escolhe os vários soberanos.
No mundo vindouro, os anjos não serão os soberanos. O mundo vindouro será o mundo da perfeição. Será o grande e glorioso mundo. E quem reinará nesse mundo terá que ser glorioso além da glória.
Isso nos mostra, em primeiro lugar, que o domínio dos anjos ou a superioridade dos anjos sobre os homens, é apenas temporário. E eu digo isso, porque você vai encontrar nos próximos dois versículos quem é que vai governar na era por vir. Você sabe quem é? Homens.
Então, o que estamos dizendo é que mesmo a autoridade ou a superioridade dos anjos sobre os homens agora é apenas temporária. O que vou falar agora será uma tremenda ajuda para você entender o fluxo da história de Deus, e eu quero que você a entenda.
Quando lemos:”“Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos” (Hebreus 2:5), o termo traduzido como “mundo” não é o “cosmos”, que significa sistema. Tem um sentido específico de “terra habitada”.
Há uma Terra habitada por vir. Isso iria impressionar os amilenistas, pois os amilenistas afirmam que não haverá o Reino Milenar. Eles dizem que não haverá Terra habitada por vir. E a Terra não pode ser esta Terra que conhecemos agora, porque ela não está por vir, mas destinada a desaparecer.
Tem que haver outra Terra habitada por vir. E isso acontecerá no Reino Milenar. Vai ser fantástico! Haverá uma nova Terra habitada, e todas as criaturas que entrarem nessa nova Terra habitada serão totalmente diferentes. Os animais serão diferentes, e até mesmo as pessoas que entrarão no início dessa nova Terra habitada serão todas redimidas.
Portanto, o ponto enfatizado no verso 5 é que haverá uma outra Terra habitada, e que haverá soberania nesta Terra habitada, mas o governo não pertencerá aos anjos. O mundo vindouro não será submetido aos anjos. Mas a Terra que agora existe está em sujeição aos anjos.
Você sabia que os anjos realmente têm o domínio sobre este mundo? Deixe-me ilustrar isso para você. Quem é o anjo caído número um? Satanás. Quem é o príncipe deste mundo? Satanás. Porém, até mesmo os santos anjos têm uma espécie de soberania.
Por exemplo, em Daniel 10:20, lemos:
E ele disse: Sabes por que eu vim a ti? Agora, pois, tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia.
Você sabia que o governo desta Terra está agora nas mãos de anjos caídos e santos anjos, e esse é o conflito? Em Daniel 12:1, temos:
E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.
Miguel é definido como um governante sobre as pessoas da Terra, pelo menos sobre os redimidos. Então, agora a Terra está tecnicamente sujeita aos anjos. A Terra por vir não estará sujeita a eles. Você vê a distinção?
A única razão pela qual a Terra atualmente está sujeita aos anjos é porque os homens perderam a soberania que Deus lhes deu no princípio. Mas, no Reino Milenar essa soberania será restaurada aos homens. Isso é importante.
Alguns podem argumentar: “bem, se Jesus é um homem, como ele pode ser melhor que os anjos?” Mas, esse argumento é muito fraco, porque, no princípio, Deus sujeitou a Terra aos homens, não aos anjos.
E você sabe o que Satanás fez? Ele roubou essa posição dos homens. Satanás é chamado de Usurpador. Isso significa que ele veio e tomou para si o que não era dele.
Assim, o argumento de que Jesus não pode ser melhor que os anjos, porque Ele é um homem, está totalmente errado. Porque o homem foi originalmente criado para governar, não para ser sujeito. Ele foi criado como o rei da Terra. E no destino final de Deus para o homem, ele será o soberano que Deus o designou para ser, no sentido pleno.
Efésios 6 nos informa que este mundo também é governado por demônios, que eles são soberanos no mundo. Eles são chamados de principados, poderes e governantes das trevas deste mundo. Essas são as categorias de demônios. São eles que estão governando o mundo.
Assim, a Terra habitada agora está sob a soberania de anjos – santos e caídos – lutando por ela. A Terra vindoura estará sob o controle dos homens. Isso é revelado nos próximos versículos, os quais são citações diretas do Salmo 8. O autor de Hebreus defende todos os seus pontos usando o Antigo Testamento.
