Sobrevivendo a Momentos Áridos
Apesar de Deus não ter outro desejo que partilhar-se com você. Ele frequentemente oculta-se para um propósito. Pode ser para levantá-lo da indiferença, ou talvez você não o tenha procurado em fé e amor Porém, qualquer que seja a razão, Ele faz isto a par da sua imensa bondade e fidelidade a você. Frequentemente estas Suas aparentes ausências são seguidas pelo consolo do Seu amor.
Durante estes períodos poderá começar a acreditar que a maneira de provar a sua fé é por um maior grau de afeto, ou por um exercício de força e atividade. Com certeza, poderá dizer: isto moverá Deus a visitá-lo novamente.
Não, querida alma, acredite-me este não é o caminho. Você precisa esperar pela volta do Amado com paciente amor, humildade, paz e adoração silenciosa. Ao fazer estas coisas, demonstre ao pai que é somente Ele e pelo seu Bom prazer que você o busca, e não prazeres egoístas para sua satisfação.
Não seja impaciente nos seus momentos de adversidade. Espere pacientemente por Deus. Fazendo assim, sua vida de oração crescerá e será renovada. Na renúncia e no contentamento, aprenda a esperar pela volta do seu amado. Entremeie sua espera com lamentos amorosos. Esta conduta certamente agradará a Deus e apressará Seu retorno.
Madame Guyon