E estes versículos revelam o destino planejado por Deus para o homem. Eles se referem ao homem, não ao Messias. Esta não é principalmente uma passagem messiânica. É uma passagem falando sobre os homens.
Em Hebreus 2:6 se encontra uma coisa linda que o escritor faz, e eu simplesmente amo isto: “Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites?” O autor aos Hebreus, quando diz “em certo lugar”, refere-se a Davi, no Salmo 8.
Você pode estar pensando: “Bem, qual é o problema? Por que ele foi tão inespecífico nessa citação? Ele não tem uma memória muito boa?” A razão pela qual ele fez a citação dessa forma vaga não é ignorância quanto ao Velho Testamento.
É que em todo o livro de Hebreus ele faz algo magistral: ele nunca menciona nenhum autor do Antigo Testamento. Com isso, ele elimina o instrumento humano e transforma o texto na voz exclusiva de Deus.
Ele está tão preocupado que seus leitores hebreus entendam quem realmente escreveu o Antigo Testamento, que nunca o atribui a ninguém além de Deus. E, assim, ele simplesmente passou por cima de Davi, apenas declarando: “em certo lugar testificou alguém”.
Seu foco é a voz do Espírito Santo, e o autor humano é puramente acidental. Assim, citando o Salmo 8, declara: “Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites?”
Aqui temos Davi falando com Deus. Em outras palavras, Davi está dizendo: “Deus, o que é o homem que Tu sejas tão bom para ele, agindo com tanta generosidade para com ele e lhe dando tantas bênçãos?” Então, vêm os versículos 7 e 8:
Hebreus 2
7 Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos].
8 Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas;
Você sabia que o destino original de Deus para o homem era que ele fosse o rei da Terra? Você sabia disso? E que tudo o que existe deveria estar sujeito ao homem?
E isto é o que Davi estava dizendo: “Deus, Tu fizeste todo o Universo, mas o que é o homem diante de tudo isso?” Quero dizer, quando você olha para todo o Universo e vê esse pequeno ponto insignificante no meio do infinito, você diz: “que é o homem?”
Conversamos há algumas semanas sobre a vastidão do espaço, e aqui somos um pequeno ponto em um Universo imenso. E além desse pequeno ponto que cada um de nós é, ainda há outros pequenos pontos criados por Deus. Que direito temos de estar tanto na mente de Deus? O que é o homem para que Deus se importe com ele?
No entanto, o salmista diz: “Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste, e o constituíste; Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés.” O homem é rei. Deus o fez assim. Esse é o destino do homem, revelado por Deus.
Deus fez uma raça de reis. E nesses versos, o escritor aos Hebreus cita Davi, mas também Gênesis 1:26, que diz:
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
Com quem Deus está falando? Há uma Trindade, lembra? Essa é uma imagem espiritual, já que Deus é espírito. Observe esta declaração “e domine”. O homem foi criado para ser rei. Dominar sobre o que? Dominar “sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”.
Em gênesis 1:28, lemos: “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” E, nos versos seguintes, disse Deus:
Gênesis 1
29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
Essa foi a criação do homem. Deus o criou para ser o soberano da Terra. Isso é muito importante. Voltemos ao verso 6 de Hebreus 2:
Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites? (Hebreus 2:6)
Deus, originalmente, pretendia que o homem inocente fosse rei sobre a Terra imaculada. O texto também declara, no verso 7:
Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste, e o constituíste sobre as obras de tuas mãos. (Hebreus 2:7)
Hebreus declara que o homem foi criado um pouco abaixo dos anjos. Portanto, na cadeia de comando, temos: Deus, os anjos, o homem.
Você notará, no versículo 6, a seguinte expressão: “filho do homem”. Alguns a interpretam como uma referência a Cristo. Eu não creio que tal interpretação seja correta. Creio que a expressão se refere aos homens.
“Filho do homem” é simplesmente um termo hebraico que se refere à humanidade. Por exemplo, Ezequiel é frequentemente chamado de “filho do homem”, referindo-se simplesmente ao fato de ter nascido do homem.
Davi está questionando o que o homem tem de especial para Deus fazê-lo rei da Terra, para tê-lo visitado (v. 6). A palavra traduzida como visitou no grego significa “olhou para ele com o objetivo de beneficiá-lo; desejou o bem dele; olhou para ele a fim de cuidar dele ou ajudá-lo”.
Por que Deus tinha tanto desejo por cuidar dos homens? Qual a importância da frágil humanidade?
Observe o versículo 7: “Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos”. Deus, quando criou o homem, fê-lo de certa forma inferior aos anjos. Não é que o homem fosse inferior aos anjos espiritualmente, ou no sentido do amor de Deus para com o homem. Deus amou o homem com a capacidade infinita que Ele tem, com a qual ama os anjos e os homens igualmente.
Não que o homem fosse inferior aos anjos, no sentido de importância para Deus. O homem era inferior aos anjos no sentido de ser ele um ser físico e os anjos são seres espirituais.
O que isso quer dizer? Anjos são seres celestiais e o homem é terreno. E isso implica diferença. Observe a declaração “Tu o fizeste” (Hb 2:7). No grego, tem uma designação de tempo. Deve ser traduzido assim: “Tu o fizeste, por um pouco de tempo, menor que os anjos.”
Deus, desde o início, sabia que o destino final do homem não seria algo inferior aos anjos. Esta é uma cadeia temporária de comando. Deus tem um destino para o homem, que o classifica como um rei, pelo menos em igualdade de condições com os anjos. E é por um pouco de tempo que Deus o fez menor do que os anjos.
Em que o homem foi feito um pouco menor que os anjos? Por exemplo, o homem foi confinado em um corpo físico e os anjos, sendo espíritos, podem se mover livremente. Também o homem foi confinado à Terra. Ele não pode ascender ao sobrenatural.
Os anjos não estão confinados ao sobrenatural. Eles poderiam descer para a Terra a qualquer momento que quisessem; então, eles tinham opções que o homem não tem.
Não apenas isso, mas a única comunhão do homem com Deus, ou estar na presença de Deus, foi quando Deus veio ao seu mundo. Os anjos tinham acesso ao trono de Deus sempre que desejavam. Os anjos são sobrenaturais, o homem, mesmo antes do pecado, ainda era natural. Anjos são seres espirituais, enquanto o homem foi feito do pó da terra.
Os anjos que não pecaram foram, após a rebelião de Satanás, assegurados em santidade para sempre. O homem não. Ele era apenas inocente, mas tinha a opção de pecar. E assim, os anjos eram perfeitos e o homem era apenas inocente. Nesse sentido, ele era inferior.
Os anjos têm poder e força sobrenaturais que mesmo os homens sem pecado não tinham. Os anjos não podem morrer, mesmo quando pecaram. Mas, havia a possibilidade de o homem morrer, pois Deus disse: “No dia em que comeres do fruto da árvore, do conhecimento do bem e do mal, certamente morrerás.” (Gênesis 2:17).
Portanto, o homem nesse sentido, em seu sentido físico e no sentido de que ele poderia morrer, era inferior aos anjos. Não inferior como recipiente do amor de Deus, não no fim último do desígnio de Deus, mas apenas por um curto período de tempo o homem foi feito inferior aos anjos.
Mas, essa inferioridade é temporária, pois Deus projetou um destino para o homem que tornará sua existência inferior à dos anjos algo apenas temporário. No plano completo de redenção, quando os homens redimidos forem reunidos a Deus, aí não serão mais inferiores aos anjos.
Vejamos Daniel 7:18, que diz: “Mas os santos do Altíssimo receberão o reino, e o possuirão para todo o sempre, e de eternidade em eternidade.” O texto traz a ideia de que se trata de um reino eterno. Quem ficará com o Reino? Os santos do Altíssimo.
Quem vai governar no Reino não serão os anjos, mas os homens redimidos. E assim, Hebreus 2 nos diz que o homem foi feito por um pouco de tempo menor que os anjos. Em Daniel 7:27 lemos::
E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão.
Não é fantástico que Deus tenha prometido o Reino final aos homens redimidos? Não é de admirar que Davi tenha dito no Salmo 8, verso 4: “Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?” O Reino é para os homens, para os santos redimidos.
Lucas 20:36 é um versículo tremendo, que nos dá uma grande indicação dessa verdade. O contexto é o seguinte: os fariseus, os saduceus vieram até Jesus e ficaram perguntando sobre uma pessoa casada, cujo marido morreu e, então, a viúva foi e se casou com o próximo irmão e ele morreu, e casou com o próximo irmão e ele morreu, e assim sucessivamente.
Eu diria que quando chegou no quarto ou quinto irmão, só um louco se casaria com aquela viúva! [risos]. Aí veio a questão que fizeram a Jesus: “De quem ela será a esposa no céu?” E Jesus respondeu assim:
Lucas 20
34 E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento;
35 Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento;
36 Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.
Jesus disse que após a ressurreição estes que irão herdar o “mundo vindouro” não poderão mais morrer. Serão dignos de “alcançar o mundo vindouro”, que será o Reino.
Aqueles que vão para o Reino, que irão para a vida eterna, indivíduos ressuscitados, não se casarão nem serão dados em casamento, nem poderão mais morrer. Por quê? “pois são iguais aos anjos” (v. 36).
Eu vou te dar uma pequena prévia do Reino. Pronto para isto? A era do Reino será uma configuração totalmente diferente. O homem e os anjos serão iguais, e o homem será novamente coroado em Cristo. A Terra será redimida. Essa é a promessa para o futuro.
Assim, seremos iguais aos anjos. Por exemplo, Efésios 1:20-21 afirma que Cristo reinará:
Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus, Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro.
Apocalipse 3:21 diz:
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Em Efésios 1:20 é afirmado que Cristo reinará sobre os principados e potestades. Quem são eles? Anjos. Se Cristo reinará sobre os anjos no reino e nós nos assentaremos em Seu trono com Ele, então nós também reinaremos sobre os anjos.
No desígnio final de Deus, reinaremos sobre os anjos no Reino. Por toda a eternidade seremos iguais aos anjos.
Então, é apenas por um pouco de tempo que o homem foi feito menor que os anjos (Hb 2:7). E o texto continua: “… de glória e de honra o coroaste…”.
Quando Deus tornou Adão puro e inocente, Ele lhe deu honra e glória. A palavra que se refere a coroa, no texto original, é “stephanous”, que se refere à coroa de posição. Deus exaltou o homem. Ele foi criado e foi coroado rei da Terra. Hebreus 2:8 diz:
Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.
Essa era uma afirmação muito óbvia para as pessoas daquela época, porque os reis naqueles dias sempre se posicionavam mais elevados que o povo que eles governavam.
E assim era afirmado que o povo estava sob seus pés. Então, quando alguém entrava para se curvar diante do rei, a pessoa se curvava diante dos pés do rei, às vezes até beijava seus pés.
Assim, o homem recebeu o direito de governar e todas as coisas que Deus fez foram colocadas sob os pés do homem. Todas as coisas.
Hebreus 2:7 afirma: “e o constituíste sobre as obras de tuas mãos”. E o versículo 8: “Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés.” Não havia nada que não estivesse sujeito ao homem na criação original.
Esse era o desígnio de Deus para o homem, no princípio. Aquele homem, menor que os anjos por um tempo, na inocência, era rei sobre a Terra imaculada. E a Terra servia ao homem, pois o alimentava e fornecia tudo o que ele precisava. Mas, então, algo drástico aconteceu.
2) O DESTINO DO HOMEM FOI RESTRINGIDO POR CAUSA DO PECADO
A última parte de Hebreus 2:8 diz: “Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas”. Uma tragédia aconteceu: Adão pecou. Em Gênesis 3, lemos:
Gênesis 3
14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
A última parte do verso 15 é uma profecia a respeito do conflito de Cristo com Satanás. E aqui as consequências do pecado de Adão:
Gênesis 3
16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
17 E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
18 Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
23 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
24 E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
Quando Adão pecou, ele imediatamente perdeu sua coroa. O homem foi designado por Deus para ter domínio sobre a Terra. E a Terra foi submetida ao homem, supria todas as suas necessidades, sem que o homem fizesse qualquer coisa.
Tudo o que o homem tinha que fazer era aceitar a Terra como provedora de suas necessidades. E então, o homem pecou, Satanás usurpou a coroa e veio a mudança na cadeia de comando. A queda do homem foi profunda.
Com o pecado, a Terra passou a governar o homem. Você sabia disso? Nós não governamos este planeta. Ele nos governa. O homem batalha constantemente contra a Terra por sua sobrevivência.
E você se lembra do que aconteceu com Adão imediatamente depois que ele pecou? Primeiro, houve assassinato em sua própria família. Então, houve a poligamia. Nos próximos capítulos de Gênesis, vemos muita morte. E quando você chega ao capítulo 6 de Gênesis, Deus destrói o mundo inteiro, por causa de sua corrupção.
De fato, o homem perdeu sua coroa. Não há nenhuma dúvida sobre isso. A Terra agora é governada no conflito entre os anjos santos e os caídos, e o rei sobre os anjos caídos, que é chamado de príncipe da Terra, é Satanás, enquanto que Miguel é o anjo chamado de príncipe do povo de Deus. Satanás governa a Terra amaldiçoada que, por sua vez, governa o homem em pecado.
O que aconteceu quando o homem perdeu sua coroa foi que ele não seria mais um mestre de si mesmo. Ele se tornou totalmente pecador e escravo do pecado.
Ele não é mais um rei, mas um escravo. Não apenas isso, mas o reino animal se tornou subserviente a ele por medo, não por afeto e serviço. E muito do reino animal é incapaz de ser domado.
Não apenas isso, mas o solo, em vez de produzir coisas boas, fáceis de se obter e fáceis de comer, passou a produzir espinhos, ervas daninhas e outras coisas prejudiciais.
Além disso, extremos de calor e frio, plantas venenosas e répteis, terremotos, tufões, inundações, furacões, doenças, um exército de bilhões de bactérias foram liberados sobre o homem a partir da Queda.
Tudo desabou para fazer do homem não um rei, mas um escravo lutando a vida inteira pela própria sobrevivência. E o homem tem travado uma batalha perdida desde então. Ele está morrendo e a Terra morrendo com ele.
E quem é o rei agora? O rei não é outro senão o usurpador que roubou a coroa, o próprio Satanás. A Bíblia nos diz em 1 João 5:19 que “todo o mundo jaz no maligno”, isto é, o mundo inteiro está nos braços de Satanás.
O destino do homem, então, foi restringido pelo pecado, e a Terra é governada por Satanás e seus anjos maus, bem como pelos santos anjos que ministram de algumas maneiras para Deus. A Terra está amaldiçoada.
E é interessante que até a Terra sabe disso. Uma passagem muito misteriosa, mas muito importante, está em Romanos 8, porque nos mostra a dor pela qual a Terra passa, gemendo por sua redenção:
Romanos 8
18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
19 Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
A terra geme, esperando pelo dia em que seremos manifestados no Reino glorioso de Deus, porque uma vez que o Reino começar, não apenas nos manifestaremos, mas a Terra será libertada da maldição.
Romanos 8
20 Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou
Deus sujeitou a Terra a essa vã maldição, para que o homem pudesse ter problemas todos os seus dias e saber que Ele está ciente de seu pecado, que o homem tinha que pagar por seu pecado lutando contra sua própria Terra, que foi originalmente projetada para ser sua. Os versos seguintes dizem:
Romanos 8
21 Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
Versos fantásticos! A Terra, ciente de sua maldição que veio com a queda de Adão, está gemendo pelo dia em que os filhos de Deus se manifestarão no Reino, pois a Terra sabe que também será libertada da escravidão da corrupção.
Quando Jesus voltar para reinar no Reino, não haverá ervas daninhas, poluição. Isso é o que a Bíblia diz. A escravidão da corrupção será liberada no Reino Milenar.
O homem e seu reino esperam por isso e, enquanto isso, o homem está sujeito à Terra. O que ele faz? O homem semeia e não sabe quem colherá. O homem amontoa e não sabe quem vai usufruir.
O homem constrói suas cidades e palácios, mas o raio, o terremoto, a inundação destroem suas cidades e despedaçam seus palácios. O homem vive em perigo a cada hora, enquanto seu corpo degenera. O homem luta contra si mesmo e luta contra sua Terra.
Meus amigos, estamos em uma criação que geme. A angústia das nações, a impossibilidade de acordo entre estadistas, um mundo que definha em conflito político e social, gemido de dor que vem de animais mudos, a luta das árvores para combater doenças e insetos, a presença de grandes hospitais para abrigar os doentes e moribundos vítimas da Terra maldita não nos faz admirar que a criação gema.
Mas Deus nunca projetou que esse estado de coisas seja permanente, mas por pouco tempo apenas. Algum dia, no mundo vindouro, quando o Reino vier, os hospitais serão fechados, os médicos ficarão sem função, a natureza voraz dos animais selvagens será mudada, a erva verde e a árvore não serão mais atingidas, o jogo da política acabará. O homem redimido reinará.
As guerras cessarão, pois a Bíblia diz (Is 2:4): “E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear.”
Chegará o dia, no maravilhoso plano de Deus, em que o domínio que o homem perdeu, receberá novamente. E ele será como Jesus disse em Lucas 20, igual aos anjos, em sentido permanente. No Reino, o homem reinará inclusive sobre os anjos.
3) O DESTINO DO HOMEM RESTAURADO ATRAVÉS DE CRISTO
O destino do homem revelado por Deus, foi restringido pelo pecado e, então, restaurado por meio de Cristo. A maldição final do destino perdido do homem é a morte. Deus disse a Adão: “No dia em que dela comeres, tu certamente morrerás”. Essa é a maldição final. Hebreus 2:9 diz:
Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
Em outras palavras, Jesus se tornou um homem, pelo sofrimento da morte. E Ele também é coroado de glória e honra. Jesus, pela graça de Deus, deveria provar a morte por todo homem.
Agarre-se a este pensamento: no Reino restaurado, seremos elevados à coroa novamente sobre uma Terra redimida. Se somos todos pecadores, como vamos nos exaltar novamente? O único pagamento pelo pecado é a morte, pois o “o salário do pecado é a morte…” (Rm 6:23).
O único pagamento pelo pecado é a morte. Portanto, os homens devem morrer para remover a maldição. Você entende isso? A única maneira de o homem voltar a ser um rei é ter a maldição removida. A única maneira de remover a maldição é pagando a penalidade, certo?
Portanto, se o homem deve ser restaurado ou reinar, ele deve morrer e ressuscitar como um novo homem com possibilidades soberanas. Mas, como?
Vou mostrar como isso vai acontecer a partir de uma passagem das Escrituras com a qual você precisa estar familiarizado, Romanos 6:10, falando sobre Cristo, diz:
Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
Sobre quem o texto está falando? Sobre Jesus Cristo. Ele morreu. Romanos 6:3, diz:
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
Você sabia disso? Eu morri anos atrás. Você diz: “Você parece muito saudável”. Bem, eu sou. Eu morri há muito tempo. Você diz: “Quando você morreu?” Bem, eu morri, assim como Paulo morreu em Gálatas 2:20. Estou crucificado com Cristo.
No momento em que coloquei minha fé em Jesus Cristo, fui identificado com Cristo. Eu morri na cruz. Ressuscitei, e ando em novidade de vida. Você sabe o que isso significa? A maldição foi removida. Você está olhando para um rei. Agora ainda não herdei meu domínio, mas sou paciente. A coroa foi restaurada.
E para cada um de vocês que conhece e ama Jesus Cristo, no momento em que você O recebe, você foi identificado com Ele, você foi crucificado com Cristo.
Você foi sepultado com Ele e ressuscitou para andar em novidade de vida. O que é novidade de vida? É a vida com a maldição removida. Você é um rei. Você ainda não conquistou seu reino, mas seja paciente.
Aos santos do Altíssimo pertence o reino, e Deus se encarregará de dá-lo a cada um deles. É uma realização fantástica! Você não vê que um homem morreu? Todo redimido morreu.
Agora meu velho corpo vai ser consumido algum dia, pois eu vou morrer. Mas aí vou ser liberado para entrar na presença de Jesus, ou talvez eu serei arrebatado. Vamos voltar para Hebreus 2:9, que diz:
Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
Jesus tinha que se tornar um homem, para reconquistar o domínio que o homem havia perdido. Por um tempo, Ele foi feito menor que os anjos, pelo sofrimento da morte. Por quê?
Porque Ele teve que provar a morte por todos os homens. Se um homem morresse por seu próprio pecado, ele se condenaria ao inferno e a coroa nunca poderia ser restaurada.
E assim, Jesus veio e morreu. E a razão pela qual Ele pôde morrer por nós é porque Ele não apenas pôde morrer, mas também venceu a morte.
E então, nós nos identificamos com Jesus Cristo em Sua morte ao recebê-Lo como Salvador. A maldição é removida e nos tornamos reis. Somos novamente restaurados ao domínio. Voltando a Hebreus 1:14, lemos o seguinte:
Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?
Os “espíritos ministradores” no texto são os anjos. Os salvos em Cristo não estão mais em sujeição aos anjos. Voce sabia disso? Como reis, os anjos ministram a nós.
Se você é cristão, eles ministram a você. Neste momento, você está em igualdade com os anjos, mas no Reino você será soberano ao se sentar no trono de Cristo e reinar com Ele. Fantástico!
É emocionante perceber sua identidade como rei, não é? Vejamos Apocalipse 5, versículos 9 e 10:
Apocalipse 5
9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
10 E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra.
Irmãos, se vamos reinar na Terra como reis, tem que haver um Reino. Haverá um Reino, e está descrito ali no capítulo 20 de Apocalipse:
Apocalipse 20
1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
3 E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois disto importa que seja solto por um pouco de tempo.
Satanás será amarrado por mil anos, que é o tempo que durará o Reino. Satanás será deposto. O texto continua, dizendo:
Apocalipse 20
4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Quem vai estar naquele trono? Os redimidos, que foram feitos reis. E aquele que tornou tudo isso possível é o Rei dos reis. O que significa a expressão Rei dos reis? Significa que nós somos os reis, e Ele é o nosso Rei. A morte de Jesus Cristo foi substitutiva. Ele morreu por nós.
A Bíblia também relata que no Reino Milenar a Terra será redimida. A maldição será removida. Oh, que Terra fantástica será sem a maldição! Em Isaías 2, lemos o seguinte sobre o Reino Milenar:
Isaías 2
2 E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do SENHOR no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.
3 E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR.
4 E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear.
Os homens serão transformados no Reino. Não apenas os homens serão mudados, mas se você for para o capítulo 11 de Isaías, verá que os animais serão transformados também:
Isaías 11
6 E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.
7 A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.
8 E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.
Isso não é lindo? Todo um zoológico de animais! E uma criança brincando com eles. Será um mundo totalmente diferente do que é agora. E não só isso, mas as plantas também vão ser diferentes. Isso está no capítulo 35 de Isaías:
Isaías 35
1 O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa.
2 Abundantemente florescerá, e também jubilará de alegria e cantará; a glória do Líbano se lhe deu, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus.
Você consegue imaginar isso? Haverá um mundo diferente. E o homem será restaurado à posição de rei.
De volta a Hebreus 2:9, no final do versículo, vemos que tudo isso é pela graça de Deus:
Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
Cristo provou a morte por você e por mim, e Ele o fez para que recuperássemos nosso destino perdido. E se você está tateando, tentando descobrir por que você existe, espero que saiba agora. Não há razão para você ser um escravo. Só há razão para você ser um rei.
Os homens vêm hoje e dizem: o que é o homem? E o idólatra e o animista dizem: “Bem, o homem é inferior aos pássaros e animais, répteis, pedras e paus”. E o animista se curva, como está em Romanos 1, e adora uma cobra.
E o materialista diz: “o homem é produto do acaso”. O pseudocientista diz: “O homem é um gorila glorificado”. E a maioria das pessoas acredita em tudo isso.
Mas, Deus diz: “O homem é o rei da Terra, e apenas por um pouco de tempo foi feito inferior aos anjos. Mas um dia se assentará no trono de Jesus Cristo e reinará com Ele em Seu Reino”. Eu espero que você esteja lá, reinando com Cristo. Vamos orar:
Pai, obrigado esta noite por nos mostrar essas verdades. Obrigado por nos ajudar a entender. Ao encerrarmos nosso tempo juntos, oriente-nos a realmente pensar sobre o que aprendemos, para fazer alguma aplicação real em nossos corações. Oramos em nome de Jesus. Amém.
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Clique aqui e veja o índice com os links dos sermões traduzidos já publicados desta série.
Este texto é uma síntese do sermão “The Rediscovery of Man’s Lost Destiny”, de John MacArthur em 05/03/1972.
Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:
https://www.gty.org/library/sermons-library/1605
Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno